Ir para conteúdo

Extraordinária Patagônia, Bariloche, Pucón, Puerto Varas, El Calafate, El Chaltén, Ruta 40, Caleta Olívia, Puerto Madryn, 14470km rodados


Posts Recomendados

  • Membros

15º dia 05/01 – Puerto Varas : Fomos aos Saltos de Petrehue, um rio com cachoeira de água também verde esmeralda que desce do lago de mesmo nome. Basta pegar a ruta 225 à partir do centro de Puerto Varas e seguir, são aproximadamente 70km bem sinalizados. Pagamos 6,00 de estacionamento mais 24,00 por pessoa para entrar no parque. De lá seguimos para o Osorno, como é na mesma região não precisa retornar a Puerto Varas, basta começar o retorno que já tem placas indicando a subida do vulcão, dá pra chegar até a base de carro pois é só asfalto. Detalhe, muito devagar pois são curvas tipo cotovelo e carros descendo e subindo o tempo todo, são aproximadamente 10km de subida mais 10 de descida. A descida também com o mesmo cuidado ou até mais. Chegando lá a visão é fantástica, avista-se o lago e toda a região, além de uma visão de perto do pico nevado, valeu a pena, ainda mais que foi de graça. Se quiser subir até uma segunda base tem que pagar o teleférico, deve estar uns 80,00 por pessoa, não subimos pois pelo que vimos não tinha neve nesta segunda base, então pra ficar só na terra mesmo ficamos embaixo. Mas como disse valeu. Não fomos em Puerto Montt, vi alguns relatos de que é uma cidade basicamente comercial e sem muitos atrativos, então optamos por não ir até lá.

 

Apart em Puerto Varas https://bit.ly/2RrEaUE

IMG_2220.JPG

IMG_2221.JPG

IMG_2222.JPG

IMG_2225.JPG

IMG_2227.JPG

IMG_2239.JPG

IMG_2254.JPG

IMG_2258.JPG

IMG_2265.JPG

IMG_2267.JPG

IMG_2268.JPG

IMG_2270.JPG

IMG_2278.JPG

IMG_2281.JPG

IMG_2287.JPG

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

16º dia 06/01 – Puerto Varas – Esquel – 590km – Saímos de Puerto Varas em direção a Esquel, passamos novamente por Villa La Angustura só que desta vez sem chuva, a cidadezinha é um show, queríamos ter passeado mais por lá, mas quando fomos antes choveu muito, e desta vez estávamos de passagem, a estrada até lá top, sobe-se a Ruta 5 Panamericana até Osorno depois pega-se a 215, daí segue direto até a fronteira no paso Cardenal Samoré. As aduanas não são integradas, primeiro faz a saída do Chile e 40km mais adiante a entrada na Argentina, todas duas muito tranquilas, mas para entrar no Chile tinha uma fila enorme que parecia que ia demorar horas, tinham alguns ônibus de estudantes e estava feia a coisa. A partir dali paramos em Villa La Angustura como disse e seguimos, todo o caminho é muito bonito, bom ir com tempo para parar e tirar fotos, em alguns trechos da estrada passa-se por tuneis formados pelas arvores, o visual é lindo. Conhecendo bem o carro tinha abastecido basicamente para chegar até Villa, a gasolina no Chile a 5,00 e Argentina na região da Patagônia a 3,35 não iria encher o tanque no Chile, pegamos o posto com uma bela fila, mas fizemos também uma boa economia. Depois pegamos a Ruta 40 rumo a Esquel, já havíamos definido de ficar lá pois era a única opção de cidade com certa estrutura de hotéis dentro da quilometragem que definimos que iríamos rodar, antes tem El Bolson e Epuyen, mas queríamos descer um pouco mais. Depois de Esquel seria Perito Moreno, mas aí teríamos que rodar muito e não estávamos dispostos. Entre Esquel e Perito Moreno apenas povoados sem muita estrutura. Tinha dúvidas sobre as condições da Ruta 40 neste trecho, mas para minha surpresa de Bariloche até Esquel a pista está muito boa, apenas antes de Esquel é que tem um trecho que estão arrumando, mas coisa de 2km no máximo, o resto está top. Passamos por vários lagos e percebemos que os argentinos tem o hábito de acampar e fazer churrasco na beira destes lagos, muito bacana. Em Esquel tínhamos pesquisado antes no Booking e ficamos no hotel Rayentray Tehuelche, não reservamos pelo site, somente anotamos o endereço e fomos direto lá, antes paramos em outros 2 que não lembro o nome, como já estavam no caminho não custava perguntar, mas acabamos ficando nele mesmo, pagamos 255,00 a diária com café da manhã, garagem, internet, quarto bom e com frigobar. Esquel fica a 11km da Ruta 40, então tem que sair da rota para entrar na cidade, mas valeu a pena. Esquel fica encravada num vale e vive do turismo no Parque Nacional Los Alerces e a estação de esqui La Hoya, para quem tiver tempo acho que vale a pena visitar o parque. Comemos num restaurante chamado Casa de Maria(acho), recomendo, porção generosa de polo com papas e ovo, 2 porções comemos eu, minha esposa e filha, e comemos muito mesmo. Pagamos tudo 91,00. Inclui algumas fotos de Villa La Angustura sem chuva.

IMG_2293.JPG

IMG_2294.JPG

IMG_2295.JPG

IMG_2297.JPG

IMG_2298.JPG

IMG_2303.JPG

IMG_2304.JPG

IMG_2307.JPG

IMG_2310.JPG

IMG_2311.JPG

IMG_2313.JPG

IMG_2315.JPG

IMG_2318.JPG

IMG_2324.JPG

IMG_2325.JPG

IMG_2326.JPG

IMG_2327.JPG

IMG_2330.JPG

IMG_2334.JPG

IMG_2337.JPG

IMG_2340.JPG

IMG_2342.JPG

IMG_2343.JPG

IMG_2350.JPG

IMG_2352.JPG

IMG_2360.JPG

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Show de bola! Legal saber a atual condição da 40 neste trecho. E parece muito bonito mesmo... isso é que é viagem de carro! Rodovias cênicas, vários atrativos... muito legal mesmo! Vou lendo e me imaginando fazendo o mesmo caminho! Aliás, no meu roteiro, eu desceria pela 40 justamente até Esquel, pegando a 259 para entrar no Chile por Futalefu rumo à Carretera Austral. Mas o plano B, se não arrumar um carro mais altinho nos próximos anos, seria seguir pela 40 mesmo até El Chalten e El Calafate, que parece ter sido o seu roteiro... Vou continuar acompanhando!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
9 horas atrás, Elder Walker disse:

Show de bola! Legal saber a atual condição da 40 neste trecho. E parece muito bonito mesmo... isso é que é viagem de carro! Rodovias cênicas, vários atrativos... muito legal mesmo! Vou lendo e me imaginando fazendo o mesmo caminho! Aliás, no meu roteiro, eu desceria pela 40 justamente até Esquel, pegando a 259 para entrar no Chile por Futalefu rumo à Carretera Austral. Mas o plano B, se não arrumar um carro mais altinho nos próximos anos, seria seguir pela 40 mesmo até El Chalten e El Calafate, que parece ter sido o seu roteiro... Vou continuar acompanhando!

Tenho planos de fazer a carretera tb algum dia. Mas realmente nosso destino à partir daqui foi El Chalten e El Calafate mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
5 horas atrás, hlirajunior disse:

Marcelo, esse vulcão Osorno é feio hein? rsrs 

Não teve ataque de abelhas no vulcão osorno ou nos saltos? Lembro que quando algumas pessoas estavam sendo atacadas hehe

Meu amigo, é horroroso.  Tão feio que não queríamos nem ir embora da região, em relação as abelhas tivemos sorte, saímos ilesos, e pelo visto os outros visitantes tb. rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

17º dia 07/01 – Esquel X Gob. Gregores – 890km – Este era um dos 2 trechos que mais me preocupava, pois era longo, teoricamente mais sem recursos, e consegui poucas informações atualizadas sobre ele, basicamente imagens do Google Maps que eram antigas e perguntas a vários outros viajantes pelo YouTube, Facebook e até algumas informações aqui no mochileiros mesmo, todos dizendo que a 40 estava boa, o outro trecho que também me preocupava conto abaixo. Na verdade tentei mapear pelo Google Maps os trechos de rípio existentes na Ruta 40 entre Bariloche e Três Lagos, depois de Três Lagos já tinha boas informações de que as condições da 40 estavam excelentes, e o Google me mostrava o rípio 22km antes de Los Tamariscos, 5km antes de Rio Mayo, e os tensos 72km depois de Gob. Gregores até Tres Lagos, então seguimos para os 890km que nos esperava. Saímos por volta de 07:30 de Esquel, primeira parada no YPF em Gob. Costa 180km para abastecer e pipi, até aqui pista top. Depois seguimos para Perito Moreno 360km mais abaixo, aí duas surpresas boas, os trechos de rípio que havia mapeado não existem mais, em Los Tamariscos  nem percebi passar, e em Rio Mayo tem uma base do exército Argentino que acho que é nova, então tem muito asfalto novo antes e depois da cidade, parece que deram geral na região em relação a estrada. As imagens do Google são mais antigas então pra mim foi realmente uma boa surpresa pois até Perito Moreno fomos direto sem parar desde Gob. Costa, em Perito Moreno paramos num posto na entrada da cidade, um Axion(acho), entrando na cidade tem um YPF mas sem estrutura nenhuma, e queríamos comer alguma coisa melhor e lá não tinha, então voltamos para o Axion, tinha de tudo inclusive internet livre. Depois de Perito Moreno a 40 continua boa, mas com alguns trechos com buracos e asfalto irregular, inclusive peguei alguns buracos que pensei ter perdido pneu e roda, mas nada aconteceu, então no trecho de Perito Moreno até Gob. Gregores é bom ir devagar e com atenção, num determinado trecho vi 2 motociclistas vindo em direção contrária, eles estavam com a visão melhor que a minha então um deles passou pela ponte que íamos passar e apontou para baixo, neste momento reduzi a velocidade e dei de cara com a ponte bem esburacada, ele foi super gente boa. Além de alguns buracos e trechos com asfalto irregular, tem também os guanacos e nandús(uma ave da região que parece uma ema e andam em bandos) que atravessam a pista sem avisar, demos de cara com um monte. O problema do Guanaco é que a cor dele confunde com a vegetação, então muitas vezes quando se enxerga ele já está em cima, vimos vários atropelados pela estrada e digo que se atropelar um deles o estrago via ser grande, provavelmente a viagem acaba, andam também em bandos, então quando se avistar um fique atento que tem mais. Então vai a dica de novo, de Perito Moreno até Gob. Gregores, pista boa mas com ressalvas, atenção redobrada. Notei que neste trecho mais especificamente, nas partes ruins não há nenhum sinal de trabalho para arrumar, então imagino que se tivesse um trânsito mais intenso estaria muito pior, por outro lado os trechos bons são relativamente novos, espero que estejam aos poucos arrumando. O visual da estrada nesta parte da Patagônia é incrível, temos uma visão tão ampla e distante do horizonte que vimos o horizonte em um tom azulado incrível, em alguns momentos vimos formar uma tempestade a direita e à esquerdo um céu azul, só estando lá mesmo para se ter uma noção da beleza. Em Gob. Gregores ficamos no hotel Canadon Leon, hotel e restaurante, o mesmo preço de Esquel 255,00, como tinha restaurante nem saímos de lá, comemos por ali mesmo, preço mais salgado que o anterior mas não tinha muita opção, pagamos 117,00 o jantar.

Vista do nosso quarto em Esquel ao amanhecer.

 

IMG_2366.thumb.JPG.abcd26b83c62e09188aaadc147092351.JPG

IMG_2369.JPG

IMG_2373.JPG

IMG_2374.JPG

IMG_2377.JPG

IMG_2383.JPG

IMG_2400.JPG

IMG_2401.JPG

IMG_2409.JPG

IMG_2412.JPG

IMG_2428.JPG

IMG_2429.JPG

IMG_2432.JPG

DSC05008.JPG

DSC05023.JPG

DSC04990.JPG

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Show de bola! Baita trecho de estrada, heim?

Legal suas fotos das estradas que dá pra ter uma boa noção do que esperar. A vegetação amareleda e rasteira, com os guanacos por perto me lembrou um pouco a região do Atacama.

Deu uma lavada no possante neste trecho? Parece mais limpinho que nos dias anteriores! haha!

AH, e escolheu essa cidade Gob. Gregores por algum motivo ou é o que encaixava na distância do dia?

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...