Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal,

O fórum sempre me ajudou demais em todas as viagens que havia feito e nunca fiz um relato, peço desculpas, mas dessa vez vou tentar contribuir como posso no roteiro que voltei recentemente.

LOGÍSTICA

GOL e Latam todas conhecem, sem muitas novidades.

A BOL (Boliviana de Aviacion) foi novidade para mim, achei OK, pontual, aviões igual a todos só que um pouco mais antigos, preço justo, só o check in que não consegui fazer online mas os guichês tinham vários funcionários e foram super rápidos.

image.png.321536b283e5a99bca7af4a4bbb87550.png

DICA: Perdi o voo de La paz - Uyuni (subestimei o trânsito de La Paz) a opção era remarcar (acho que 60 BOL de taxa, que é super barato) mas só tinha opção para o outro dia e iria atrapalhar meu planejamento. Fui conversando com várias pessoas no aeroporto e cheguei até um local onde saem os BUS (mas só tinha opção de tarde, e isso era 08 - 09 h da manhã) ou pegar as VANS (fica na mesma rua em quadras diferentes, não tem como não ovir pq os cara ficam gritando o destino). Então peguei uma VAN de La Paz -> Oruro (50 BOL - 2h trajeto) e Oruro - Uyuni (60 BOL - 3:30h tajeto), as VANS são dignas e bem novas mas super apertado e o trajeto tranquilo basicamente uma reta com estrada bem conservada. Esse local fica bem na saída do aeroporto, caminhadinha considerável mas peguei uma VAN de transporte oficial por 1,50 BOL que me deixou na rua de trás.

Foto da Van

image.png.6673a345c6d983b48152542ec9fb8c91.png 

 

HOSPEDAGEM

Pesquiso e fecho tudo pelo BOOKING tem outras opções mas eu já acostumei e eles me dão alguns descontos esporádicos. Já fechei tudo antes, apenas Uyuni que desenrolei na hora e foi tranquilo.

La Paz - Selina Hostel ( encurtador.com.br/chCGW ) - Localização boa com mercado, restaurante e farmácia bem próximo, possuem um restaurante/lanchonete que é bem bom e bem caro. Pegada deles é mais para galera que curte uma festa inclusive uma mini baladinha dentro do hostel, quartos e banheiros tudo ok.

O centro é uma caminhada considerável visto que estará na altitude mas isso depende de cada um, eu particularmente fui até o mercado das bruxas e mirador kili kili a pé pq curto andar para explorar a cidade. Custo x benefício eu recomendo.

Uyuni - Como era apenas uma noite fiquei num hotel bem barato (50BOL) que é bem zuadinho (não lembro nome e nem tem site), tem várias opções por todo canto, dá para chegar e procurar ou olhar no booking também.

San Pedro Atacama - Aji Verde Hostel ( encurtador.com.br/ejlop ) - Hostel bem diferente, gostei muito da estrutura e do ambiente único problema é que ficava longe do centro, nada impossível de caminhar mas no fim do dia após os passeios eu deixei de ir no centro à noite por cansaço. Se pudesse ficaria em algum local mais próximo da rua Caracoles que é onde tem tudo. Tem mercado próximo do hostel e um restaurante de bairro.

Santiago - Pariwana Hostel Santiago ( encurtador.com.br/rAHKY ) - Um dos hostels mais top que já fiquei, tudo nota 10 MAS se vc não gosta de farra/bagunça não vai gostar. Fica bem na região como se fosse a  Vila Madalena em SP, a Lapa no RJ, o Batel em Curitiba e assim por diante então a noite tem bastante barulho, se estiver indo para descansar, que não era meu caso, não vai conseguir. Mas tem TUDO perto, todos principais pontos turísticos da cidade estão próximos, mercado, restaurante tudo tudo próximo. 

 

CÂMBIO

Fiz um tópico exclusivo sobre o tema porque vejo que sempre tem muita dúvida e discussão sobre isso. A ideia foi tirar as fotos das cotações para tentar ajudar.

Sempre levo DOLAR, acho que no fim das contas vai ser sempre a melhor opção na maior parte das vezes. É aceito em qualquer lugar do mundo e terá menos dor de cabeça MAS poder variar dependendo do destino, dependendo da cotação entre outras situações.

Em Santa Cruz não sai do aeroporto então peguei só um pouco, no aeroporto de La Paz a cotação é melhor mas tem a pegadinha dos 20BOL de taxa, e na Calle Sagargana acredito que será a melhor opção, como eu estava no carnaval só tinha uma casa de câmbio aberta então com certeza não estava com a melhor cotação. Uyuni não tirei foto, não lembro o cotação mas em La Paz era melhor.

image.png.b88666ec1fea9cd285f57379c921c1d1.png

 

Em San Pedro do Atacama o câmbio era 810 dollar, 176 reais mas pergunta em todas pq tem uma do lado da outra que dá bastante diferença.

 

image.png.3a78926804758fd3ba27b6d5c7f722b1.png

 

Simulações 

image.png.900cacad7adf27f8972ff5ff93de831f.pngimage.png.57302199cddae826abd1634f236f28b6.png

 

 

DESTINOS 

Não vou postar as fotos dos passeios para não deixar muito longo o post, mas tem bastante coisa no meu insta ( @fahypolito ) caso queira ver. Vou focar em postar imagens úteis que da trip que não estão no insta.

DICA: Pode ser óbvio mas talvez alguém não tenha pensado nisso, pesquisa por hashtag no insta (caso não saiba segue foto abaixo) assim poderá ter ideias dos locais que irá visitar. Isso me ajudou bastante quando pesquisar o salar de uyuni para ter umas ideias para as fotos.

 

image.png.531ca705614806a3a8ae32cdc84545ab.png

 

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

DESTINOS

 

LA PAZ -  Cheguei no carnaval e para descer ao centro da cidade as ruas estavam fechadas então o taxista me deixou em uma das estações de teleférico, foi super tranquilo e barato. Fiz a Death Road que é sensacional/espetacular, como o próprio nome diz vc pode morrer, agora se seguir todas sa recomendações será bem tranquilo. Minha turma tinha 8 meninas eu e mais um rapaz, todo mundo desceu de boa e não teve nenhum problemas. Acho que paguei 350 BOL com a Altitude Travel. No mercado das bruxas é um bom lugar para comprar artesanatos muitas opções mas em Uyuni no começo do passeio também tem uma feirinha com preços mais acessíveis.

DICA: Não vale a pena economizar no role da BIKE então escolha uma agência confiável (tripadvisor tem várias agências com boas recomendações, eu usei a Altitude Travel e foi muito bom) e pegue uma bike com suspensão dupla seu rolê será muito muito melhor e mais seguro.

 

UYUNI - Terá MUITASSS agências na cidade, passeios saem todo dia entre 09h - 11h. Usei mesma lógica do passeio da Death Road (recomendações do tripadvisor) e de fato deu certo. Acho muito difícil uma agência ter uma nota alta com muitas recomendações e não oferecer uma boa experiência.

Fiz o passeio de 3 dias e 2 noites, era 900BOL negociei por 850 (transfer para o Atacama já incluído) com a Andes Salty Expeditions que recomendo de mais, não teria como ser melhor a experiência. Carros bem conservados, refeição boa, o guia foi o Felix que se preocupou demais em oferecer a melhor experiência para nós, o cara era nota 10. 

Não perca tempo no cemitério de trens, na minha opinião 15 - 20min basta, já parta logo para aproveitar o deserto de sal.

No começo do segundo dia terá um mini mercado (caso tenha esquecido algo).

Alguns itens são obrigatórios não esqueçam: Protetor Solar, protetor labial, óculos, água, rinosoro (quem tem rinite baguio é louco rsrs), cardápios possuem opções vegetarianas, hotél da primeira noite possui tomada para carregar são disputados e demoram a carga.

DICA: Isso é bem relevante, no segundo dia geralmente algumas agências dormem na laguna colorada mas a Andes Salty e outras usam os hoteis das Águas Calientes, prefira quem faça isso pois você poderá desfrutar das águas calientes (38º) observando as estrelas que será uma BAITAAAA experiência da hora e também poderá tomar um banho pois no segundo dia, pelo que pesquisei, nenhum hotel possui chuveiro. No terceiro dia as agências que dormiram em outro local, saem as 04:30 a.m. para ir até as águas calientes pegar o por do sol e curtir as piscinas, como vc já estará lá poderá curtir o por do sol e não precisará acordar tão cedo.

image.png.3ae6766dd21e51c93ec621f8098f16ae.png

Tenho foto das comidas, dos hotéis, dos carros, caso queiram só falar que eu posto. Achei melhor não postar pois seria tipo um "spoiler" estragaria a surpresa, acho que é legal ter a expectativa de imaginar como vai ser.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

SAN PEDRO DO ATACAMA - Se você tiver feito o Salar Uyuni alguns passeios irão ser muito parecidos (geyser del tatio, é igual só que diferente rsrs, salar de tara) enfim eu não fiz todos os passeios por conta disso. Particularmente não gostei muito da pegada do turismo de lá, é um local com MUITOOOOS turistas então as coisas são caras, princialmente para comer, e os passeios super lotados com horário cronometrado, bem comercial. A cidade em si é bem charmosa, possui os vulcões ao fundo, acredito que valha a pena conhecer mas se tiver vindo do salar acho que 4 dias será suficiente. 

Muitos brasileiros tanto como turista como trabalhando então é bem fácil conseguir informações e descontos, NÃO FECHE NADA ANTES (isso serve para qualquer destino desse meu relato) não hora o preço é bem diferente e super negociável. Tem muitas atividades, reserve um dia para andar na Caracoles e pesquisar bem o que vai fazer. 

Algo que é primordial fazer = Tour Astronômico, vai ser um dia para lembrar para sempre na sua vida, é algo surreal, nunca imaginei que pudesse ver tantas estrelas.

Laguna Cejar e Lagunas Escondidas: Cejar achei um pouco cara, fica pouco tempo no principal atrativo mas eu gostei muito da paisagem e recomendo, as lagunas escondidas não são todas agências que oferecem, é um destino relativamente novo mas vale muito a pena também. Ambas são lagunas com sal que vc não consegue afundar.

Role alternativo (como disse para quem veio do salar) que não são muitas pessoas que fazem = Sandboard e Trekking + Pedalada no deserto (só descida) qualquer um consegue fazer, além de ser mais barato.

Bar com rock e boa cerveja = Caracoles 212, passando na frente o som vai chamar atenção, curti bastante o local, todo dia ia beber um chopp kkk

Tirei foto de umas placas apenas para dar um noção do preço e as opções de passeio.

image.png.79ac09d0aaad48aded7ec1554709eccb.png

SANTIAGO - Capital muito bonita, vários parques, vários museus, caminhei em 2 dias cerca de 20km então consegui conhecer bem a cidade kkkk  Rolou um protesto na sexta (06/03) à noite bem perto do hostel, afeta um pouco o turismo mas de dia as coisas funcionam normal. Não fiz passeios fora então não tenho muito para falar, apenas que vale a pena o Cerro San Cristobal,  tem algumas opções só subir de funicular, subir e descer, subir e pegar teleférico até o sky costanera, enfim. Reserve uma noite e um dinheiro para jantar no Patio Bella Vista, achei um lugar muito massa (mas é caro).

 

Espero que as informações possam ajudar e qualquer dúvida me acionem aqui ou no insta (@fahypolito).

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Esqueci de mencionar quanto gastei, não sou de ficar anotando gastos miúdos então segue o bruto:

VOOS

R$ 940 (detalhes no início do post)

HOSTEL

Selina La Paz = R$ 122 (3 diárias)

Uyuni = R$ 30 (1 diária)

Aji Verde San Pedro = R$ 268 (6 diárias)

Pariwana Santiago = R$ 168 (3 diárias)

CASH

$730 * 4,50 (cotação que troquei) = R$ 3.285 

CARTÃO

R$ 397,33

 

TOTAL = R$ 5.210

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...