Ir para conteúdo

Aracaju


Posts Recomendados

  • Colaboradores
em algum lugar eu li que há mais de 50 km de ciclovias na capital, mas nao sei se a informação procede.

 

+ 1 pergunta: Estou planejnado e tenho 1 dia livre q ainda estou decidindo o q fazer.

qual passeio é o melhor:

- Pirambu

- Litoral Sul

- Croa do Goré

Recomendo a Croa do Goré. A orla Pôr do Sol (de onde saem os passeios) é linda. Vale à pena!!!!!!

Link para o comentário
  • Membros

Olá, Pessoal. Estive em Aracaju agora no carnaval 2013. A cidade continua linda e limpa como sempre. Achei apenas um pocuo menos iluminada à noite, em Atalaia. Tive a oportunidade de fazer dois passeios que ainda não tinha feito: Croa de Goré e Canyon de Xingó.

A Croa de Goré é muuuuuito mais barato e eu gostei mais do que o Canyon. Para chegar até o local dos barcos para a Croa, basta seguir a Orla de Atalia, sentido praia do Sarney, até chegar à Estação Matapuã, onde pode-se avistar facilmente a placa indicando o caminho para a Croa. Chegando lá, facilmente pode-se avistar o local de embarque. Neste carnaval, a travessia de barco estava custando 10 reais, enquanto a lancha estava por 15 (ida e volta, nos dois casos). Você atravessa, pega o telefone do barqueiro e liga quando quiser voltar. É possível levar seu kit praia (sombreiro, cadeiras e cooler) ::otemo:: . Achei muito show, apesar de que no Carnaval estava lotado, e houve algum transtorno com os barcos.

Para o Canyon de Xingó, fizemos com a Nozes Tour, que tem duas lojas na orla de Atalaia. O valor estava por 130 reais, transfer + passeio de catamarã. O ônibus da empresa estava novinho, ar condicionado ótmo, tudo impecável. O ônibus te leva até o restaurante Karranka, na cidade de Canidé. De lá saem os barcos. O restaurante serve tanto no esquema "à la carte" quanto no "coma à vontade". Não vi os preços do menu, mas o "coma a vontade" sai por 30 reais por pessoa. Achei caro, principalmente pela pouca opção e resolvemos não almoçar lá. Comemos espetinhos no catamarã (4 reais) e almoçamos na volta para Aracaju. O refrigerante também custava 4 reais no catamarã e a cerveja 5. Preparem o bolso porque não é barato. Para os mais corajosos, também tem um passeio que se pode comprar no Karranka para sobrevoar o canyon em helicóptero pela bagatela de 160 reais. Eles dizem que levam 10 minutos, mas pelo que vi, parecem ser 5 min. De qualquer forma, o passeio de catamarã é 10. Tem parada para mergulho de 1 hora. Dá para criança e adulto, numa boa. Recomendo.

De resto, é curtir Aracaju, cidade que eu amo, já fui, e que ainda voltarei muitas vezes.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

pessoal, obrigada pelas repostas.

 

noticias: sábado foram recolhidos vários onibus de uma empresa aqui de aracaju, por isso parece q o transporte coletivo ficou complicados nos primeiros dias. Veremos como ficará nos proximos dias.

 

mais notícias: + ou - no começo desse mês, choveu no interior. Passando por Poço Redondo e Canindé a vegetaçao já começou a ficar verde, onde antes estava tudo seco, segundos os locais. Os dias já estao mais nublados e aguarda-se mais chuva

Link para o comentário
  • Membros de Honra

tb passei 8 dias em Aracaju, mas ainda estou em transito. Assim q voltar eu preparo o relato.

 

por ora, vou dizer q foi mto bom.

 

recolheram parte da frota d onibus no sabado, dia 16, o q complicou o transporte publico nos 1.os dias. Eu usei onibus a partir do dia 20 e estava ok, pelo menos nao tive problemas c/ as linhas "basicas" q o turista precisa, tipo p/ circular do atalaia ao centro historico, ao shopping, às praias, a sao cristovao, etc.

 

o tempo estava bem firme, chovia um pouquinho a noite, amanhecia nublado ou c/ sol mas mtas nuvens e depois ia abrindo o tempo.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

O estado sergipano é pequeno, o que facilita a integração das regiões turísticas. É possível partir da capital para passeios no estilo bate e volta no interior e até mesmo em outro estado, como Mangue Seco, na Bahia.

 

Aracaju, Terra dos Cajueiros e a capital brasileira da qualidade de vida, segundo o Ministério da Saúde em abril de 2008. Essa capital, à primeira vista, não chama a atenção por suas praias, mas tem peculiaridades e passeios diferentes que podem superar suas expectativas. Conheça Mangue Seco, uma praia da Bahia, porém mais próxima de Aracaju do que de Salvador, passeie pelos cânions de Xingó, visite o Parque dos Falcões e presencie a história em São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do país. Surpreenda-se! Aracaju conta com boa infraestrutura de hospedagem, alimentação e serviços. À noite, depois dos passeios, a orla de Atalaia propicia opções diversificadas para lazer ou simplesmente uma caminhada pelo calçadão.

 

Quem gosta de festa, pode se divertir em janeiro e junho, principalmnte.

 

Em janeiro tem o Pré-Caju, prévia do Carnaval, com 4 dias de desfile de blocos e trios. Ver em http://www.precajuverao.com.br/

 

Em junho, pode se divertir na capital ou no interior. Em Aracaju, ocorre o Sergipe, Forró e Paixão com o Arraiá do Povo - uma cidade cenográfica montada na Orla da Praia da Atalaia, o Forró Caju com shows no Centro Histórico, o Barco do Forró no Rio Vaza Barris e Rio Sergipe, e a Marinete do Forró - um veículo embalado pelo som do forró pé de serra leva turistas a dois roteiros: um pelo Centro Histórico e outro pelo Litoral Sul. Em São João de Estância, os barcos de fogo, deslizando em cabos de aço, iluminam a noite escura e guerreiros arremessam busca-pés e espadas de fogo. Em contrapartida, em Areia Branca a queima de fogos é proibida no São João de Paz e Amor, o mais tradicional do estado. Em Capela, há Festa do Mastro ou Festa da Lama e Festa de São Pedro. Em Canindé do São Francisco, ocorrem os arraiais do sertão. Em Nossa Senhora do Socorro, ocorre o Forró Siri.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

como não vou criar um tópico só p/ isso, vou colocar aqui, as impressões sobre um passeio que pode ser feito a partir de Aracaju.

 

Curtir ou não um passeio tem muito a ver qual o grau de expectativa que vc cria em relação ao passeio, pelo menos no meu caso, tenho observado isso nos últimos tempos. Se falam mto sobre um lugar, fazem uma big propaganda, a chance d se decepcionar é grande, não porque o lugar seja ruim, mas porque não preenche toda a expectativa que se criou.

 

Pelo contrário, se vc nao ve mta propaganda de um lugar e vai lá achando que nao é grande coisa, pode se surpreender. Assim foi c/ o Parque dos Falcoes. Estava na dúvida se ia ou nao, mas como o Daniel gosta d ver e fotografar bichos, coloquei no roteiro. Não dá p/ ir d onibus, entao tem q gastar com agencia ou taxi e tem + a entrada do parque, tava achando q ia ficar mto caro por um passeio fraquinho. Encontramos um casal que nos convidou p/ ir d taxi e rachar as depesas c/ eles, entao acabou saindo a metade do q estávamos prevendo, já começou bem. Pegamos a maior chuva no meio do caminho e o horizonte todo branco de chuva. Eu lá mentalizando positivo: "a chuva vai passar". Passou, deu até p/ pegar um sol tímido no parque. E o parque ...

 

O Parque dos Falcões não é um mega atrativo turístico, muito pelo contrário, é simples de tudo, tem viveiros pequenos e estrutura modesta, não pense em encontrar algo parecido com o Parque das Aves em Foz do Iguaçu. Entretanto, justamente nessa simplicidade toda está o diferencial do parque e das pessoas que o compõe e se dedicam de modo tão natural e espontâneo a cuidar das aves. Surpreenda-se com a recepção do Alexandre, suas explicações detalhadas e as histórias do parque, suas alegrias e tristezas. Porém, realmente o que faz a diferença é o Percílio, uma pessoa muito simples, mas muito especial que nasceu com o dom de interagir com as aves.

 

Não esperava nada e encontrei um lugar mágico... ou melhor uma pessoa mágica, o Percílio

 

Um texto tem bacana que descreve o parque está no blog do Ricardo Freire.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

é uma boa oportunidade d conhece rmangue seco na Bahia, fica na divisa e acaba ficando + perto e + facil por Aracaju do q via Salvador.

tem passeios c/ saidas regulares d Aracaju.

 

é uma bela praia. Considero 1 diferencial, as dunas. É uma praia tranquila, s/ som nas barracas.

o vilarejo é pequeno, mas tem alguma infra d hospedagem e alimentaçao p/ quem quiser ficar por lá, descansando, relaxando...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Para ganhar tempo, aproveitamos para passar em Laranjeiras, na volta do passeio para o Parque dos Falcões, pois é caminho, mas dá para ir de ônibus a partir de Aracaju. Perto do ponto de ônibus, há um CIT, mas eles não tinham mapa, só um folder pequeno com a lista dos atrativos e fotos.

 

O centro concentra os principais atrativos e dá para fazer um city tour a pé, mas há algumas igrejas um pouco mais afastadas. Perto do centro, há 2 igrejas com mirantes para a cidade, a Capela de Bom Jesus dos Navegantes e a Igreja do Sr. do Bonfim, andando pelo centro elas são visíveis ao alto. Se for de táxi, peça para passar pelas igrejas mais afastadas, como as 2 dos mirantes e de N. Sra. da Conceição de Comandaroba

 

o centro é pequeno, é facil andar por lá e é bem bacana p/ quem curte cidades historicas. Esses nao devem deixar de ir a Sao Cristovao também e aqui no forum tem um topico só sbre essa cidade. VEr em: tópico d Sao Cristovao

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Caminhamos pelo Litoral Sul, de Atalaia até Refúgio e retornamos de onibus. Dá p/ ir e voltar d onibus, é facil e tem varios horarios durante o dia.

 

A praia tem faixa de areia contínua, sem acidentes geográficos pelo caminho, uma reta, sem paisagens diferentes. A água do mar não é transparente à beira da praia, dá para ver claramente uma larga faixa de água amarronzada e só depois é que o mar fica verde/azul. Essas praias são mais procuradas para se passar o dia, para tomar um banho de mar, pois não é necessário andar muito como na Atalaia e tem boa infraestrutura como as Barracas Parati, Com Amor, etc

 

Da Praia Refúgio pegamos um ônibus para a orlinha do Por do Sol. O visual é bem bacana, mas nao tinha passeio p/ a Croa do Goré saindo naquele dia, entao é bom ligar antes p/ verificar se tem saída e reservar. Curtimos o local e depois pegamos onibus p/ voltar a Atalaia.

 

A Orlinha do Por do Sol é bem bonita e organizada. Tem passarelas para uma caminhada agradável à beira do rio, um restaurante e um CIT onde a funcionária atenciosa dá folders e as informações dos passeios pela Croa de Goré.

 

A Croa do Goré é um banco de areia no meio do rio Vaza Barris, onde há um bar flutuante. O ideal é ir com a maré baixa, quando está subindo o mar alcança as cadeiras e mesas e é sinal para ir embora. Da Orlinha do Por do Sol, saem catamarãs e lanchas que fazem a travessia para a Croa do Goré a 15,00 ou passeio mais completo incluindo, além da Croa do Goré, a Ilha dos Namorados, a 50,00 com 3h30 de duração e saídas diárias às 9h e 14h, na alta temporada. Dá para ir de agência que já faz a reserva, se for por conta própria é melhor ligar antes para não perder a viagem, pois na alta temporada pode estar lotado e na baixa pode não ter saída se a procura for pequena. Provavelmente há outras embarcações que oferecem passeios, mas esses foram os contatos que anotei:

- Catamarã Velho Chico, 9978-9843, tratar com Preto. Faz o passeio completo

- Catamarã Por do Sol, 3231-3580 / 9981-6946 / 9134-1264, paulo.rsobral@hotmail.com, tratar com Paulo e Gil. Faz a travessia para a Croa do Goré, não sei se também tem o roteiro completo

- Catamarã Emanuel, 9925-1959 / 3227-1773, tratar com Prego. Faz a travessia para a Croa do Goré, não sei se também tem o roteiro completo

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...