Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • 2 anos depois...
  • Membros

Pesquisando sobre linhas de ônibus surburbanas, achei este ótimo tópico aqui. As vezes o algoritmo nos trás boas coisas.

Assim como você, também já fiz algumas destas viagens, inclusive a trabalho. São elas:

- Cotia a Piedade: Tenho clientes em Ibiúna e resido na Oeste da RMSP. Atualmente (2022), o tempo de viagem é de aprox. 1h devido a recente duplicação da rodovia Bunjiro Nakao. O preço da passagem é em torno de $ 8 (menos, mas estou jogando para cima só por segurança). A paisagem é confusa, mas os destinos são legais. Existem mais horários para Ibiúna do que para Piedade. No entanto, é fácil achar os horários, tem até grupo da empresa no Facebook.

- Cotia a São Roque: É uma linha remanescente das linhas da viação Nossa Senhora da Ponte e Expresso Regional. A linha ficou um tempo com a Piracicabana, hoje nas mãos do Grupo Vida (Danúbio Azul / Viação Bragança). O preço é similar ao Cotia a Piedade, e ele segue a Raposo Tavares pela serrinha de São Roque. Vale a pena se vem de São Paulo até Cotia de ônibus partindo de Pinheiros.

- Itapevi a São Roque: outra linha similar ao de cima. É uma das linhas mais movimentadas da região, dado que ela substitui a ligação que existia anteriormente de São Roque a São Paulo por trem. A linha é mais barata, em torno de $ 6,00. A paisagem é modesta. Se é fã de transporte público e história, você pode variar a linha parando em locais onde haviam estações ativas, agora resguardadas pela comunidade, como São João Novo e Mailasky.

- Itapevi a Araçariguama: terceira linha do pacote citado acima. Tem menos horários e pelas regras da Artesp, na verdade seria uma linha variante da Itapevi a São Roque passando por Araçariguama, porém esta linha faz apenas "meia viagem" pelas tais regras. Preço similar a anterior citada acima, o ônibus faz literalmente um trajeto "off road", seguindo por estradas de terra entre Itapevi, Santana do Parnaíba e Araçariguama. Se quiser, pode descer em um ponto e ir a pé até a Pedreira da Votorantim.  É um trajeto onde passam romeiros também, diga-se.

- São Roque à Pirapora do Bom Jesus: última linha deste mesmo pacote citado. Tem apenas dois horários: um de manhã e outro de noite. Provavelmente uma linha "cumpre tabela" para as operações da Danúbio / Vida na região.

Como moro próximo a estas linhas de cima, então posso dizer que já peguei elas mais vezes.

- Mogi das Cruzes à Jacareí: faz um bom tempo que peguei ela (creio que a última vez foi nas eleições de 2020). Ela tem duas variantes salvo engano (uma que vai por Guararema, outra que vai pela Dutra, tenho que rever se houve mudanças). A partir de Jacareí, dá para ir para São José dos Campos e outras cidades ao redor. Vale pela visita a antiga estação de trem de Jacareí que fica próxima ao centro da cidade. A rodoviária de Jacareí, no entanto, é um pouco mais longe do centro. Atente-se a isso.

- Atibaia a Mairiporã: creio que fiz ela em 2021. Vale se quiser tentar baratear a viagem, ou se chegar atrasado na rodoviária, dado que esta linha tem mais horários que a Atibaia à São Paulo. Falo da Linha Suburbana, diga-se.

- CAMPINAS a Bragança Paulista: na verdade ela é a primeira que fiz, fazendo em seguida de Bragança Paulista até Atibaia, e depois de Atibaia até Mairiporã. É uma linha longa, mas é um caminho legal para ser feito. A recém duplicada rodovia que liga os dois municípios agiliza a viagem. (aviso de edição: eu tinha originalmente escrito Jundiaí no lugar de Campinas).

Existia antigamente a linha Itu a Pirapora do Bom Jesus, mas soube que ela infelizmente foi desativada. Depois preciso saber como pedir para a Artesp estas informações, e quem sabe até ajudar em alguma forma de alimentar uma base de informações com estas linhas.

Editado por VagLigeiro
  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Também ocorre com Cajamar e 2 bairros de Santana de Parnaíba (Fazendinha e Colinas do Anhanguera) que tem uma ligação suburbana intermunicipal suburbana até Jundiaí, passado pelos bairros de Polvilho, Centro de Cajamar e Jordanésia, operada pela Rápido Campinas, a mesma que opera entre as cidades da região de Jundiaí e Sorocaba, além de uma linha que partem de Jordanésia e de Franco da Rocha (passando por Francisco Morato), que seguem o mesmo caminho a partir do km 39 da Rodovia Anhanguera; enquanto em Pirapora do Bom Jesus, uma linha suburbana que liga 3 cidades de diferentes regiões (Zona Oeste Metropolitana de São Paulo, Jundiaí e Região Metropolitana de Sorocaba), denominada como linha 270 - Pirapora/Itu , passando pela estrada dos Romeiros e Cabreúva (região de Jundiaí), operadas pelas Viação Itu e Avante (Grupo Belarmino).

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Soube que a linha Itu - Pirapora era ilegal, então a ARTESP foi lá e retirou ela, isso já tem alguns anos. No entanto, existe uma municipal de Cabreúva que passa no centro de Pirapora, em um horário do final da tarde. Mas preciso confirmar, pois até onde sei (Abril/2022), existe uma linha municipal de Cabreúva que vai a divisa com Pirapora, na Estrada dos Romeiros, e uma municipal de Itu que passa no centro de Cabreúva. 

Outra linha que não comentei, mas que está em operação, é a 9539 Mairiporã (Terminal Siguemi Ayacida) x Nazaré Paulista (Rodoviária), via Estrada do Rio Acima. A tarifa ta R$6,50 e opera de Segunda a Sábado em dois horários na ida e outros dois na volta.

Lá na rodoviária de Nazaré, sai uma suburbana para Atibaia, e duas rodoviárias, uma para o terminal estudantes, em Mogi das Cruzes (via Igaratá e Arujá), custando mais ou menos 35 reais e outra para Guarulhos (Rodoviária/Estação CECAP CPTM), que vai pela Estrada Guarulhos-Nazaré, passando pelo bairro Tapera Grande que cruza Mairiporã/Guarulhos, custando mais ou menos 20 reais. As paisagens ali são maravilhosas. Só tem um problema aí, a linha rodoviária para Mogi das Cruzes não coincide com o horário da suburbana para Mairiporã.

Uma novidade, sobre a aventura para a Serra do Cafezal, em Miracatu, se der tempo de pegar a linha na parte da manhã lá em Juquitiba (agora que não tem mais a linha da EMTU saindo do Tietê), descendo na divisa entre Juquitiba x Miracatu, no bairro do Engano em Miracatu ou mesmo no ponto final lá no Graal, tem uma linha municipal de Miracatu (Bairro do Engano x Rodoviária) que te leva até a rodoviária, e de lá sendo possível pegar as suburbanas do Vale do Ribeira (principalmente Registro x Eldorado ou Registro x Cajati/Barra do Turvo). A passagem, chutando por alto, esta quase 5 reais, senão um pouco mais.

Deixo aqui um mapa (no qual preciso atualizar com mais coisas) com bastante linhas que já andei por aí no Estado, no qual coloquei algumas num canal do YouTube que criei chamado "Linhas de Ônibus": https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1_xVaY0dkQJ3pulg4uXuiTUvXFumz58Js&usp=sharing

P.S.: Se alguém saber uma rota de linha suburbana interessante, posso incluir no mapa.

 

 

Editado por edu_edu
correção de português e inclusão de mais informações.
  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros
Em 04/04/2022 em 23:30, magnunigo disse:

Também ocorre com Cajamar e 2 bairros de Santana de Parnaíba (Fazendinha e Colinas do Anhanguera) que tem uma ligação suburbana intermunicipal suburbana até Jundiaí, passado pelos bairros de Polvilho, Centro de Cajamar e Jordanésia, operada pela Rápido Campinas,

Já a usei também. Ela tem vários horários (creio que está na média de a cada 1 ou 2 horas de semana, a cada 3 horas ou mais de fim de semana). Está na faixa de 6 $ e é bom só para quem não quer dar muita volta de trem caso esteja em um dos pontos principais.

5 horas atrás, edu_edu disse:

Soube que a linha Itu - Pirapora era ilegal, então a ARTESP foi lá e retirou ela, isso já tem alguns anos. No entanto, existe uma municipal de Cabreúva que passa no centro de Pirapora, em um horário do final da tarde. Mas preciso confirmar, pois até onde sei (Abril/2022), existe uma linha municipal de Cabreúva que vai a divisa com Pirapora, na Estrada dos Romeiros, e uma municipal de Itu que passa no centro de Cabreúva.

P.S.: Se alguém saber uma rota de linha suburbana interessante, posso incluir no mapa.

Sim, a linha Itu-Pirapora era operada pela muncipal de Itu, o que é irregular. O ideal era que a Artesp liberasse a linha, mas ao invés disso, retirou-a. Depois vejo se posso tentar fazer integração na divisa, mas com passagens mais caras hoje, é bem difícil.

Uma coisa que acho gozado é que poderia ser criada linhas variantes que fossem alternativas as formas principais que existem hoje. "Nada Impede" (note as aspas) que poderia ser criada uma linha Barueri - Itu por exemplo, ligando a estação de trem de Barueri à Itu pela Estrada dos Romeiros. Aí o porquê das aspas: como as formas de transporte hoje foram moldadas pelas empresas e pelas regiões metropolitanas, este tipo de atitude é ceifada.

E grato pela dica da Mairiporã - Nazaré, entra na lista de possibilidades.

Vai uma sugestão de rota aí?

- Itapevi à Itu via Araçariguama e Catarina Outlet: Pegar a linha ARTESP até Araçariguama, do centro de Araçariguama pegar o Mairinque - Outlet via São Roque (EMTU RM Sorocaba) e do Outlet para Terminal Cidade Nova (EMTU RM Sorocaba). É possível pegar linhas municipais de Araçariguama (gratuitos) até um certo ponto da viagem, mas corre risco de caminhar pela beira da Castelo (aconteceu comigo).

Variante desta linha: Linha ARTESP até São Roque ou municipal de Itapevi até Divisa de São Roque, municipal de São Roque até o Outlet (pode ser a partir da divisa de Itapevi caso municipal de Itapevi), e em seguida  Outlet para Cidade Nova pela EMTU.

  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
  • Membros
8 horas atrás, Crom disse:

Sobre essa linha que vai até Mogi das Cruzes, não sai mais barato pegar o trem(linha coral)? Ou o objetivo seria optar pelo ônibus mais para ver as paisagens do percurso?

O ônibus no caso é saindo da rodoviária de Nazaré Paulista, num horário do início da tarde. Serve como uma das opções de retorno a São Paulo. Outra linha que esqueci de mencionar por lá é para Jacareí, como parada da linha rodoviária Jacarei x Campinas (mas depende da demanda).

 

4 horas atrás, VagLigeiro disse:

Já a usei também. Ela tem vários horários (creio que está na média de a cada 1 ou 2 horas de semana, a cada 3 horas ou mais de fim de semana). Está na faixa de 6 $ e é bom só para quem não quer dar muita volta de trem caso esteja em um dos pontos principais.

Sim, a linha Itu-Pirapora era operada pela muncipal de Itu, o que é irregular. O ideal era que a Artesp liberasse a linha, mas ao invés disso, retirou-a. Depois vejo se posso tentar fazer integração na divisa, mas com passagens mais caras hoje, é bem difícil.

Uma coisa que acho gozado é que poderia ser criada linhas variantes que fossem alternativas as formas principais que existem hoje. "Nada Impede" (note as aspas) que poderia ser criada uma linha Barueri - Itu por exemplo, ligando a estação de trem de Barueri à Itu pela Estrada dos Romeiros. Aí o porquê das aspas: como as formas de transporte hoje foram moldadas pelas empresas e pelas regiões metropolitanas, este tipo de atitude é ceifada.

E grato pela dica da Mairiporã - Nazaré, entra na lista de possibilidades.

Vai uma sugestão de rota aí?

- Itapevi à Itu via Araçariguama e Catarina Outlet: Pegar a linha ARTESP até Araçariguama, do centro de Araçariguama pegar o Mairinque - Outlet via São Roque (EMTU RM Sorocaba) e do Outlet para Terminal Cidade Nova (EMTU RM Sorocaba). É possível pegar linhas municipais de Araçariguama (gratuitos) até um certo ponto da viagem, mas corre risco de caminhar pela beira da Castelo (aconteceu comigo).

Variante desta linha: Linha ARTESP até São Roque ou municipal de Itapevi até Divisa de São Roque, municipal de São Roque até o Outlet (pode ser a partir da divisa de Itapevi caso municipal de Itapevi), e em seguida  Outlet para Cidade Nova pela EMTU.

Realmente, poderíamos ter varias opções de integração entre as regiões metropolitanas do Estado, mas o interesse pelo lucro das empresas fala mais alto. Seria excelente uma opção de Barueri até Itu, mesmo sendo suburbana, pois não pegaria muito trânsito e ainda faria de Cabreúva uma cidade menos isolada. "Nada impediria" também uma linha entre as cidades vizinhas de São Bernardo do Campo (saindo do Riacho Grande) e Cubatão, nem precisaria ir ao centro, mas deixar no primeiro bairro depois da descida da serra, onde tem linha municipal e EMTU da RM da Baixada. Mas as únicas forma de ir ao litoral de forma mais barata, e ainda fazendo uma baita volta, são os caminhos via Miracatu OU indo por Salesópolis e pegando a linha rodoviária até Caraguatatuba (que sai de Santa Branca). 

Essa opção para Sorocaba a partir do Outlet eu desconhecia, pois sei que tem uma linha para Itu saindo de Araçariguama que deixa num terminal próximo a divisa com Sorocaba, e não no centro de Itu (o que é uma baita sacanagem).

Ainda preciso conhecer muitas suburbanas no interiorzão de São Paulo e fazer o mapeamento das linhas, pois já cansei de entrar em contato com a ARTESP via lei de acesso a informação para solicitar coisas básicas como itinerário. Isso quando eles não mandam ligar para a empresa que opera as linhas e esses questionarem o "porquê" quer saber dos itinerários. Foda.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

@edu_edu uma pergunta: você colabora com o Open Street Map? Pois queria ajudar neste mapeamento. (Sou enrolado, mas gostaria de contribuir).

Ah, Sim, a linha é até a divisa Itu / Sorocaba (Terminal Cidade Nova), não sabia que você já conhecia. Do Outlet sai os ônibus para Mairinque (EMTU Sorocaba), São Roque até São João Novo / Divisa de itapevi (Municipal São Roque - atualmente Jundiá) e Itu (até Cidade Nova, circular por bairros lindeiros à Castelo Branco, são duas linhas, ambas EMTU Sorocaba).

Editado por VagLigeiro
Ignorei um trecho - complementando.
Link para o comentário
  • Membros
Em 24/04/2022 em 00:34, VagLigeiro disse:

@edu_edu uma pergunta: você colabora com o Open Street Map? Pois queria ajudar neste mapeamento. (Sou enrolado, mas gostaria de contribuir).

Faz um bom tempo que não incluo informações lá. Lembro que para mapear linhas é necessário localizar todos os pontos de parada. Quem tem essas informações geralmente são as prefeituras dos municípios e/ou as empresas que operam as linhas municipais no geral. Então decidi criar meu próprio mapa pois meu interesse mesmo é o ponto inicial e final de cada linha, pois dá pra ter uma noção, mais ou menos, dos pontos de paradas e ver quais possíveis conexões. No fundo é só para alimentar o wanderlust impregnado em mim rsrs

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...