Ir para conteúdo
Mochileiros.com
Júnia Pimenta

San Martín de Los Andes & Chapelco - Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

[info]O objetivo deste tópico é trocar informações e reunir depoimentos e dicas sobre a cidade de San Martín de Los Andes. Se você está com alguma dúvida em relação à cidade, coloque-a aqui que sempre um mochileiro de plantão irá ajudar. Se já conhece San Martín, conte para nós como foi sua experiência, seja ela negativa ou positiva, deixando dicas e demais informações para mochileiros perdidos. Para isso basta clicar no Botão Responder![/info]

 

 

[linkbox]Guia de San Carlos de Bariloche por Mochileiros.com

Escreva seu Relato sobre San Martín de Los Andes

Procurando companhia para viajar para San Martín? Crie seu Tópico aqui!

San Martín de Los Andes - Tópico de Perguntas e Respostas

 

Relatos sobre San Martín de Los Andes:

Relato sobre viagem de quinze dias à Argentina, incluindo San Martín pelo mochileiro Leo Caetano

Relato sobre viagem de carro à Argentina, incluindo San Martín pelo mochileiro Marioluc

Relato sobre viagem de dezessete dias à Argentina, incluindo San Martín pela mochileira apmontemor

Relato sobre viagem de carro à Argentina, incluindo San Martín pelo mochileiro Lelê Floripa[/linkbox]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou há tempos prometendo montar esse tópico....e antes que se passasse 1 ano da viagem...lá vai!

 

Pra quem acompanha o Mochileiros a mais tempo, deve lembrar que voltei empolgadíssima de Bariloche...montei o tópico Dicas de Bariloche e prometi voltar pras bandas de lá, já que o que tinha visto na viagem anterior tinha me deixado em estado de êxtase.

 

MAs dessa vez ir pra onde?????? Já tinha ouvido falar vagamente ( muito vagamente!!!!!!!) de San Martín, mas nada que chamasse muito a atenção. Procura na net, conversa fiada pra lá, pra cá...e eis que acho um pacote com 7 dias /8 noites pra Chapelco a um preço até então atraente. Fim de julho de 2005 tava embarcando!

 

 

San Martín é uma cidadezinha de mais ou menos 25.000 habitantes, muito charmosa e as margens do Lago Lacar. Fica pertinho de Bariloche (cerca de 200 km), mas tem um arzinho mais interiorano, mais familia que Barilô.

 

Lindo... tudo lindo... o lago não se compara a beleza do Nahuel Huapi da cidade vizinha, mas tbem não deixa nada a desejar.

 

A oferta de hoteis, hostais e afins é enorme... e tem para todos os bolsos e gostos. Fiquei hospedada no Aspen (www.hotelaspen.com.ar), um lugarzinho simples, charmoso e aconchegante. Por indicação (boa indicação) contratei um pacote completo com ski lift, transfers in-out pra montanha e mais algumas coisas com uma empresa local chamada Netsur. O pessoal foi show de bola... atendimento nota 1.000... e por acaso seu escritório ficava defronte ao hotel.

 

www.netsurpatagonia.com.ar

 

CONTINUA!!!!!!!

Editado por Visitante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apesar de San Martín não ser muito divulgada...passei uma semana por lá TOTALMENTE ocupada. Opções é que não faltavam. Pra quem curte esquiar , quer aprender ou apenas brincar, a estação local é tudo de bom. Cerro Chapelco! (http://www.cerrochapelco.com).

 

Cerro Chapelco: Uma infinidade de pistas pra todos os níveis. Kilômetros delas!!!!!!! Os meios de elevação são excelentes! Cabines fechadas até a pista dos 1.600m, e acima desse nível, meios de elevação pra todos os cantos . O aluguel de equipos e roupas podem ser feitos na cidade. Aluguei esqui /botas/vastão com a própria Netsur ( http://www.netsurpatagonia.com.ar) e as roupas no La Colina( Av San Martín)....mas se precisar, na própria base da estação há lojas tanto para compra qto para aluguel!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comer: Hummmmm........tudo de bom!

 

Amei de paixão um restaurante chamado El Regional ( Gral. Villegas, 953)....na verdade voltei lá mais vezes. Experimente pedir uma tábua de especiarias patagônicas.....vem de tudo...truta, salmão defumado, carne de cervo, javali, pasta ( patê) de defumados,...uma janta completa, não precisa de mais nada. Ali tbem tomei as melhores cervejas (sim...melhores, pois foram muitas!)....amei de paixão as cervejas da casa ( caseiras)...em especial a cerveja Ahumada ( defumada), a Rúbia( nossa Pilsen) e a de trigo....fora um chopp da casa que não me lembro o nome. Arrisquei tomar uma com Aji Picante ( pimenta!!!!)....a experiência foi estranha, mas valeu!

 

Tbem gostei de outro lugar chamado La Posta Criolla ( na San Martín, bem defronte ao hotel Patagônia Plaza).....o lugar assusta no começo...é chiquérrimo e vc acha que vai deixar um rim pra pagar a conta, mas ledo engano, o preço é meio que padrão em todos os reustaurantes...ah! e vc ganha 20 % de desconto em praticamente todos os restaurantes se for jantar antes das 21:00 horas. Isso mesmo...o povo lá tem a mania de jantar perto da meia noite, lugar cheio + lugar mais caro!

 

Na onda da comilança.....fomos tbem ao Mendieta, tbem na Av. San Martín.....otimo para bater papo e beber vinho...lugar um pouco mais vazio e romântico!

 

Na montanha, há uns 5 refúgios de Montanha pra alimentação. O meu preferido era o da base de 1600m, chamado Refúgio Antulauquen. Almoço..café, chá, fast food, cabine telefônica....

 

Na saida do Refúgio Antulauquen....neve...MUITA neve!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que mais San Martín oferece???????

 

- Amei o passeio de barco pelo Lago Lacar. Cerca de 5/6 horas atravessando um lago de água translúcida, gelada e profundo....muito profundo! Cerca de 277m ! O barco que faz o passeio é impecável. Sai do trapiche da cidade, na Avenida Costanera. Há varias opções de passeios. Escolhi o mais longo ( lógico!).

 

Saindo de San Martín, vc vai até a localidade de Hua Hum, quase na divisa do Chile ( cerca de 3 km ). No caminho há diversas paradas....em Quila Quina ( uma ?praia? dos locais), na Islã Sta Margarita, onde tem uma Igrejinha no meio da mata,Na Playa Catritre... margeia as encostas de escarpas vulcânicas da região e pra fechar em grande estilo, faz uma parada próximo ao Lago Nonthue, de onde após 1:20 de caminhada morro acima, vc chega a uma cascata de desgelo chamada Cascata Chachin. IMPERDÍVEL!!!!!

 

 

Cascata Chachin: Esse passeio é sempre guiado e necessita de autorização, pois a área pertence ao Parque Nacional Lanin. Caso queira um pouco mais de aventura, dá pra escalar o vulcão tbem ( Vulcão Lanin)...aí é entrar em contato com as agências da cidade , contratar um guia e subir a coisa!

 

 

Fora isso...há alguns mirantes na cidade . Mirador Bandurrias e Mirador Arrayan, todos muito próximos ao centro da cidade...e ...lógico...com uma vista linda da cidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chocolates: A Patagônia tem fama de fezer os melhores chocolates argentinos ( não é fama, é real!!!!!) então nem sei se tem chocolate ruim por aqui. Comprei e comi de todos que achei. Pra levar pra casa e dar aquele presentinho básico, comprei umas latinhas bem práticas no ?La Vieja Aldeã? ( Cap. Drury 872), mas pra morrer em comer por lá mesmo são os as Abuela Goya. Hummm!!!!!!!!! E tem espaço pra um chazinho, chocolate quente....A Abuela Goya tem duas lojas ( que achei!)...uma na Av. San Martín e outra na base do Cerro Chapelco.

 

 

Como nem só de restaurante e chocolates sobrevivem os mochileiros, sempre rola aquele supermercadinho básico. Descobri dois. O ?Cumepën?, que fica na Villegas 950, e o ?La Anônima?, que fica nos fundos do Hotel Patagônia Plaza.

 

 

Compras: Os preços não diferem muito dos praticados em BsAs e em Bariloche. Se vc for depois da altíssima temporada ( férias escolares, em julho), vc encontra boas promoções de roupas pra montanha ( luvas, Anorak, botas impermeáveis, polares e afins...), a loja da ?Montagne?, que vende de meia a equipos completos, fica na Eldori 835...e tem mais uma loja na Av. San Martín.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outras coisas....

 

Na base do Cerro Chapelco tem de tudo. A estrutura é IMPECÁVEL!!!!!! Caso vc não alugou ou esqueceu de alguma coisa, sem grilo...lá na base tem pra comprar e/ou alugar...o preço é mais alto que o da cidade, mas vc não foca na mão.

 

A estrutura pra guardar equipamentos tbem é fora do normal. Tem espaço pra tudo...tem armários, estruturas suspensas pros esquis ( tudo devidamente numerado), local pra trocar de roupa, ar quente pra vc se secar, secar as botas, luvas.....

 

Na base vc tbem encontra casas de chá ( tem um Abuela Goya!!!! Hhuuummmm), restaurante, cabines telefônicas e de Internet. Policiamento, uma área médica.

 

 

Crianças: Caso vc tenha uma, duas...ou até mais...rrsss....não deixe de ir. Na base tem a famosa escolinha de crianças...(e pasmem!!!) a pirralhada já começa a esquiar antes dos adultos. A escolinha é fechada, tipo creche, com um monte de ?tias e tios? pra cuidar...eles ficam lá o dia inteiro enquanto os pais se divertem. Recebem todas as refeições. Jardin de Nieve!

 

Sites úteis.

 

www.interpatagonia.com

www.cerrochapelco.com

 

Rohde Turismo( Aluga casas, bangalôs, apartamentos....)

www.rohdeturismo.com.ar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sites úteis:

 

Como chegar, onde se hospedar, os preços, serviços turisticos, esqui (tarifas), clima ( previsão!), webcam das pistas......

 

http://www.smandes.gov.ar/

 

http://www.interpatagonia.com/chapelco/index_p.html

 

http://www.interpatagonia.com/sanmartindelosandes/

 

http://www.interhabit.com/san_martin_de_los_andes/hoteis_383.htm

 

http://www.online-hoteles.com.ar/sanmartindelosandes/ hoteis-sanmartindelosandes.htm

 

http://www.chapelco.org/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
DonaKa    0

Alguém sabe me dizer aonde é o centro de San Martín de Los Andes?

Quero reservar albergue, mas não sei qual a melhor região. Alguém tem alguma dica?

O que são os "quadradinhos" marcados na Av San Martín q sempre aparece nos mapas?

Por favor ajudem-me pq to perdidinha em San Martín! :shock::wink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha.......San Martín é tão pequena que vc estará bem localizada em qquer ponto da cidade.

 

Os quadrinhos marcados na Av. San Martín são da Praça e de Centro Civico.

 

[]s.Júnia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
casal100    1

O caminho entre Bariloche e San Martín e melhor via Junín. a estrada está ótima, pode vir tranqüilo (Ruta 40).

 

Estou hoje em San Martín e obtive a informação que a estrada que liga San Martín a Villa La Angostura está bloqueada, em virtude do transbordamento de um rio.

 

Mario.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
DonaKa    0

Oi galera!

 

Alguém sabe o preço do ônibus de Bariloche para San Martin de Los Andes? Ou mesmo Villa La Angostura para Los Andes?

 

Quero ir de ônibus normal (leia-se, sem excursão) pela rota dos 7 lagos. E possível? Ou só excursões fazem este caminho? É que pretendo dormir nestas cidades.

 

Estarei pela região entre 14 e 25 de agosto. Quem for tb...nos vemos por lá!!

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Buenos Aires - S.M. de los Andes, deve ta por volta de 150 pesos, e de Villa Angostura até S.M. de los Andes deve ta mais uns 15-20 pesos, penso eu

Não precisa fazer por excursão, mas se for de ônibus tb. nao vai ver mta coisa... a nao ser o que for possivel pela janela do bus, a nao ser que vc. alugue um carro, da sim, da pra ir parando....

Lí por aki um cara que fez de bicicleta... mas era verao... dias mais agradaveis, condicoes boas e dias mais longos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
luizgx    0

Primeiramente, quero dar os parabéns à Junia, que teve esta excelente idéia de colocar informações sobre San Martín aqui no fórum!

 

Acabei de chegar de lá, e tenho também algumas informações a acrescer. Assim que tiver tempo, postarei aqui.

 

Bem, vou falar agora apenas sobre as estradas que ligam San Martín a Bariloche. Existem 3, mas só tenho informações de duas.

 

A primeira, que tem cerca de 250 km, é a que sai de San Martín, passa por Junin de Los Andes, e desce novamente em direção à Bariloche, passando por uma entrada para Villa La Angostura. Essa estrada é excelente, asfaltada e com um belíssimo visual. É apenas mais longa que a outra, mas está sempre em ótimo estado de conservação.

 

A segunda é a chamada Ruta de Siete Lagos. Você tem que sair de Bariloche, pois ela começa em Villa La Angostura. O nome se deve ao fato de ela passar por sete lagos. Cinco deles se encontram às suas margens. Para chegar nos outros dois, você deve se desviar um pouquinho. Mas a vista é muito bonita e, havendo tempo, vale a pena conhecer. O grande problema da estrada é que boa parte dela é de terra e brita (os argentinos chamam de rípio). Por isso, no inverno, várias vezes é bloqueada por conta de transbordamento de rios ou pela neve.

 

Quando fui para Bariloche, no dia 31/08, a 7 Lagos estava fechada, e fiz o trajeto maior. Mas na volta, tentei e consegui voltar por ela. É bem menor. Mas pelo fato de ser de rípio, você pode acabar levando o mesmo tempo que levaria pela estrada de asfalto. Mas vale a pena ir por uma e voltar pela outra, pois você terá belíssimos visuais em ambas.

 

Quanto à dúvida de ir de carro ou de ônibus, sinceramente, recomendo alugar um carro. Não só pelo fato de você poder parar pra tirar fotos, mas também porque em certa épocas, você não consegue ir e voltar de ônibus no mesmo dia. E o pior, Pra voltar de Bariloche pra San Martín, só no dia seguinte, às 13h. Ou seja, perderá um dia de esqui em Chapelco, certamente...

 

Bom, quando tiver mais tempo livre, volto de falo sobre a minha viagem.

 

Abraços,

Luiz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
casal100    1

Bela e Nano,

 

Dá uma olhada neste site: www.ruta0.com, tem quase todas as rotas dentro da Argentina.

 

Mas, em janeiro sai de V. La Angostura pela Rota do Sete Lagos, foram aprox. 46kms de rípio (estão trabalhando para asfaltar essa parte, portanto muito cuidado, pois tem homens e máquinas trabalhando), e 59 de asfalto(ótimo).

De San Martín de los Andes até Junín de Los Andes, são +- uns 40 kms.(segundo ruta0)

de Junin até bariloche, pelo asfalto uns 220 kms(segundo ruta0)

 

No inverno passado, o caminho dos sete lagos estava fechado,pelo acumulo de neve, então se informe antes de ir por esse caminho se forem no inverno.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Cidade Perfeita

 

Fala galera, to em Buenos Aires termianando minha trip pelo Chile e Argentina, e ñ aguentei esperar chegar ao Brasil para falar sobre essa cidade maravilhosa...

San Martin de los Andes se encontra a 1500km aproximadamente de Buenos Aires e apenas 330km de Bariloche.

Como Chegar:

Aviao: ate Bariloche, onibus ou van de Bariloche á San Martin (Onibus 36AR$)

Onibus: Desde Buenos Aires, varias empresas Via Bariloche, Crucero del Norte, Chevallier precos entre 175-225AR$

Desde Bariloche: Albus 36AR$

Desde Chile: Tas-Choapa (via osorno) 9.000CH$

Onde ficar:

A pouco hostels em torno de 8,9 precos entre 38-55AR$ em quarto compartilhado e banheiro tambem...

Fiquei no Hostel Pulman da rede Hostelling International paguei 45AR$...

O Que fazer:

Tem miradores q precisam de uma certa caminhada 30, 50 minutos entre bosques e o melhor é de graca

Tem o lago Lacar muito bonito

Tem passeios feito de barcos no lago q margeiam varias montanhas e cerros.

tem o Cerro chapelco considerada entre as 3 melhores psitas de ski & snowboard da Argentina.

Porque San Martin de Los Andes?

Conheci Pucon, Puerto varas, Bariloche e San Martin cidades da mesma categoria (neve, lagos e cidade pequena)

e prefiro San Martin pq é a cidade mais bonita dentre elas na minha opniao a cidade nao tem saida por tras e pelos lados ela soh tme um a entrada e uma saida ela eh cercada por cerros e na frente o lago...muito bonita mesmo

Para esquiar é muito melhor q cerro catedral em Bariloche, por N motivos, Bariloche vc fica 40 minutos esperando um lifting, neve muito ruim para snow

Se vc tem mais de 20 anos:

Bariloche á varias reclamacoes de pessoal q tem mais de 20 anos q as baladas tem muitas criancas por causa das formaturas de colegial.

Bom recomendo muito San Martin pra quem quer escapar dos milhares de brasileiros q vao a Bariloche...

Qualquer duvida ou mais informacoes soh perguntar...

Semana q vem to no Brasil e coloco umas fotos e tals....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ninaq    0

Olá por favor se alguém souber me informar , me ajude ! Já que parece que a neve está fraquinha este ano . Então pensei em ir a Chapelco passar 1 dia esquiando em .Meu pacote pela Urbi , me dá direito a 1 passeio em Vila La Angostura, penso ser mais perto de Chapelco .

Gostaria de saber quanto ficaria esse adicional , com hospedagem em San Martín e transporte de Vila La Angostura para lá.

desde já agradeço quem souber me informar.

Nina q

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Flor'Liz    0

Oi Revoltz

Suas dicas foram ouro! Esse é o único tópico da San Martín, por incrível que pareça!! Só me responde uma coisa, vou viajar sozinha... vc acha que vale a pena ou é mto parado em novembro?

Valeu, abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×