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Em 23/03/2022 em 11:39, Paulonishi disse:

Arequipa, 16 de outubro

Dormi até às 06:40h. Acordei, tomei meu café especial: leite evaporado com whey protein e pão com queijo. O leite evaporado é bem consistente (tipo um creme mais espesso) e resulta do processo de extração da água, ficando bem parecido com creme de leite. Uma delícia com chocolate em pó e também com café solúvel. O melhor de tudo é que dura mais tempo sem refrigeração.

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Neste dia, embarcaria para o próximo destino, Cusco! Mas... o ônibus era só à noite (opção minha para eliminar um pernoite e também porque o tempo de viagem é bem grande) 🙄

Bom, e o que fazer até esse horário?

Fiz o check out para não ter que pagar outra diária e combinei com o hostel deixar as mochilas no depósito (gratuitamente) e aguardar nas dependências. 

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Para aproveitar o tempo ao máximo, tratei de ir caminhar pela cidade, a fim de encontrar lugares interessantes para boas fotos e comprar algumas lembrancinhas da cidade. Fui então para o ponto central, a Plaza de Armas, visitar a Catedral de Arequipa.

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Construção iniciada no século XVI, é toda construída em Sillar, um tipo de pedra vulcânica bem abundante na região. 

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Durante a sua existência, passou por uma série de grandes terremotos ( 1666, 1668, 1669, 1784, 2001)  e um grande incêndio em 1844, necessitando de várias restaurações. Por esse motivo, quase nada resistiu da construção original, mas mesmo assim preserva uma bela arquitetura colonial.

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Achei bem curioso o fato de os sinos estarem em suporte de madeira e atados com cordas... Detalhe que passa despercebido pela maioria pois fica bem no alto da maior torre e captei com um bom zoom da teleobjetiva.

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O interior é bem sóbrio e grossas colunas sustentam vários arcos do teto, com pequenas aberturas nas abóbodas para o provimento de luz.

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Devido a intensa atividade sísmica, desde o seu projeto inicial foi concebida sem janelas, o que é algo bem recorrente na maioria das igrejas peruanas.

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Depois da catedral, fui visitando outras igrejas no entorno da Plaza de Armas, admirando as suas construções e o esmero com o qual decoravam a sua fachada externa. Acredito que isso era propositalmente feito para atrair a população, na época em processo de conversão pela igreja católica.

Esta, aliás, estava representada por diversas ordens religiosas que travavam uma verdadeira disputa na quantidade de seguidores (quanto mais, maior a renda e o poder, por assim dizer).

Pertinho da região central temos a Igreja da Companhia de Jesus...

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E um pouco mais abaixo, a de Santo Domingo.

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Na época colonial, quanto mais próxima à Plaza de Armas, maior o prestígio e poder da Ordem Religiosa em questão...

Já deu para perceber que a cidade é conhecida pelo vasto acervo arquitetônico da época colonial, que, em grande parte, está muito bem preservado/restaurado.

Os museus também são bem interessantes. Na época da minha visita, para a minha surpresa estava acontecendo uma exposição sobre a civilização de Caral!

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E é claro que não deixei passar!

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O Peru tem investido muito em pesquisas arqueológicas e também na divulgação dos principais sítios junto à população, o que é incrível! Para eles, grande parte do acesso é gratuito ou com um desconto muito grande, o que incentiva bastante a difusão cultural.

Uma das visitas que gostaria de ter feito é no museu onde guarda a Juanita, uma as múmias mais bem conservadas já encontradas no Peru e justamente no topo de um dos vulcões nas proximidades de Arequipa (Apu Ampato).

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Bem na época em que fui, ela estava indisponível para a visitação 😪. De tempos em tempos, ela é submetida a exames e estudos...

Se tiver melhor sorte, recomendo a visita no Museo Santuarios Andinos.

A cidade também guarda uma série de Conventos e Monastérios, sendo que o mais famoso é o de Santa Catalina.

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E o da Companhia de Jesus. Este último tem até lojas e cafeterias, pois está desativado.

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São tantas as atrações que é difícil relacionar... 

Só andando mesmo por essas ruas, sem pressa, para ir apreciando cada detalhe!

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Ah, e como mencionei em um relato anterior, o Free Walking Tour é uma ótima alternativa para saber sobre a história da cidade e conhecer alguns cantinhos bem especiais.

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Acima, a Iglesia de San Francisco.

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Achei uma galeria de artesanatos e comprei as minhas lembrancinhas, como chaveiros e uma pequena alpaca (a do meio), que até hoje está comigo!

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É, andei bastante a aproveitei bem o meu tempo.

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Comprei algumas coisinhas no mercado, voltei ao Hostel e dei uma descansada depois de comer.

Quando eram 15:30h, resolvi ir para o Terrapuerto aguardar por lá mesmo o meu ônibus. Saí na porta do Hostel e já fiz sinal para o primeiro táxi (micro, por sinal) que apareceu. O bom é que eles param em qualquer lugar, literalmente 😅.

Combinamos rapidamente o preço e, lógico, dando aquela chorada, baixei para 6 Soles!!!

Joguei as mochilas dentro e partimos...

Estava um sol terrível e o ar bem seco. Fiquei aliviado em poupar minhas pernas de mais essa caminhada.

Chegamos rapidinho e fui para o terminal da direita.

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Mas não era esse. Daqui saem apenas os transportes regionais.

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Só atravessei para o outro lado e cheguei ao correto.

Fui lá para o guichê da Cruz del Sul fazer o meu check in e despachar a bagagem. A mochila maior deu 16 Kg (o limite é de 30 Kg para despachar sem cobrança adicional) e a menor, com todo o equipamento eletrônico, mantive comigo mesmo (e eram mais 10 Kg). Infelizmente não pude usar a sala VIP para aguardar, pois segundo a atendente só era liberada 30 minutos antes do embarque.

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O jeito era aguardar e fazer o tempo passar, enquanto isso. Aproveitei para atualizar o diário da viagem (graças a eles tenho esses relatos detalhados), jogar no celular e andar de bobeira ao redor.

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Ah, tive que pagar uma taxa de 3 soles no terminal, que deveria ser apresentada no momento do embarque. O bom é que, com ela, poderia usar o banheiro nesse período.

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Finalmente, às 19:30h fui lá para o embarque. Passei pela revista com detector de metais e entrei na Sala VIP da Cruz del Sur, que por sinal estava lotada! Pelo menos consegui usar a internet e me distrair enquanto o ônibus não vinha. Mas foram só 15 minutos e já embarcamos.

Para a minha decepção, não tinha Tela multimídia e nem tomadas USB...

Partimos às 20:08h e meia hora depois o jantar foi servido! Pensa numa pessoa com fome...

Ao comprar a passagem no site, já havia escolhido a opção para esse trecho:  arroz, frango e pimentão. Veio também uma tortinha fininha de vegetais, um tipo de sagu de abacaxi e um copo de coca cola QUENTE.

E assim finalizei mais um dia de aventura por terras peruanas, agora na expectativa já do "Gran Finale": Cusco e Machu Picchu!

Não perca o próximo episódio!

A chegada em Cusco!

 

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Ola amigo. Estou querendo ir de Cusco até Arequipa. O translado que vc fez até Cusco, qual foi a companhia, duração e valor? vlw!

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9 horas atrás, jota_jotta disse:

Ola amigo. Estou querendo ir de Cusco até Arequipa. O translado que vc fez até Cusco, qual foi a companhia, duração e valor? vlw!

Fala @jota_jotta, ônibus é a opção mais econômica. O valor que paguei foi numa promoção excelente no site da Cruz del Sur, por isso não serve de parâmetro. Tem que dar uma pesquisada no site. Tem muitas outras empresas que fazem o percurso e recomendo ir à noite, pois assim economiza 1 pernoite! 🤠👍

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13 horas atrás, Paulonishi disse:

Fala @jota_jotta, ônibus é a opção mais econômica. O valor que paguei foi numa promoção excelente no site da Cruz del Sur, por isso não serve de parâmetro. Tem que dar uma pesquisada no site. Tem muitas outras empresas que fazem o percurso e recomendo ir à noite, pois assim economiza 1 pernoite! 🤠👍

Obrigado Paulonishi!

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