Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

13/03/2020

Aproveitando o passeio ao Sítio Arqueológico de Ek Balam, depois emendei para conhecer o Cenote X-Canche, que fica nas proximidades e logo após a recepção principal.

Cenotes são grandes reservatórios naturais de água doce e grandes responsáveis por sustentar a civilização Maia e a população atual no meio de lugares extremamente quentes e secos, como na região de Yucatan.

No final do relato, deixei o link para o vídeo com dicas detalhadas dessa atração!

IMG_20200313_122311.thumb.jpg.8efd076f1f24210b7ef6a6c11e5dc292.jpg

A entrada custa $80 pesos e existe a opção de alugar uma bicicleta por $90 ou pagar um bici-táxi para evitar a caminhada de 2 km até o Cenote... 

E é claro que fui à pé... 😂

O sol estava terrível e soprava um vento quente, como se estivéssemos em um verdadeiro forno!

IMG_20200313_120605.thumb.jpg.1024be4f62ad6fb0ee293cb8d753dfd2.jpg

Chegando ao local, encontramos a recepção e nos encaminham ao vestiário para tomar uma ducha. Para preservar as águas do Cenote é recomendável que não se usem protetores solares, salvo aqueles que vendem específicos para os parque aquáticos e que não deixam resíduos. Eu não uso, pois prefiro me proteger com as roupas com filtro solar.

Feito isso, já em roupas de banho (fui de bermuda térmica mesmo 😜), chegamos ao Cenote... E a visão é impressionante!

GOPR0910.thumb.JPG.c959ed4ce3ee321a40fd0543af01ce35.JPG

A descida se dá por escadas, mas também tem a opção de fazer um rapel (pago à parte).

É uma experiência inesquecível... Não vá à região sem conhecer essas dádivas da natureza!

GOPR0908.thumb.JPG.f09a33b22e261799ecf8321b2b98f8d8.JPG

A água é de um azul-turquesa muito transparente!

Para aqueles que tem algum receio, haja visto que a profundidade é de mais de 30 metros 😬, tem a disposição coletes para aluguel. Atravessando colocaram uma corda para ajudar a quem fica na água e é muito útil mesmo.

G0050654.thumb.JPG.5e5331fd6076387a53ee19ab3a7e7069.JPG

Passei um bom tempo me refrescando e apreciando o contato com a natureza... Existem até alguns peixinhos parecidos com bagres.

Em alguns pontos, existem plataformas para quem quiser dar um mergulho... E é uma experiência fantástica!

G0020834.thumb.JPG.614b5646f7d41bd00e66a2fbb6244ee4.JPG

Saindo do Cenote tem um restaurante, local para acampamento e banheiro limpos. 

Foi uma ótima experiência poder conhecer esse lugar!

O único problema é voltar os 2 Km sob o sol... Mas, depois de me refrescar até que pareceu ter sido mais tranquila a volta.

Para o retorno à Valladolid, tive que esperar o táxi atingir a sua lotação. Pouco tempo depois apareceram mais duas turistas e ficou faltando uma pessoa. Passou-se mais de 30 minutos e resolvemos rachar a diferença e cada um pagou $70 para voltar logo... Foi um gasto a mais, porém compensou o tempo que economizamos!

Confira os detalhes no vídeo aqui abaixo...

Mochilão pelo México: o Cenote X-Canche

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...