Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Entre para seguir isso  
rubens.manoel

Moscou, São Petesburgo, Tallinn e Helsinque OUT/2019

Posts Recomendados

RELATO DE VIAGEM

Em outubro/2019 realizei uma viagem por uma região pouco explorada pelos brasileiros na Europa. Como tinha poucos dias de férias, o roteiro foi enxuto mas acho que fiquei tempo suficiente em cada cidade.

ROTEIRO

São Petersburgo (Rússia) 3 dias

Helsinque (Finlândia) 2 dias

Tallinn (Estônia) 2 dias

Moscou (Rússia) 3 dias

Caso tenha mais dias é fácil incluir Riga (Letônia) 2 dias e Estocolmo (Suécia) 3 dias

Como eu voei de Swiss peguei um stopover em Zurique e aproveitei para conhecer a cidade

Outubro já faz bastante frio na região (peguei temperaturas na faixa de 0 a 10 graus), então sugiro fazer esse roteiro até setembro (caso o frio seja um problema para você)

Eu gostei muito de todas as cidades, cada uma tem uma pegada diferente. Acredito que a mais dispensável seria Helsinque e a mais imperdível Moscou.

CUSTOS

Gastei aproximadamente R$6000 em toda a viagem (incluindo a passagem aérea que paguei R$2050 voando ida São Paulo – São Petersburgo (com stopover em Zurique) e volta Moscou – São Paulo (conexão em Zurique)

Me hospedei em hostel em todas as cidades, o que torna a viagem mais econômica.

Os deslocamentos entre cidades comprei antecipadamente, pois os preços costumam subir se deixar para comprar muito perto (ou na hora).

O deslocamento entre São Petersburgo – Helsinque fiz de trem (paisagens lindas na região da Carélia do Sul) pagando 29 euros indo com o TAV Allegro

O deslocamento entre Helsinque – Tallinn realizei de ferry cruzando o golfo da Finlândia (embarcação super moderna) pagando 29 euros indo com a Tallink (tem outras empresas que realizam o trajeto)

O deslocamento entre Tallinn – Moscou realizei de avião voando pela Aeroflot pagando 140 dólares (com uma bagagem despachada)

Eu levei apenas euro (moeda corrente na Finlândia e Estônia) e troquei por rublos para usar na Rússia.

Nas próximas mensagens irei detalhar um pouco sobre cada uma das cidades que visitei:

• Vou acompanhar! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

São Petersburgo

A minha primeira parada foi na cidade mais europeia da Rússia onde as pessoas tem a mente um pouco mais aberta.

Chegando pelo aeroporto de Pulkovo há opção de pegar táxi, Yandex (Uber da Rússia) ou ônibus municipal que custa 50 rublos (aprox. R$3,50).

Como sou mochileiro pobre 😅 escolhi a opção mais barata já que os ônibus aceitam pagamento em cartão de crédito ou cash (não aceitam euros). Eu acabei passando um perrengue, pois meu cartão não passou e eu só tinha euro. A cobradora queria que eu descesse na rodovia, minha sorte foi que um russo gente boa pagou minha passagem. Então, mesmo com a péssima cotação do aeroporto, você deve ter um pouco de rublos caso for escolher essa opção.

É necessário pegar o bus K39 ou 39EX que partem do aeroporto até a estação de metrô Moskovskaya/Московская (todo mundo desce então não precisa ter medo de passar direto).

O sistema de metrô abrange bem a cidade e é melhor forma de se deslocar, sugiro que se hospede nas proximidades da Avenida Nevsky entre as estações Gostinyy dvor e Admiralteyskaya, assim estará perto dos principais pontos turísticos e com diversas opções de restaurantes.

Principais passeios:

PALACE SQUARE E ARREDORES:

Praça onde está o Museu Hermitage e Alaxander Column é um bom ponto inicial para seu passeio. É possível conhecer diversos outros pontos turísticos caminhando.

A Basílica do Sangue Derramado (entrada 350 rublos) fica próxima e recomendo a entrada para admirar as pinturas na parede. Nos arredores estão o Summer Garden (um lindo parque) e o Shadow Museum, um museu em que as obras são sombras feitas a partir de objetos e obras de arte (entrada 350 rublos). A Catedral de Cazã e o Museu Russo são outras duas opções que podem ser incluídas.

PETERHOF: A minha experiência não foi tão boa neste local.

Como viajo em modo econômico achei o preço de entrada extremamente desproporcional. Para acessar somente a área externa - jardins custa 900 rublos, já para acessar a parte interna custa mais 1000 rublos.

A única forma que pude economizar foi utilizar transporte público para chegar até o local. Peguei o metrô até a estação Avtovo (que é a mais linda da cidade) e na saída da estação (no outro lado da rua) partem as vans para Petrhof pelo preço de 70 rublos (é só avisar ao motorista que quer descer no palácio Peterhof.

Choveu muito no dia e atrapalhou muito o passeio pelos jardins, então se você viaja no modo econômico ou se o clima estiver meio estranho sugiro escolher algum outro passeio pela cidade de São Petersburgo mesmo

Passeios alternativos:

O Museu da Vodka é bem simples (na verdade é um anexo de um restaurante), mas como nós brasileiros adoramos essas coisas acho que vale a pena. É ir lá após visitar a Catedral de São Isaac pois fica bem perto.

Estações de Metro: São Petersburgo e Moscou possuem belíssimas estações de metrô conhecidas como Palácio do Povo que foram construídas durante o regime comunista. As estações mais lindas que visitei foram Avtovo, Narvskaya, Kirovsky Zavod e Pushkinskaya.

Annenkirche: Igreja luterana abandonada que foi transformada em um espaço cultural (gratuita a entrada). Muito interessante, recomendo.

Cafés soviéticos: Por mais que hoje sejam extremamente turísticos, vale a pena visitar algum café soviético em um porão. Eu fui ao Dachniki que fica bem acessível na Av. Necsky Prospect.

No geral minha impressão por St Peter foi ótima. É uma cidade segura, com linda arquitetura e com pessoas sociáveis (dentro do padrão russo haha)

IMG_0326.jpg

IMG_0381.jpg

IMG_0390.jpg

IMG_0434.jpg

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso  

• Criar Novo...