Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Cuba sozinha - Havana, Vinãles, Trinidad, Santa Clara e Varadero - 16 dias

Postado
  • Membros

Mochileiras e mochileiros, estive em Cuba por 16 dias em outubro/novembro de 2017 e retorno aqui com algumas informações e dicas dos locais por onde passei.

Meu objetivo inicial era passar uns 20 dias e ir até Baracoa, mas veio o furacão Irma, alguns cayos foram fechados, surgiu a insegurança de como estaria Cuba.. E resolvi diminuir meus dias e também o roteiro. No final o roteiro realizado (e que foi sendo feito durante a própria viagem) foi:

19/10 – Rio – Havana

20/10 – Havana

21/10 – Havana

22/10 – Havana

23/10 – Havana – Vinãles

24/10 – Vinãles

25/10 – Vinãles – Trinidad

26/10 – Trinidad

27/10 – Trinidad

28/10 – Trinidad

29/10 – Trinidad – Varadero

30/10 – Varadero

31/10 – Varadero

01/11 – Varadero – Havana

02/11 – Havana

03/11 – Havana – Rio

Transporte

Fui para Cuba pela Copa, com parada no Panamá, tanto na ida quanto na volta. Escolhi a Copa, pois eram as escalas mais curtas, 1h e meia na ida, 47 minutos na volta. Paguei aproximadamente R$2.380,00.

Para me deslocar pelas cidades usei tanto a Via Azul quanto taxi coletivo.  

Dentro de Havana utilizei o ônibus comum e as “maquinas”.

Explico melhor no relato como, onde e o valor dos transportes utilizados em Cuba.

Tarjeta Turística (visto)

Comprei no aeroporto, na hora do check in.

Antes eu já tinha feito contato com a Cia aérea e me informaram que era só comprar, por 20 dólares, no próprio aeroporto aqui no Rio de Janeiro.

Moeda

Levei euro e nos 16 dias gastei um total de 780 euros. 

Realizei a troca de moeda no aeroporto, em Trinidad e, no fim da viagem, em Havana, diferença mínima de valores.

Não entendo miuto de cambio, vou colocar aqui a informação que consta no comprovante de cambio do valor da troca Euro – CUC.

Valor no aeroporto, na casa de cambio na área externa do aeroporto – 1,138

Valor em Trinidad, casa de cambio perto da praça onde tem a câmara de vereadores – 1,126

Valor em Havana, na calle Obispo – 1,130

Irei falar sobre os gastos durante o relato.

Seguro saúde e vacina contra febre amarela

O seguro eu não fiz e não foi pedido em nenhum momento. Acabei tendo um problema odontológico durante a viagem e fui a uma policlínica em Vinãles, onde fui atendida muito bem e paguei em CUC os custos da consulta e do procedimento realizado, além de apresentar o passaporte para preenchimento de alguns papéis.

A carteira de vacina internacional com comprovante da febre amarela foi solicitada no aeroporto. Façam!

Segurança

Realmente Cuba é um país muito seguro, andei sozinha pelas ruas em diferente horários e me senti segura a todo momento.

A única parte bem ruim é que os cubanos são extremamente machistas e nos cantam a todo o momento >:(

Hospedagem

Eu fiquei em casa particular, o que acho a melhor opção, além do valor ser menor, vc convive com os cubanos. 

Tive uma dificuldade em me comunicar por e-mail com as casas, tive o auxílio de uma cubana, Irina, que fez contato comigo aqui no mochileiros. Quem quiser maiores informações só me chamar no privado que explico melhor como foi essa questão da hospedagem. 

Política e Revolução

Não vou comentar muito sobre, pois não é o objetivo do site. Mas os cubanos são muito abertos a conversar sobre política e opinar sobre o regime cubano. A segurança, saúde e educação são o grande orgulho do país, com toda razão. Há também algumas críticas, mas isso acho que vale a pena ir, conversar e tirar sua própria conclusão.

Cuba foi uma grata surpresa. Visitem! :D

20171022_152716.jpg

• Respostas 47
  • Visualizações 18.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Dia 1 – Rio – Havana   Meu vôo saiu às 12:30 do Galeão. Cheguei com 2h de antecedência ao aeroporto, principalmente para comprar o visto sem complicações. Quando fui despachar a bagagem me o

• Dia 2 – Havana - Museu da Revolução e Malecon Acordei, ganhei um mapa da cidade da Srª Yoyi, que ainda sentou cmg e sinalizou os principais ponto, e fui direto para a calle Obispo, principal rua

• Dia 3 – Havana - Free Walk Tour Nesse dia eu pretendia ir até a Praça da Revolução, utilizando o Habana Bus Tour, mas no Parque Central fui abordada pelo Orlando, guia, que me convidou para parti

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
10 horas atrás, D FABIANO disse:

Santa Clara não ficou mais tempo por não ter mais o que ver ou por falta de tempo?

Pq meu objetivo em Santa Clara era apenas o mausoléu do Che, então não vi necessidade de ficar mais tempo. 

Postado
  • Autor
  • Membros
9 horas atrás, D FABIANO disse:

Por que preferiu andar,na maioria dos deslocamentos, em carros horrorosos ao contrário de onibus da via azul?

Carro horroroso foi apenas de Vinales para Trinidad. Mt apertado. 

Mas achei carro particular mais vantajoso pq vc economiza o taxi da casa até a rodoviária e o da rodoviária até a casa, além de ser mt mais rápido.  

Postado
  • Membros
Em 18/11/2017 em 18:40, Yuri Famini disse:

@silvia barbosa ficarei no aguardo do seu feedback então, já que vou depois rs

Estou sofrendo para fechar a hospedagem e passeios :( como ficarei pouco tempo, já tenho que sair do Brasil com tudo encaminhado. 

Tirei o dia de hoje para deixar as coisas encaminhadas. 

@Yuri Famini ei tudo bem? Consegui fechar algumas hospedagens pelo Airbnb, você já montou seu roteiro? Conseguiu fechar a hospedagem? Nós vimos um local bem interessante neste site: http://www.demochilaecaneca.com.br/onde-se-hospedar-em-havana/ porém a Dona Carmem (Casa de Carmem e Olivia Peña. Calle Industria #270, Ap. 1001, 10o andar – Entre Neptuno e Virtudes, Centro Habana Tel: +5378635697  Email:  olivia83@nauta.cu) só hospeda duas pessoas e nós somos três pessoas. Quem sabe você dá sorte.

Postado
  • Autor
  • Membros
4 horas atrás, Martina Peres disse:

Amei seu post e vai me ajudar muito. Tens como informar dados da acomodação em Varadero?

Que bom poder ajuda-la, Martina.

Sobre a hospedagem de Varadero, eu optei por nao por informações, pois achei que o local peca muito na higiene, aí achei melhor nao divulgar, pois nao aconselho a hospedagem no local :)

• 3 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
12 horas atrás, deborah.amancio disse:

Ótimo relato! Estou indo no final do mês; me ajudou bastante. Obrigada!

Por nada, Deborah! 

Uma ótima viagem pra vc! Qlqr dúvida, só chamar.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Adorei seu relato! Estou indo agora no  início de março e suas dicas me ajudaram bastante no roteiro. Uma pergunta.  Eu vou chegar as 10:30 na 6a dia 9 e quero ir direto pra Trinidad, pois estarei obrigatoriamente em Havana do dia 12 ao dia 16 pra um evento acadêmico. Você demorou quanto tempo no total pra sair do aeroporto? Parece que tem um ônibus as 12h,  mas acho que nào conseguiria pegar.  Você acha que seria possível encontrar táxi coletivo saindo do aeroporto de Havana para Trinidad? E se eu for pra cidade,  o terminal da Viazul seria o melhor lugar pra pegar esse táxi compartilhado? Eles saem também na parte da tarde?  Valeu!

Postado
  • Autor
  • Membros
6 horas atrás, Luzazen disse:

Adorei seu relato! Estou iando agora no  início de março e suas dicas me ajudaram bastante no roteiro. Uma pergunta.  Eu vou chegar as 10:30 na 6a dia 9 e quero ir direto pra Trinidad, pois estarei obrigatoriamente em Havana do dia 12 ao dia 16 pra um evento acadêmico. Você demorou quanto tempo no total pra sair do aeroporto? Parece que tem um ônibus as 12h,  mas acho que nào conseguiria pegar.  Você acha que seria possível encontrar táxi coletivo saindo do aeroporto de Havana para Trinidad? E se eu for pra cidade,  o terminal da Viazul seria o melhor lugar pra pegar esse táxi compartilhado? Eles saem também na parte da tarde?  Valeu!

Que bom que o relato ajudou! :D

Acho meio que impossível vc chegar às 10:30 no aeroporto e pegar o ônibus às 12h na Via Azul, seria contar muito com a sorte. O aeroporto nao é tao perto do Centro de Havana, levei pelo menos uma meia hora, fora pegar mala, passar pela imigração, pelo serviço de saúde..

Vc já tem hospedagem em Trinidad? Se sim, veja com eles a possibilidade de um carro te buscar no aeroporto, eles sempre conhecem alguém que faça transporte de passageiro, mas essa forma pode sair um tanto quanto cara. 

A outra possibilidade é vc ir pra rodoviária e tentar um taxi coletivo. Eles saem a qualquer horário, basta ter passageiro. 

O que vc tem que levar em conta é o valor e o risco. O taxi do aeroporto até o centro de Havana tende a ser 25 CUC e o onibus de Havana para Trinidad, mais 25 CUC. Entao se o carro particular te buscar no aeroporto e te levar até Trinidade por 60 CUC, talvez nao seja tanta desvantagem pra quem está chegando sozinha no país, com mala e depois de uma longa viagem..

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.