Ir para conteúdo

Os incríveis Lençóis Maranhenses


Posts Recomendados

  • Membros

Flavio, mais uma vez, obrigado.

Por favor, dê uma olhada nessa prévia de trajeto e veja se é viável, estou pensando em viajar apenas de dia, evitando ao máximo dirigir a noite.

29/06 – Chegada em Brasília

30/06 – Chegada em Palmas

01/07 – Chegada em Presidente Dutra

02/07 – Chegada em Santo Amaro do Maranhão

Outra coisa, como está o trajeto entre Santo Amaro e Barreirinhas? Você fez de carro?

Valeu!

Link para o comentário
  • Membros

Saia bem cedo de Palmas tipo 6:00 e sugiro dormir em Barra do Corda no Hotel Belchior Palace, que tem ótimo custo-benefício. Em Presidente Dutra é bem menor,  logo, mais difícil de achar um hotel com qualidade mínima, bem como lugar para jantar.

Quanto o trajeto entre Santo Amaro e Barreirinhas é tranquilo, sem problemas. Creio que atualmente só falta a ponte na chegada à Santo Amaro, então, o carro ficará no estacionamento.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros
18 horas atrás, FlavioToc disse:

Saia bem cedo de Palmas tipo 6:00 e sugiro dormir em Barra do Corda no Hotel Belchior Palace, que tem ótimo custo-benefício. Em Presidente Dutra é bem menor,  logo, mais difícil de achar um hotel com qualidade mínima, bem como lugar para jantar.

Quanto o trajeto entre Santo Amaro e Barreirinhas é tranquilo, sem problemas. Creio que atualmente só falta a ponte na chegada à Santo Amaro, então, o carro ficará no estacionamento.

Flavio, novamente muito obrigado!

Você ajudou muito com a minha programação, por enquanto não tenho mais dúvidas, mas caso elas surjam, vou voltar aqui para encher mais um pouco seu saco, tudo bem? hehehe

Valeu mesmo!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

@FlavioToc , boa noite! Muito bom seu relato e roteiro. Parabéns!

Gostaria de tirar algumas dúvidas:

Vou chegar em São Luís 1h no dia 10/08 e no dia 14/08 sigo para Chapada das Mesas, meu vôo sai de São Luís 12h45. Minha ideia era ir direto para Santo Amaro, sem passar por Barreirinhas, mas tenho medo de perder um pouco não visitando Atins. Gostaria de saber o que você sugere com base na sua experiência. Gostei muito do seu roteiro, mas infelizmente tenho menos tempo.

Abraço

 

Em 13/09/2018 em 17:57, FlavioToc disse:

Eu tinha muita vontade de conhecer os Lençóis Maranhenses desde muitos anos. Havia visto em um Globo Repórter. Hoje sei, que na época nem havia estradas para chegar lá, muito menos estrutura com pousadas e restaurantes. Então até algum tempo temia por ser um destino de muito perrengue. Não foi, pelo contrário, tudo estava perfeito. Viajamos minha esposa e eu. Voltamos muito cansados porque tem muita atividade em todos os dias, mas extremamente felizes por termos ido e visto este destino único.

            Em Barreirinhas que é a principal ponto de partida para os passeios, atualmente tem uma boa estrutura de pousadas e para alimentação, com razoável custo-benefício. Outro ponto é Santo Amaro que fica mais perto das dunas. Nós escolhemos começar por Barreirinhas, depois Atins e por fim Santo Amaro.

            Realizamos esta viagem na primeira semana de julho de 2018.     Chegamos a Barreirinhas vindo do Tocantins, porém o Google Maps e o Here conduziram-nos pelo caminho mais curto que foi pela BR 135 que vai por Vargem Grande, Urbano Santos e chegaria a Barreirinhas. Só que em Urbano Santos descobrimos que os últimos 100 Km não tinha asfalto e só passaria se fosse um 4x4. Então tivemos que retornar mais de 300 km e ir em direção a São Luís, passando por Itapecuru Mirim, Rosário seguindo até Barreirinhas. Quem vai de carro de São Luís não terá este problema.

            – Chegada pousada Toca dos Aventureiros em Barreirinhas a noite.

1º dia

Barreirinhas

-Sobrevôo nos lençóis, 7:00 da manhã. Empresa Voar. R$ 350,00 é melhor deixar reservado pela internet. http://voarfotografiaaerea.com.br/ Nos buscaram e deixaram na pousada.

-9:00h – circuito Lagoa Azul. R$ 80,00

-À tarde circuito Lagoa Bonita R$ 80,00

Pernoite em Barreirinhas Toca dos Aventureiros

 

2º dia

-Deixar o hotel em Barreirinhas

-8:00 - Passeio do rio Preguiças. R$ 80,00. Almoço em Caburé Combinar com a pousada em Atins de nos buscar no porto.

- Em Atins – No final da tarde 16:00h ver revoada dos guarás e os plânctons luminescentes. R$ 40,00. Não recomendo. Era um barquinho inseguro e navegar lá nos escuro na volta é perigoso. Os guarás passam voando muito alto e quase não se vê a cor. E os plânctons, desistimos porque estavamos muito cansados para esperar e inseguros com o retorno à noite naquele barco.

Pernoite em Atins Pousada Flamboyant

 

 3º dia

-Manhã: Lagoa Tropical e Lagoa da Água Azul – R$ 80

-Tarde: Lagoa da Capivara e das Sete Mulheres – R$ 70,00 (era a o programa, mas teve o jogo da seleção, aquele que perdemos e fomos desclassificados, então, nem passeio nem jogo).

 

Pernoite em Atins Pousada Flamboyant

 

4º dia

-Deixar o hotel em Atins

Pela manhã:

-Retornar para Barreirinhas às 5:00h da manhã (Toyota Bandeirantes)

-Ir para Santo Amaro. No meu caso fui de carro. Se não tem que procurar um transporte.

À tarde: Lagoa das Andorinhas e Gaivotas. R$ 60,00

Pernoite em Santo Amaro Pousada Paraíso

5º dia

-Manhã: Caminhada pelas Lagoas Emendadas

-Tarde: Lagoas América 1 e 2

Pernoite em Santo Amaro Pousada Paraíso

6º dia

-Dia inteiro:

            -Lagoa das Gaivotas e Betânia. R$ 80,00

Pernoite em Santo Amaro Pousada Paraíso

 

7º dia

– Viagem de retorno

Deixar a pousada em Santo Amaro

 

Dicas

-Não pense que é tudo igual. Que vendo uma ou duas lagoas basta. São milhares de lagoas de vários tamanhos e cores. Você não vai se cansar de querer ver mais e no fim, é sua escolha pessoal a mais bonita ou com a cor da água mais surreal.

-As lagoas estão em seu nível máximo nos meses de junho, julho e agosto. E o tempo é bom.

-Os preços acima são por pessoa.

-Leve dinheiro em espécie para pagar os passeios e algumas refeições.

-Se for ficar menos dias (até uns três), sugiro Santo Amaro que é bem próximo das dunas e lagoas.

-Reservamos as pousadas pelo Booking e deixamos os passeios reservados com antecedência via tudo via Whats App. É mais garantido reservar porque podem não ter pessoas para o passeio ou não haver vagas.

-Programe seus passeios. Porque se não fizer em um turno não há nada para fazer nas cidades. Bem, em Santo Amaro tem um rio para banho e Atins dá para fazer uma caminhada na beira mar que está cheio de placas para não nadar que é perigoso.

-Em Santo Amaro: O asfalto está chegando até a cidade estava faltando apenas 1 km e a ponte para atravessar o rio. Então tem que deixar o carro em um estacionamento pouco antes da cidade e combinar o traslado. Valor R$ 10 por pessoa. Deixei no do sr. Calmito.

-Os restaurantes encerram os pedidos as 21:00 horas, então tem que ir jantar cedo. As 22:00 já estão recolhendo tudo.

-Almoço no restaurante Sol de Amaro. A pizza deles é tipo hóstia, muito fina, que eu não gosto.

-Jantar Pousada Cajueiro

-Sorvete da Dona Marineide. Em frente ao restaurante Sol de Amaro.

-Em Barreirinhas: Os passeios costumam durar meio dia, logo você pode fazer dois por dia, mas é melhor deixar programado no hotel.

-Não deixe de fazer o sobrevoo. É uma experiência fantástica.

-Em Atins: Combinar com a pousada de buscar no “porto”, no final do passeio do rio Preguiças.

-Para regressar à Barreirinhas seu Arquimedes faz o trajeto de barco (voadeira) entre Atins e Barreirinhas (exceto sábados). Veja com a pousada os dias que ele faz. Eu fiz de Toyota Bandeirantes leva 3 horas com muito solavanco e desconforto, mas vale a experiência. Uma aventura.

 

            Adoramos esta viagem que superou muito as nossas expectativas. As pessoas nas pousadas são muito atenciosas e agilizaram para fazer os programas. É só deixar com eles a responsabilidade, que é tudo muito organizado, funciona bem mesmo. Em Santo Amaro os passeios são através de uma cooperativa que é de um funcionamento perfeito. Em Barreirinhas são empresas e tudo funciona maravilhosamente, com valores padronizados.

            Pretendemos retornar e fazer a travessia dos Lençóis Maranhenses que é uma caminhada de 3 dias partindo de Atins e chegando em Santo Amaro. Dormindo nos povoados no meio do parque. Este passeio tem de ser feito com um guia.

20180704_072254.jpg

20180708_145354.jpg

20180709_083223.jpg

 

Link para o comentário
  • Membros

Eduarda!

Se sobrar um tempinho vá à Barreirinhas e faça um dos passeios que fiz em meu primeiro dia e o voo sobre os lençóis, que é imperdível e inesquecível além da experiência de voar em um pequeno avião. Em Barreirinhas também é mais fácil conseguir transfer para São Luis.

Não respondi porque não havia visto a notificação. E é um prazer ajudar. Disponha!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Fala Flávio, blz? Eu de novo aqui hehehe

Gostaria de pedir uma sugestão pra vc.

Eu vou ter 4 dias inteiros pra conhecer os lençóis maranhenses, sei que é pouco tempo, mas... Foi oq deu hehehe

Vou estar de carro e vou chegar por São Luís (sugestão sua por causa da  pista) e pensei em ficar 2 dias em Santo Amaro, ir de carro até Barreirinhas (porque depois eu sigo para o PI), de manhã ir para Atins, fazer algum passeio a tarde e dormir por lá mesmo para inclusive ver os planctons. Na manhã seguinte eu volto para Barreirinhas e faço algum passeio a tarde, durmo por lá a noite e depois sigo em direção ao PI na próxima manhã.

Cara, QQ vc acha? É o melhor jeito pensando de onde eu venho e para onde eu vou? Vou conseguir aproveitar bem fazendo isso? Li bastante sobre Atins e acabei ficando com vontade de conhecer, principalmente os tais plânctons hehehe

Uma dúvida, eu li em outro relato que uma moça ia conhecer os planctons mas acabou desistindo com medo de se perder na volta, é realmente isso? É difícil fazer a ida até a praia e voltar a vila?

Cara, antecipadamente muito obrigado

Link para o comentário
  • Membros

Com 4 dias é melhor deixar Atins para outra ocasião. Leva meio dia para ir até lá e cansa muito e também meio dia para voltar. Se ires como eu fui aproveitando o passeio do rio Preguiças vai chegar lá por volta das 14 ou 14:30h então não tem mais passeios à tarde e isso, dependendo da época os passeios tem de ser programados com maior antecedência.

Quanto a conhecer os plânctons é preciso estar descansado para ir até lá à noite e esperar à toa até umas 19 ou 20 horas para ver., tanto que desistimos. É uma curiosidade que ainda não consegui ver. Anteriormente o mesmo aconteceu conosco em Cartagena onde também tinha os tais plânctons. E também achamos realmente perigoso pois o barco que não tinha iluminação de segurança e o rio ali é bem perigoso, principalmente por ser noite. Não fica na praia tem que pegar um barco. Para ir até a margem do rio tem que ser levado por um quadriciclo senão haja perna para caminhar na areia que afunda.

Então aproveite melhor ficando estes dois dias em Barreirinhas e fazendo dois passeios por dia.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros
Em 18/02/2019 em 14:43, FlavioToc disse:

Com 4 dias é melhor deixar Atins para outra ocasião. Leva meio dia para ir até lá e cansa muito e também meio dia para voltar. Se ires como eu fui aproveitando o passeio do rio Preguiças vai chegar lá por volta das 14 ou 14:30h então não tem mais passeios à tarde e isso, dependendo da época os passeios tem de ser programados com maior antecedência.

Quanto a conhecer os plânctons é preciso estar descansado para ir até lá à noite e esperar à toa até umas 19 ou 20 horas para ver., tanto que desistimos. É uma curiosidade que ainda não consegui ver. Anteriormente o mesmo aconteceu conosco em Cartagena onde também tinha os tais plânctons. E também achamos realmente perigoso pois o barco que não tinha iluminação de segurança e o rio ali é bem perigoso, principalmente por ser noite. Não fica na praia tem que pegar um barco. Para ir até a margem do rio tem que ser levado por um quadriciclo senão haja perna para caminhar na areia que afunda.

Então aproveite melhor ficando estes dois dias em Barreirinhas e fazendo dois passeios por dia.

Obrigado novamente Flávio!

Vc acha que compensa ficar 2 dias em Santo Amaro e 2 em Barreirinhas?

Ou melhor 3 dias em Santo Amaro e 1 dia em Barreirinhas?

Estou chegando na primeira semana de julho, vc acha que eu deveria reservar os passeios antes? Ou posso deixar para reservar lá mesmo?

Novamente, muito obrigado

Link para o comentário
  • Membros

Sugiro 2 dias em Barreirinhas e 2 em Santo Amaro. Pode deixar para reservar os passeios lá mesmo nas pousadas. Eles são bem organizados o que até surpreendeu bastante. É o mesmo preço nas pousadas ou nas agências, então não precisa  te preocupar. Quando chegares se for no final do dia já faça a programação para o dia seguinte. É só ir. Deixe para sair de Santo Amaro no final do dia depois de um passeio, assim você aproveita bem o tempo, já que é perto até Barreirinhas.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Fala Flávio, blz?

Cara estou fechando os preparativos para a viagem e li e vários sites que as condições das estradas no Maranhão e Tocantins estão muito ruins devido a falta de manutenção e chuvas excessivas.

Estive olhando no maps e eles está dando uma nova rota para chegar até Santo Amaro, a partir de Brasília, indo para Barreiras - BA, depois atravessando o PI e chegando em Presidente Dutra no MA e aí indo até Santo Amaro.

Você acha que esse realmente seria o melhor trajeto?

Ou ainda seria melhor ir até Brasília e de lá seguir o trajeto por Alto Paraíso, Palmas, etc...?

Obrigado novamente.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...