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Creta - Chania e arredores - 7 dias


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Olá Mochileiros! Taí meu relato por um dos lugares mais cuti cuti que eu já tive o prazer de conhecer - O norte da ilha de Creta.  

A viagem foi feita por casal na faixa dos 30-35, sem pressa, com objetivo de relaxar e com o mote "conforto e preço baixo". Eu me apaixonei pela Grécia desde minha primeira visita e prometi voltar a cada dois anos. Dito e feito, aproveitei uma brecha de um viagem entre Barcelona e Paris pra me mandar pro paraíso. 

Resumindo o que eu vi: areia, marzão, boa comida, humildade, honestidade, cheirinho de buganvílias e barulho de cigarras. Se eu fosse você botava Marisa Monte cantando Vilarejo e nem leria mais este post...9_99_9, "Vem andar e voa! 

Sobre Creta:

Primeiramente esqueça a Grécia cheia de casinhas brancas, o negócio aqui é uma ilha com influência da arquitetura veneziana e otomana, de um lugar que gerou a civilização ocidental há 5 mil anos, da terra de Ícaro, do Minotauro.... É pisar lá e cai sobre você a origem do homem europeu, da escrita, da navegação comercial, das artes...

Creta é imensa e eu acho que levaria uma vida para conhecer tudo, então decidi focar em um raio curto nos arredores da linda Chania. Apesar das distâncias entre as cidades e as principais praias serem pequenas, as estradas que cortam a ilhas são montanhosas e cheias de curvas, o que leva um trajeto curto, as vezes de 30 km, demorar hora para ser feito.

Fiz um roteiro bem completo pelo oeste da ilha, totalmente factível e contendo os principais destinos, mas quando cheguei lá percebi que isso exigiria disciplina, esforço e várias horas dentro de um carro...Desisti!  Correr pra que? 

Importante: Você vai precisar alugar um carro e nem pense em fugir disso. 

PRIMEIROS DIAS:

Cheguei via Heráclito em voo da Vuelling saindo de Barcelona de madrugada (para pagar pouco). Saí do aeroporto e fui para o hotel crente que haveria um quarto e possibilidade de um early check-in.... Inocência. Tudo ocupado ao final de setembro. 

O jeito foi ir dormir na praça pensando nela!!   Ahhh PARA! Que nada! Heráclito dá um pé na bunda dos turistas e mantem seus bares repletos de homens gregos sensuais...ops. Enfim... Repleto de moradores que curtiram a noite até o amanhecer e precisam agora se alimentar em lanchonetes arrumadinhas na pracinha principal abertas convenientemente as 5 da manhã.

Voltando ao hotel me arrumaram um quarto emergencial só para dormir (amo a hospitalidade grega) até que o meu reservado ficasse limpo e pronto. Esse hotel maravilhoso e com um café da manhã incrível se chama, acredite, IBIS.   Tem como não amar um lugar que transforma um IBIS num 5 estrelas?

Com um dia inteiro livre visitamos o museu de história (IMPERDÍVEL) e  a linda fortaleza veneziana no porto. No mais um passeio pela cidade, muito vinho e peixe frito! OHHH vida Ruim!!

Na manhã seguintes após o café, alugamos o carro e partimos rumo ao Cnossos, um sítio arqueológico fabuloso que irá complementar sua ida ao museu.  (Eu gosto muito de história e por isso recomendo que contrate um guia para que possa obter detalhes que enriqueçam muito uma viagem, mas se isso foge do orçamento o ideal é que busque informações no Wikipédia ou em livros sobre o sitio que irá visitar). O ingresso do museu dá direito a entrar no sítio. O palácio minoano é próximo ao centro de Heráclito e chegar lá é muito fácil pois tem boa sinalização. Também há transporte público saindo ao lado do museu para lá.

Mesmo com guia você não deve gastar mais que 2 horas para visitar o sítio. Chegue cedo, o sol é implacável e sobrando tempo, o ideal é esticar depois para uma praia. 

IMPORTANTE:. Ao chegar no Cnosso há dois estacionamentos, o primeiro é pago e o segundo é público, entre no que estão estacionados os ônibus de viagem.

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Praia!!!

A primeira escolhida é segredão e não está nos guias: Bem vindos a Sarantari Beach!

Um paraíso com acesso fácil facilidades ao redor e pertinho de Heráclito, pra todos os públicos. Tem a parte naturista separadinha por um paredão, tem a parte "vestida", tem parte gay naturista... enfim todo mundo aproveita. 

Descobri esse lugar procurando por praias de naturismo. Em geral essas são praias de acesso mais complicado o que significa pouca muvuca, beleza rara e limpeza. Sarantari não é tão vazia, por conta do acesso e dos Resorts que existem ao redor, mas é tão bonita,  limpa e tranquila que tenho certeza que vai agradar. 

IMPORTANTE:  Apesar da praia ser localizada em uma via de fácil acesso, o Google e seu maps nos botaram em uma bela enrascada. Ele pediu para virar em uma rua sem saída. Com uma placa enorme de sem saída!!! Com duas roseiras Gigantes quase tampando a estradinha, sem marca de pneu e nenhuma alma viva!. 

Você provavelmente vai obedecer a placa...

mas eu...ah...

ah eu tava de férias da racionalidade também! :D

Na Grécia muitas praias são com acesso assim, difícil, e você entra em ruas bem estreitas e de terra, pequenas trilhas que em parte são feitas a p... dito e feito, seguimos e coloquei o carro num areal, atolado, beirando um precipício. É de chorar!!! Foi um dos piores sufocos que já passei na minha vida, não conseguia retornar, perdi uma horinha do dia ali... mas deu tudo certo e chegamos aqui:

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Hora de ir para Chania. Aproveite a boa estrada e a vista das montanhas para o mar. No caminho tem uns postos de gasolina com mirantes tipo esse:

 

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Em Chania dividi minha estadia em dois hotéis. O primeiro foi o Royal Sun que fica no alto de uma colina com vista para a cidade, uma formosura só e de quebra vem com um restaurante pra lá de coisas deliciosas, gigantescas e baratas. O segundo foi o charmosíssimo Porto Veneziano Hotel com mesinhas de café da manhã na beirada d’agua, é de ajoelhar e agradecer tanta coisa boa na vida!

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Olha a vista do hotel no alto da colina!! :x

 

TERCEIRO DIA

A primeira parada foi a praia de Macherida. que também é naturista e (que chato) é linda, muito linda.  MAIS UMA QUE VOCÊ NÃO ENCONTRA NOS GUIAS!

IMPORTANTE: Macherida é bem pequenininha, são dois nacos de areia fofa. Chegar cedo é fundamental. Também é antes do almoço, com o sol quase a pino, que o mar ganha uma cor de saltar os olhos.  Não há árvores então vá com proteção contra o sol ou aproveite só o tempo necessário. Eu fiquei umas duas horas e foi suficiente. Voltei depois outro dia mas no período da tarde, hora do pôr-do-sol.  Foi perfeito também, coloquei os fones e minha playlist da Nina e da Ella, abracei meu amor e ...fomos embora logo depois pq o pessoal curte fazer cruising neste lugar a tardezinha e nós somos meninos bons!

Veja!!! Macherida sendo linda e logo abaixo minha já tradicional foto de bumbum! (Por essa nem o Hulk em Thor Ragnarok esperava #chupaHulk)

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De lá, no fim da manhã, seguimos para Stravos, a praia do Zorba, o Grego! Tem barraquinha, tem cadeira para alugar e tem aquele marzão estonteante. Adorei!!! De quebra teve um peixe pescado na hora e grelhado que comi em um dos restaurantes do local. :D:D

Ficamos até tarde e resolvemos seguir para o mosteiro de Moni Gouverneto, um local singelo e de muita paz.  Tudo pertinho.

IMPORTANTE. Esse mosteiro tem uma trilha de alguns quilômetros que leva você ao KATHOLIKO MONASTERY, uma ruína a lá Indiana Jones, linda pra fotos. E se você continuar a trilha por mais alguns quilômetros vai parar no mar. Vi fotos incríveis do local  mas não consegui finalizar a trilha.

Conto: Como fui para o mosteiro no finzinho da tarde, quando cheguei nas ruínas do Templo Perdido a luz do dia já estava escassa. A trilha toda é íngreme e cheia de degraus, fiquei com receio de chegar na praia e ter que voltar a noite, no breu. Então retornei. (Viu como me tornei um cara comedido? Hahahha)

 

QUARTO DIA

Passeio Épico: Hora de fazer a trilha do Cânion de Samaria, Samaria Gorge, 18 km montanha abaixo, um passeio de dia inteiro. A cara da lua florestal de Endor, só que sem os Ewoks. (derrrrr)

Não é necessário (tem transporte público entre Chania e a entrada do parque), mas é barato e muito mais prático contratar um tour.

Explico:

O vale fica a cerca de uma hora de Chania e é bom chegar cedo pois um trecho da caminhada é feito sob o sol. Em geral as empresas que fazem esse passeio te pegam de madrugada no hotel e o deixam bem no início do dia no parque (custou cerca de EU$ 20,00 o que contratei – DICA: pergunte antes o horário que a empresa passa e garanta que eles cheguem no parque assim que o mesmo for aberto).

Samaria é um parque nacional e a entrada não está inclusa no tour (salvo a empresa lhe diga o contrário), se não me engano custa EU$ 5,00. (O ticket da entrada precisa ser guardado até que a trilha seja toda completa, pois há uma portaria no início e no fim do passeio que confere o ingresso).

O tempo do percurso é relativo, eu gastei cerca de 4 horas.... Ao final você ainda caminha mais 2 km até a vila de Agia Roumeli para pegar um ferry que te levará até Sougia (a vila de onde saem os ônibus de excursão ou o transporte público para Chania)

O ferry custa EU$ 10,00 e na época que fui só tinha no horário das 17:00. É tempo suficiente pra relaxar na praia do local ou fazer uma boa refeição. Atenção aos restaurantes em Agia, na entrada da vila, os preços costumam ser bem salgados.

Não se preocupe com água, você está em um lugar que a neve derrete lá em cima e vem fresquinha e limpinha correndo leve e saltitante por toda sua volta enquanto caminha. Há paradas estratégicas também para você fumar, comer, ir ao banheiro...

Como saímos de madrugada nosso hotel preparou uma cestinha de café da manhã para comermos no caminho, com frutas, ovos, yorgute, leite... – tem como não amar :x:x? . Voltamos para o hotel já era mais de nove da noite. Acabados e sujos, mas encantados com a experiência.

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QUINTO DIA

A ideia era esticar até a fantástica praia de Elafonisi e sua mais que incrível e pouco conhecida vizinha: kedrodasos. Ambas nas listas eternas das mais bonitas praias da Europa.

#SQN

Preferimos curtir a manhã no hotel e fazer o check out com calma já que nos últimos dias ficaríamos hospedados no centrinho de Chania. E que centrinho!!! Coisa mais linda de meu Deuzo. Um Charme só, apaixonante!!! Tem bairro turco com direito a minarete e restaurantes de comida típica instalados, alguns em antigas casas de banho outros em becos com pátios internos... Kra, um show!

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SEXTO DIA

Creta não é Creta sem o cartão-postal Balos Beach.  Acho que as fotos mais abaixo explicam tudo. #semfiltro

A praia fica a cerca de uma hora e meia ou mais de Chania. Tem que ir cedo porque, como todo cartão postal, lota de turistas...O problema não é a praia, que é enorme e cabe todo mundo, mas o estacionamento e a estrada até lá.

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Fui cedinho, voltei quando já estava lotando.

Tem que pagar EU$ 1,00 na entrada do parque. A estrada é pura terra e por vezes estreita, mas a vista é sempre sensacional, e é só ter cuidado e prestar atenção.

Ahhh, não pode levar guarda-sol e não há árvores por lá também.

Tem uma parte da estrada que o GPS te manda para um lado e o fluxo de veículos segue por outro, mas nesse caso tudo bem!!! Eu ouvi um AMÉM??? Seguindo os carros vc passa dentro de um vilarejinho, com dois caras, um numa ponta e o outro na outra, controlando quem entra e quem saí, devido as ruas estreitas.

Na volta pare no vilarejo e sente-se num dos restaurantes.... Que delícia de vida! O pasto cheio de carneirinhos, os pés de frutas, os flamboyants, o pessoal trabalhando na roça...

Confesso que nesse dia eu me peguei chorando. Chorei emocionado com a simplicidade dos moradores que me convidaram a sentar à mesa e tomar um Raki (bebida típica digestivo – a cachacinha deles); com a comida servida no restaurante, praticamente tudo produzido ali; pelo lugar lindo, simples e com frutas a vontade para o visitante; com o mar que se descortinava no fundo, e pela praia que eu acabará de conhecer.  

Deveríamos ter seguido até Falasarna Beach, mas eu já estava tão grato, tão pleno de tudo o que é bom que me dei por satisfeito, agradeci a Deus pela oportunidade e voltei para Chania. Aproveitei o tempinho para ir ao museu (pequenininho e charmoso), e para andar de bicicleta pela cidade, comprar umas lembrancinhas...Enfim, comer, rezar e amar!

 

ONDE COMER!!! O segredo da vida para passar dos 100 anos!

Refeições é algo muito particular em uma viagem. Depende do orçamento, de restrições alimentares, etc.  Mas segue uma lista de lugares onde fiz minhas refeições. A maioria foi indicação de um guia frommers da Grécia, antigo, que eu tinha aqui em casa, outros foram na sorte mesmo (É... ou tive sorte ou aquele povo cozinha bem pra kct!)

Não sei se vocês já pesquisaram, mas Creta é um dos lugares do mundo onde mais se vive (é uma das “blue zones”) e parte dessa “culpa” é da dieta de seus habitantes. Mais ou menos assim: Pescados, carnes vermelhas com parcimônia, muito legume, muito azeite e lácteos de ovelha e cabra com moderação exagerada...:-D

Fora tudo isso de bom, comer lá é bem mais barato que qualquer lugar em São Paulo. Você encontra pratos de polvo (poooolvo, grandão e com vários tentáculos no prato) por cerca de EU$ 12,00... pensa: Uma perninha dele aqui em sampa custa no mínimo R$ 70,00 – gente, é a picanha dos mares!!!! Não vi foi muitos lugares servindo o Meze (uma refeição com vários pratos em pequenas porções), como é comum encontrar em Athenas ou nas Cyclades.

Então segue a lista de restaurantes por cidades:

Em Chania: Portes Restaurant, Apostolis (pescados e frutos do mar) // The well of tuk e o Tamam (comida turca, farta e deliciosa) // Kritamon (local – peça pela porção com carnes e aperitivos, é enorme e alimenta três pessoas tranquilamente) e o restaurante do hotel Royal Sun!

Em Balos, na vila que falei: Gramboussa restaurant (comida local)

Em Heraklio: Hippocampos

 

Foi isso! EFHARISTO POLI!

 

 

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