Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Soroche, Mal de Altura ou Mal da Altitude

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Companheiros mochileiros,

Notei que existem por aqui inúmeras dicas a respeito de viagens pela Bolívia, hospedagem, passeios... enfim, tudo que precisamos saber para uma boa e tranquila viagem pelo país...ou melhor, quase tudo...Não vi por aqui nenhum tópico com dicas mais aprofundadas e realmente úteis para um problema que afeta, segundo as estatísticas médicas, 92% dos turistas que chegam a altitudes superiores a 2800, vindos do nível do mar e de uma hora para outra...é o tal do "mal da altitude", termo "popular" para o Mal Agudo das Montanhas (Acute Mountain Sickness, AMS). Eu, como médico, mochileiro e participante do fórum, resolvi postar aqui algumas dicas de como, se não evitar, minimizar os efeitos desse problema.

Na grande maioria dos casos os sintomas são leves e duram de 4 a 24 horas, dependendo de cada pessoa. São eles:

- dor de cabeça (95%)

- náuseas e vômitos (70%)

- tontura (58%)

- perda de apetite

- insônia

- falta de ar aos médios esforços

Normalmente no segundo ou terceiro dia da viagem você já estará aclimatado e esses sintomas diminuirão bastante, desaparecendo por volta de 5 dias. É muito importante, portanto, nesse período de aclimatação tomar algumas medidas para amenizar esses sintomas e evitar complicações, como o edema agudo pulmonar e cerebral. São algumas dessas medidas:

- Na altitude, principalmente com o clima seco da Bolívia, perdemos muito líquido. A hidratação deve ser reforçadíssima. Recomenda-se a ingestão de 3 a 4 litros de água diariamente nessas condições; portanto, garrafinha de água na mochila! Restrição na ingestão de sal e ingestão de uma carga maior de carboidratos é uma boa idéia.

- Nada de atividades físicas extenuantes nos dois primeiros dias...caminhadas leves. Se ficar muito cansado e ofegante, pare e descanse, se não melhorar, volte para o hostel. Se te convidarem para jogar bola, resista, não dá nem para jogar no gol!!

- Nada de subir ainda mais enquanto não estiver aclimatado. Acima dos 3800 metros recomenda-se no máximo mais 300 por dia, seja escalando ou de busão...ou seja, se vc chegou a La Paz em um certo dia e for ao Chacaltaya (a mais de 5000 metros) no dia seguinte, a chance de vc ter um edema pulmonar ou cerebral é gigantesca!!

- Nada de álcool ou cigarro!! Álcool desidrata e provoca mais tonturas e náuseas. O cigarro vai te atrapalhar ainda mais para respirar!!

Além dessas medidas comportamentais, há também a prevenção e tratamento medicamentoso:

- Se você vai sair do nível do mar e seu destino é uma cidade acima dos 3500m, como Cusco ou La Paz, há alguns medicamentos que podem ser administrados previamente e que, se não evitam os sintomas, pelo menos minimizam seus efeitos e, principalmente, evitam as complicações e aceleram a aclimatação:

* Acetazolamida (Diamox): recomenda-se a ingestão de 125mg 2 vezes ao dia (a cada 12 horas) um dia antes da saída para a altitude e segue até o segundo ou terceiro dia, na altitude. Essa substância é um diurético, que acidifica o sangue, fazendo com que respiremos mais rápido, facilitando na adaptação. A acetazolamida não mascara os sintomas, apenas minimiza, principalmente a falta de ar noturna (quando dormimos a frequência respiratória cai, e isso na altitude causa muitos problemas...). Por ser diurético, você vai ir ao banheiro por diversas vezes (mais um motivo para tomar bastante água, não vá ficar desidratado!) e pode ter um formigamento na ponta dos dedos e na face. Os refrigerantes e outras bebidas gaseificadas podem ficar com sabor estranho. Alérgicos a sulfa não podem tomá-la!!

* Dexametasona (Decadron): se você for médico ou for viajar acompanhado de um ou passar em consulta antes da viagem; alguns pesquisadores recomendam o uso de 4mg de decadron, de 12/12h no dia da viagem e no primeiro dia na altitude...eu não recomendo o seu uso sem supervisão especializada...a dexametasona, ao contrário da acetazolamida, mascara os sintomas, ou seja, você vai sentir-se bem, mas não ajuda na adaptação à altitude.

Para os sintomas do "Mal da altitude" recomenda-se:

- dor de cabeça : o Ibuprofeno (Alivium, Dalsy...), 600mg de 8/8h é normalmente a primeira escolha. Paracetamol (tylenol) e AAS também podem ser usados.

- Náuseas ou vômitos: O Plasil ou o Motilium podem ser usados. Evite o Dramin, como ele causa sono, a frequência respiratória diminui e pode piorar a falta de ar.

***Cuidado: Não use medicação para dormir!!! (Diazepam ou equivalentes). Esses remédios causam diminuição da frequência respiratória, e na altitude isso pode até mesmo ocasionar uma parada respiratória!!! Se estiver com dificuldades para dormir, tome um diamox (125 ou 250mg) pela noite, ele vai aumentar a frequência respiratória, propiciando uma melhor oxigenação noturna (apesar de acordar várias vezes para ir ao banheiro...)

Sinais de alerta:

- Tosse, com expectoração espumosa ou com sangue

- Falta de ar mesmo em repouso

- Perda de coordenação na fala ou motora

- Alterações visuais

- Excesso de fadiga, sonolência

- Alucinações

Se você começar a apresentar alguns desses sintomas, pode estar com Edema Pulmonar ou Edema Cerebral, nesse caso procure ajuda médica o mais rápido possível e DESÇA da altitude que estiver o mais rápido possível, de preferência abaixo dos 2500 metros.

Bom pessoal, espero ter ajudado a amenizar o "sofrimento" de quem vai fazer uma viagem para elevadas altitudes e que com essas dicas possam aproveitar mais a viagem.

Qualquer dúvida ou se quiserem perguntar alguma coisa a mais, estou a disposição, é só mandar um e-mail. Isso não é propaganda, não vou cobrar consulta, hehehe!!!( mesmo por que nem tenho consultório, trabalho em PS...).

Abraço a todos!

Juliano Paes

• Respostas 260
  • Visualizações 245k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• tontonmacoutes
    tontonmacoutes

Caro Juba Boas dicas, é importante estar bem informado, pois o mal agudo da montanha pode atacar qualquer um. Estive no Aconcagua na temporada passada(05/06), e ocorreram 3 mortes, nenhuma por queda

• Obrigado pelo complemento!!! Essa tabela é muito útil para se ter uma idéia de que se o que você está sentindo é "normal", ou seja, o mal agudo na sua forma mais leve, ou algo mais grave, como edema p

• No Nepal, antes do trek, fomos a algumas farmacias em Thamel, bairro turistico de Kathmandu, capital do Nepal, de onde saem praticamente todas expediçoes e trekkers. Bastavamos abrir o capitulo do Lon

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá pessoal, bom, pretendo fazer minha primeira viagem pra fora do país em Janeiro. Como pretendo ir pra Bolívia, Chile e Peru, me informei sobre os altos níveis de altitude. Sou asmática (apesar de não ter crise desde os 8 anos) e tenho rinite, bronquite e sinusite (poisé). Gostaria de saber que cuidados a mais devo tomar por conta dessas minhas doenças.

Grande abraço, Larissa.

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá, gente! É minha primeira mensagem no fórum, graças às informações incríveis daqui preparei meu mochilão rumo a Machu Picchu. Me preparei para tudo, sou uma mochileira com um pouquinho de experiência. Optei por viajar por terra, trem da morte e ônibus até La Paz, depois Cusco. Agora estou em Cochabamba e me deparei com um problemão para o qual não me preparei, nem encontro relatos a respeito. É um pouco embaraçoso, mas acho que terá uma utilidade para algumas meninas: prótese de silicone e altitude.

Bem, logo que desci do ônibus em CCBA senti meus seios inchados. Ao chegar no hotel, passei a sentir líquidos se movimentando por baixo dos seios, uma sensação horrível! Parei pra pesquisar no google e só achei relatos parecidos de americanas, em inglês. Parece que é um problema comum, nosso corpo incha com a altitude e a prótese não acompanha esse crescimento, resultando num vácuo entre a prótese e a musculatura mamária. O corpo preenche esse espaço com líquidos, que é um edema. Aparentemente não acarreta maires problemas além do desconforto e barulhos bizarros, mas estou realmente assustada com a idéia, ainda mais que pretendia seguir a La Paz, mais 1000m de altitude. Estou ponderando seriamente em abortar minha trip. Não sei se haverá tempo de receber um feedback de alguém a tempo de tomar essa decisão, mas fica o alerta. Alguma menina já passou por isso?

Obrigada!!!!

Sami

Postado
  • Membros

Realmente inusitado.

Se você estivesse em alta montanha .... mas em Cochabamba a diferença de pressão não é tão grande assim.

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros

Boa tarde!! As capsulas de cafeina que usamos aqui no brasil (com 200mg ou mais) ajudam a combater o SOROCHE?? Seria arriscado levar... uso como pré treno uma que tem 256mg por caps...

alguma informação?

obrigado...

Estarei em cusco de 5 a 17 de setembro agora... se alguem quiser fazer uma bagunça.. abraço

Postado
  • Membros
Boa tarde!! As capsulas de cafeina que usamos aqui no brasil (com 200mg ou mais) ajudam a combater o SOROCHE?? Seria arriscado levar... uso como pré treno uma que tem 256mg por caps...

alguma informação?

obrigado...

Estarei em cusco de 5 a 17 de setembro agora... se alguem quiser fazer uma bagunça.. abraço

Não sou bioquímico, mas não visualizo como a cafeína poderia ajudar no combate ao soroche de forma geral.

Sei que potencializa a ação de alguns analgésicos, mas não seria o caso.

Considerando de que se trata de um estimulante, talvez ajudasse na falta de ar, mas acho que seria uma diferença mínima.

Como poderia ajudar na dor de cabeça e náusea ?

Não vejo utilidade, mas deixarei para profissionais opinarem.

Abraço!!

Rodrigo Cavalcante

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

alguma informação?

obrigado...

Cara, acabei de viajar pra Bolívia e levei daqui o Diamox, um remédio recomendado para alpinistas. Meu médico que passou e receitou tomar horas antes de chegar em locais com altitude. Foi de grande ajuda e chegando na Bolívia o chá e as próprias folhas de coca ajudaram a combater o Soroche.

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

ola Juliano,

Gostaria de saber se há alguma interação medicamentosa (ou contraindicação) entre os remédios indicados por vc com:

1) atenolol

2) fluoxetina

3) rosuvastatina

Havendo a contraindicação, qual a sua sugestão?

Obrigada

Magda

Postado
  • Membros

Galera estou indo pro Atacama semana que vem e confesso que fiquei meio apavorado..

Tenho motivos pra me preocupar ? Nao vou subir nenhum vulcao, fazer so os passeios tradicionais mesmo.

Levar remedios comuns pra dor de cabeça, enjoo, basicamente isso né ?

Postado
  • Membros
Galera estou indo pro Atacama semana que vem e confesso que fiquei meio apavorado..

Tenho motivos pra me preocupar ? Nao vou subir nenhum vulcao, fazer so os passeios tradicionais mesmo.

Levar remedios comuns pra dor de cabeça, enjoo, basicamente isso né ?

Exato

Postado
  • Membros

Fica tranquilo, SPA e a grande maioria dos passeios não são em altitude. Vi muito "soroche psicológico" por la.

Abcs

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.