Ir para conteúdo

Dicas: Bolívia sua linda! Sem perrengue! Trem Expreso del Sur até Uyuni! Tour Privado Uyuni!


Posts Recomendados

  • Membros

Só uma pequena consideração acerca do Diamox. Ele é extremamente diurético, ou seja, ele basicamente te desidrata em uma velocidade maior.

Portanto, quem for tomar esse "trem", hidrata-se em dobro (água e sais minerais).  

Mas, sinceramente, quem faz algum tipo de atividade física não irá sentir direito os efeitos da altitude como o pessoal relata aqui. Por outro lado, quem é extremamente sedentário pode sentir, eu digo "pode" entre aspas mesmo, pois no meu primeiro mochilão para o altiplano, tinha gente ali que fumava e era sedentário, mas não teve problemas.

Mas enfatizo, o pior de tudo isso (altitude) é realmente a parte psicológica. 

Edit: Falei, falei aqui e esqueci de perguntar o que queria.

A parte Norte e Central da Isla Del Sol já está aberta para os turistas?? No ultimo mochilão (Dezembro/18 e Janeiro/19) Abortamos Copacabana e por consequência La Paz, devido ao que o pessoal falou aqui sobre a impossibilidade de andar a Isla inteira - que diga-se de passagem é demais -, bem como os viajantes que cruzamos não souberam informar.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@luciano_oz Olá!!é vdd mesmo precisa se hidratar mto antes e durante a estada em altitude!! e tomando Diamox mais ainda!! e como os bolivianos dizem " beber sem estar com sede, comer sem estar com fome e descansar sem estar cansado", daí fica tdo bem!

Então agora respondendo sua pergunta, infelizmente continua fechada a trilha que liga a parte norte com a parte sul da Isla del Sol...uma pena... eu queria ir tb ...=/. E pelo jeito, sem previsão de reabertura. Eu fui direto até a comunidade Yumani (parte sul) e fiquei por lá. Não sei se há a possibilidade de ir até a parte norte e ficar por lá tb, pq qdo vamos comprar o boleto do barco em Copacabana para ir para Isla del Sol , eles só perguntam se vamos a Yumani, ou Yumani e Isla de la Luna. E no próprio trajeto de barco já tem um cara local que se oferece para ser guia na Isla de la Luna, daí já paga, já acerta no barco mesmo. Quem vai até Isla de la Luna continua no barco, e quem vai pra Yumani desce antes. 

Só conheci Yumani, mas valeu muuuuuito a pena!!

Abraço!

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

@JOICE SANTOS Olá!Joice tudo bem?! vai sim! vale muuuito a pena! é inesquecível! então o salar espelhado precisa de chuvas, e a época de chuvas é o verão,  mas na virada é bem início do verão né...tem gente que fala que não pode ter chuva de mais ou chuva de menos que não tem espelho, que parece que tem que ter na medida certa...já tem gente que fala que tem sempre uma parte alagada no salar...eu fiquei mto na dúvida de qdo ir, meu sonho era ver o efeito espelhado, daí eu fiz o seguinte, eu havia lido que março era uma época boa, pq costuma chover mto em janeiro e fevereiro ( o que as vezes impossibilita alguns passeios). Marquei as férias pra março e fiquei perguntando para as agências (email e whatsapp) se era melhor começo ou final de março, me falaram meio do mês pro final, fui na época indicada e deu certo!  bingo! salar espelhado!... mas não pude ir até a Isla Incahuasi por conta das chuvas, o caminho fica interditado na época de chuva.

Mas eu tinha disponibilidade de escolher a data da viagem, se vc não tiver, vai de qqr jeito que vai ser lindo e inesquecível!! agora se tiver como escolher a data, e se o seu sonho/prioridade é ver o salar espelhado,  dá uma perguntada pro pessoal de lá, no caso a agência que fui, Jukil de los Andes (Hector) me responderam todas a dúvidas pelo whatsapp,  as outras agências tb responderam, *dica* fale em espanhol, mesmo que seja do google, pq bolivianos são fofos, mas não entendem português/portunhol*.

Sobre o tour astronômico, poucas agências fazem, as que faziam queriam me cobrar a parte, a única que não me cobrou a parte e incluiu no tour de 3dia e 2 noite sem nenhum custo foi Jukil de Los Andes, por isso tb que fechei com eles. Tentei achar aqui o valor nas minhas anotações e achei somente de uma agência , queriam U$25 por pessoa para o tour das estrelas.

Uma coisa... em época de lua cheia, a lua fica grandona, então ela ofusca as estrelas, o que dificulta ter aquela visão do céu todo pretinho e lotado de constelações, eu tive de fazer uma escolha difícil entre 2 sonhos, salar espelhado ou salar estrelado. A indicação para o salar espelhado e seguro: era final de março, bem na lua cheia. Salar estrelado: no começo de março, época que poderia estar mta chuva mais inseguro o trajeto, o salar sujo marrom de terra por conta dos ventos fortes das tempestades, porém lua não iria ofuscar as estrelas,e seria lindo o céu!. Bom, optei pela segurança e mais chance de salar espelhado, deu certo, porém a lua estava grandona e meio nublado na noite do tour das estrelas, não vi o céu estreladasso, mas vi o reflexo da lua no salar, e o nascer do sol mais lindo da minha vida.

A agência nos pegou no hotel Luna Salada as 3am, para ver noite e amanhecer no salar, maior frio da vida, --5C ~ -7C. Emprestam bota para não molhar os nossos calçados, é congelante, fui com todas as roupas que eu tinha. Mas vale muitissississimo a pena pq é lindo demais. Depois nos devolveram no hotel por volta das 7h para tomarmos café da manhã e nos prepararmos para o 2dia de tour. Recomendo!!! seja com qqr fase da lua ou da chuva!! é lindo demais esse lugar!!

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 25/04/2019 em 16:56, LeleMori disse:

 Olá pessoal, fui para Bolívia mês passado (março 2019), país que me muito me surpreendeu e me encantou, não vou relatar o dia a dia da viagem, dos passeios, essas coisas, pois acaba ficando muito parecido com os relatos que já temos na web, e que nos motivam a ir a esse país tão espetacular, agradeço muito a quem o faz! Por causa de relatos detalhados como estes que acabei indo e me apaixonando pela Bolívia e pelos bolivianos.

Trago algumas dicas que acho importante compartilhar com quem pretende ir à Bolívia. Eu fiz a viagem com um pouco mais de “frescurinhas” (por ex. tour privado no Uyuni, hospedagem em hotéis, fui com a hermana e a mamys, que já não é tão moça assim... (66anos), tem saúde e disposição ótimas, e artrose nos joelhos =/ ...  ela não merece passar aperto né?!... por isso tour privado e hotéis, então, vejam,  tiozões e tiazonas de plantão, podem ir tranquilis que não passarão perrengue! Eu garanto! Ou então vcs, que assim como eu e minha irmã, nos propusemos a uma vez por ano (as vzs duas qdo dá), garantir boas recordações e aventuras junto com a pessoa mais importante da vida e que tanto se dedicou a nós, podem levar sua mãe, seu pai, tios ou até avós para a Bolívia, garanto que vão adorar!

Bom, vamos lá!

Ficamos 15 dias na Bolívia =  La Paz-Copacabana-Isla del Sol-Uyuni.

Vôo: Fomos com a Boliviana de Aviación - BoA, estatal boliviana e maior companhia aérea do país, site esquisito, não funciona direito, não consegui comprar pelo site com cartão de crédito, acabei comprando por telefone/email e depósito em conta, enviam no corpo do email o que seria o cartão de embarque todo mal formatado. Estranho?!... Muito!... Mas funciona bem.

Pelas minhas pesquisas foi o melhor preço, e principalmente, menor tempo para chegar a La Paz, pois com as outras companhias aéreas que partem do Brasil teríamos de fazer longas conexões no Chile ou Peru e um tempo ridículo para chegar até LP (14h...18h).

Não tem entretenimento a bordo, nem o app funciona. Tem lanchinho (pão com presunto e queijo, refris, suco, etc. snacks de frutas secas). Equipe atenciosa e muito rigorosa com relação à segurança, se vc se sentar na saída de emergência, será alertado de como agir em caso de acidente, não deixam que coloque nada nos assentos e chão nessa parte do avião, se vc tirar a blusa, imediatamente a equipe de bordo guardam no compartimento de mala de mão. Ou então, eles te convidam a se retirar desse assento. No meu vôo de volta havia chineses que não entendiam espanhol, a equipe retirou os chineses da saída de emergência, realocaram em outro assento, eu nunca tinha visto isso em outros voos. Achei muito prudente.

 Aeronave antiga, com espaço maior do que as comuns do Brasil. Pontual. E praticamente só tinha boliviano voando.

Preço: Pagamos em torno de R$1300 por pessoa. São Paulo – Cochabamba- La Paz (El Alto).

Tempo: São Paulo – Cochabamba: voo aprox.3horas, é o aeroporto internacional onde vc faz a imigração.(imigr.+espera = +-1h)

Cochabamba – La Paz (aeroporto em El Alto, distrito de LP): voo 1hora.

Táxi do aeroporto até centro de LP = 75 bolivianos (+ - R$35). Peguem os táxis oficiais na saída do aeroporto (táxi “Aeropuerto”).

Câmbio: Havia lido que as casas de câmbio do centro de LP (região da Sagarnaga, Plaza San Francisco) eram melhores, sóquenão. Estavam com mesmo preço ou piores do que do aeroporto de El Alto. Casa de cambio do aeroporto R$ 1 : Bs 1,70, centro R$ 1 : Bs 1,60.

Moeda: Fácil trocar Real, no aeroporto e no centro de LP. Levei Real para “viver”, e dólares para pagar o tour Uyuni (previamente contratado) e hotéis.

Altitude: tema é sério. Não sou médica, não posso prescrever nada e nem me responsabilizo =]... Mas li e fiz o que li por conta e risco (já tínhamos tomado qdo fomos a Cusco e deu certo, então tomamos de novo).

Tomamos Diamox, meio comprimido (250mg/2 = 125mg) a cada 8horas 2 dias antes de embarcar e por 3 dias depois que chegamos. É baratinho, +-R$15. Comprei pela net, mas qqr farmácia vende. Tem efeitos colaterais estranhos, formigamento na boca, dedos, pés... Sensação de borbulhamento...mutcho loko! Reitero que não me responsabilizo, nem estou recomendando. Só estou relatando o que fiz e deu certo. E deu certo mesmo, nenhuma de nós teve problemas sérios com a altitude, só uma leve falta de ar, leve dor de cabeça, leve cagan.., mas só após algum esforço maior, comer demais ou tipo carregar mochila pesada na subida correndo pra pegar buso, e lá tem subida hein! A altitude é foids mesmo! E sentimos essas coisas leves mesmo depois de estar um tempo “aclimatadas já” (8.. 10 dias..) E confesso que me preocupei com altitude, pois moramos no litoral na altitude zero, e de repente chegar no aeroporto de El Alto 4010m, LP 3640m e no tour do Uyuni 4900m!!dá medo de dar ruim né!

Muita água, chá de coca (todo dia) e folhas de coca para mascar, ow plantinha milagrosa essa! Ficamos de boa! Nada atrapalhou a viagem, deu tudo certo! (ah minha mãe tem hipertensão, controlada com remédios e ficou bem! Até melhor que eu! Ela faz exercício regularmente, está com a saúde em dia).

Hospedagem em La Paz: Ficamos no hotel Glória, no centro, bem pertinho da zona turística, tudo acessível a pé, de início a região pode assustar pq parece o Parque Dom Pedro/25 de março em sampa, mas muito mais seguro. Bom pq tem tudo perto. Hotel muito antigo, mas tudo funciona. Tem casa de câmbio no próprio hotel, que funciona horário comercial, mas não estavam aceitando real.

Comida: Choripán da doña Elvira, Mercado Lanza,+ - Bs 8 = R$ +-4,00 popularzão, vc senta num banquinho baixinho no corredor ou nas mesinhas comunitárias grudando cotovelo com vizinho. O lanche é delicioso! E a experiência única!kakakaka

Pollo Copacabana, frango frito delicioso, não lembro preço, mas sai barato.

Levei uma caneca, jarra, leiteira, não sei como vc chama, e um “rabo quente”, que é aqueles ferros elétricos de ferver água, quebrou o galho pra fazer uns cupnoodles, chá de coca e ovo cozido. Nos salvou várias noites geladas! Ah, se for levar tb, não esqueça de levar uns 2 pregadores de madeira pra qdo vc tirar o troço quente da água, vc prender os pregadores de forma que o ferro quente não queime/rache a pia, mesa. ;)

Voltagem e tomadas: Bolívia é 220V e as tomadas são parecidas com as daqui, não tive problemas para carregar celular nem ligar o rabo quente. Elas são um pouco frouxas, mas com jeitinho funciona. Não usei os adaptadores que levei.

 

Copacabana/Isla del Sol

Ônibus La Paz – Copacabana:

Li algumas pessoas indicarem comprar o buso para Copacabana com a Diana Tours na Calle Sagarnaga, pois ele passa pelos hotéis do centro e economizaríamos com taxi até rodoviária. Então fui até a agência ver (é uma subidinha essa Sagarnaga hein) e uma mulher muito chata nos atendeu, disse que seria Bs45 por pessoa.

Como eu queria ver o buso para Oruro (já falarei sobre), fomos até a rodoviária (terminal de autobuses, calle Peru). Na rodoviária existe guichê Diana tours tb, e custa mais barato Bs30 e passa nos hotéis do centro tb! Só que Bs15 a menos que da mulher chata (pensa aí 15 x 3pessoas = 45, já mais do que uma passagem!). E a mulher era bem mais legal! Comprei, claro! Pode comprar antecipado. E deu tudo certo, foram nos buscar por volta das 7h30 em nosso hotel.

 

Hospedagem em Copacabana: Ficamos no Hotel Las Olas (frescurinha hehehe mas já explico) lindo, arquitetura inovadora, não tem café da manhã, mas tem cozinha equipada, café, chá, sal, azeite, vinagre. É ótimo! E lindo!

Eu sabia que minha mãe não conseguiria subir o Cerro Calvário, pois vi no streetview e é terrível, calvário mesmo!kk... Então um hotel legalzão com vista espetacular para o Titicaca, pra véia ficar lá curtindo enquanto eu e minha irmã subíamos.

Eles dizem que a subida é uns 40min. Mas levamos umas 2horas kakaka... Pq tem que ficar parando pra descansar, por causa da altitude. Cheio de pedra, caminho irregular, escorrega um pouco dependendo do calçado. Mas é linda a vista! vale a pena!

Se vc quiser ficar lá em cima até por do sol/escurecer, leve lanterna, lanterna de vdd, não do celular, pq na hora de descer, pra cair e meter o cel nas pedras é bem fácil.

P_20190316_173142.thumb.jpg.4eb4625ef6528b1badfb6895fa3f29a5.jpg

 

Isla del Sol

Compramos os boletos para pegar o barco para Isla del Sol na hora mesmo, não precisa comprar antecipado. Mas claro, chegamos um pouco mais cedo. Os barcos saem 8h ou 8h30, não me lembro exatamente a hora...

Ficamos hospedados logo aonde chegam os barcos, no Hostal Phaxsi. A maioria fala que vale a pena ficar hospedado em hotéis no topo da Isla para ver o por do sol e talz....mas achei mais negócio ficar embaixo na chegada/saída dos barcos, pq a gente podia deixar a mochila e subir leve até o topo, e no dia seguinte os barcos saem as 10h/10h30 para Copacabana, e o buso de Copacabana a LP sai as 13h30, e daí não teríamos que tomar café da manhã correndo e descer correndo para não perder o barco.

A subida é tensa. Com a altitude cansa muito, tivemos de parar várias vezes para descansar. O caminho é de pedras, e de manhã ficam molhadas por causa da umidade, orvalho. E um detalhe, o transporte de mercadorias para os hotéis do topo é feito no final da tarde por burros, eles sobem e descem várias vezes com água, comida, etc para abastecer os hotéis e a comunidade. E aí que fica cheio de cocô de burro, meio escorregadio sabe? vendo isso, tive certeza que foi uma boa ideia ficar hospedado embaixo, pois minha mãe tem artrose nos joelhos e poderia levar uma eternidade para descer, e gente poderia não chegar a tempo de pegar o barco.

Bom, então passamos o dia explorando a Isla, subimos tranquilamente leves, e descemos no nosso tempo para dormir no Hostal. A vista lá de cima é espetacularmente maravilhosa!!

Detalhe, a intenção era almoçar no restaurante mto bem recomendado “Las Velas”, é difícil de achar, fica no meio da floresta qse no topo, puta sacrifício para chegar lá, e tava fechado. Era domingo. =/, no Google dizia estar aberto... Não almoçamos neste dia. Acabamos jantando no Hostal Phaxsi mesmo, mto boa comida!

Lembrem-se que quase tudo na Isla del Sol, é gerido pela própria comunidade, então não seja chato e exigente demais! o hostal que fiquei, é de uma família e cada um exerce uma função lá, a mãe cozinha, a filha limpa, a neta serve, etc. Gostei  muito!

 

Uyuni – Bus até Oruro + trem até Uyuni

Aqui foi a maior economia que fizemos e com esplendor!

LP até Uyuni

Vc já deve ter lido que tem voo desde LP até Uyuni, é caro mas chega em 1hora.

Bus noturno desde LP a Uyuni, barateza, dizem que chacoalha demais, a estrada é horrível e parece que vai morrer kkk. E sai de LP de noite e chega 4h da manhã em Uyuni, frio da pêga!

E bus+trem. Fui. Recomendo fortemente!

Bus de LP até Oruro: Tinha lido recomendação da Trans Naser, então fomos nela. Sai da rodoviária de LP (terminal de autobuses), não vende antecipado, chega na hora e compra, tem saídas desde cedo, tirei uma fotinho. No terminal de autobuses, tem que pagar uma taxa de uso do terminal, acho que Bs1,50, existe guichê mas vem uma pessoa cobrar no ônibus o ticket de uso, qqr coisa dá pra pagar pra essa pessoa tb.

O bus de LP a Oruro custa Bs20, R$+-10. Leva umas 4h. Pegamos das 7h30 chegamos em Oruro por volta das 11h30. Daí pegamos taxi até a estação de trens de Oruro.

P_20190314_114342.thumb.jpg.e7f1106b79c9c5e149b6da200d916b07.jpg

Trem Expreso del Sur -Ferroviaria Andina, de Oruro a Uyuni

Existem 2 trens que vão e voltam de Oruro até Uyuni em dias distintos, Wara Wara e Expreso del Sur. Li recomendações boas do Expreso del Sur, então fomos com ele.

Expreso del Sur:  sai de Oruro  de terça feira, às 14h30, chega em Uyuni 21h20/Sai de Uyuni de sábado 23h52, chega em Oruro 7h00.

Preço: Fui na classe executiva, Bs120 (+- R$60), (ida Bs120 + Bs120 volta).

Comprei as passagens do Brasil através do site TicketsBolivia, funciona, deu tudo certo, respondem as dúvidas pelo whatsapp, mto simpáticos, um pouco antes da viagem solicitei, que os assentos fossem juntos e do lado esquerdo do trem, pois não bate sol na cara e vc pode desfrutar a paisagem sem ter de fechar janela. Fomos na classe executiva, que é a “chic”, tem classe mais barata que isso, mas acho que não vale a pena, pq a classe “chic” sai barato tb. Tem acesso ao vagão restaurante (almoçamos a preço bem justo, não me lembro, mas é barato), é climatizado, assento reclina bastante, ganha lanchinho, banheiro limpo, tv com filmes piratas rsrsrsrs...sério!.. de noite na volta, cobertor e travesseiro. Muito confortável!

As paisagens ao longo da viagem, que é longa, são lindas! Vale muito a pena, vc vê todo o altiplano boliviano, plantações de quinoa de todas as cores, casas típicas dos agricultores bolivianos. Valeu muito a pena! Ainda mais pra nós brasileiros que não temos ferrovias para poder viajar! Muitos falam que as paisagens do trem que leva até Machu Picchu são lindas e talz, mas eu achei parecido com Brasil, florestas verdes  e talz, além de ser o olho da cara né! Essa viagem de trem até Uyuni dá de 100 x 0! É muito bonita, barata, confortável, diferente! Já fica sendo um passeio, valeu a pena!

Na volta, como o trem parte a noite, eles perguntam se queremos luz acesa ou descansar, todos quiseram dormir, nos deram cobertor, travesseiro e lanchinho, tem aquecimento. Dormi bem.

Engraçado que SÓ tinha orientais, na maioria japoneses, temos descendência japa tb, então nos camuflamos com a galera kakakkaka...Mas fico pensando, tive dificuldade em achar informação aqui no Brasil nos blogs, sites de viagem sobre essa viagem de bus+ trem, mas vi que na Ásia parece ser bem difundido...ou será que asiáticos e descendentes que gostam desse tipo de viagem? Por isso eu tava lá tb? Rsrsrssrs... =D

P_20190319_154938.thumb.jpg.a2e6eae077c0b71f16ee7b658f997cce.jpg

P_20190319_181546.thumb.jpg.b3a01f6313af1eb03f6d7f73aad2eada.jpg

 

Tour Privado Uyuni

Pesquisei muito sobre tour do Uyuni. Li vários relatos de perrengues em tours compartilhados, hospedagens desconfortáveis, sem água quente, 1 banheiro para 20 pessoas, camas sujas, 1 tomada só, roubo de celular enquanto recarregava bateria, motoristas bêbados, etc.

Por ser um lugar de extremos e inóspito, descansar bem é fundamental para não passar mal, e o guia ser bacana faz a diferença, pq se passam 3 dias inteiros com ele né...Então decidi fazer o tour privado com conforto. Mandei email pra todas as agências que achei no Google. Dica, mande em espanhol, mesmo que seja do Google translate, eles respondem. Em português, sem sucesso.

Poucas agências fazem o tour privado com hospedagens em hotéis bons, Luna Salada (hotel feito de sal Maravilhosohhhh) e Tayka del Desierto (hotel no meio do nada, a 4900m de alt., excelente!). Bom, contratei Jukil de los Andes, Hector é o dono, solicitei que ele mesmo fosse nosso guia, ele aceitou, aí não teria como dar ruim né! Troquei mtos e-mails, whatsapp com ele, até fechar, ele responde prontamente, mto atencioso! Meu sonho era ver o salar espelhado, então teria de ir no verão, época de chuvas. Mas vi que janeiro e fevereiro chovem demais, e as vzs não dá pra fazer o tour todo.

Pedi para o Héctor dica da melhor época de ver o salar espelhado, e ele me indicou mês de março, do meio pro final, pq as chuvas são menos intensas e ainda tem uma quantidade legal de água para formar o espelho, mas como é natureza, corre o risco de não ser como o planejado. Meu sonho tb era ver o céu todo estrelado, que nem nas fotos do Google, mas, tive de escolher, no final de março seria lua cheia, o que ofusca as estrelas, mas era época de menos chuva, e tinha chance de ver o salar espelhado e poder fazer o tour completo de 3 dias e 2 noites. Então já sabia que não veria as estrelas todas, mas poderia ver uma lua gigante.

AH!! detalhe, que eu quis fazer o tour astronômico tb, poucas agências fazem. As que faziam, quiseram me cobrar a parte. Jukil de los Andes, não acrescentou nenhum dólar a mais.

Sobre o tour astronômico, Hector mandou outro guia para nos buscar no hotel Luna Salada (primeira noite) as 03h30 da manhã, para vermos o céu estrelado e nascer do sol. Ele iria dormir até mais tarde, e nos pegar as 9h da manhã para dar continuidade ao tour de 3D2N, precisava estar descansado para dirigir com atenção. Achei bastante cauteloso!

Não vimos estrelas como nas fotos do Google, já sabia que ia ser assim =/, mas vimos o nascer do sol mais espetacular e inesquecível da vida! Com o salar espelhado, lindamente perfeito! Valeu mto a pena passar o friozasso de -5°C, -7°C, isso memo! Abaixo de zero, no verão! Foi lindo! Inesquecível!!!

Banheiro durante o tour de 3D: acredito que por ter sido privado, o almoço era feito em comedores mantidos por alguma família como modo de subsistência, são casinhas no meio do deserto com mesa, cadeiras, banheiros pagos (Bs1, Bs 2), bem bonzinhos até! Já li relatos que as pessoas tinham de fazer as necessidades no modo natural...

 Não passamos aperto em nenhum momento.

P_20190320_162546_vHDR_Auto.thumb.jpg.aadab9abced3105b06fa5e62da5742b4.jpg

 

 

P_20190321_062430_vHDR_Auto.thumb.jpg.335457e976242db3db0845763963ea08.jpg

P_20190321_062455_vHDR_Auto.thumb.jpg.da5304022df29a121868831dd0b8d643.jpg

Bom e quanto custou?

 Tour privado, 3D2N, Hospedagens nos melhores hotéis da região (Luna Salada+Tayka), tour astronômico, todas as refeições inclusas, = U$1200 para as 3 pessoas.

Achei bom o valor, foi o melhor que achei de todas as agências que faziam privado com hotéis de boa categoria.

Reservei o tour com 3 meses de antecedência, pois os hotéis são bem concorridos, para isso tive de depositar 40% do valor total do tour. Fiz a transferência pelo app da Western Union para o Hector, a taxa era muuuuito mais barata do que se eu fosse em uma agência e bem fácil de fazer.

E quanto gastamos no total da viagem?

Bom foram 15 dias no total. (La Paz+Copacabana+Isla del Sol+Uyuni)

Voo + Hospedagem em hotéis/hostal + Seguro viagem + tour privado Uyuni + dinheiro pra viver (alimentação, transporte, lembrancinhas mil) = R$5823 por pessoa.

*Obs* R$5823 mas compramos mtas bobeirinhas, mtas mesmo, bolsas, mochilas, caderninhos, carteiras, chocolates...o artesanato é mto barato em La Paz, e dá vontade de comprar tudo, e de comprar para ajudar também, pq tem mtas senhorinhas idosas vendendo. Então se vc não for “das compras” dá pra ser bem menos o valor gasto. ;)

 

Isso aí pessoal! Se quiserem perguntar alguma coisa, deixo aqui meu ctto:

(aproveitem enquanto eu ainda lembro kakakaka)

le.moriyama@gmail.com

 

Abraço!e boa viagem!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...