Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Norte da Argentina - De carro - 10 dias (Dez/2021)

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Olá mochileiros!

Apesar de frequentar o fórum a bastante tempo, esse será o meu primeiro relato. Essa viagem foi sensacional e como tem quase dois anos dos últimos relatos relacionados a esse destino, achei que seria legal compartilhar algumas coisas. Sou pisciana, nem tudo estará muito detalhado, pois muitas coisas esqueci de anotar, mas esse destino não tem erro, há muitos relatos e informações disponíveis aqui no fórum mesmo.

Espero contribuir e inspirar outros viajantes, assim como muitos relatos daqui me inspiram (a lista de lugares para viajar nunca termina 😍).

Para quem se interessar e quiser um roteiro parecido, esse tópico é super útil https://www.mochileiros.com/topic/86693-bora-pro-atacama-de-carro-compila%C3%A7%C3%A3o-de-leitura/ e vai fazer você querer ir amanhã mesmo.

Bom, a viagem teve início no dia 23/12/2021 e terminou dia 1º/01/2022. Foram 9 dias na estrada. Eu, meu marido e uma Pajero TR4. Até o momento de fazer o PCR, estava na dúvida, se seria certo fazer essa viagem (por conta da pandemia), me questionei até o último minuto, mas no fim deu tudo certo e agora estou em paz com essa decisão, pois a viagem foi incrível.

Quanto aos gastos, ao final do relato vou deixar um panorama geral dos valores em hospedagens, gasolina, pedágios, alimentação e ingressos. Não anotei tudo detalhadamente, mas acredito que é possível ter uma noção. 

Resumidamente, o roteiro foi o seguinte:

DIA 1 - Joinville/SC > Dionísio Cerqueira

DIA 2 - Resistencia

DIA 3 - Salta

DIA 4 - Tilcara e Humahuaca

DIA 5 - Tilcara

DIA 6 - Cafayate

DIA 7 - Cachi e Salta

DIA 8 - Resistencia

DIA 9 - Dionísio Cerqueira > Joinville/SC

O roteiro foi um pouco apertado e faltou ver muita coisa, porém foi o que deu para fazer com o tempo e recursos que tínhamos disponível.

Documentos gerais para ingresso na Argentina:

• Passaporte ou Carteira de Identidade (em bom estado de conservação e expedido < 10 anos - não é aceito CNH) - se tiver passaporte acho mais prático, não precisa preencher nada na hora;
  • Seguro Carta Verde para o veículo;
  • CNH

Na dúvida, consulte os documentos necessários aqui https://www.argentina.gob.ar/interior/migraciones/entrada-y-salida-del-pais ou no site do consulado.

Equipamentos obrigatórios para o veículo:

• 2 triângulos
  • Extintor

Levamos também um cambão, apesar de não ser um item “obrigatório”, é um item mencionado em diversos relatos e como um amigo nos emprestou, decidimos levar para garantir (porém, em nenhum momento nos foi solicitado ou foi necessário utilizar)

O seguro carta verde foi exigido apenas na aduana. Ao longo do caminho fomos parados umas 5 vezes pela polícia e em todas, os policiais foram cordiais, perguntavam de onde éramos, para onde iríamos e só. Na saída de Tilcara, no dia 28/12, o policial pediu nossos passaportes e em uma outra parada pediram verificar o porta-malas (mas não revistaram nada).

IMPORTANTE: Documentos necessários ingressar na Argentina (em Dezembro/2021 - COVID)

• Comprovante de vacinação (com a 2ª dose em até 14 dias antes do ingresso) - Eu tinha salvo o comprovante do Conecte SUS (antes do sistema ficar fora do ar), porém meu marido levou o comprovante normal que ele recebeu no dia da aplicação da vacina e foi aceito sem problemas.
  • RT-PCR Negativo (72 horas antes do ingresso) - Fiquei com bastante dúvida se o exame poderia ser aquele rápido de sangue feito na farmácia ou SWAB, no site do governo Argentino não está claro, porém na dúvida, acabei optando pelo SWAB Nasal feito em laboratório, para não ter problemas.
  • Seguro Saúde com cobertura para COVID - Fiz o seguro saúde com cobertura para COVID, porém em nenhum momento foi solicitada apresentação, porém, no preenchimento da DDJJ, é necessário inserir o arquivo com o seguro e o resultado do teste.
  • Declaração jurada preenchida online até 48h antes do ingresso (disponível em https://ddjj.migraciones.gob.ar/app/home.php) - É uma declaração básica, você preenche seus dados, informações da vacina, etc. É importante preencher com calma e bastante atenção, pois são duas etapas. Na primeira etapa você preenche seu nome, passaporte, endereço e conclui. Depois é encaminhado para o e-mail um link para a segunda etapa, onde são preenchidas informações sobre a vacina e COVID (sintomas, etc) e depois de salvar, é encaminhado para o e-mail um PDF com a declaração preenchida. Quando fui preencher a declaração do meu marido, na hora de salvar a 2ª etapa, as informações da vacina não foram gravadas e foi emitida a declaração com restrição, informando que seria necessário realizar a quarentena de 14 dias, entrei em pânico kkk mas tentei emitir uma outra declaração e foi possível anular a que saiu com a restrição. 

Para informações atualizadas sobre o COVID, consulte o site https://www.argentina.gob.ar/interior/migraciones/ddjj-migraciones

IMIGRAÇÃO

Ao lado da aduana (Bernardo Irigoyen/AR) existe um espaço onde você apresenta o comprovante de vacinação e o resultado PCR. A atendente conferiu as informações do passaporte, PCR e vacina e entregou um papel preenchido informando o resultado do PCR e a vacina.

No mais, procedimento normal da imigração, apresentamos nossos passaportes e o seguro carta verde. O agente conferiu nossos documentos, e perguntou para onde iríamos, quantos dias. 

A declaração jurada apareceu no sistema da imigração automaticamente. 

Importante, é necessário preencher a declaração na saída também.

DINHEIRO

Trocamos uma parte com os cambistas, na fronteira de Dionísio Cerqueira com Bernardo Irigoyen. No hotel em Dionísio, nos informaram que as casas de câmbio da cidade fecharam por conta da pandemia e a única maneira de realizaro câmbio era com os cambistas. Sempre tento ser o mais correta possível, ainda mais viajando, então confesso que me senti um pouco mafiosa trocando dinheiro na rua com os cambistas, mas deu tudo certo. A cotação foi R$1 = AR$ 31,50. 

Na volta, trocamos dinheiro em Salta, pois a maioria dos pesos que tínhamos foram gastos com vinhos em Cafayate. No hotel em que estávamos nos indicaram a Plaza 9 de Julio, como era de manhã cedo, as casas de câmbio ainda estavam fechadas, então decidimos perguntar em uma agência de turismo e o atendente informou que o câmbio oficial estava horrível e o melhor mesmo era trocar os cambistas. Assim, lá foi a mafiosa novamente trocar dinheiro na rua :D A cotação em Salta foi  R$1 = AR$ 30 (o oficial era AR$21). 

HOSPEDAGENS

Todas as reservas foram feitas com antecedência pelo Booking. Como a cotação está favorável para nós, compensa pagar em pesos. 

Dionísio Cerqueira/SC - Hotel Iguaçu - R$210

Hotel simples, com garagem e café da manhã, a poucos metros da aduana (se chegar no final do dia, é possível atravessar a fronteira a pé, adiantar o câmbio, comprar uns alfajores e desodorante nívea baratinho). Nos hospedamos no retorno também.

Resistencia - Gala Hotel y Convenciones - AR$ 5500 ~ R$ 175

Hotel de rico, tinha até cassino, mas dentre as opções para o período, foi um ótimo custo-benefício, pois o hotel está localizado no acesso a cidade e para a pernoite foi ótimo. O café da manhã era muito bom (para os padrões argentinos). Nos hospedamos no retorno também.

Salta - Plaza Hostel - R$90 (quarto privativo)

No Booking e no Google o local está bem avaliado, porém não tive uma boa experiência e não recomendo. 

Tilcara - Capec Alojamiento - 2 diárias - AR$7800 ~ R$ 250 (quarto privativo)

Hostel excelente, ganhou meu coração. Se um dia retornar a Tilcara, certamente me hospedarei lá. Ambiente super tranquilo, localizado na rua principal, com estacionamento amplo e seguro, café da manhã simples, porém super gostoso, roupas de cama bem cuidadas e limpas. Queria morar ali. O local também funciona como um espaço cultural e possui diversas atividades, como cinema, palestras, etc

Cafayate - Hostel Cielito Lindo - AR$3200 ~ R$ 102 (quarto privativo)

Hostel limpinho e organizado, como chegamos já no final do dia e saímos cedo no dia seguinte, foi só pernoite mesmo, o pessoal do staff era bem atencioso. Fica a poucos metros da praça principal e é possível estacionar na rua em frente ao hostel. Café da manhã ok.

Salta - Ref - Aparts & Habs - R$218

É um apart-hotel simples, mas bem organizado, limpo, com estacionamento coberto e seguro. Café da manhã ok, servido no quarto. Quando chegamos em Salta, percebemos que nossos pesos estavam acabando, como não tínhamos certeza se conseguiríamos fazer o câmbio no dia seguinte, acabei pagando com cartão de crédito, mas em pesos o valor da diária seria menor.

Bom, feito alguns esclarecimentos vamos ao relato.

GOPR3791.thumb.JPG.0327daa13e0c25483af8aaf5ff1e6442.JPG

• Respostas 40
  • Visualizações 12.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• DIA 4 - 26/12/2021 - Domingo Salta (ARG) > Tilcara (ARG) - 177 km - 4h Saímos bem cedo de Salta, para chegar o quanto antes em Tilcara e aproveitar a tarde para ir até o Mirador Hornoc

• DIA 5 - 27/12/2021 - Segunda-feira Esse dia foi reservado para conhecer Salinas Grandes e Purmamarca e claro, percorrer a famosa Cuesta de Lipan. Mais um cenário surreal, com muitas paradas para

• DIA 1 - 23/12/2021 - Quinta-feira Joinville/SC > Dionísio Cerqueira/SC - 595 km - O maps marca 10h aprox. nesse trajeto, porém por inexperiência minha, não verifiquei as condições das estradas e

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

DIA 1 - 23/12/2021 - Quinta-feira
Joinville/SC > Dionísio Cerqueira/SC - 595 km - O maps marca 10h aprox. nesse trajeto, porém por inexperiência minha, não verifiquei as condições das estradas e parte da rodovia PR-280 estava fechada,  a cada hora era liberado um sentido, então perdemos um tempão ali parados, além das condições péssimas da estrada. Na volta pegamos a SC-282, um pouco mais longe, porém com uma condição bem melhor.

Chegamos em Dionísio perto das 18 e após realizar o check-in fomos a pé até Bernardo Irigoyen (Argentina), passamos pela aduana e fomos fazer o câmbio e olhar algumas lojinhas. Na volta, fomos jantar em uma churrascaria em Dionísio, meu marido amou, R$38, rodízio de carne e PIZZA juntos kkk

DIA 2 - 24/12/2021 - Sexta-feira
Dionísio Cerqueira/SC > Resistencia(ARG) - 660 km - 10h

Primeiro trecho na Argentina, em Bernardo de Irigoyen

IMG_3731.thumb.jpg.b44b3b66cfc7d836be3a5672c8a405fa.jpg

Primeiro trajeto já na Argentina, em Bernardo de Irigoyen

Mais um dia de estrada e ali começou a aventura começou de verdade. A primeira coisa que fizemos foi encher o tanque. Logo após a aduana tem um posto, o litro custava AR$ 108, com o câmbio que fizemos, o litro ficou R$3,42, porém em todos outros lugares por onde passamos o preço variava entre 94 ~98 pesos.
Depois de encher o tanque do carro, seguimos pela Ruta 14 e depois pela Ruta 12 até Resistencia. No caminho passamos por três pedágios, sendo dois de $ 77 e outro $ 66.
Chegamos no hotel e após o check-in decidimos jantar por ali mesmo. O jantar para duas pessoas custou $3100 ~ R$100

DIA 3 - 25/12/2021 - Sábado
Resistencia(ARG) > Salta (ARG) - 817 km - 11h
praticamente um tapete (:

a qualidade do asfalto, nenhum buraco 😆

Outro dia na estrada, dessa vez pela Ruta 16 e assim como a maioria das rutas, asfalto bom, bem sinalizada e com pouco movimento. Dois pedágios no caminho $88 e $44 pesos.
Chegamos em Salta no final do dia, perto das 19h. Não tive uma boa impressão da cidade, pelo menos no caminho que fizemos, a cidade me pareceu desorganizada, suja, não curti, mas era apenas pernoite, então tudo certo (na volta pernoitamos em Salta novamente e conheci uma outra parte da cidade bem mais interessante e organizada, a qual me fez querer retornar a cidade para conhecê-la melhor).
Nesse dia saímos para jantar na região da Plaza Alvarado, próximo ao hostel. Eu estava tão cansada e um pouco indignada com o hostel, que esqueci de anotar os gastos e o local onde jantamos.

Postado
  • Autor
  • Membros

DIA 4 - 26/12/2021 - Domingo
Salta (ARG) > Tilcara (ARG) - 177 km - 4h

IMG_3968.thumb.jpg.46540ec52e2a61a33e930ddbc705244e.jpg

Saímos bem cedo de Salta, para chegar o quanto antes em Tilcara e aproveitar a tarde para ir até o Mirador Hornocal, em Humahuaca. Seguimos pela Ruta 9 até Tilcara e a estrada, não tem o que dizer, só deixar umas fotos. É bom fazer esse trajeto com bastante calma, porque você vai querer parar diversas vezes para fotografar ou apenas contemplar a paisagem.

IMG_1735.thumb.JPG.f616eff33ca41f1b858bb7790bc0ecdc.JPG

IMG_3975.thumb.jpg.d967e747554451274fde0dbca3e67c35.jpg

IMG_4027.thumb.jpg.77d3574887d620395d226aa297596d12.jpg

IMG_1773.JPG

Chegamos em Tilcara antes do meio-dia, depois de fazer o check-in no hostel, saímos para almoçar no Restaurante El Molle. Os dois almoços, mais uma cerveja artesanal, custou cerca de $3.000.

IMG_20211226_124908802.thumb.jpg.7a982dd9629c2f2006d43e644cfc1a32.jpg

Tilcara 

530e1d91-9738-449d-9a3a-3319d0681df8.thumb.jpg.10bf75c125e3c54ae91df2e935f6eb8f.jpg

Depois do almoço, voltamos ao hostel para descansar um pouco e perto das 14h seguimos para Humahuaca. O Mirador Hornocal fica a 70 km de Tilcara e a viagem durou 1h30 aproximadamente. O acesso ao mirante custa $100 por pessoa. Chegamos lá perto das 16h e estava ventando um pouco. Se for no verão, lembre-se de levar casaco.

Sobre o Mirador, é que aquele lugar que te deixa sem palavras (e um pouco sem ar também - por causa da altitude).

IMG_1784.thumb.JPG.82c0f2d6ae088e192c803339c08891ca.JPG

IMG_1936.thumb.JPG.882df2c2d22352b1753a2d29e50cb36a.JPG

IMG_1790.thumb.JPG.002834eb3b4cd21689f78c870c1ebbb6.JPG

IMG_1801.thumb.JPG.fdeb50406af4c96ddfcde29ec0dba125.JPG

IMG_1838.thumb.JPG.46366ec064790dfb7b044b4d912db535.JPG

Cerro de 14 Colores

Editado por SilviaAlves

Postado
  • Autor
  • Membros

DIA 5 - 27/12/2021 - Segunda-feira

Esse dia foi reservado para conhecer Salinas Grandes e Purmamarca e claro, percorrer a famosa Cuesta de Lipan. Mais um cenário surreal, com muitas paradas para fotos.

IMG_2005.thumb.JPG.d3e3034a8d83f3846ea1639f2483c32b.JPG

IMG_2042.thumb.JPG.ca301ee60d0fa5d056efb6f1a12f90c9.JPG

IMG_2075.thumb.JPG.66347dd88bb811f12a7992b0421d6582.JPG

Nesse caminho também, a partir de uma certa altitude é possível ver alguns guanacos e llamas (não vi nenhuma 🤨).

IMG_2089.thumb.JPG.053b929c6fc44db83c0da27d56ee7e09.JPG

IMG_2101.thumb.JPG.47fe2710b4560aede5fe68989a9d96ac.JPG

IMG_2117.thumb.JPG.68059f7e37990dbeffd49cd12bd04917.JPG

IMG_2147.thumb.JPG.3c225969808ffcd1dc229d4e0411363d.JPG

Guanacos

Quando estávamos em Hornocal, o senhor que nos recebeu na entrada, falou que era provável que o salar estivesse alagado, pois havia chovido bastante nos dias anteriores.

IMG_20211227_133155767.thumb.jpg.8ff41b4562297b49751db4594c0b16d3.jpg

IMG_2267.thumb.JPG.fc4d5d9773f430d180dfe1c706c8f9aa.JPG

Salar Salinas Grandes

Eu estava bem ansiosa para conhecer o Salar Salinas Grandes, pois nunca havia visitado algo parecido. O salar estava alagado e mesmo quando está seco, o acesso é permitido apenas acompanhado de um guia, que custa $150 por pessoa. A guia nos contou um pouco da história do local, de como funciona a extração de sal e também deu algumas ideias de fotos em perspectivas. Infelizmente, não curti muito as fotos kkk felizmente terei que voltar lá para tentar fotos melhores  🤗

Ficamos por lá um tempinho, comemos uma tortilla e inicíamos o retorno para Tilcara, com uma parada em Purmamarca.

IMG_2294.thumb.JPG.879dc80a836b38fef5935a9d850d0dce.JPG

IMG_2310.thumb.JPG.8bed3326a6cd3ff91cfbdd6784eb267a.JPG
Como já estava um pouco tarde (perto das 16h), não fizemos muita coisa na cidade, fomos no mirante ($100 por pessoas) e passeamos pela praça principal, onde tem diversas barracas que vendem souvenirs, toalhas, roupas de lã, etc. (com preços muito bons).

IMG_2366.thumb.JPG.eafcf3d6f7a28d884b23ab11cd4e8a8a.JPG

IMG_2376.thumb.JPG.652c68648af94be56b570eff264846f9.JPG

Purmamarca

IMG_2387.thumb.JPG.f1e8ebaeb13880afb37f38bdbac75a4d.JPG

Maimara

De volta a Tilcara, jantamos no restaurante Sirviñacu, também na Calle Belgrano, bem pertinho do Hostel. O jantar custou cerca de $3.800.

Postado
  • Autor
  • Membros
1 hora atrás, Juliana Champi disse:

Que sdds dessas estradas! Vou acompanhar! ❤️

teu relato da viagem ao Atacama em 2019, foi uma das minhas inspirações para essa viagem. Quem sabe na próxima, com mais tempo, vamos incluir o Chile também 🙃

Postado
  • Autor
  • Membros
41 minutos atrás, Thiago Loureiro disse:

Parabéns pelo relato Silvia! Difícil encontrar um atualizado, como o seu...

Houveram diversas paradas nas barreiras Policiais, principalmente com a Gendarmería Nacional?

Oi Thiago! Passamos por diversas barreiras, mas fomos parados apenas em umas 5, não sei te dizer qual Polícia era. Sempre que avistávamos a polícia, ligávamos o alerta e abríamos todos os vidros do carro. Próximo aos pedágios também sempre tinha barreira.

Nas paradas apenas perguntavam onde estávamos e para onde iríamos (sempre falávamos a última cidade pela qual passamos e a próxima). Um pouco depois da saída de Tilcara, no dia 28/12, pediram os nossos passaportes e o documento do carro, foi a única vez que pediram nossos documentos. Em uma outra parada, acho que depois de Salta, na volta, pediram para abrir o porta-malas.

Postado
  • Membros

Obrigada pelo seu Relato! Vou atravessar por Dionísio também e encontrei pouca informação de quem passou por la, e sempre bom atualizações.

O seguro covid e a carta verde voces fizeram com quem? eu achei algumas seguradoras na internet, mas não sei se são confiáveis. 

Postado
  • Autor
  • Membros
18 horas atrás, Ragna W Tavares disse:

Obrigada pelo seu Relato! Vou atravessar por Dionísio também e encontrei pouca informação de quem passou por la, e sempre bom atualizações.

O seguro covid e a carta verde voces fizeram com quem? eu achei algumas seguradoras na internet, mas não sei se são confiáveis. 

Oi Ragna!

O seguro carta verde foi feito com a seguradora do nosso carro (Porto Seguro) e custou R$280, para 10 dias. Não cheguei a pesquisar outros lugares, então não sei se foi um bom valor, se existe algo mais em conta. O seguro viagem fiz na Ciclic (foi o mais barato que achei com cobertura para COVID), custou R$141,30. 

Postado
  • Membros

Boa tarde, estou indo final de março, chego lá pelo aeroporto de Jujuy. Na verdade ia em março de 2020, mas veio a pandemia e consegui reagendar pela terceira vez pra agora. Espero que situação melhore. Sempre bom ter algo atualizado. E parabéns

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.