5º dia - Ilha de Ratones Grande e Ilha de Anhatomirim - passeio de scuna
Eis um passeio imperdivel ! Minha memória está me traindo, não consigo lembrar o valor exato que pagamos por pessoa, mas foi algo entre 15,00 e 30,00 reais, achei muuuito barato por tudo que vimos, o passeio é o dia inteiro e com direito a guia. Olhando no site, atualmente os preços estão entre R$ 40,00 e 50,00, mas vale a pena. Fomos pela scuna sul, fizemos o passeio "ilhas tropicais" .O trapiche para embarque fica no centro de Florianópolis. Não há necessidade de pegar táxi ( como eu fiz ) pq descendo no terminal central de ônibus, dá para ir andando, não é muito longe, uns 20 minutos. O táxi levou 5 minutinhos pra percorrer o caminho e me cobrou 10,00 reais !
Roteiro do Passeio:
■Saídas: 09:00h ás 13:00h OU 14:00h ás 18:00h;
■Passagem embaixo da ponte Hercílio Luz;
■Vista panorâmica da cidade;
■Passagem pelas Ilhas dos Guarazes;
■Vista panorâmica da Ilha de Ratones Grande - Fortaleza de Santo Antônio (séc. XVIII);
■Visita á Ilha de Anhatomirim - Fortaleza de Santa Cruz, (séc. XVIII);
■Busca aos Golfinhos (Área de Preservação);
■Parada para banho;
■Retorno ao trapiche da Scuna Sul.
■Saída sob consulta ( somente para grupos)
Saimos com o barco madrugada e fomos mar adentro, até chegar na primeira ilha, de Ratones Grande , onde fica a fortaleza de Santo Antônio de Ratones. Muito bonita a arquitetura, mas é relativamente uma fortaleza pequena perto da outra que visitariamos mais tarde. As ilhas cobram uma taxinha de manutenção de R$ 5,00. Esta fortaleza já foi local de reclusão e tratamento de pessoas com lepra e já sofreu um incêndio.

Ilha de ratones Grande - Fortaleza de Santo Antônio

Ilha de Anhatomirim - Fortaleza de Santa Cruz Está é a maior e mais bonita das ilhas visitadas. Já serviu como prisão e tive o "prazer" de descobrir que numa certa altura do passeio,em uma sala onde eu estava toda faceira tirando fotos na janela, aquela sala tinha servido de paredão de fuzilamento dos prisioneiros, milhares de pessoas foram executadas lá !
Tem também um calabouço, uma espécie de museu no segundo andar com uma réplica de esqueleto de baleia, e ainda abriga nesta ilha a antiga casa de um governador.

Na janela de uma das antigas celas, antes de saber do passado sombrio da sala

Na volta passamos pela área de preservação para tentar ver algum golfinho, mas parece que não fomos numa época boa e não conseguimos ver nenhum...
Mas o barco deu uma paradinha para quem quisesse pular naquelas águas lindas e azuis.
Voltamos pra casa satisfeitos com o passeio.
No final das contas, gastamos cerca de 600,00 reais cada um( 300,00 de passagem) por estes 5 dias. Tá certo que não pagamos hospedagem, mas como a cidade oferece 4 albergues com preços na média de 35,00 e as praias não precisa pagar para visitar, Floripa é um lugar que vale muito a pena conhecer e não é um passeio muito caro. Conseguimos fazer bastante coisa em pouco tempo e gastando pouco.
É só deixar a preguiça de lado e fazer o que fizemos, aproveitar o tempo e se programar. Acordávamos todo dia 6 horas e íamos dormir 1:00 da manhã, ritmo de maratona mesmo, mas se é pra dormir melhor ficar em casa né