Como viajar de carona pelas estradas do Brasil

Qual é a melhor forma de locomover entre destinos? Que meios de transporte utilizar? [Para transporte aéreo procure o fórum " Passagens Aéreas"]

Como viajar de carona pelas estradas do Brasil

Mensagem não lidapor Silnei » 22 Ago 2008, 20:26

Viajar o Brasil de carona também é possível. Já o fiz isso algumas vezes. Só que acredito que ao contrário do que seja na Europa, a coisa aqui é mais complicada por causa da violência e falta de costume com este tipo de coisa.

Então pra quem quer ter essa experiência seguem algumas dicas:

1 - Sorriso no rosto, boa conversa e não esteja parecendo um hippie que vende artesanato. (Nada contra os Hippies, mas os caminhoneiros dificilmente dão carona pra eles)

Você é Mochileiro, só quer um pouco de aventura e aproveitar e economizar uma grana pra tomar umas cervejas a mais no destino final, então não se apresente com um visual desleixado demais, mas também não ostente para não ser assaltado. Camiseta, Jeans e uma bota. Deixa a papete pra praia. Cara de estudante. Pronto é facinho conseguir a carona.

2 - Mulher sozinha é melhor evitar, mas se você é destemida e acha que consegue lidar com situações de risco tudo bem, porém não esqueça de seguir sua intuição! Quando olhar para o motorista perceber algo negativo, não pense 2 vezes: Invente uma desculpa e pule fora!

3 - Esqueça do tempo. Se estiver com pressa a carona não será seu meio de transporte. Aproveite o momento para cultivar a paciência! Isso significa que as vezes você poderá passar horas esperando até conseguir!

4 - Geralmente é mais fácil conseguir carona com os caminhoneiros. Ao contrário dos europeus, a carona aqui não é tradição, então será mais complicado conseguir carona em carro particular. Não é impossível, mas será mais difícil.

5 - Os melhores pontos para se conseguir uma carona são: os postos de gasolina, os postos da polícia rodoviária, os postos de fiscalização da fazenda ou vigilância sanitária e borracheiros.

6 - Para conseguir carona em um posto de gasolina, converse com algum frentista caso for um posto pequeno, senão fique esperando na lanchonete ou na conveniência. Quando chegar um caminhão, espere o caminhoneiro descer e fazer o que veio fazer. Não seja inoportuno, espere o cara relaxar. Quando perceber que esta ok se apresente com educação, simpatia e humildade. Explique para onde está indo e peça a carona.

A maioria dos caminhoneiros tem medo de oferecer carona por causa dos assaltos, e em muitas empresas de transporte ela é proibida. Então preste atenção se tem algo escrito sobre isso no vidro da frente do caminhão pra não perder tempo.

Seja o mais sincero possível. Estes caras são rodados e se perceberem algo não muito exato, sua carona já era. Então não basta ser verdadeiro, tem que parecer verdadeiro.

7 - Para conseguir carona em um posto da Polícia Federal é mais fácil. Se for o caso, converse com um dos guardas e peça com muita humildade, para ficar ali esperando algum caminhoneiro que pare ou seja parado para pedir carona. Mesmo que o guarda não colabore muito, ele não pode te expulsar de lá. A lógica é que a maioria dos ladrões não fariam isso. O caminhoneiro também pensará assim. Então depois que o caminhão parar, utilize o mesmo método do posto de gasolina.

8 - Pedindo carona em um "estradão puro das montanhas" ou seja, no asfalto mesmo:

Primeiro, o negócio do dedinho já era. O mais eficiente é uma cartolina ou um a4 com o destino escrito com pincel atômico ou canetão . Então não esqueça de levar este KIT. Fique parado em um lugar onde o caminhão possa te enxergar e parar sem perigo para ambos. Daí é só colocar o cartaz para os motoristas lerem e esperar.

9 - Tudo o que você aprendeu sobre gente ruím na vida, vai servir como nunca. Então olhe bem para cara do motorista e analize bem antes de entrar no carro ou caminhão. Se você ver que roubada não hesite em inventar alguma desculpa na hora e caia fora !

Quem já viajou assim e tem outras técnicas infalíveis também pode deixar suas dicas aqui.

Um abraço e boa sorte!!

Silnei
Minhas Fotos: Flickr | Google+ | 500px |
Asevana ca balanam
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Re: Dicas para pegar carona nas estradas do Brasil

Mensagem não lidapor guilhermedb » 26 Set 2008, 22:34

ha boas dicas :d
"Não posso lhe dar um mapa. Só posso lhe dar uma grande paixão por descobrir." ~ OSHO
guilhermedb

Mensagem não lidapor flavia_jobs » 08 Fev 2009, 13:37

ótimas!
E apesar do conselho de mulher sozinha esquece, eu já pedi carona sozinha, numa estrada no Maranhão e o caminhoneiro foi muito bacana, mas eu não faria isso de novo!
Meus álbuns de viagens podem ser conferidos no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList? ... 9413607280
flavia_jobs

Mensagem não lidapor Gustavo Santiago » 11 Fev 2009, 09:01

Ir para o trevo e paciência...

e seja ativo faça gestos. faça um pouco de teatro.
escreva em cartaz.
Uma boa dica também é vc ir para posto de rodovias e ficar na porta dos restaurantes.
Observe as placas de são os carros. Caso se encontrar em alguma placa seu destino, fica na espreita.
E digo - humildade pra conversar. e tenha uma voz confiante.
Gustavo Santiago

Mensagem não lidapor Don_ » 27 Mar 2009, 03:14

É... Viajar de carona requer uma boa dose de coragem e outra de paciência. Recentemente saí de Fortaleza em direção ao RS pegando carona. Foram 18 dias de viagem.

* Mulher sozinha pegando carona é algo realmente complicado, mas acompanhada de outro homem (ideal), é tranquilo;

* Postos fiscais até servem para se pedir carona, mas a Polícia Rodoviária complica tudo e até te impede de pedir carona na frente do posto. Em Pernambuco, por exemplo, não só não deixavam pegar carona perto do posto, como me vigiaram em alguns trechos; :|

* Procurar sempre lombadas ou outras coisas que façam o veículo reduzir bastante a velocidade. Se o carinha estiver a milhão, não vai nem te perceber à beira da estrada;

* Pedir carona no dedão até dá certo, mas precisa de mais paciência ainda. Procure sempre postos de gasolina, converse com frentistas. Se a carona seguinte for te deixar no meio da estrada, peça para ficar em algum posto, mesmo que isso signifique perder 50 km de carona;

* A cara-de-pau é a ferramenta mais necessária. Se tiver vergonha, não tente viajar assim. Você precisa estar pronto para o que der e vier.

Abraço!
Don
"Meu estilo de vida não é uma escolha, mas uma rendição."
Don
Don_

Re: Como viajar de carona pelas estradas do Brasil

Mensagem não lidapor gustavoantunes » 14 Ago 2009, 03:01

Valeu pelas dicas Silnei , to pensando em fazer uma viagem assim , pedindo carona , suas dicas vaum ser de otima ajuda. vlW!
gustavoantunes

Mensagem não lidapor Silnei » 14 Ago 2009, 05:27

Gustavo,

Se tiver com tempo livre e muita paciência, você consegue viajar o Brasil todo de carona tranquilo. Fácil não é, mas ir já sabendo dos riscos, preparado psicologicamente para passar alguns perrengues e fazendo o máximo para evitá-los, não tem erro! Com certeza vai ter boas histórias pra contar para os netos! ::cool:: ::cool:: ::cool:: Corre o risco de querer repetir a aventura! :mrgreen:
Minhas Fotos: Flickr | Google+ | 500px |
Asevana ca balanam
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor Marimeneses » 08 Nov 2009, 18:49

Muito úteis essas dicas. Estou pensando em ir fazer um mochilão pelo litoral nordestino, e acho que a carona será uma opção. É claro que, depois de ler isso aqui, estarei acompanhada sempre. Valeu!
Marimeneses

Mensagem não lidapor cavedon » 06 Dez 2009, 04:16

Silnei e Don_ muito obrigado pelas dicas no tópico, me resolvi a fazer um mochilão pelo Brasil e fui pesquisar achei o forum de vocês... como meu orçamento para isso vai ser bem curto pretendo utilizar bastante o recurso da carona, sei que não vai ser facil mas pelo que vcs dizem aqui não é impossível, basta ter paciência e cuidado então acho que vou embarcar nessa ideia
cavedon

Mensagem não lidapor rmcolpani » 06 Dez 2009, 09:19

Também é válido, para questão de segurança, anotar a placa do veículo e enviar para algum conhecido que saiba do seu roteiro (pais, conjuge, amigo) via sms.

Deixou a carona, escreva dizendo que está tudo ::otemo:: e onde ficou.
Aut inveniam viam, aut faciam¹.
Hannibal, general cartaginês

¹ “Ou encontrarei o caminho, ou eu mesmo o abrirei”.
rmcolpani
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor ya.omena » 22 Dez 2009, 01:34

Ihh.. eu ia sozinha pelo nordeste!
Ouvi muitos: "juizo", "cuidado", "não vou pagar resgate..", "apaga meu num do seu cel, nao quero bandido me ligando" e até: "quer uma arma?"
hahahahahahahhahahahahahahahha
mas td bem, já tomei juizo e vou acompanhada. ainda não são certas as caronas, mas essas dicas são boas. Pelo menos de uma cidadezinha a outra, acho q minha dupla topa encarar essa! :)

Valeu demais !
Yanna Omena
ya.omena

Mensagem não lidapor Adália M. » 10 Jan 2010, 15:38

Eu ja peguei muita carona (acompanhada) entre Muro Alto e PG; e percebi que casais sempre têm mais facilidade mesmo.. Mas ainda assim era dificil num trecho pequeno o que dirá em BR's Brasil afora?
A dica abaixo eu tb sugeriria... inclusive faço isso com taxis que pego no meio da rua.. sem pedir pelo tel.. quiçá carona.. rss :lol:

rmcolpani escreveu:Também é válido, para questão de segurança, anotar a placa do veículo e enviar para algum conhecido que saiba do seu roteiro (pais, conjuge, amigo) via sms.
Deixou a carona, escreva dizendo que está tudo ::otemo:: e onde ficou.

Às mulheres que vierem para o Nordeste e quiserem fazer mochilao, realmente digo e repito, abram o olho..
O Brasil todo tem isso que vou dizer, mas acho que regiao nordeste a impressao que se tem é que tem mais...
Por conta da prostituição aos estrangeiros e o lance de moteis ou ate mesmo em postos de gasolina, nao aconselharia pegar carona de caminhao ou com homens em carros, de jeito nenhum.
O que acho menos ruim de conseguir carona é parar nos lugares mais movimentados que tiver no caminho que cada um deseje ir e se aproximar de pessoas qeu estejam viajando com mulheres no meio.

Exemplo.. de Recife ao interior... tem uns restaurantes conhecidos que muita gente faz um pit stop pra lanchar, ir ao banheiro e por ai vai.. o lance é fica esperta nos grupos que tenham outras mulheres e se aproximar educadamente, claro, explicando que vc é mochileira, soube dos lugares que nao é frequentado por qq um e queria uma carona.
Assim, eu nunca peguei carona em estrada.. mas se um dia eu precisar, usaria esta tática... Por mais necessitada que eu esteja pra chegar em algum lugar, nao entro em caminhao com homem sozinho (as vezes uns viajam com mulher) e carros nem pensar tb.

Ja para praias, quem passar por aqui, eu posso indicar dicas de onde parar.. as estradas daqui (PE) nao tem muitas boas opções pra parar a nao ser as que ja disseram como postos da policia, fiscalização e coisas desse tipo... (e olhe lá)

Marimeneses escreveu:Muito úteis essas dicas. Estou pensando em ir fazer um mochilão pelo litoral nordestino, e acho que a carona será uma opção. É claro que, depois de ler isso aqui, estarei acompanhada sempre. Valeu!

ya.omena escreveu:Ihh.. eu ia sozinha pelo nordeste!
Ouvi muitos: "juizo", "cuidado", "não vou pagar resgate..", "apaga meu num do seu cel, nao quero bandido me ligando" e até: "quer uma arma?"
hahahahahahahhahahahahahahahha
mas td bem, já tomei juizo e vou acompanhada. ainda não são certas as caronas, mas essas dicas são boas. Pelo menos de uma cidadezinha a outra, acho q minha dupla topa encarar essa! :)

Valeu demais !
Colaboradora de Pernambuco.

Deixe a vida te despentear...
Adália M.
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Lampião » 28 Jun 2010, 11:24

Não tente chegar no seu destino de cara, ir até a próxima cidade é uma boa, porque fica cada vez mais fácil pegar carona, um passo de cada vez, as vezes nestas viagens surge até um destino novo no meio do caminho, uma parada em outro lugar para conhecer, não pergunte para o caminhoneiro, se esta for sua carona, o que ele está carregando, vai parecer um ladrão recolhendo informações, conte sua história, um pouco da sua vida, para ele perceber que você é uma pessoa de bem, sempre que for pegar alguma coisa na mochila, anuncie (de forma natural e dentro do contexto da conversa, se possível ofereça para o motorista antes, se for algo de consumir é claro) o que está fazendo, o que vai pegar, para não criar um clima ruim dentro da boléia, tenha sempre suas mão a mostra, evite ficar passando mensagens pelo celular e fazendo ligações. Como as outras mensagens disseram, transmita conficança.
Boa viagem a todos.
Lampião

Mensagem não lidapor mochileiraencardida » 03 Jul 2010, 01:39

salve!
de nordeste realmente não entendo...mas já peguei muita carona SOZINHA pelo sul, sudeste, argentina, chile...a dica essencial é: SÓ CAMINHÃO RASTREADO, MENINAS...nada de carro particular e outras encrencas evidentes...mulher sozinha consegue a carona em 5 minutos. Outra dica: confie no seu dispositivo de segurança original de fabrica: A INTUIÇÃO. A maioria dos caminhoneiros é gente boa. E tem mais: nenhuma mulher decente vai pra estrada de decote e maquiagem...de prefencia moletom, calça cargo...etc. Fiz viagens muito legais com esses caras,e ninguem causou problemas ou constrangimentos. Abraços às mochileiras corajosas.
mochileiraencardida

Mensagem não lidapor Diegown » 22 Jul 2010, 12:32

Dezembro passado kis fazer um mochilão pela Bolivia, só de carona! pelo menos até chegar lá...consegui! mas não o trecho todo. Fui numa cidade proxima à minha que tinha maior fluxo de carros para a estrada (Ribeirão Preto-SP) e deu certo. ::otemo::

Peguei carona com um caminhoneiro dos CORREIOS até Araraquara. Parei em frente ao posto policial e por mais encressa que parivel os policiais atrapalham minha carona pois paravam os carros alí em frente pedindo para que levassem outros PMs até a outro trecho.

Depois de 2 horas uma alma generosa parou alí. Dona Ana! uma senhora de 52 anos que viajava sozinha de São Paulo pra uma cidade perto de São José do Rio preto. Além dela me levar até Rio Preto, parou no Carrefour, me pagou almoço e aind ganhei 2 garrafas de agua dela e depois me levou até a Transbrasiliana. Carona assim nunca mais...

Depois de lá não consegui mais, tive que terminar a viagem de busão mesmo. Na volta tentei a mesma coisa mas o maximo que consegui foi pegar carona com um taxista Boliviano da fronteira até a rodoviaria de Corumbá, isso pq os outros taxistas que eu tinha pedido insistiram pra ele fazer isso, pois era muito perigoso pegar carona naquele trecho devido ao trafico de drogas.

Dezembro agora falei a mesma coisa mas para o Uruguai! tomara que dê certo...
vlw!! ::cool::
Diegown
Colaborador
Colaborador

Próximo

Voltar para Transporte e Locomoção