Ir para conteúdo

Mochilão de 50L ou 70L?


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá @Henriquexxt!

Cara, vamos lá.

Mochilas de 50L podem ser consideradas semi-cargueiras (e em alguns casos as opções não contam com a barrigueira estruturada). Mas evitando os modelos que 'não fazem muito sentido', tens que ver também qual é o tipo de percurso que pretendes fazer com maior frequência (dias e peso).

Eu vou passar o que eu acho importante e tentar explicar o porque.

Barrigueira estruturada: é responsável por distribuir o peso para a cintura, reduzindo o estresse nos ombros (não parece, mas é algo foda) - para ser estruturada ela precisa ser firme, tem muito modelo que faz parecer ser estruturado, mas não é. O ideal é provar a mochila e analisar também se ela encaixa legal no teu corpo. Quando você pretende fazer trajetos de vários dias (cinco ou mais) ou o peso que vais carregar é alto (15kg ou mais) esse item vai fazer muita diferença.

Peso limite/ideal: é uma informação que muitas vezes passa batida nas especificações. Toda mochila cargueira (ou semi) que se preze é desenvolvida pensando em quanto peso é capaz de suportar mantendo as suas funcionalidades (isso não quer dizer que ela não aguente mais peso - mas é bom evitar ultrapassar o limite).

Tecnologia de tecido/resistência: outro ponto que você consegue 'perceber' com facilidade apenas tocando na mochila. Tudo bem uma mochila de ataque ter uma composição menos resistente pois o foco é ser leve (e parte-se do princípio que tu não vai ficar carregando ela por longos períodos). Entretanto, no caso de cargueiras, é comum você dar encontrões em objetos durante suas caminhadas, ou mesmo quando você a coloca em solos irregulares (rochas, gravetos). Isso tudo pode fazer com que ela sofra danos, então é bom buscar produtos que tenham resistência à abrasão e também tecnologias (como por exemplo o RipStop) que incrementam a durabilidade.

Bom, tem outros pontos, mais considerando o que expus acima, vou opinar porque também estava com essa dúvida recentemente.

Eu, meu irmão, e mais dois amigos estamos planejando nossa viagem para Torres del Paine para o próximo ano, o objetivo é fazer o Circuito O de forma autônoma (levando tudo, sem comprar nada).

Meus amigos já tem semi cargueiras, são Forclaz Escape 50+10L. Elas são mochilas robustas, a barrigueira é estruturada e estão na faixa dos R$ 650,00 (no site da Decathlon). Eles já usaram ela em alguns trekkings (Ferrovia do Trigo, em RS) e ela foi satisfatória.

Mês passado pegamos uma delas e simulamos como ficaria a mochila montada para o nosso projeto em TDP (serão 13 dias, 9 em trilha) - colocamos todos os equipamentos, os acessórios eletrônicos, vestimentas, e o volume correspondente à comida que será carregada. A mochila ficou no talo, extremamente no talo. De certa forma, suficiente, mas isso não me agradou.

Fui até uma loja aqui da região com o objetivo de comprar uma Deuter Aircontact Lite 65+10L, mas chegando lá e testando as outras opções acabei ficando com a Curtlo Mountaineer 70+10L (o preço era maior, mas ela tinha tolerância para até 20kg de carga - e eu gostei mais dela).

Detalhe, eu não quero que fique nada fora da mochila (pendurado, por mais que ela tenha os engates) porque em TDP o clima é muito instável e eu não posso correr o risco de molhar itens importantes. Isso pesou muito na opção por uma litragem maior.

Outro ponto que vale a pena destacar é que sou um cara alto (192cm), então tudo que uso é 'maior'. Eu comprei equipamentos ultralight, mas todos eles no tamanho grande - isso acabou gerando mais volume que para uma pessoa menor.

Ainda não pude testa-la em campo, vou nesse final de semana fazer isso.

Se você for fazer um mochilão tradicional, sem precisar carregar barraca e principalmente saco de dormir, ou a comida de nove dias de trilha, acredito que qualquer mochila de 50L seja satisfatória (só fique atento aos detalhes que pontuei acima). O barato sai caro.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
7 horas atrás, Henriquexxt disse:

Em viagens aéreas a de 70 litros e possível levar consigo como bagagem de mão ou necessita despachar sempre?

Uma de 70 Litros você sempre vai ter que despachar em viagens aéreas.

45 Litros é tamanho máximo que atualmente você pode levar a bordo sem ter que despachar, qualquer mochila acima de 45 litros já ultrapassa o limite, e você tem que viajar sem encher ela para conseguir levar a bordo.

Isto falando nas companhias aéreas brasileiras, que tem um limite de bagagem gratuito até que generoso e acima da média mundial, se você for voar com alguma low-cost internacional, o limite de bagagem de mão é ainda menor, não passa de 25 ou 30 Litros nas low-cost da Argentina, Chile, Peru, Europa, Asia, etc...

Com uma mochila de 70 Litros, você teria que viajar sempre com a mochila cheia somente até a metade, o que é um grande desperdício de dinheiro investido num trambolho enorme pesado e desajeitado que você nunca vai usar completamente.

Então se o foco for usar a mochila em viagens normais, com vários trechos aéreos, compre uma de no máximo 50 litros, que é mais barata e não vai ser um trambolho enorme, desajeitado e subutilizado pra você ficar arrastando por aí.

Mochila acima de 50 litros, só se você tiver algum projeto especial em mente, como o colega acima, onde realmente precise carregar um monte de equipamentos e mantimentos na mochila, mas para viagens normais, uma de 50 litros costuma ser mais que suficiente.

Também lembre que quando maior a mochila, maior a tentação de você encher ela de coisas desnecessárias... 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

A de 70l se usar toda a capacidade com certeza não passa. Tenho uma Forclaz 50l da Quechua, que é a mais falada e comprada por aqui no forum (era o melhor custo benefício, mas pelo jeito foi retirada de linha), e sempre consegui embarcar com ela, mas tb nunca muito cheia.

Tem que avaliar que tipo de viagem vc vai fazer. Se for trekking e acampamento vc precisará de mais litragem, mas se for viagem urbana ou que não necessite levar equipamento uma de 50l pra baixo é a melhor opção. Lembre que quanto maior a cargueira mais chances de levar coisas inuteis e carregar peso desnecessário.

Hoje por exemplo, levando em conta meu estilo de viagem e a experiencia adquirida em fazer uma mala mais minimalista, trocaria a minha Forclaz de 50l litros pela Florclaz Travel 100 40l, que está dentro das medidas de bagagem de mão.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Nossa, esqueci do ponto sobre bagagem de mão - faço minhas as palavras do @ALB e da @Nani84.

Eu viajei para El Calafate e El Chaltén esse ano com uma Quechua Forclaz MH500 20L - ela atendia as dimensões da Aerolineas Argentinas (altura x largura x profundidade) e também fiquei muito abaixo do limite de 8kg da bagagem de mão. Além dela levei uma Quechua 10L como artigo pessoal (tinha menos de 3kg - conforme as regras da companhia).

Mas vi diversas outras pessoas com bagagens de mão que sem sombra de dúvida ultrapassavam os limites estabelecidos - e não tiveram qualquer problema - todavia eu não indico fazer isso, pode ter sido sorte ou a empresa estava de bom humor.

Como a viagem que estou programando para TDP será com a Latam, eu já consultei o site deles para verificar quais as dimensões que eles toleram - a mochila dos meus amigos (que citei no post anterior) ultrapassavam por pouco a largura. Eles ainda estão cogitando como pretendem fazer, se vão arriscar ou tentar distribuir melhor as coisas. Eu mesmo vou despachar, a minha não vai ter condição alguma de carregar como bagagem de mão (mas vou levar meus pertences de valor naquela Quechua 10L, como na viagem anterior).

Eu acho muito prudente ressaltar aqui que eu tenho uma outra mochila (de ataque) qual uso para trips que não vou precisar de tanto espaço - e isso embasa a minha opinião acima. Então eu tenho a condição de alternar usando a melhor mochila para cada ocasião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quando comprei a minha primeira mochila a vários anos atrás, comprei uma de 55 litros, quando comprei, achei que ela seria pequena, e nas primeiras viagens sempre viajava com ela cheia até o talo, por que eu enchia ela de coisas inúteis.

Mas agora, depois de alguns anos de experiência, eu tenho feito a maioria das minhas viagens com uma mochila de 30 Litros, com o passar tempo você vai ficando mais eficiente com a bagagem e aprendendo a levar somente o necessário, e que não precisa carregar um monte de coisa inútil.

As viagens que eu costumo fazer, geralmente duram entre 10 ou 15 dias, para esta duração uma de 30 litros costuma atender as minhas necessidades,  mas se você for fazer viagens mais longas, e para locais frios, pode precisar de uma mochila um pouco maior, por que você precisa levar mais coisas, e as roupas de frio são mais volumosas e ocupam mais espaço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Henriquexxt Normalmemente quando nao se tem muita ideia do que pode ser carregado dentro de uma mochila, a gnt pensa que precisa de um mochilão pra fazer uma viagem de várias semanas. Na verdade, quanto mais experiência voce vai adquirindo, mais voce vai diminuindo o tamanho da mochila, pois vai percebendo que pode-se viajar por muito tempo com pouca coisa.

Só complementando o que já foi falado a cima, quanto maior a mochila mais coisas desnecessárias voce irá levar, pois ficará naquela, vou colocar isso porque vai que eu preciso. Entao se voce nao foi fazer uma trip que realmente precise de uma mochila gigante, opte por uma menor que com certeza será melhor aproveitada.

Pelo fato de voce ja ter cogitado comprar uma mochila de 70L deve ter percebido que as mochilas boas deste tamanho sao uma fortuna. Entao sugiro comprar uma com cerca de 50L (que já é um tamanho bacana) e investir uma grana nela pois comprar mochilas baratinhas é jogar dinheiro fora. Muitas das vezes essas mochilas sem procedencias nao tem uma boa resistência e podem facilmente descosturar uma alça, rasgar, estourar o ziper e esse tipo de coisa fará com que voce fique na mão e tenha que gastar novamente durante a viagem comprando outra mochila.

Antes de decidir qual mochila comprar, se tiver condiçoes, vá até uma loja do gênero tipo a Centauro, Decathlon, etc.. e veja como a mochila ficará em seu corpo, como sao os ajustes, as opçoes de abertura, etc..

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
10 horas atrás, Henriquexxt disse:

Olá mochileiros, estou escolhendo a futura mochila companheira e queria dicas. Qual é melhor comprar logo a de 50 ou de 70 litros?

Em viagens aéreas a de 70 litros e possível levar consigo como bagagem de mão ou necessita despachar sempre?

Alguém indica uma boa de até 300 reais.

 

CLD-0012-060_zoom1.jpg

unnamed.jpg

Uma coisa que deve considerar é se vai utilizar ela em mais algumas travessias, depois do circuito O de TDP,  se não for, sugiro alugar uma mochila em TDP e depois decidir qual mochila investir. Eu fiz isso é não arrependi.

Obs.: tenho uma 70+15 da Deuter, que comprei em Puerto natales numa ótima promoção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...