Ir para conteúdo

Peru Sozinha por 17 dias -LIMA / PARACAS / HUACACHINA / AREQUIPA / PUNO / CUSCO / TRILHA SALKANTAY


Posts Recomendados

  • Membros

DIAS 4 E 5:

Dias 4 e 5 foram em Arequipa. Fiquei no Hostel Wild Rover... Bom, é um Party Hostel... bem animado, talvez um pouco demais pra quem gosta de mais tranqulidade ( cheguei a ser acordada, no meu quarto,  pelo cara do bar me oferecendo free shots) ou seja, não é hostel pra quem dorme cedo ::lol3::... mas achei agradável, tinha uma piscina, um bar, free shots (sim, ate demais) e restaurante... Dei um pouco de azar em Arequipa pois cheguei num sabado e no domingo seria o dia de Censo, e pelo jeito eles levam o Censo muito a sério, pois estava anunciado que nesse dia ninguem poderia trabalhar, sair de casa, fazer passeios. Eu queria muito fazer o passeio do Colca Canyon, tinha programado fazer com a agencia vinculada à Peru Hop mas eles não fariam o passeio no dia seguinte devido ao Censo, Saí pela cidade em busca de uma agencia que fizesse o passeio, até que encontrei a PERU ADVENTURE TOURS que me falou que faria o passeio normalmente então agendei para o dia seguinte. Nesse momento ja me cobraram uma tava de 70 soles ( acho) que os estrangeiros teriam que pagar para entrar na região Colca Canyon. O resto do dia aproveitei para passear pelo centro de Arequipa e sinceramente foi a cidade do Peru que menos me agradou. Acabei ficando grande parte do dia no Hostel, tomei banho de piscina, encontrei uns amigos que tinha feito em Lima no mesmo Hostel e fui dormir cedo pois no outro dia acordaria cedo para o passeio (até ser acordada com o shot na minha boca, mas logo dormi novamente). 

O passeio foi um desastre, iriam me buscar as 4h e me buscaram as 6h. Nessas 2 horas o recepcionista do Hostel ficou me ajudando tentando ligar para os fones da agencia, que inicilamente atendiam e depois pararam de atender, eu ja estava voltando pra cama quando eles apareceram. Chegando na região, o guia foi pagar nossas entradas, e descobri que a taxa para brasileiros era 40 soles e não os 70 que eles me cobraram, ou seja, fui enganada. Insisti 3 ou 4 vezes pro guia ate que ele me devolveu 30 soles. O Colca Canyon em si era lindo e por isso valeu o passeio, mas a organização foi péssima, NÃO RECOMENDO A AGENCIA. 

Voltei para Arequipa e novamente dormi cedo pois no outro dia pela manhã a Peru HOP me buscaria no hostel. 

Uma observação sobre o clima peruano... Arequipa foi a cidade com maior amplitude termica eu acho.. de manha eu usava camiseta, fleece, jaqueta impermeavel, cachecol, calça, bota.. 2 horas depois eu estava tomando banho de piscina num sol de rachar... Antes de ir eu ja tinha visto aqui no mochileiros as dicas para levar camadas de roupas para ir tirando e botando ao longo do dia e realmente me ajudou! Levei um fleece mais uma jaqueta impermeavel / corta vento fininha e acho que foi ideal.

 

 

 

 

IMG_20171022_134646020_HDR.jpg

IMG_20171022_104535297_HDR.jpg

IMG_20171022_085625529_HDR.jpg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

DIA 6: 

A Peru Hop me pegou cedinho no Hostel e a proxima parada seria Puno. Chegaríamos em Puno e torno do meio dia. Havia a opção de dormir em Puno ou apenas passar o dia lá e seguir à noite para Cusco, que foi o que eu fiz. 

Uma observação sobre a altitude. Eu nunca tinha estado em lugares altos, o maximo foi a serra Gaucha aqui pertinho de Porto Alegre ::lol3:: então não sabia como meu corpo ia reagir. Lima fica basicamente ao nivel do mar, Arequipa a 2.300m e Puno a 3.800m, entao esse dia seria o de maior subida. Varias pessoas que estavam na excursão comigo sentiram-se mal, eu tive apenas dor de cabeça nesse dia. 

Chegando em Puno larguei minha mochila num hotel conveniado com a Peru HOP e fui passear pela cidade, entrei em um restaurante aleatorio onde me serviram uma quantidade enorme de comida, chá, sobremesa por 10 soles. 

A tarde fui fazer o passeio de 2 horas no Lago Titicaca que foi muito legal. COnhecemos as Ilhas Flutuantes e pudemos conhecer a rotina e a moradia de algumas familias que vivem por lá, vale bastante a pena. Algumas pessoas fazem o passeio longo e acabam dormindo em casas de moradores locais nas ilhas, deve ser uma experiencia interessante. Enfim, fiz o passeio curto e voltei para Puno. Lá ainda fomos jantar numa pizzaria ( MUCCHU PIZZA, muito boa !!!) e as 21 horas segui com a Peru Hop em direção a Cusco.. Passei a noite no onibus que tambem foi bem confortavel, chegamos em torno das 5h da manhã em Cusco...

IMG_20171023_163416058_HDR.jpg

IMG_20171023_191505221.jpg

 

IMG_20171023_162458761_HDR.jpg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

DIA 7:

Cheguei em Cusco cedinho e a Peru Hop me largou no Hostel, nesse dia encerrava meu passeio com a Peru HOP. Fiquei no Hostel Pariwana, a mesma rede que eu havia ficado em Lima. O Hostel era bom, era grande, tinha sala de TV, de internet, bar e restaurante, mas não achei a comida muito boa! COmo cheguei cedinho não pude entrar no meu quarto, fiquei um pouco na sala de TV. Meu plano nesse primeiro dia era só dar uma passeada pela cidade e fechar os dois passeios que queria fazer a partir de Cusco: Rainbow Mountain e trilha Salkantay! Eu ja tinha lido muuuito sobre a Salkantay mas tinha deixado para fechar o pacote la por recomendação aqui do mochileiros...

No final da manhã fui fazer um Walking tour com uma empresa  que achei no google mesmo ( http://www.fwtperu.com/cusco-city.html) .. achei bem bom, caminhamos pelo centro da cidade e terminamos o tour em um bar / hostel na parte mais alta da cidade com uma vista linda! Almocei com um pessoal americano que conheci no tour, fomos no restaurante Uchu, era um pouco caro e porções pequenas mas a comida deliciosa! Provei carne de Alpaca :$. No almoço conheci uma menina que iria começar a trilha Salkantay no mesmo dia que eu.. Ela me falou que havia fechado com a empresa Salkantay Trekking - eu ja havia lido sobre essa agencia, que era considerada uma das melhores mas tambem a mais cara :?... de qualquer jeito acabei fechando com eles nesse dia e não me arrependi pois eles realmente oferecem uma estrutura ótima. Alem de fechar a viagem, aluguei trekking poles e saco de dormir. Na véspera da viagem ainda teríamos uma reunião com o nosso guia para ele nos dar as orientações. 

Nesse dia fechei também o tour para a Rainbow Mountain que eu faria no dia Seguinte. Fechei com a empresa Rasgos del Peru que tem representante dentro do Hostel Pariwana. Nesse dia ainda visitei o Mercado San Pedro que achei bem legal - cusco tem muuuita loja, muuita coisa para comprar, então realmente da pra deixar pra comprar todas as lembrancinhas lá!

Nesse dia jantei no Hostel e novamente fui dormir cedo pois o passeio pra Rainbow Mountain iniciava as 3h da manha!!!! ::hein:

 

IMG_20171024_140118648.jpg

IMG_20171024_111137205_HDR.jpg

IMG_20171024_123552104_BURST000_COVER_TOP.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Off Topic. 

Estou procurando um amigo que a mais de 15 dias não faz contato com seus familiares, estava na fronteira do Peru com Equador.

Ele passou por uma tentativa de assalto quando estava chegando na fronteira, um senhor no mesmo onibus tentou dopá-lo com algum tipo de boa noite cinderela, após isso recebemos a noticia que se encontrava bem, um dia apos a noticia que passava bem as mensagens pararam.

Peço ajuda quem estiver mochilando pela região.

O nome dele é Silas.
E me desculpe pelo off topic.

Silas.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

DIA 8:

A van para a Rainbow Mountain nos buscou no Hostel entre 3-3:30, tinham mais umas 5 pessoas do meu Hostel no mesmo grupo. A viagem até lá duraria umas 3 horas, ainda paramos para tomar café da manha na metade do caminho, que estava incluído no pacote. A paisagem era linda, mas assustadora... Partes da estrada são bem estreitas e próximas a precipicios... cada vez que vinha um carro no sentido contrário era uma emoção... Enfim, chegamos vivos!

Eu ja sabia que seria um dia dificil! saimos de Cusco onde a altitude é 3400m e fomos até 4400m. Aí iniciaria uma trilha até as montanhas,  e chegariamos a uma altitude final de 5100m. Eramos um grupo de umas 12-15 pessoas, tinhamos um guia que nos orientou que a subida levaria em torno de 2h e 30, 3 horas e nos encontrariamos todos la no topo da montanha para descermos juntos. Bom, começamos a subida e nos primeiros 2 minutos eu ja estava exausta ::lol3::e resolvi ir bem devagarinho, devagar e sempre... Nosso grupo acabou se dividindo, uns chegaram antes, outros depois, outros nem chegaram. A subida é dificil mesmo e o pior de tudo é a altitude... eu ja estava na altitude ha alguns dias e isso me ajudou, não senti taaanta falta de ar. Pros que sentem mais falta de ar ou não querem mesmo se cansar, tem a opçao de subir de cavalo... a qualquer altura do caminho tem cavalos disponiveis, e muita gente acaba subindo algum trecho com eles... se não me engano era algo em torno de 60-80 soles a subida. Lembrando que os cavalos não podem ir até o fim, a parte mais ingrime lá no final todos tem que caminhar mesmo.

Bom, a minha estrategia de ir devagar e sempre funcionou, fui fazendo varias paradas no caminho e admirando pois cada pedaço da trilha é realmente lindo, e demos muita sorte com o tempo que estava ensolarado. As paisagens desse passeio são realmente algo sem explicação, para mim foi o dia mais bonito de toda a minha viagem. Chegamos no topo da montanha, acredito que depois de umas 3 horas, eu e duas brasileiras que estavam na mesma excursão. La no topo, nos 5100m, ventava bastante e a maioria das pessoas tinha algum tipo de mal estar ( dor de cabeça, falta de ar).. Tiramos um milhão de fotos, admiramos a vista, e começamos a voltar, o que levou mais uma hora e meia mais ou menos. 

Na volta paramos para almoçar na estrada e seguimos em direção a Cusco.. ontem chegamos em torno das 17 - 18 horas.

Eu e as brasileiras que conheci nesse dia ainda chegamos e fomos em uma pizzaria de Cusco, sem não me engano o nome era El Tabuco e a pizza era deliciosa!

Depois fomos dormir, quase mortas -_-

IMG_20171025_095030674.jpg

IMG_20171025_111319335_HDR.jpg

IMG_20171025_112632073.jpg

IMG_20171025_083819902.jpg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

DIA 9:

O dia 9 foi um dia de descanso... no dia anterior tinha ido à Rainbow Mountain, e no dia seguinte eu iniciaria a trilha Salkantay. Caminhei pelo cento de Cusco, comprei algumas coisas que eu ainda precisava para a trilha ( lanterna, repelente, protetor solar) e à tarde fiquei decansando no Hostel. Inclusive foi esse o dia que iniciei meu relato aqui no mochileiros xD

À tardinha eu e a Jules (americana que faria a Salkantay junto comigo) fomos até a reunião com o nosso guia. Ele nos deu algumas orientações sobre o que levar e sobre como seria a trilha. Nesse dia conhecemos nosso grupo formado por 11 pessoas, alem dos 2 guias que nos acompanhariam o tempo todo. 

Na trilha cada um carregaria sua mochila mas tambem tinhamos direito a levar uma bolsa extra, com até 5 kg, que seria levada pelas mulas / cavalos até os acampamentos da noite. 

Após a reunião fomos jantar num restaurante orgânico muuito bom chamado "Organika"...

Depois fomos pro Hostel arrumar nossas bagagens para o dia seguinte... nossa Jornada iniciaria as 4h da manhã... fiz check out e deixei no deposito do hostel uma mochila com coisas desnecessarias que eu nao levaria para a trilha...

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

TRILHA SALKANTAY DIA 1:

Como combinado, uma van da agencia nos buscou em torno das 4:30 no Hostel. Fui com uma mochila que eu carregaria durante todo o dia, nessa mochila levei agua, capa de chuva, celular, go pro, snacks, protetor solar, repelente, chapeu, jaqueta, dinheiro, documentos.. então ela não ficou muito leve... na outra bolsa, que iria com os cavalos, coloquei as outras mudas de roupa, necessaire e o saco de dormir.

Viajamos umas duas horas de Van, tomamos café da manhã em Mollepata... pagamos uma tava de 15 soles se não me engano para entrar na região ( cobram de todos os turistas) e depois viajamos mais um pouco até Sayllapata onde a trilha começaria. Lá o guia nos entregou os trekking poles que tinhamos alugados, entregamos as bolsas ao nosso carregador e iniciamos a trilha... o Inicio era numa altitude em torno de 3200m e o destino já era o acampamento em que dormiriamos naquele dia onde chegariamos em torno do meio dia. O acampamento era em Soraypampa em torno de 3800m de altitude ( eu nao lembro de nada disso, estou consultando o mapa que ganhamos no dia ::lol3::)

Essa caminhada inicial foi bem puxada, bastante subidas e muitas pedras. Como era o primeiro dia, os guias fizeram varias paradas para descanso e para aguardar os que ficavam mais para trás ( geralmente eu !). Comecei a triha com blusa curta, blusa longa, jaqueta impermeavel, gorro... 5 minutos depois eu ja estava só de camiseta... aí nas paradas tinha que colocar a jaqueta de volta... por isso foi bom uma mochila espaçosa e roupas não muito pesadas... O dia estava bonito, sem chuva, e a paisagem era linda... chegamos finalmente no acampamento, onde fomos distribuidos em "Iglus". Essa empresa com a qual fiz o passeio tem acampamento proprio nessa primeira noite, e os iglus são uns amores, de vidro, e à noite dá pra enxergar as estrelas ( ou a chuva). As outras empresas ficam em acampamentos na mesma região, em barracas comuns. Bom, nos acomodamos nos nossos iglus, nos quais tinhamos camas com colchão e cobertor, e logo o almoço estava pronto. As refeições eram sempre fartas e deliciosas! Tinhamos 2 cozinheios que nos acompanharam durante todo o trajeto! Outra coisa legal era que eles faziam pratos especiais pro pessoal que era vegetariano e para uma menina que era gluten free!

Após o almoço, chá de coca e uma horinha de descanso fizemos uma caminhada até o Humantay Lake! A caminhada é pura subida e o finalzinho cheio de pedras! acredito que uma hora e pouqinho para subir, e um pouco menos para descer. Essa caminhada era opcional, apenas uma menina do nosso grupo acabou não fazendo pois estava ruinzinha pela altitude.  O Lago é lindo e fica aos pés da montanha Humantay! Ficamos um pouco la, tiramos fotos e retornamos. 

Chegamos no acampamneto já era final da tarde... tomamos um chá da tarde com pipoca, biscoitos... e logo já jantamos e dormimos cedo!

Eu já sabia que essa seria a noite mais fria de toda a trilha, li alguns relatos assustadores de grupos que sofreram muito com o frio... Fui preparada, levei calça e blusas térmicas ( que comprei em cusco mesmo) e ainda coloquei por cima todas as ropuas que eu tinha, varias meias, luvas, alem do saco de dormir e do cobertor. Com tudo isso consegui dormir bem... acho que o fato de estarmos em camas nos iglus tambem ajudou.. não senti frio e dormi que nem uma pedra.. Realmente é incrivel dormir conseguindo enxergar as montanhas cobertas de gelo...

Sobre banho... Nesse dia tinhamos uma estrutura razoavel, com banheiros, porem sem agua quente!! A agua era muito muito gelada, dificil até de lavar as mãos, ou seja, todos enforcaram o banho. ( exceto a mesma menina que passou mal pela altitude, resolveu tomar um banho gelado! E foi terapeutico, no outro dia ela estava ótima!)

Se não me Engano o total de caminhada desse dia foram 14 km !

IMG_20171027_094419202_HDR.jpg

IMG_20171027_162912417_HDR.jpg

IMG_20171027_174143327_HDR.jpg

IMG_20171027_175747015.jpg

  • Gostei! 3
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

SALKANTAY TREK DIA 2:

FOmos acordadas no nosso Iglu bem cedinho, antes das 5h da manhã! Aos nos acordarem ja nos entregavam um chá de coca bem quentinho! Acho que não falei antes, cada iglu tinha 2 camas de solteiro, dividi o meu com a Jules, americana que também tinha ido sozinha! Estava bem frio, nos arrumamos, preparamos as bolsas ( a que iria com a gente e a que iria com os cavalos) e fomos tomar café da manhã. Nesse momento o guia reforçou o que já sabiamos, que esse seria provavelmente o dia mais dificil, com maior subida e maior altitude, e que se alguem quisesse poderia subir a primeira parte de cavalo. Um rapaz do grupo que ja estava super acostumado a fazer trekking acordou se sentindo super mal por causa da altitude, já a menina que estava mal no dia anterior acordou super bem. Eu que nunca tinha feito trekking e nao sou nenhuma atleta ::lol3::tambem estava me sentindo super bem! Ou seja, a altitude é uma desgraça e pode afetar qualquer um! Somente o rapaz foi de cavalo e o resto do grupo seguiu a pé. 

Nosso acamamento ficava a 3900m de altitude - durante a manha, que seria a parte mais puxada, subiriamos ate o ponto mais alto a 4600m - depois ainda teria uma longa caminhada porem de descida. 

Eu estava com tanto medo da manhã do segundo dia que me preparei psicologicamente para a pior coisa da vida... E decidi que eu iria devagar e sempre. Então fui assim, sem me apressar, sempre entre as ultimas do grupo, e assim caminhamos durante 3 ou 4 horas, fazendo algumas paradas no meio do caminho, até o ponto mais alto da trilha. Esse dia era frio, pegamos um pouco de chuva, então o tempo tambem não ajudou! Tenho asma e também tive que fazer algumas paradas para usar minha bombinha. Enfim chegamos ao ponto mais alto, uma sensação de alivio e de que não tinha sido tão dificil assim! Lá em cima nosso cozinheiro estava nos esperando com chá de coca e sanduiches :D!  Tinhamos chegado ao ponto mais alto mas estavamos looonge de chegar ao acampamneto final. Ali iniciariamos nossa descida, aproximadamente 1h e meia ate o local de almoço, que foi um trajeto de descido mas frio e com chuva. Após o almoço ainda caminhamos algumas horas até chegar ao acampamento final.

No tota foram em torno de 22 km nesse dia 2.

Nesse dia o acampamento era bem mais simples, porem com energia eletrica,  chuveiro quente e cerveja gelada !!!! Nosso grupo era tão legal que os primeiros que chegavam ja esperavam os retardatários ( eu) com uma cervejinha gelada aberta! Após a cerveja corri para o banho antes que formasse fila. Melhor banho da vida, só nao fiquei 1 hora por consciencia ecológica mesmo! Depois disso tivemos o lanche com pipoca e biscoitos, logo depois a janta, e novamente dormimos cedo. Nesse dia a estutura era bem mais simples mas tambem não era uma noite fria, então foi tanquilo para dormir. O combinado era acordamos bem cedinho com a promessa que o dia 3 seria um dia de descanso. 

IMG_20171028_074705717_HDR.jpg

IMG_20171028_124043945_HDR.jpg

G1181752_1509297691267_high.JPG

IMG_20171029_053355798.jpg

IMG_20171028_103001525.jpg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...