Ir para conteúdo

Potosí e Sucre


vtito

Posts Recomendados

  • Membros

Como não achei nenhum tópico sobre esse assunto e não consegui obter maiores informações nos já existentes, abro novo tópico para saber algumas infos sobre Potosí e o passeio às suas minas.

 

O passeio às minas vale a pena ?

 

Quais os horários de saída para o passeio, sua duração e o seu valor ?

 

Além do passeio às minas, a cidade tem mais algum atrativo ?

 

Vlw !

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Rafa, legal a iniciativa, a cidade realmente merece um tópico. Já colei essa descrição algumas vezes no forum de roteiros, vou colar aqui novamente dessa vez pra socialziar com todos:

 

08 dez - Potosí

Apesar de interessante, foi o lugar que menos gostei da viagem. A mina de cerro rico é interessante para quem tem curiosidade de ver o modo de vida dos mineiros, mas é bom ter o estomago forte, eu que nao sou nenhum humanista fervoroso fiquei muito incomodado com a situação deles e não é raro gente passar mal tanto pelo abafamento da mina quanto pelo fato de verem aqueles homens trabalhando como animais, quando fui ainda tinha um menino de 14 anos que trabalhava como um touro e tinha as bochechas quase pocando de coca. Se quer ver coisa bonitinha e agradavel ESQUEÇA. Já a cidade é interessante, ela que no auge ja foi tão grande e rica como Paris, Madrid e outras capitais europeias ainda preserva alguns traços da época, quase imperceptiveis mas que preserva preserva.

 

To dando uma editada aqui porque na epoca achei um passeio de extremo mal gosto, estilo um passeio no zoologico onde agencias cobram pra os turistas ficarem olhando abismados os bichos (no caso os mineiros) e dando pipoca para eles (no caso folhas de coca e refrigerante). E infelizmente o passeio é isso mesmo, mas tem o lado muito rico de fazer uma volta ao passado da colonização com os indios sendo explorados e trabalhando quase da mesma forma que antes. Em Potosi podemos ver bem diante dos nossos olhos a essencia da cultura andina e de grande parte da america latina. Um outro costume interessante e que se mantem é a veneração à folha de coca, alguna chegam a gastar 40% do salario com elas. Outra doideira é que os caras bebem alcool de cozinha (97°), com a grana curta esse é o unico jeito de sentir a brisa.

 

Dicas

:arrow: Por mais polemico que seja esse tour acho bobeira não faze-lo, primeiro pelo choque de realidade e segundo pra poder formar a propria opniao a respeito. As agencias revertem acho que 10% do valor pago pelos turistas para a associação de mineiros, mas se possivel tente contratar um mineiro pra ser seu guia. Com certeza eles vao ter muito mais a falar do que um guia comum e voce estara ajudando diretamente um deles.

 

 

Esse ai foi um trecho do relato da minha viagem. Quando escrevi ainda estava incomodado com o que vi e acabei criticando, depois que digeri melhor achei uma das melhores coisas que fiz durante a viagem, óbvio que com as ressalvas já feitas.

 

Potosi é uma das cidades mais interessantes da Bolivia, imperdivel para quem gosta de história e arquitetura e bem legal para quem quer sentir a cultura andina de perto (recomendo também o museu da Coca em La Paz). Mas como falei, se quer ver coisas bonitas e agrdáveis durante a viagem esqueça a mina.

 

O passeio sai pela manhã, custa entre 70 e 100 bolivianos e dura umas 4 horas (acho que por ai, nao lembro muito bem).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Rafafla: aqui nesta página da BOLÍVIA, tem um tópico - Sucre e Potossi, onde vc encontrará muitos comentários sobre a bela Potossi com sua rica arquitetura espanhola de museus, sacadas, construções, igrejas, etc.

 

Visite meu orkut - João Carlos Truppel - e veja muitas fotos de Potossi.

 

Abraço mano...saudades de Potossi !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

João,

 

retirei essa parte lá do tópico que vc indicou:

 

"Sucre é a capital moral da Bolívia, oposição forte á Evo Morales. Bela praça central, tem o Parque Cretácico; vá ao mercado campesino,tem de tudoooooooooo; mochilas baratíssimas, camisas de times de futebol do mundo todo super baratas, roupas de inverno, mantas, cachecóis, luvas, gorros: super barato."

 

É isso msm ? Mas são camisas oficiais ?

 

Se forem, vou ficar pobre.......hahahahaha

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Potosí é uma cidade imperdível para quem deseja conhecer a realidade do povo boliviano bem como uma aula de história da colonização espanhola na América Latina.

Potosí foi a cidade que abasteceu a europa de prata nos seculos XVI e XVII. Essa riqueza não ficou em Potosí. A cidade por isso apresenta diversas igrejas esplalhadas pela cidade que valem a pena conhecer.

O mundo é assim: uma floresta! E não tem essa de lagoa bonitinha, com os patinhos nadando, ou seja, quem vai viajar de muchila pela América Latina vai se defrontar com a REALIDADE, fruto do passado (e presente!) de exploração.

Nada pessoal, mas colocar todos os povos pre-colombianos no mesmo saco e chamá-los de "índios" é perpetuar séculos de exploração e opressão. Sei também que nem foi essa a intenção, mas não é conveniente usar termos, que ao meu ver, apresentam carater pejorativo.

Potosí tem um mercado mineiro que é incrível. Não é um mercado bonitinho como o de Belo Horizonte, tampouco o expressivo mercado de Porto Alegre ou São Paulo. O mercado fica na rua. Como a temperatura é baixa, em Potosí as carnes (se não me engano de alpaca) ficam ao ar livre, sem refrigeração. Os animais ficam estendidos no chão das calçadas e é utilizado aquelas balanças de mão para pesar as peças.

No mercado central da cidade também as carnes não ficam refrigeradas. E é muito interessante isso. Outro item que vale a pena experimentar são os queijos de cabra (ou seria alpaca?) que são vendidos nesses locais.

A cidade tem também uma tradição de bandas, não me lembro o nome agora delas. Elas partem da frente de igrejas, com alas, na frente os dançarinos e atrás a banda com varios metais. Muito lindo! E saem pela cidade tocando.

O Cerro Rico é um local que tem que ser visitado, gostem ou não. Lá de cima tem um visual da cidade muito bonito e das cadeias de montanhas ao redor da cidade (4.000m). De lá se percebe que a cidade não deve ter mais do que 50 árvores. Muito seca, arenosa, marrom.

Nas proximidades é possível fazer um passeio aos banhos termais. Não fui mas quem foi gostou e indica para relaxamento.

Outra curiosidade na cidade é a presença de micro onibus com escritos todos em japoneis (??????). É ! O Governo da Bolívia compra navios japoneses carregados desses micro onibus que se tornam obsoletos no Japão e servem de transporte público na cidade.

Desculpe, mas quem deseja fazer mochilão para áreas bonitnihas aconselho: Monte Verde, Campos do Jordão, Gramado, Fernando de Noronha, Riviera San Lorenço, Galápagos, Ilha de Páscoa. Aí quem sabe poderão encontrar alguns "colonizadores espanhois de nossos tempos" (senadores, juízes corruptos, etc...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...