Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 40
- Visualizações 12.2k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
SilviaAlves 16 posts
-
Juliana Champi 5 posts
-
Marcelo Manente 4 posts
-
D FABIANO 4 posts
Dias com mais postagens
Most Popular Posts
-
DIA 4 - 26/12/2021 - Domingo Salta (ARG) > Tilcara (ARG) - 177 km - 4h Saímos bem cedo de Salta, para chegar o quanto antes em Tilcara e aproveitar a tarde para ir até o Mirador Hornoc
-
DIA 5 - 27/12/2021 - Segunda-feira Esse dia foi reservado para conhecer Salinas Grandes e Purmamarca e claro, percorrer a famosa Cuesta de Lipan. Mais um cenário surreal, com muitas paradas para
-
DIA 1 - 23/12/2021 - Quinta-feira Joinville/SC > Dionísio Cerqueira/SC - 595 km - O maps marca 10h aprox. nesse trajeto, porém por inexperiência minha, não verifiquei as condições das estradas e
Olá mochileiros!
Apesar de frequentar o fórum a bastante tempo, esse será o meu primeiro relato. Essa viagem foi sensacional e como tem quase dois anos dos últimos relatos relacionados a esse destino, achei que seria legal compartilhar algumas coisas. Sou pisciana, nem tudo estará muito detalhado, pois muitas coisas esqueci de anotar, mas esse destino não tem erro, há muitos relatos e informações disponíveis aqui no fórum mesmo.
Espero contribuir e inspirar outros viajantes, assim como muitos relatos daqui me inspiram (a lista de lugares para viajar nunca termina 😍).
Para quem se interessar e quiser um roteiro parecido, esse tópico é super útil https://www.mochileiros.com/topic/86693-bora-pro-atacama-de-carro-compila%C3%A7%C3%A3o-de-leitura/ e vai fazer você querer ir amanhã mesmo.
Bom, a viagem teve início no dia 23/12/2021 e terminou dia 1º/01/2022. Foram 9 dias na estrada. Eu, meu marido e uma Pajero TR4. Até o momento de fazer o PCR, estava na dúvida, se seria certo fazer essa viagem (por conta da pandemia), me questionei até o último minuto, mas no fim deu tudo certo e agora estou em paz com essa decisão, pois a viagem foi incrível.
Quanto aos gastos, ao final do relato vou deixar um panorama geral dos valores em hospedagens, gasolina, pedágios, alimentação e ingressos. Não anotei tudo detalhadamente, mas acredito que é possível ter uma noção.
Resumidamente, o roteiro foi o seguinte:
DIA 1 - Joinville/SC > Dionísio Cerqueira
DIA 2 - Resistencia
DIA 3 - Salta
DIA 4 - Tilcara e Humahuaca
DIA 5 - Tilcara
DIA 6 - Cafayate
DIA 7 - Cachi e Salta
DIA 8 - Resistencia
DIA 9 - Dionísio Cerqueira > Joinville/SC
O roteiro foi um pouco apertado e faltou ver muita coisa, porém foi o que deu para fazer com o tempo e recursos que tínhamos disponível.
Documentos gerais para ingresso na Argentina:
Na dúvida, consulte os documentos necessários aqui https://www.argentina.gob.ar/interior/migraciones/entrada-y-salida-del-pais ou no site do consulado.
Equipamentos obrigatórios para o veículo:
Levamos também um cambão, apesar de não ser um item “obrigatório”, é um item mencionado em diversos relatos e como um amigo nos emprestou, decidimos levar para garantir (porém, em nenhum momento nos foi solicitado ou foi necessário utilizar)
O seguro carta verde foi exigido apenas na aduana. Ao longo do caminho fomos parados umas 5 vezes pela polícia e em todas, os policiais foram cordiais, perguntavam de onde éramos, para onde iríamos e só. Na saída de Tilcara, no dia 28/12, o policial pediu nossos passaportes e em uma outra parada pediram verificar o porta-malas (mas não revistaram nada).
IMPORTANTE: Documentos necessários ingressar na Argentina (em Dezembro/2021 - COVID)
Para informações atualizadas sobre o COVID, consulte o site https://www.argentina.gob.ar/interior/migraciones/ddjj-migraciones
IMIGRAÇÃO
Ao lado da aduana (Bernardo Irigoyen/AR) existe um espaço onde você apresenta o comprovante de vacinação e o resultado PCR. A atendente conferiu as informações do passaporte, PCR e vacina e entregou um papel preenchido informando o resultado do PCR e a vacina.
No mais, procedimento normal da imigração, apresentamos nossos passaportes e o seguro carta verde. O agente conferiu nossos documentos, e perguntou para onde iríamos, quantos dias.
A declaração jurada apareceu no sistema da imigração automaticamente.
Importante, é necessário preencher a declaração na saída também.
DINHEIRO
Trocamos uma parte com os cambistas, na fronteira de Dionísio Cerqueira com Bernardo Irigoyen. No hotel em Dionísio, nos informaram que as casas de câmbio da cidade fecharam por conta da pandemia e a única maneira de realizaro câmbio era com os cambistas. Sempre tento ser o mais correta possível, ainda mais viajando, então confesso que me senti um pouco mafiosa trocando dinheiro na rua com os cambistas, mas deu tudo certo. A cotação foi R$1 = AR$ 31,50.
Na volta, trocamos dinheiro em Salta, pois a maioria dos pesos que tínhamos foram gastos com vinhos em Cafayate. No hotel em que estávamos nos indicaram a Plaza 9 de Julio, como era de manhã cedo, as casas de câmbio ainda estavam fechadas, então decidimos perguntar em uma agência de turismo e o atendente informou que o câmbio oficial estava horrível e o melhor mesmo era trocar os cambistas. Assim, lá foi a mafiosa novamente trocar dinheiro na rua
A cotação em Salta foi R$1 = AR$ 30 (o oficial era AR$21).
HOSPEDAGENS
Todas as reservas foram feitas com antecedência pelo Booking. Como a cotação está favorável para nós, compensa pagar em pesos.
Dionísio Cerqueira/SC - Hotel Iguaçu - R$210
Hotel simples, com garagem e café da manhã, a poucos metros da aduana (se chegar no final do dia, é possível atravessar a fronteira a pé, adiantar o câmbio, comprar uns alfajores e desodorante nívea baratinho). Nos hospedamos no retorno também.
Resistencia - Gala Hotel y Convenciones - AR$ 5500 ~ R$ 175
Hotel de rico, tinha até cassino, mas dentre as opções para o período, foi um ótimo custo-benefício, pois o hotel está localizado no acesso a cidade e para a pernoite foi ótimo. O café da manhã era muito bom (para os padrões argentinos). Nos hospedamos no retorno também.
Salta - Plaza Hostel - R$90 (quarto privativo)
No Booking e no Google o local está bem avaliado, porém não tive uma boa experiência e não recomendo.
Tilcara - Capec Alojamiento - 2 diárias - AR$7800 ~ R$ 250 (quarto privativo)
Hostel excelente, ganhou meu coração. Se um dia retornar a Tilcara, certamente me hospedarei lá. Ambiente super tranquilo, localizado na rua principal, com estacionamento amplo e seguro, café da manhã simples, porém super gostoso, roupas de cama bem cuidadas e limpas. Queria morar ali. O local também funciona como um espaço cultural e possui diversas atividades, como cinema, palestras, etc
Cafayate - Hostel Cielito Lindo - AR$3200 ~ R$ 102 (quarto privativo)
Hostel limpinho e organizado, como chegamos já no final do dia e saímos cedo no dia seguinte, foi só pernoite mesmo, o pessoal do staff era bem atencioso. Fica a poucos metros da praça principal e é possível estacionar na rua em frente ao hostel. Café da manhã ok.
Salta - Ref - Aparts & Habs - R$218
É um apart-hotel simples, mas bem organizado, limpo, com estacionamento coberto e seguro. Café da manhã ok, servido no quarto. Quando chegamos em Salta, percebemos que nossos pesos estavam acabando, como não tínhamos certeza se conseguiríamos fazer o câmbio no dia seguinte, acabei pagando com cartão de crédito, mas em pesos o valor da diária seria menor.
Bom, feito alguns esclarecimentos vamos ao relato.