Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#394406 por joao.orlando
17 Ago 2009, 02:29
Fala Augusto, blz?

Estou com algumas dúvidas, vamos ver se você pode me ajudar:
1 - As praias do lado oeste do saco do Mamanguá podem ser alcançadas por trilha
tanto a partir de Paraty-mirim quanto por esta trilha que sai perto do ponto de onibus no
início da estrada pra Paraty-mirim? Há também uma trilha a partir de Laranjeiras, não?

2 - Você acha que é fácil conseguir barco do lado oeste para o lado leste do Saco?
E a partir de Paraty-mirim, será que é fácil conseguir barco para o lado leste do Saco?

3 - Por fim, estando no lado leste do Saco é possível chegar por trilha na praia Grande
da Cajaíba? Seria esta trilha muito complicada?

Faço estas perguntas porque fiz recentemente a travessia da Joatinga (Pouso da Cajaíba) -
Praia do Sono (em breve vou postar um pequeno relato) e para a próxima vez estou procurando uma alternativa ao barco pra se chegar na Cajaíba. A viagem de barco é longa e, às vezes, cara.

Abraços!!!

#395285 por Augusto
20 Ago 2009, 18:03
Blz João.
Devido a um problema no servidor do Mochileiros, a minha resposta foi deletada. Mas tô colocando ela de volta.

1) Dá p/ vc alcançar dos dois lados o Saco do mamangua.
Aquele ponto de onibus na estrada para Paraty Mirim é o melhor acesso, na minha opinião.
Se vc vier por Laranjeiras vai ter de andar muito. Por esse lado eu não recomendo vc entrar. Mas se vc vier por ali tem de ficar atento que uns 10 minutos antes de chegar na Ponta da Foice tem uma bifurcação para a esquerda.
Tem uma outra opção de vc entrar lá pelo canto direito da praia de Paraty Mirim. Desse jeito vc vai seguir caminhando pelo saco do mamangua até o final dele, passando por algumas praias.

2) Saindo de Paraty Mirim acho que vc consegue barco sim, mas não vai sair barato.
A melhor opção mesmo é o Charles, que sempre fica ali na Praia da Curupira.
Se ele te levar até a Praia do Espinheiro, que fica do outro lado do Saco (por uns $5,00 a $10,00) já dá p/ vc fazer todas as praias por lá.

3) Sim, isso é possivel. É só vc chegar na Praia do Engenho. É nessa praia que se inicia uma trilha que vai subindo o morro em direção a Praia Grande da Cajaiba.

O Rafael.
member/rafael_santiago/
fez essa trilha que vc tá falando. Ele pode te passar mais dicas dela.
Ele tem até o relato dessa trilha, mas ele não postou aqui ainda.
Manda uma MP para ele. Ele sempre tá entrando aqui no Fórum.

Boa sorte.

Abcs

joao.orlando escreveu:Fala Augusto, blz?

Estou com algumas dúvidas, vamos ver se você pode me ajudar:
1 - As praias do lado oeste do saco do Mamanguá podem ser alcançadas por trilha
tanto a partir de Paraty-mirim quanto por esta trilha que sai perto do ponto de onibus no
início da estrada pra Paraty-mirim? Há também uma trilha a partir de Laranjeiras, não?

2 - Você acha que é fácil conseguir barco do lado oeste para o lado leste do Saco?
E a partir de Paraty-mirim, será que é fácil conseguir barco para o lado leste do Saco?

3 - Por fim, estando no lado leste do Saco é possível chegar por trilha na praia Grande
da Cajaíba? Seria esta trilha muito complicada?

Faço estas perguntas porque fiz recentemente a travessia da Joatinga (Pouso da Cajaíba) -
Praia do Sono (em breve vou postar um pequeno relato) e para a próxima vez estou procurando uma alternativa ao barco pra se chegar na Cajaíba. A viagem de barco é longa e, às vezes, cara.

Abraços!!!
#428847 por rafael_santiago
11 Dez 2009, 19:46
Fala, João!
Sou o Rafael do Roraima.

Você já fez essa travessia alternativa?

O meu relato está em http://lrafael.multiply.com/journal/ite ... oatinga_RJ.

Se já fez, poste um relatinho aqui também.

Eu pretendo explorar ainda outras trilhas da Joatinga. Quando fizer isso, escrevo outro relato e publico tudo aqui no Mochileiros.

Abraço.
Rafael
#437119 por Augusto
12 Jan 2010, 22:14
Oi Richard.

Não entendi muito bem o que vc quis dizer.
Vc se refere à Pedra da Macela ou ao Saco do Mamanguá?
Porque não existe Pedra do Mamanguá.

A região ali do Mamanguá é como se fosse um fiorde, o que na verdade não é.
Ele só tem o formato de um.

Se a sua pergunta é como chegar lá na caminhada, foi isso que eu fiz. Só p/ atravessar de um lado ao outro do Saco é que vc terá de contratar um barqueiro.

Abcs

Richard CBO escreveu:Boa tarde, Augusto.
Meu nome é Richard Castelo Branco Oliveira, acaba de fazer meu cadastro e já gostaria de, se possível, obter uma informação: é possível ir à Pedra do Mamanguá à pé (sem barco) ?
Caso tenha essa informação, vc pode me passar mais detalhes ?

Valeu, forte abraço e bons caminhos !

Richard
#437645 por Richard CBO
14 Jan 2010, 10:14
Olá Augusto !
É exatamente essa a dica que preciso: se há alguma trilha para chegar ao Saco do Mamanguá e se existe um mapa, ou uma dica da mesma.
Quanto à Pedra, me referi ao "Pão de Açúcar", uma Pedra que nos dá uma visão previlegiado do local. É para lá que pretendo ir.
Vc pode me dar alguma dica ?

vlw !

Richard
#438011 por Augusto
15 Jan 2010, 11:52
Blz Richard.

Se vc chegar na Praia da Curupira na caminhada, como eu fiz, ali é possível contratar alguém p/ te levar do outro lado do mamangua.
Coloquei as dicas no relato. Dê uma lida.

Chegando na Praia da Curupira, o Charles pode te levar na canoa dele até a Praia do Cruzeiro.
É lá é que se inicia a trilha p/ o Morro do Pão de Açucar. Creio que vc vai levar pouco mais de 30 min até o topo.

Ou se vc quiser chegar até Paraty Mirim e de lá contratar um barco até a Praia do Cruzeiro.
São duas boas opções, mas acho que saindo de Paraty Mirim é um pouco mais caro.
A vantagem é que vc não vai fazer toda aquela caminhada que eu fiz.

Veja aquele mapa que eu fiz no google earth que tá no começo relato. Lá dá p/ ter uma noção das distâncias.

Abcs
#486713 por Rafael Merege
20 Jul 2010, 13:58
Boa tarde pessoal!!!
Estou precisando de uma ajuda de vcs....

Estou querendo fazer uma trilha até o Pouso da Cajaiba e pelo que estou vendo existem algumas alternativas....como deixar o carro em Laranjeiras descer até Ponta Negra e seguir a diante e/ou Parati-Mirim. Mas como eu não conheço essas trilhas, estou pedindo um auxilio a vcs de onde devo partir, por onde devo ir, condições da trilha e todo tipo de sugestões que possa me ajudar.

Dizem que são uns trêz dias, mas com certeza vale a pena. Bom fico no aguarde e muito obrigado.

Valeu

Rafael Merege
#486845 por piacitelli
20 Jul 2010, 22:43
Rafael.

Pelo que entendi no teu post vc quer fazer a travessia Trindade-Paraty.

Existem aqui no mochileiros diversos relatos sobre essa travessia, em ambos os sentidos.

Fiz essa caminhada no Sentido contrario ao que você pretende, o relato está em:

ponta-da-juatinga-travessia-paraty-trindade-t39684.html#p431895

E também postei o tracklog em:

tracklogs-mapas-t26577.html

A Navegação dessa trilha é bastante simples.

Abraços
#487052 por Augusto
21 Jul 2010, 18:13
Blz Rafael.

A travessia a que vc se refere é da Joatinga ou Ponta da Joatinga.
Vc vai encontrar vários relatos dessa trilha aqui no Fórum. Dê uma olhada nas postagens mais antigas em relatos de viagem.
Ela é bem tranquila, como disse o Piacitelli, mas não recomendo faze-la no sentido que vc tá querendo: Laranjeiras a Paraty Mirim (de oeste a leste).
O ideal é faze-la de leste a oeste, entrando pela Praia do Pouso da Cajaíba e terminando na Praia do Sono, já quase em Laranjeiras.

As vantagens são a logistica e a dificuldade da trilha.
Vai ser mais facil vc conseguir barco chegando na Praia do Pouso, vindo de Paraty do que saindo de lá e o trecho Ponta Negra- Cairuçú tem uma subida muito ingreme. Se vc estiver vindo na direção contrária a subida e bem mais leve.

Abcs
#495857 por Andre Miranda
21 Ago 2010, 07:59
Em janeiro de 2004, indo passar um fim de semana em Trindade, sábado bem cedo, errei o trevo na entrada de Paraty e acabei encarando os 10km de estrada de terra para Cunha, e havia chovido a semana toda.

Mais uma vez o fuscão provava o seu valor ,enquanto a namorada ficava meio tensa com as derrapagens e deslizadas na pedra lisa e no barro, eu ria e me divertia com o off road inesperado. Detalhe é que no rack dele estava meu caiaque. ::hahaha::

Lá em cima é que fui encontrar uma van(tb branca) que me disse ser o caminho errado. Fiz meia volta e fui pro lugar certo.

Pretendo voltar lá, para explorar as fazendas do ciclo do café, que oferecem pousada e vendem diversos produtos.

Vou deixar este seu relato como roteiro a ser feito futuramente, gostei.

Obrigado pelas dicas.
#496050 por Augusto
22 Ago 2010, 12:40
Se vc dispor de tempo, então não deixe de incluir alguns alambiques.
Tem um no Bairro da Penha, subindo pela Estrada Paraty-Cunha e outros no Bairro do Corisco.
Além do já desativado na Fazenda Murycana.
E na mesma estrada onde fica a Murycana, se vc seguir serra acima chegará em algumas belas cachoeiras e poções, principalmente a Pedra Branca.
Vale a pena.

Abcs

Andre Miranda escreveu:Em janeiro de 2004, indo passar um fim de semana em Trindade, sábado bem cedo, errei o trevo na entrada de Paraty e acabei encarando os 10km de estrada de terra para Cunha, e havia chovido a semana toda.

Mais uma vez o fuscão provava o seu valor ,enquanto a namorada ficava meio tensa com as derrapagens e deslizadas na pedra lisa e no barro, eu ria e me divertia com o off road inesperado. Detalhe é que no rack dele estava meu caiaque. ::hahaha::

Lá em cima é que fui encontrar uma van(tb branca) que me disse ser o caminho errado. Fiz meia volta e fui pro lugar certo.

Pretendo voltar lá, para explorar as fazendas do ciclo do café, que oferecem pousada e vendem diversos produtos.

Vou deixar este seu relato como roteiro a ser feito futuramente, gostei.

Obrigado pelas dicas.
#694628 por rodrigo0o
12 Mar 2012, 12:27
Falae Augusto, td bom?

Pretendo fazer com uns amigos agora na Páscoa a volta no Saco do Mamanguá, saindo de Paraty-Mirim até a Praia de Pouso do Cajaíba. Procurei pela net mas tô tendo dificuldades em encontrar um tracklog com informações do percurso (principalmente nos trecho do saco propriamente dito - de parati-mirim até a praia do curupira e da praia do cruzeiro até a praia do engenho. Vc por acaso teria esse tracklog, ou informações sobre qts quilômetro de trilhas iremos percorrer nesse trecho?

Desde já agradeço,

Rodrigo Oliveira

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes