Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Goiás e Distrito Federal
#135583 por isadaher
04 Mar 2005, 09:52
Gustavo, com todo respeito: o vale da lua é parada obrigatória para todo ser humano do planeta que pise na chapada.
é uma das paisagens mais inóspitas da terra.
tem uma energia fortíssima.
pessoas sensíveis ou médiuns passam esperiências incríveis no vale da lua.
na minha opnião, é o primeiro lugar que todos devem visitar na chapada. sem´dúvidas.
para quem não conhece o vale da lua, procurem fotos na internet e deixem seus comentários.

#135585 por isadaher
04 Mar 2005, 09:55
aliás, qualquer dúvida sobre a chapada, perguntem a vontade. respondo todas. e visitem minha pousada em alto paraiso, ehehehehe
#135621 por gustavo-lopes
04 Mar 2005, 11:39
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Arial, Verdana, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by isadaher</i>
<br />Gustavo, com todo respeito: o vale da lua é parada obrigatória para todo ser humano do planeta que pise na chapada.
é uma das paisagens mais inóspitas da terra.
tem uma energia fortíssima.
pessoas sensíveis ou médiuns passam esperiências incríveis no vale da lua.
na minha opnião, é o primeiro lugar que todos devem visitar na chapada. sem´dúvidas.
para quem não conhece o vale da lua, procurem fotos na internet e deixem seus comentários.
<hr height="1" noshade id="quote"></font id="quote"></blockquote id="quote">

É justamente o que eu disse, é um lugar q visualmente é muito bonito, mas para mim que gosto de nadar e dar os jumps não tenho vontade de voltar lá mais , prefiro conhecer outros lugares. Não disse em momento algum que era perca de tempo ir até lá , apenas disse q eu não curtia.

E quem não foi, pode ir que vale a pena conhecer, pq é um cenário, como disse a colega , totalmente diferente de outros lugares !
#138616 por renatosuperpena
13 Mar 2005, 23:09
ja conheco a chapada dos veadeiros e em abril estaremos viajando novamente para la. qualquer dúvida entre em nosso site: www.equipeaymbere.com.br e fique sabendo tudo que rolou em nossa viagem em abril. terá muitas dicas.
#139104 por odiliofap
15 Mar 2005, 15:11
Oi Isadaher: Creio que vc pode falar mais sobre Alto Paraiso, os passeios e a melhor época para se conhecer a região.
#144407 por Nito
03 Abr 2005, 23:02
Oi, Pessoal. Achei muito legal esse fórum sobre a Chapada dos Veadeiros. Eu sou de lá, da Vila de São Jorge. Resolvi me manifestar, por ter vontade de contribuir para o ecoturismo e para o turismo de aventura na região.
Li as páginas anteriores e tenho umas informações a acrescentar.
1) Agora já tem uma farmácia, bem pequena, em São Jorge.
2) A estrada de Alto Paraíso para São Jorge é de 35 km, dos quais os 24 primeiros já estão asfaltados. É uma estrada bonita, com mirantes, e tem uma ciclovia bem legal do lado.
3)A época das chuvas (conhecida como período das águas), em regra, vai de setembro a abril. E a seca de maio a agosto. Sinceramente, eu acho que vale à pena conhecer o local tanto no período das chuvas, como no período da estiagem. Alguns atrativos são específicos de um período ou de outro.
É isso aí. Um abraço a todos.
#145482 por Nito
06 Abr 2005, 15:06
Oi, Odiliofap.

Vou dar algumas dicas sobre as CACHOEIRAS do Parque, ou seja, aquelas DO RIO PRETO. Será um prazer falar um pouco, outra hora, sobre outras cachoeiras da região, que estão fora do Parque e que são também muito lindas.

A vila de SÃO JORGE fica a cerca de 700 m da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, de onde saem os grupos com os seus respectivos guias, rumo aos atrativos do Rio Preto: SALTOS de 80 e de 120 m, CORREDEIRAS, CÂNIONS e CARIOQUINHAS (cachoreiras).

É uma caminhada geralmente muito agradável, por lindas trilhas, sem placas indicativas ou informativas, sem sanitários, ou seja, a única intervenção humana são as próprias trilhas. O resto é mato, nascentes, cerrado, animais, o que produz uma sensação muito gostosa causada pela natureza preservada.

Em cerca de 1h30min a 2 horas se chega a um dos atrativos escolhidos. Costuma-se ir, em um dia, aos Saltos e às Corredeiras e, em outro dia, aos Cânions e às Carioquinhas. Os locais são ótimos para nadar, mas há épocas em que as chuvas tornam o local perigoso e, neste período, pode haver restrições ao banho ou aos saltos. A caminhada (ida, volta e paradas) costuma durar cerca de 6 horas (o guia geralmente tem uma pazinha e papel higiênico para quem precisar ir no mato).

Nunca se deve esquecer de levar protetor solar, calçado adequado à caminhada (tênis), lanche e água. Na vila se vende um lanchinho já preparado, que chamam "kit-caminhada". E, importantíssimo, seguir as orientações do Guia, e com mais rigor se o tempo estiver chuvoso.
Até 10 pessoas podem dividir o pagamento do Guia, atualmente R$ 60,00, ou seja R$ 6 para cada um; há mais uma taxa de R$ 3,00 para a entrada do Parque.
Fazer esta caminhada é algo extraordinário, não somente pela beleza do lugar, mas também pelo valor cognitivo e emocional, pelo sentido de aprendizado, de preservação, de superação, de aperfeiçoamento, de respeito e de cuidado produzido pelo convívio e pelo movimento. É esse o sentido, o paradigma, que eu entendo deve ser buscado no turismo ecológico.
#145506 por odiliofap
06 Abr 2005, 15:54
Excelente, Nito. quando desejar falar sobre as demais cachoeiras seu espaço estará livre. Anime-se e fale dessa região. Um abraço Odiliofap
#146841 por xandaojundiai
10 Abr 2005, 13:10
ola a todos!!!! tive em lah em 2000, oh lugar eh tudo de bom!!!! existem campings que nao sao necessario levar barracas!!!! oh mes de junho eh a melhor epoca, pois as ferias ainda naum chegaram eh sempre se consegue um preço melhor!!!! se vierem de carro, subam por brasilia. apos +- 2 horas de carro por estrada boa, levem travesseiros, pois no camping eles emprestam colchoes... depois do passeio em chapada dos veadeiros (4 a 5 ) dias, subam ate oh destino de santo domingo. de carro sao +- 200km de estrada de chao. lah vcs conheceram a gruta TERRA RONCA onde foi gravado a miniserie da globo GRANDES SERTOES VEREDAS. Lah eh outro show!!!!!! vale apena conhecer tbem!!!!!
#147159 por Nito
11 Abr 2005, 14:24
Festa de São Jorge Guerreiro - de 22 para 23 de abril[:D]
Oi, Pessoal. Quem puder aproveitar o feriado de Tiradentes (21 de abril) e ir pra São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, vai aproveitar a Festa de São Jorge Guerreiro, a mais tradicional do povoado. É que sábado, dia 23 de abril, é o Dia de São Jorge. Muita festa e devoção. "Para que meus inimigos tenham olhos, e não me vejam, pois eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge". A festa de São Jorge é a festa de Ogum, de Oxossi e de Odé. Todas estas entidades afro-brasileiras são representadas pelo Santo Guerreiro.
E o que é melhor: as chuvas acabaram. Obs.: Essa Festa se repete todo ano, e sempre à noite do dia 22 de abril, qualquer que seja o dia da semana.
AMIKO: não é fácil negociar com os guias, porque eles não costumam e nem podem transigir sobre o preço estabelecido pela Associação. Mas vc pode também conhecer diversos outros locais fora do Parque, sem guia, como o Raizama, a Morada do Sol, o Abismo, se vc não encontrar, na terça-feira, alguém para dividir o guia. É possível ir ao Vale da Lua a pé, por uma trilha linda, passando pelo Lajeado, mas não sem alguém que realmente conheça o caminho. Mas vc pode conseguir uma carona, pela estrada, até a entrada do Vale da Lua (a 6 km de S.Jorge), ou mesmo até lá, se tiver alguém indo.
Ah! Tem um livrinho, "Guia da Chapada dos Veadeiros" à venda em algumas lojas da região ou mesmo disponível para consulta em alguns locais, como a Casa da Jia (bistrô), no vilarejo.
Um abraço.
#149009 por LeloJungle
15 Abr 2005, 17:01
Estive na Chapada a última vez em 2003, as coisas já não são mais como antigamente o que o Brother Xandão falou rolava mas não rola mais, leve barraca, colchão e todo q achar necessário pra acampar, tem altos compings irados, fundo de quintal com banheiro ( quer mais o quê? )Agora muito cuidado pra não vacilar com as coisas, um cadeado pra barraca é bem vindo!Foi o tempo que a chapada era tranquila, mas vale a pena conhecer os canyons 1 E 2, carioquinhas, cachoeira de 80 e 120, mas reserve uns 2 dias pra fazer a trilha ou então divida em dois. Carioquinhas e os canions ficam pra um lado e as quedas pra outro, em um dia acho que não dá!Vale da Lua, Raizama, Morada do Sol, Anjos e Arcanjos, São Bento 1 E 2 Tudo é lindo e visual show!!Café da manhã é na Téia o melhor da cidade!!Cerva e sinuca é no Bodinho onde rola o forró à noite!!
Espero ter ajudado e qualquer outra dicas estamos aí!!
#149441 por Amiko
17 Abr 2005, 18:15
Caro jwjrjwjr,

acredito que São Jorge é a melhor localidade para quem visita a chapada pela primeira vez. A respeito da pousada, eu ficarei em camping, mas encontrei o site www.trilhavioleta.com.br e www.chapadadosveadeiros.com.br, ambos de pousadas em São Jorge.

Boa sorte,

Marcelo Maciel
#149917 por Nito
19 Abr 2005, 09:19
ÔNIBUS de BRASÍLIA para SÃO JORGE

Atenção: Em Brasília, há 2 estações de ônibus: a Rodoferroviária, onde chegam os ônibus de outros Estados; e a Rodoviária do Plano Piloto, onde chegam e saem os ônibus que vão para as cidades do DF e do entorno e para algumas cidades do Estado de Goiás. Tem ônibus de uma estação para a outra e o táxi deve custar no máximo 15 reais.

Viação Sto Antônio (tel. 61-33280834): sai às 9:30 horas da Rodoviária do Plano Piloto (Plataforma E, Box 8) e chega diretamente em São Jorge por volta das 16 horas. A passagem custa R$ 28,20. Segundo me informei por telefone, basta que vc chegue em geral com meia hora de antecedência para conseguir comprá-la. É um ônibus que demora muito para chegar (já que o percurso é de 260 km), deve parar muito e não deve ser muito confortável.

Real Expresso (tel. 61-21065100): os ônibus saem da Rodoferroviária às 10:00, 20:15 e 23:00 horas. A passagem custa R$ 22,00 e pode ser comprada em qualquer cidade do Brasil que tenha balcão da Real Expresso. Se vc sair às 10 da manhã, por exemplo, talvez você chegue até antes do que chegaria se fosse pela Viação Sto Antonio. Isto porque vc chega em Alto Paraíso em torno das 13:30 h e pode conseguir um carro pra São Jorge antes do ônibus das 16 h. Inclusive vc pode caminhar até o balão, início da estrada de Alto Paraíso para São Jorge, e pegar uma carona até São Jorge (muitos fazem isso, são 36 km).

Chegando em Alto Paraíso, vc pode também ligar para o CAT (Centro de Atendimento ao Turista), tel. 62-34461159 e se informar sobre se há algum carro indo pra São Jorge, ou mesmo perguntar pelo telefones das Operadoras de Turismo de Alto Paraíso, que podem ter veículos indo para São Jorge.
#154043 por odiliofap
03 Mai 2005, 16:25
Postado - 28/04/2005 : 10:40:37
Olá Galera!
Sou novo por aqui, me chamo George, sou de Natal e estou entrando de férias nesta proxima semana, estou interessado em conheçer a Chapada e principalmente Alto Paraiso, bom necessito de ajuda, pois não conheço nada por ai,sei que devo pegar um voo até Brasilia e de lá acredito que deva pegar um ônibus até Alto Paraiso, estou certo?
Como estou viajando sozinho e não conheço a região tenho algumas questões e agradeço desde já, a quem possa me ajudar, vamos a elas?
alguem me indicaria uma pousada bem localizada e com um bom preço, que seja perto de restaurantes e bares? pois uma cervejinha ànoite cairía muito bem...rs!
quais os restaurantes e bares mais legais para se ir?com um bom preço claro e com gente interessante pra se conheçer!
Qual o tempo necessário pra curtir bem toda a região, um amigo me falou entre 10 e 20 dias, seria isto mesmo?
O que não posso deixar de fazer e/ou visitar?
existem bancos ou caixas eletrônicos por lá?
Alguem está indo para lá depois do dia 10 de Maio e que até tope dividir um quarto em alguma pousada?
Agradeço a todos.
Um abraço
George Iglesias

Dedeia
Postado - 28/04/2005 : 17:12:34

Olá gidhermes, sou de Brasília e adoro Alto Paraiso.
Bem, é melhor vc levar dinheiro vivo, pois o comércio local não costuma aceitar cartões e só tem BB e BEG. As pousadas são muitas, pra todos os gostos e preços, também tem muitas áreas de camping, que nessa época do ano pode ser uma boa alternativa. Quanto aos bares, são vários, também de todos os gostos e preços. Eu, particularmente, gosto muito de um que fica na avenida principal(na altura da delegacia)omde tudo tem um preço legal, rola muita gente alternativa, boa musica e jogos de mesa( xadrez, dama etc)o que permite uma certa interação com quem aparece por lá.Tenho alguns telefones bem utéis pra quem vai a primeira vez, só não estão comigo agora...passo pra vc amanhã.
Abraços fratenos.

odiliofap
Editor
Postado - 29/04/2005 :
Alto Paraiso:

Pousadas:
- Portal da Chapada tel 062 3446 1820
- Pousada do Mirante tel 062 3446 1494
- Pousada Jardim das Pedras tel 062 3446 2182
- Aquarius tel 062 3446 1952
- do Sol 062 3446 1201
Camping:
- Vale Azul tel 062 3446 1434

Cavalcante:
Pousada:
- Fazenda veredas tel 062 3459 0000
Camping tel 062 3494 1599

Odiliofap

Dedeia
postado - 02/05/2005 :
Bem, quanto a questão dos dias, sou meio suspeita pra falar...amo a cidade, adoro ficar por lá, simplismente pra curtir o clima, o visual, as ruas com suas casas de arquitetura alternativa...só vendo pra sacar. Mas tudo depende da sua desponibilidade...só não perca a meditação aberta que rola na gota, é super facil de encontra, fica na parte da cidade em cima da cerra e é realmente uma gota, tem duas sessões de meditação no fim de semana, sabado a tarde ou domingo pela manhã, e é muito bacana.
Claro que nem precisa citar os passeios, as cachoeiras, trilhas e rios são a verdadeira alma da chapada...tenho certeza que vc vai se apaixonar.
Abraços fraternos.
#154076 por odiliofap
03 Mai 2005, 17:45
Quem for pra Chapada dos Veadeiros-GO, mas precisamente o vilarejo de São Jorge, não pode deixar de dar uma parada no Seu Valdomiro.Lá vc encontra a típica cachaça de arnica (não dá ressaca! )e vários tipos de licores com frutas da região, rola tb uns cristais e se tiver um tempinho experimente a Matula com Paçoca de Carne Seca, show de bola, imperdível!!
Matula é uma comida típica da região é uma mistura de feijão com mandioca e farinha assados enrolados na folha de bananeira e a paçoca é farinha com carne seca, uma delícia não deixem de conhecer o próprio Seu Valdomiro, pessoa muito tranquila.
Pra quem vai de Alto-São Jorge, fica do lado direito da estrada, antes do Morro da Baleia, quem volta fica à esquerda depois do Morro da baleia.
Espero que gostem da dica!
Aqui nasce uma amizade!!
Marcelo Gurgel Behrens

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes