Ir para conteúdo

Dúvida na alfândega


Posts Recomendados

  • Membros

Oi, gente

Estou com duvidas se posso ser taxa na alfândega do brasil. Estou estudando na europa a mais de 1 ano e vou voltar, mas meu problema é que trouxe um notebook do brasil mas precisei com outro note e outros equipamentos eletrônicos. 

Minha dúvida é se posso ser taxada mesmo tendo morado fora mais um ano.

Podem me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sim, pode ser taxada mesmo tendo morado no exterior. Para estes casos a Alfândega tem uma regra especial. Os brasileiros que viverem fora do país por mais de 1 ano, têm os seguintes bens isentos de tributação:

Móveis e outros bens de uso doméstico.
Ferramentas, máquinas, aparelhos e instrumentos necessários ao exercício de sua profissão, arte ou ofício individualmente considerada, sendo que essa atividade deve ser comprovada no momento da apresentação na alfândega.

Para ter acesso à essa isenção, a pessoa deve comprovar que viveu no exterior através de documentos como por exemplo passaporte, prova de freqüência na escola/universidade ou contrato de trabalho ou de aluguel.

No caso de eletrônicos, não tem conversa. Todos são tributados como qualquer viajante, com o limite de isenção de 500 dólares.

abçs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
7 horas atrás, Dias_ptbr disse:

Oi, gente

Estou com duvidas se posso ser taxa na alfândega do brasil. Estou estudando na europa a mais de 1 ano e vou voltar, mas meu problema é que trouxe um notebook do brasil mas precisei com outro note e outros equipamentos eletrônicos. 

Minha dúvida é se posso ser taxada mesmo tendo morado fora mais um ano.

Podem me ajudar?

Sim, isso não faz diferença. Ou você resolve declarar este notebook a mais ou se livra dele. Fora isso, poderá ser parado e taxado por cauda dos notebooks pois teoricamente só pode viajar com um.

Abraços,

Gustavo Woltmann

Link para o comentário