Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

CIRCUITO W Sozinha – Torres Del Paine – Patagônia Chilena - Março 2022

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

242070857_WhatsAppImage2022-03-29at17_18.38(2).thumb.jpeg.f14417cde4f76b679bde2f2c1287e15b.jpeg

Voltei para a Patagônia, mais uma vez solo, para completar o Circuito W, um sonho antigo que eu tinha e desejei muito ao longo dos últimos anos. É a minha segunda vez em Torres del Paine mas agora o objetivo era muito claro: completar o circuito W. Eu terminei ontem e ainda estou absorvendo toda a experiência. Vou começar a postar tudo no https://www.instagram.com/anavoando/

Eu fiz em 4 noites e 5 dias e o itinerário foi o seguinte:

Dia 01: ônibus de Puerto Natales até Pudeto, entrada do Parque Torres Del Paine através do Catamarã. Chega coladinho no camping Paine Grande por volta das 11h, mas eu andei até o Camping Grey, onde passei a primeira noite. 11km

Dia 02: De manhã deixei a mochila no camping e fui com uma mochila menor até dois mirantes, um do lado do Camping Grey e outro cerca de 2km afastados, mas com uma vista incrível. Vale muito a pena. Voltei até o Grey e por volta do meio dia saí com a mochila até Paine Grande, camping que dormi a segunda noite. 21km

Dia 03: O dia que eu mais temia! Saí as 08:30h e fui até o camping Italiano, que está fechado no momento, mas tem um guarda-parques lá e você pode deixar a mochila. Fiz a trilha de ataque até os miradores Francês e Britânico! WOW! Voltei pro Italiano 16:30h. Comecei a trilha Italiano – Cuernos as 16:55h (o limite de entrada era 17h!!!). Minha terceira noite foi no camping Cuernos! E que caaaaamping! Juro, vale a pena andar os 2km a mais e hospedar nele. Várias pessoas no caminho ficaram no Francês e reclamaram. Eu cheguei as 18:30h no Cuernos, depois de um dia caminhando por praticamente 10h, parei pouco durante todo o trajeto, só para comer e apreciar a vista nos miradores (mirantes). 26km

Dia 04: Tirei a manhã off depois dos 26km do dia anterior. Saí por volta do meio dia do Camping Cuernos em direção ao Chileno! Eu não esperava a subida que teve nesse trecho hahaha o cansaço acumulado no quarto dia com certeza ficou evidente. Cheguei as 17h no camping Chileno, que fica já na metade do caminho para a Base das Torres. 12km

Dia 05: As 05:30h eu saí em direção ao famoso mirante das Torres que dão nome ao parque. A grande surpresa com certeza ficou para o último dia: começou a nevar muuuuuito na subida. Muito mesmo! O objetivo era o nascer do sol, mas cheguei por volta as 08h na base das torres com a maior nevasca. As Torres estavam sumidas. Fiquei até umas 09:45h e nesse meio tempo elas apareceram e desapareceram! Lindonas! Gigantescas! Foi minha segunda vez nessa paisagem e com certeza fui surpreendida. Voltei super rápido para o Chileno e cheguei por volta as 11h no camping. Comi, descansei, me organizei e as 12h comecei o caminho em direção a saída do parque, pela Laguna Amarga. Peguei o ônibus as 14:30h, concluindo 90km caminhados em 5 dias! 17km
Foi uma conquista giganteeeeeee! Ainda mais sozinha! A trilha está muito movimentada, é bem demarcada, então é tranquilo. Eu nem acredito ainda e estou absorvendo tudo que vivi nesses dias de tantas paisagens incríveis. Por estar sozinha optei por comprar todo o camping montado + todas as refeições inclusas e gastei os seguintes valores:

INFORMAÇÕES GERAIS:

- Voo SP – Punta Arenas - SP R$ 1.775,00
- Voo NVT – SP – NVT R$ 265
- Camping Grey e Paine Grande (Vertice) – USD 198 – R$ 1.206,08
Estavam inclusos nesse valor: barraca montada, isolante térmico, jantar e café da manhã no Grey. No Paine Grande tive incluso também um box de almoço com sanduiches, barrinha de cereal e suco de caixinha.
O saco de dormir eu levei o meu de 0ºC.
- Camping Cuernos e Chileno (Fantastico Sur/Las Torres) – USD 300 – R$ 1.827,40
Estavam inclusos: barraca, isolante térmico, todas as refeições (café da manhã, box de almoço e jantar).
Eu decidi ir e comprei todas as coisas acima em 17 e 18/01/2022.
- Entrada Parque Nacional Torres del Paine (comprei on-line) – USD 49 – R$ 290,08
- Ônibus Punta Arenas – Puerto Natales CLP 8000 (só ida) – R$ 50
- Ônibus Puerto Natales – Torres del Paine – CLP 12000 – R$ 75
- Catamarã Pudeto – Paine Grande – CLP 23000 - R$ 143,75
- Shuttle do Centro de Boas Vindas até onde os ônibus para Puerto Natales saem: CLP 3000 - R$ 18,75
Total dos gastos considerando só o Circuito W cerca de R$ 5.700,00.
Tem outras coisas que não considerei ainda, porque eu literalmente voltei ontem do Parque. Vou compartilhar TODOS os detalhes no meu Instagram: https://www.instagram.com/anavoando/

Qualquer coisa que precisem, estou a disposição para mais detalhes 😊

* Voltei ontem e esse post futuramente será completado com mais informações. 

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.38 (3).jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.45.jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.44 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.44.jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.43 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.43.jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.42.jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.41 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.41.jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.40 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.40.jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.39.jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.38 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.37.jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.36.jpeg

Editado por Ana Caroline Cunha

• Respostas 32
  • Visualizações 11.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Ana Caroline Cunha
    Ana Caroline Cunha

Como que surge essa viagem? Como eu disse no início, a vontade era antiga, mas a chama reacendeu quando eu percebi em Dezembro de 2021 que as fronteiras estavam abertas e tinham umas 4/5 pessoas

• Ana Caroline Cunha
    Ana Caroline Cunha

Para quem curte, esse é o vídeo que eu fiz do "pré-viagem" onde vou contando como eu estava me sentindo desde janeiro até o dia do embarque. 

• Ana Caroline Cunha
    Ana Caroline Cunha

simmmm!! quero fazer isso, é que literalmente acabei de voltar hahahaha e quero complementar o relato com mais detalhes e dicas  esse foi um mais "express" pra já ir ajudando e inspirando outras pesso

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros
Em 26/04/2022 em 12:49, Ana Caroline Cunha disse:

DIA 01 – SAÍDA DE PUERTO NATALES ATÉ CAMPING GREY

IMG_7079.thumb.jpeg.aecb70d526e74c2187a99678660930ef.jpeg

As 06:40h peguei (e quase perdi) o ônibus em Puerto Natales para o Parque Nacional Torres del Paine. Nessa época do ano, amanhece as 8h e foi da estrada que já percebi o quanto essa experiência seria importante. O céu estava rosa, montanhas ao redor e um dia limpo me permitia ver, já de longe, as torres que dão nome ao parque.

O ônibus chegou as 08:30h na portaria para conferência das entradas (comprei on-line), quem começa o “O” ou faz o bate e volta até as Torres é nessa portaria, da Laguna Amarga, que a trilha tem início.

Quem, assim como eu, começa em Paine Grande/Grey, retorna ao ônibus para mais quase 1h de trajeto até onde saí o catamarã.

As 09:40h cheguei, já sentindo os fortes ventos da Patagônia. O céu continuava azul e sem chuva (a previsão, que nunca é confiável, me indicava fortes chuvas para todos os dias, o que já estava me dando muito medo antes de começar a trilha). Mas a Patagônia é assim, o clima lá é próprio e dificilmente você vai saber o que vai encontrar, tem que ir aberto e preparado pra absolutamente tudo.

Percebi que eu era uma das poucas, senão única, mulher/pessoa sozinha. Eu observei muito quem estava no catamarã: todas as nacionalidades, casais, grupos, mochilas grandes, pequenas, carregando muita coisa ou quase nada.

Cerca das 11h cheguei em Paine Grande. O catamarã para muito perto do Camping, então aproveitei e comi meu sanduiche, peguei os bastões de trekking, fui ao banheiro, fiz toda a organização até sair as 11:45h para oficialmente começar o circuito W.

Nesse dia são 11km até o Camping Grey. Aos poucos você já começa a ver o Glaciar Grey, gigante, lindo, o desgelo no lago que se forma. A caminhada fica leve simplesmente pela paisagem, para todos os lados que você olha, você se impressiona. Parece uma pintura. Entre um pouco de ganho e perda de elevação, as horas foram passando de maneira muito tranquila.

Cruzei com pessoas em ambos os sentidos, acho que se eu passava 10 ou 15 minutos andando sozinha e sem ver pessoas, era muito.

Parei uma vez para lanches e descanso, mas em geral meu corpo estava respondendo bem a trilha. O caminho é bem demarcado, impossível se perder. Peguei bastante vento, mas zero chuva. Concluí os 11 km as 15:30h.

Fiz o check in no Camping Grey, a barraca estava montadinha com uma montanha maravilhosa de fundo. Me organizei, tomei banho (banheiros limpos, chuveiro quentinho) e aguardei o horário da janta que foi servido as 18h. Tinha uma sopa sem graça de entrada, uma salada esquisita, arroz com uma carne dura e sobremesa. Hahahahah ou seja, pelo valor que é pago, a comida não é muito elaborada. Eu compreendo por ser um lugar de difícil acesso.

Por volta as 20h eu já estava na barraca, quentinha, li um pouco no meu Kindle e dormi.

Nesse primeiro dia me senti bem introspectiva, não interagi muito com as pessoas e acredito que estava me situando em como os dias iam funcionar.

IMG_7051.thumb.jpeg.6aad8bb6c3ee2acfe3f220eb9d7324d0.jpeg

IMG_7067.thumb.jpeg.5523486981e99111b1d7a787f17fadc6.jpeg

IMG_7072.thumb.jpeg.e6cc01be43a87948b1aefa72b2302790.jpeg

IMG_7108.thumb.jpeg.e9f67cc66989f9a1519355fb9b91baee.jpeg

IMG_7143.thumb.jpeg.532e51848e6a49a78b968bce09441e8a.jpeg

IMG_7152.thumb.jpeg.05c13064dc015aacc7a74be8f165868a.jpeg

IMG_7154.thumb.jpeg.803874ba6cb9733ce723da66291b6b35.jpeg

Olá Ana Caroline. Belo relato e fotos.

Você lembra em quanto tempo fez o trajeto Paine Grande - Refúgio Grey? Estou pensando em fazer a caminhada no glaciar e, no meu planejamento, tenho que fazer a ida nas mesmas 3 horas e meia que o pessoal relata fazer a volta. Você acha possível, se não parar em lugar algum e caminhar rápido?

Postado
  • Autor
  • Membros
9 horas atrás, eMeneses disse:

Olá Ana Caroline. Belo relato e fotos.

Você lembra em quanto tempo fez o trajeto Paine Grande - Refúgio Grey? Estou pensando em fazer a caminhada no glaciar e, no meu planejamento, tenho que fazer a ida nas mesmas 3 horas e meia que o pessoal relata fazer a volta. Você acha possível, se não parar em lugar algum e caminhar rápido?

Oiee, acabei de puxar os registros da época. 

Eu saí as 11h45 de Paine Grande e cheguei as 15h30 no Camping/Refugio Grey. Fiz paradas pra fotos, vídeos acho que pra descansar nem parei muito então considerando as 3h30 imagino que você consiga sim :)

Vale ressaltar que o mês do ano pode te dar mais tranquilidade no tempo. Eu fui em março e amanhecia as 8h e escurecia as 19h. Conversei recentemente com outra viajante e ela pretende ir em novembro - nesse época o sol nasce as 6h e se põe as 21h30... ou seja, ela vai ter muito mais luz do dia do que eu tive (4 horas a mais!!!!) :)

Só jogar no google "por do sol puerto nalates" e "nascer do sol puerto natales" + a data que você estiver por lá. 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.