Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

A plataforma de planejamento de viagens, Trips, foi lançada.

• Respostas 29
  • Visualizações 1.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• pmichelazzo
    pmichelazzo

Não tem IA no mundo que bata o Mochileiros. Simulacao_Bruxelas___Londres___Amsterdam___Paris___Kuala_Lumpur___Dubai___Bali___Auckland-2.pdf

• pmichelazzo
    pmichelazzo

Gente, pelamor... não é mochilão não, é só teste da ferramenta para ver o que ela entrega e para ter certeza que não tem "Chat Gepeto", "Craude" ou qualquer outra coisa que supere os Mochileiros (e e

• Davi Leichsenring
    Davi Leichsenring

IA por IA sempre vai entregar um texto mediano, tem potencial mas chegar no potencial vai precisar de muito trabalho humano para definir bem os prompts. Eu mesmo tenho um site que fiz para mim, e só

Featured Replies

Postado
  • Membros
1 hora atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Entretanto, nesta mesma prerrogativa, em tese uma IA poderia ser 'esperta' o suficiente para acessar os incontáveis relatos presentes neste fórum, e a partir deles, sintetizar (naturalmente considerando a data das postagens) uma resposta inteligente. Logo, os dados que eu uso para fazer meu roteiro existem para a IA também, só ela ainda é incapaz de aproveitá-los.

Teoricamente já deveriam fazer isso pois o conteúdo é aberto e sem dúvida seria uma enorme fonte de conteúdo.

Postado
  • Membros

Dá para fazer a IA criar um roteiro bom, mas isso exige criar um prompt muito bem descrito com N variações, fazer loop the task, skills, etc. E em geral só quem viaja muito consegue bolar um prompt bom, mas quem viaja muito não gosta de roteiros de IA, então nem se dá o trabalho pra criar. Bom, talvez alguem com uma visão bem mais empresarial

Postado
  • Membros

@Alan Rafael Kinder se quiser testar sem precisar fazer cadastro, ta ai, eu fiz uns ajustes pra liberar mais usuarios (ja que eu era o unico)

https://keeptripplansimple.com

voce pode criar uma trip por conta e pedir no chat (canto direito inferior no icone) para ajustar pra ti, pede pra ele inserir 4 dias em tal lugar, fazer reserva, adicionar ponto de interesse, ele tem poder de ajustar as coisas, eh soh pedir,

Editado por Davi Leichsenring

Postado
  • Membros
6 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

@Alan Rafael Kinder se quiser testar sem precisar fazer cadastro, ta ai, eu fiz uns ajustes pra liberar mais usuarios (ja que eu era o unico)

voce pode criar uma trip por conta e pedir no chat (canto direito inferior no icone) para ajustar pra ti, pede pra ele inserir 4 dias em tal lugar, fazer reserva, adicionar ponto de interesse, ele tem poder de ajustar as coisas, eh soh pedir,

Opa, também quero!

Postado
  • Colaboradores
12 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

Muito legal cara, e realmente intuitivo e prático.

Usei a IA para fazer três testes no seguinte cenário (cerne do prompt):

(Saíndo de 'Santa Catarina - Brazil') Passeio de quatro dias, para dois adultos e uma criança (maior de dois anos), em Curitiba/PR.

Na primeira vez pontuei ainda que desejava experiências e hospedagem compatíveis com uma criança, e sem restrição de orçamento (mas buscando algo moderado / econômico).
Resultado: satisfatório, orientou pegar avião.

Na segunda fui menos detalhista, e destaquei que não queria pegar transporte aéreo.
Resultado: satisfatório, orientou deslocamento terrestre (e até apontou ônibus).

Na terceira fui ainda menos detalhista, mantive o cerne do prompt mas apenas complementei 'o mais econômico possível'.
Resultado: insatisfatório, foi a proposta 'mais cara' até então (apesar de ter sido a única qual eu enfatizei/exigi 'economia'), orientando a irmos de avião e fazendo outras escolhas que encareceram o passeio.

Num dos testes tive o retorno: Server Error 504. Ao repetir funcionou normalmente.

Eu vejo as possibilidades da IA alinhadas à uma 'acessoria especializada', e nessa leitura, por mais que eu não tenha específicado exatamente de onde eu estaria saindo em Santa Catarina, a IA deveria cogitar fortemente a hipótese de orientar o transporte rodoviário - visto que no meu caso específico, é inquestionavelmente a melhor alternativa (o tempo que eu demoraria para me deslocar até o aeroporto mais próximo corresponde a 30% do tempo da viagem direta para Curitiba, e em um grupo com três pagantes de passagens aéreas, o custo escalonaria de forma proibitiva). Apenas para constrastar, meu custo dirigindo meu próprio carro até lá é de cerca de 400 BRL (isso qual poderia ser dividido entre os ocupantes do carro). Até alugar um carro e ir para lá assim é mais econômico que pegar um vôo. Ainda neste raciocínio, até mesmo alguém do oeste de SC teria vantagem em ir de carro diretamente para Curitiba ao invés de em um dos aeroportos no litoral (que oferecem viagens para lá).

Gostei bastante da proposta, e como sugestão, no itinerário, incluiria fotos da experiência/ponto de interesse sugerido.

Editado por Alan Rafael Kinder

Postado
  • Membros

@Alan Rafael Kinder

Mas aí que mora o ponto central. No meu lado eu preciso criar um pre-prompt bem definido mas genérico suficiente para explicar como fazer roteiro pra qualquer lugar para a IA, e essa parte que é difícil, por isso eu desisti e só fiz mais como auxiliadora.

No fim eu uso o chat ali no canto direito para ajustes depois de eu ter criado meu roteiro inicial. Eu fiz o chat com acesso ao sistema, então basta pedir e ele faz as alterações pra ti, tipo 'coloque 3 dias em tal lugar, anote em pontos de interesse tal coisa', etc

Sobre incluir fotos, mas daí vira um mochileiros da vida :), a minha ideia é mais ter uma planilha pra anotar coisas simples do que fazer um mega-site para tal, porque eu acho que já existe sites suficientes que fazem isso. A ideia é deixar mais enxuto, eu antes fazia no excel meu roteiro, pois pra mim só preciso de poucas anotações, tanto que dei o nome de 'keep trip plan simple', ou seja, mantenha o plano de roteiro simples.

Postado
  • Colaboradores

Eu nunca trabalhei com IA pelo lado da programação - sou apenas usuário - mas consigo compreender teu argumento.
Talvez a solução não seja apenas um prompt, mas em camadas sucessivas de prompts, alinhados à proposta do sistema, de forma que o último apenas sintetiza as informações produzidas - mas entendo que aí entra numa complexidade significativa.

Legal do chatbot, eu nem cheguei a utilizá-lo nos breves testes que fiz.

A sugestão da foto vai de encontro com um roteiro relativamente recente que criei (com auxílio do ChatGPT), decorrente de um wallpaper automático do Windows.
Certo dia vi a imagem linda de um lago (qual já havia visto em outras ocasiões), todavia desta vez decidi saber o que era.

Era o Könnigssee, no Parque Nacional de Berchtesgaden, no sul da Alemanha.

Eu nunca pesquisei nada sobre aquela região, sequer sabia que Munique ficava próxima, e ao mesmo tempo, tão próximo da Áustria.
Enfim, solicitei para que a IA criasse um roteiro de 10 dias tendo como base essa atração.
Depois fui aprimorando o prompt, apontando características de minha família (e cenário hipotético com filha de 4 anos - estava prevendo para alguns anos à frente), e consegui criar um roteiro sólido, com levantamento de valores (quais tive que fazer sozinho, a AI fracassava significativamente nese quesito), e até mesmo uma chance de 'renovação de votos' às margens de Wolfgangsee, em St. Wolfgang, na Aústria.

Enfim, sem muita delonga, a possibilidade de ter consciência da existência desses lugares derivou especificamente do roteiro preliminar produzido pela IA - reforço que precisei reanalisar cada item posteriormente, mas o mérito continua sendo da IA.
E mesmo que tendo alguma descendência alemã (meu pai fala alemão, eu infelizmente não tem fluência alguma), as fotos me ajudavam a identificar cada ponto de interesse com maior facilidade que os nomes (imagino lugares que sequer usam nosso alfabeto, ou similar a ele, como seria complicado se organizar apenas pelos nomes).

Postado
  • Membros

A parte de programação com IA não é tão complexa, pois basicamente se faz um prompt e manda e espera a resposta. Até dá pra fazer esses loops, mas realmente é complexo e pode consumir os tokens em um instante. Mas vou pensar numa forma.

Mas basicamente eu preciso criar um prompt pré-definido pra dar uma base pra IA do que ela precisa fazer, exemplo:
'Você é um agente de viagem que vai definir o roteiro para as questões do usuário, siga as instruções a risca, apenas busque por lugares reais (sem halucinação) ... .etc e etc'

Quando mais detalhado for, melhor será o resultado inicial.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.