Monte Roraíma - Perguntas e Respostas

Guias e troca de informações sobre destinos no estado de Roraima

Monte Roraíma - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor furikuri » 03 Mar 2006, 16:50

Este tópico é para troca de informações. As informações inéditas serão aproveitadas e colocadas no tópico
Roraíma - Guia de informações As perguntas e Repostas na medida que ficarem desatualizadas e duplas, as mais antigas serão substituídas pelas mais novas

Estive recentemente em Santa Helena de Uiaren na Venezuela.
Pesquisei os preços nas operadoras. A maioria tem um mesmo pacote padrão.
- 3 dias para subir
- 2 ou 1 dia em cima
- 2 dias para descer
- Carregadores que levam ateh 15 kg para cada um dos participantes
- Comida inclusa
- Caminhada em media de 5hrs por dia
furikuri
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor fernandoab » 06 Mar 2006, 16:37

Opa, acabei de voltar de la. Cheguei ontem em SP de alma lavada em um dos melhores e mais inusitados carnavais da minha vida. Segue um relato:

Decidi ir para o Monte no Carnaval mas como todo mundo queria ir pro rio acabei sem companhia e fui sozinho mesmo. Armei todo o esquema de logistica de comida, roupas, itens essensiais, remédios, etc. Tudo muito além do realmente precisava mas queria encarar um esquema bem independente. Amanhã coloco por aqui a minha planilha de logistica. Tinha conseguido de tudo, até um mapa bem detalhado do monte com coordenadas de GPS e os melhores pontos. Botei tudo na mochila e ficou um mostro de pesado, algo como 38 kilos, mas la me fui.

Cheguei em Boa Vista e fiquei no Hotel Ideal, uma espelunquinha barata e bem ruizinha, mas que deu pra dormir bem. Dia seguinte me informo que o melhor jeito de ir pra Santa Elena não pe de onibus mas de Taxi. fui para o "ponto" e o motorista me explicou que precisa de 4 passageiros para viabilizar a viagem, mas como ja tinha 3 esperando la fomos nós, 25 reaus por pessoa. O motorista que era Cearense, eu, um garimpeiro e dois indios que viviam na fronteira. Em 2 horas e pouco estava em Santa ELena na rua das operadoras e dos hoteizinhos de gringos.

Fiquei no Hetel Michelle, que fica do lado de um restaurante chines e é bem tranquilo, barato e com chuveiro elétrico e ventilador. Ai coimecei a passear e conversar com as pessoas. O transporte independente até Paraitepui saia 200000 bolivares (200 reaus) que achhei muito caro. Ai em uma das operadoras um grupo estava se formando para o dia seguinte. Conversei com o guia (um indio da guiana que ja tinha cortado madeira no paraná) e falei que queria ficar mais no topo e que tinha ja tudo esquematizado, não precisava de nada. Ele falou que eu deveria acompanhar eles e ai ele me arrumava um guia para ficar la em cima. O preço foi 300000 bolivares (os outros estavam pagando 500000, pois não tinham nada, nem barraca nem comida) achei justo.

De cara todos viram com espanto o tamanho da minha mochila e ficaram abismados me perguntando pq eu levaria tanta coisa e não iria como eles. tentei explicar mas não acho que eles entenderam até eu falar: Se o guia fugir com toda a comida vcs estçao fudidos e perdidos e eu ainda consgo ficar 7 dias por la e ainda saber voltar sozinho.

No final acabei rachando um porteador com um casal de polacos (que não queriam carregar nada) e minha mochila ficou com uns 30 kg só (o que fez uma baaita diferença).

Ai começou a andança. Eu com mais do que o dobro de carga que a maioria sempre ficava um pouco pra trás e o pessoal ainda achando que eu era louco. Primeiro dia até Rio Tec, segundo dia mais puxado até a Base (só subida) e o terceiro o mais puchado de todos que foi a subida de 3 kms com uma variação de 1000m de altitude até o topo.

La em cima acampamos em um Hotel, uma de muitas formações de rocha que tem puchados ou caverninhas onde da pra armar a barraca. O visual do lugar era mesmo incrível. Parece outro planeta ou a terra num tempo muito primitivo, muita rocha, alguma e baixa vegetação e muuuita agua e umidade. Em todo lugar se ve rios, laguinhos, riachos, poças, lama....

De uma hora para a outra o tempo fehcou e não se via mais nada, tudo branco e muita chuva. Ai acho que o grupo começou a me entender... As barracas alugadas deles enchiam de agua, a comida não era pouca mas muito sem graça e sem sustância, nenhum deles tinha um abrigo ou casaco bom para a chuva e o sleepings alugados (que ja estava meio molhados) não seguravam o frio de uns 4 ou 5 graus a noite. E eu sequinho, bem alimentado e aquecido.

No dia seguinte o tempo estava igual, muuito ruim e eu que ja estava com o meu guia resolvi ficar para esperar o tempo melhorar antes de embarcar para o norte o Roraima, onde eu dormiria no unico Hotel em territorio brasileiro.

Os outros do grupo fincaram o pé que queriam ir ver o ponto triplicie naquele dia (fronteira entre BRasil Venezuela e Guiana Essequiba) eu comentei que achava bobagem pq não se via nada, o guia falou a mesma coisa e enfatisou que ninguem tinha equipo bom para chuva. Mas la foram eles, se erolando em sacos de lixo e pedaços de plastico.

Passei um dia fantastico, relaxando e conversando com outrso guias que de hora em hora apareciam para trocar uma ideia. Noi fim da tarde regressam o grupo... encharcados e com uma cara pior que a outra. O polaco me desabafa: se houvessem pegado a mochila e andado em volta do hotel por 7 horas teriam visto a mesma coisa que viram. Estavam meio desolados e decepcionados.

No dia segiuinte eles voltaram para a base e eu fiquei la em cima e... o tempo abriu! Partimos eu e o guia (um idiozinho de uns 50 anos que parecia um moleque pulando pelas pedras). Andamos cerca de 5 horas até o Hotel Coati, o hotel brasileiro.

As paisagens eram espetaculares, haviam vales, gretas, picos realemnte indicritível. E o Coati foi uma atração a parte, parecia uma caverna mesmo com duas entradas, um riozinho correndo ao lado, e o melhor, ninguem por perto (onde estavamo0s antes se via constantemente outros gfrupos passeando)

Ainda resolvemos ir mais ao norte ainda (depois de armar as barracas e deixar as coisas prontas) para tentar chegar na Proa, o extremo norte do Roraima. Mas ai mais uma vez fomos barrados pelo tempo inconstante. De uma hora pra outra tudo fechou e começou uma baita chuva e uma neblina que não se enchergava um palmo na frente. Depois de andar 4 kms assim acabei desistindo e voltando, comecei a ter a impressão que o guia esva meio perdido mas depois jogando os dados no GPs vi que era aquilo mesmo, mas não foi dessa vez.

Esse dia me fez repensar bem o que pretendia no inicio, fazer a trip sozinho sem guia. Nso primeiro dias é COMPLETAMENTE DESNECESSÁRIO o acompanhamento de um guia, a trilha é uma só e bem demarcada, a subida tb e não apresente quase nenhum trecho muito complicado (fora umas pedrinhas lisas). Com GPS então tranquilíssimo. Agora la em cima as coisas mudam e mudam bom. Não ha trilhas pois só se caminha sebre rochas e leitos de rios. Os caminhos são muito serpenteados, se sobe e desce muitos picos e vales de rocha no caminho e o pior, exitem muitos lugares onde se pisa e a lama vai até o joelho. O guia sabe exatamente onde pisar para que isso não aconteça e eu me via contantemente seguindo exatamente os passos do guia para não passar o resto do dia com o pé molhado. La em cima um guia é imprescindível mesmo com GPS.

A volta foi bem acelerada, saimos do Coati as 9 da manhã e as 14 ja estavamos na beira da descida, mais 3 horas e estavamos no campo base sozinhos. Dia seguinte tb comemos uma etapa, fomos do campo base direto para PAraitepui, 2 horas até o Rio Tec e depois mais 4 exauistivas atpe paraitepui. Isso no final fez com que a pesar de ganhar 2 dias (usualmente se faria esse percurso em 4 dias) tive que pagar os miseraveis 200000 para umtransporte para Santa ELena, ja que não havia ninguem que estivesse regressando para la aquele dia que eu pudesse pegar carona. E vi que os indios viram que eu estava cansado demais pra procurar por um negócio melhor... fiquei meio puto nesse final, mas nada que uma bela Polacita (brejinha) e um enorme prato de Yaquisoba com centenas de imagens incríveis na mente não melhorasse.

Foi assim dia seguiinte peguei um Taxi para Pacaraima (cidade da fronteira) e deposi um teaxi no mesmo esquema da ida para Boa Vista. Chegando la tive que fazer uma hora incrível pois o avião só saia a 1:40 da manhã. Peguei um taxi local e pedi que ele me levasse para um bom restaurante no Rio Branco. Chegamos num lugarzinho super simpatico que chamavase Ver o Rio. Pedi uma moqueca de Dourado e umas cervejinhas com o rio como pano de fundo e o tempo voo até a hora de ir pro aeroporto. Foi isso. Agora é me aprontar para a proxima!
fernandoab

Mensagem não lidapor Nilton » 07 Mar 2006, 08:49

Eu estive lá com o meu grupo de 8 pessoas agora no começo de Fevereiro.
Fomos com a Roraima Adventures de Boa Vista ,ficamos 5 dias no topo,com muito sol e lua cheia.O serviço foi de primeira,muita comida,lanche de trilha,barracas montadas ,explicações sobre a fauna e flora,transporte com ar condicionado ate Sta Elena,recepção em Paraitepuy ( na volta)com cerveja Polar e refri bem gelado e frutas.Um super guia que se desdobrou quando uma colega se machucou,porters Pemons super legais.Conhecemos muita coisa por lá e encontramos só dois brasileiros o resto 95% eram europues,americanos ,australianos,japoneses e coreanos.
Nilton
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor furikuri » 07 Mar 2006, 18:22

Olá Fernando! Acho que tenho a leve impressão q acabamos por esbarra no hotel michelle...por um pequeno acaso, vc comeu lá no chino? Eeheheheh...
furikuri
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor carlosla123 » 15 Mar 2006, 10:32

Oi Nilton,
Cara, quanto saiu essa sua excursão ao Roraima?

Abs!

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Arial, Verdana, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by Nilton</i>
<br />Eu estive lá com o meu grupo de 8 pessoas agora no começo de Fevereiro.
Fomos com a Roraima Adventures de Boa Vista ,ficamos 5 dias no topo,com muito sol e lua cheia.O serviço foi de primeira,muita comida,lanche de trilha,barracas montadas ,explicações sobre a fauna e flora,transporte com ar condicionado ate Sta Elena,recepção em Paraitepuy ( na volta)com cerveja Polar e refri bem gelado e frutas.Um super guia que se desdobrou quando uma colega se machucou,porters Pemons super legais.Conhecemos muita coisa por lá e encontramos só dois brasileiros o resto 95% eram europues,americanos ,australianos,japoneses e coreanos.
<hr height="1" noshade id="quote"></font id="quote"></blockquote id="quote">
carlosla123

Mensagem não lidapor fernandoab » 15 Mar 2006, 15:58

Cara, na ida e na volta manei um china! Só que na volta acabei pedindo o prato errado e veio sem macarrão :( ehheheheheeh. Passei la dia 24/2 e dia 3/3. Vc tava por la?
fernandoab

Mensagem não lidapor furikuri » 20 Mar 2006, 14:39

Eh, naum tava lah naum....eu sou doido para ir na vila de El Pauji, toda vez dah algo de errado...Essa vila é bem rustica, naum tem energia eletrica, mas dizem q valem a pena passar uns dias por lá, o problema é q só tem toyota saindo as 6:00 da manhã e eu sempre perco 2 preciosos dias nisso...E alem disso, tem o problema da volta, pelo que me falaram, vc tem q ficar esperando aparecer uma toyota indo para Sta Helena.
Estou planejando fazer o monte Roraima, mas isso depende muito das minhas ferias...Se elas cairem no periodo de chuva, não sei se vale a pena subir o monte. =/
Eh isso aee...
furikuri
Membro de Honra
Membro de Honra

Alguém subiu o Monte Roraima com os índios de guias?

Mensagem não lidapor Ligia Puerro » 21 Dez 2006, 09:46

Vou para a Venezuela, agora em janeiro e pretendo subir o Monte Roraima, na volta para o Brasil.
Vi que há alguns pacotes com guias, que levam comida e etc.
Sei que chegando em Santa Helena e indo até a aldeia, de onde saem os passeios para o Monte, alguns índios se oferecem para serem guias. Outros até carregam a bagagem.
Tudo isso por um preço bem menor comparada com os pacotes.
Eles pedem cerca de 20 dólares por dia.
Alguém sabe deste esquema? Já foi e sabe me dizer se é seguro?
Preciso desta informação urgente, pois minha subida depende disso.
Abraços
Ligia Puerro

Mensagem não lidapor furikuri » 22 Dez 2006, 12:50

Oie Ligia! Pelo que me informe isso eh verdade...naum lembro a taxa que eh cobrada pelo indios...só sei que vc naum pode subir sozinha...tem q contratar o serviço de guia dos indios....Outra coisa, vc tem q fazer a propria comida nesse esquema...chegando lá em cima...vc vai ter q ver um "hotel" pra ficar...hotel é uma especie de gruta/carvena q serve pra vc colocar a barraca e se proteger da chuva, vento e frio...geralmente as agencias de viagens "reservam" os melhores lugares...

Uma coisa q lembrei...tem um peso maximo por carregador...acho q eh 10kg! ou seja, vc contrata ele pra carregar até 10kg, o excedente eh vc q leva.

O Guia naum vai carregar sua bagagem.....ele vai sempre na frente.

O Ideal mesmo é vc chegar em Sta Helena e ficar hospedada no hotel Michiles ou proximo...eh de lá que o povo se reune...dae vc pode rachar uma carona e fazer amigos para naum ter q subir sozinha com o guia....

Nao sei se eh possivel rachar um guia...ou serah um guia por pessoa? acho q naum....Podia ser um guia por grupo...dae vc monta um grupo e contrata um guia.

Minha duvida a respeito é saber como vc vai chegar até o pé do monte roraima...eu procurei tranportes e naum achei nenhum...a maioria dos carros q vai pra lá eh das agencias de viagens...

Acho q vou subir o monte nesse carnaval que vem!
+)

Depois me conta como foi....Vc eh da onde?

3 dias pra subir...2 pra curtir o visual e mais 2 pra descer...

Boas festas e otima virada de ano =)
A vida é tão curta para ir a tantos lugares...Então escolha bem seu destino e viva bem com suas escolhas!
Carpe Diem
furikuri
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor furikuri » 22 Dez 2006, 13:03

Oie Estela! Como vai?

È super tranquilo chegar na fronteira a partir de Boa Vista.
Que hrs vai chegar em Boa Vista?

Pq se vc chegar em BV a noite ou de tarde, eh melhor se hospedar em algum hotel.

Chegando de manha, vc pode pedir para o taxista te levar ao ponto de taxi-lotação que faz a viagem até a fronteira. Lá vc vai esperar encher o taxi (4/5 pessoas) e eles cobram de R$ 20,00 a R$ 25,00 por pessoa...leva 2hrs e meia até Pacaraima (lado brasileiro) e 10 minutos até Sta Helena.
Precisa de passaporte e carteira amarela de vacinação (Contra febre amarela)
Dae vc para no posto da fronteira pra pegar visto e seguir adiante.
Os taxis geralmente funcionam das 7 hrs até as 14:00 fazendo esse transporte....dificil conseguir depois desse horario.

Chegando em Sta Helena, procure o hotel michiles, eh bem facil de encontrar...mesmo se estiver lotado..tem varios outros proximos....em frente ao hotel michiles tem uma agencia de viagem q faz o pacote monte roraima....praticamente tem saidas todos os dias....naum lembro direito quanto custa...algo em torno de R$ 500,00 a R$ 700,00...
Nesse pacotes jah tah tudo incluido...guia comida transporte..."hotel" em cima do monte (lugar tipo gruta q vai proteger do frio, vento e principalmente da chuva....)...

Estava pensando em ir nesse periodo me aventurar por lá...mas eu vou no esquema super-mega-economico.....vou contratar um guia ná aldeia perto do monte roraima e subir....

Vamos nos falando até lá...conheço tanto Boa Vista como Sta Helena...

Boas festas e boa virada de ano!

Namastê
A vida é tão curta para ir a tantos lugares...Então escolha bem seu destino e viva bem com suas escolhas!
Carpe Diem
furikuri
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Estela.i » 23 Dez 2006, 00:13

Obrigada pelas informações furikuri.
Vou levar minha própria barraca e saco de dormir que são bons , tenho receio de pegar barracas ruins , ainda mais que chove muito lá.
Chegarei as 1200h então vou para Santa Elena no mesmo dia.
Boas festas
Estela.i

Subida ao Monte Roraima

Mensagem não lidapor Ligia Puerro » 23 Dez 2006, 12:48

Furikuri
Muito obrigada pelas dicas! A do hotel foi essencial.
Me parece que este esquema é bem comum entre os mochileiros, pois ir com um guia é muito caro(cerca de R$600). Um índio cobra por dia uma média de 25 dólares e formando um grupo vc pode dividir o preço que paga pela ida (e volta) dele com as outras pessoas. Conheci pessoas que gastaram 60 reais ao todo.
Uma ótima idéia vc ir no carnaval, pois provavelmente vc poderá se juntar a um grupo grande e dividir o preço do guia.
Tb não sei o esquema de ir para o pé do monte. Li que vc deve alugar um carro 4X4 ou tentar pegar uma carona.
Vc me informar e te conto o q descobri.
Pode deixar que conto tudinho quando voltar, espero poder ajudar na sua subida.
Vc conhece a Venezuela? Vou passar o mês lá...se tiver alguma dica...
Sou de São Paulo e vc?
Um feliz natal e um ano novo repleto de realizações.
Beijos
Lígia
Ligia Puerro

Desculpa Valter!

Mensagem não lidapor Ligia Puerro » 23 Dez 2006, 12:55

Valter
O computador faz a gente passar micos de vez em quando.
Quando li sua mensagem achei que vc chamasse (ou q fosse um apelido) Furikuri..hehehehehehe, pois meu computador só mostrou sua mensagem até a parte em que pergunta de onde sou...que vexame!
Acabei de ver seu nome no fim da mensagem e de onde vc é.
Me perdoa pela gafe?
Beijos
Ligia
P.s: Ser turista de primeira viagem aqui no site é um problema tb!
Ligia Puerro

Mensagem não lidapor furikuri » 29 Dez 2006, 06:58

Ola Ligia!
Tudo bem, gosto de ser chamado Furikuri, naum que eu seja japonês...Furikuri eh um anime japonês muito louco! =)

Esteja bem preparada para subir o monte Roraima...os meus amigos que jah subiram, deram a nota 7 em grau de dificuldades para a subida.
A subida naum eh ingrime, soh eh cansativa...passar 3 dias caminhando em medias de 5 a 7 hrs por dia cansa qualquer um. eh varias subidas e descidas...
Dae ter uma certa resistencia fisica ajuda muito.
O ideal mesmo eh como jah falei, chegue em santa helena e procure pessoas que queiram subir o monte junto com vc (grupo minimo de 4 eh o ideal, muita gente soh faz atrapalhar). Dae vcs descolam uma carona ou fretam carro ate proximo do acampamento base (onde fica a aldeia dos indios) e de lah vcs comecam a aventura.
Jah olhei de perto o monte Roraima...eh uma vista impressionate.
Esteja preparada para se molhar...chove toda hora lah...espero q tenha sorte e pegue uma vista limpa lah em cima, pq tah sempre nublado.
Um otimo ano novo pra vc.
muitas felicidades, saude e boas aventuras.
Se Deus quiser, fevereiro tbm vou subir o monte!
Bjs
Carpe Diem
furikuri
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Nilton » 11 Jan 2007, 20:58

Bom

Chegamos em Boa vista a noite ,saimos `as 5:00 da manhã do dia seguinte para Santa Elena,trocamos de veiculo(4x4),compramos o que faltava,e fomos para Paraytepui(entrada do Parque) de onde saem todos os grupos caminhando.Esse dia acaba no acampamento do Rio Tek.Dia seguinte andamos até o Base Camp e só no terceiro dia subimos La Rampa até o topo.
E lá em cima voce fica o tempo que durar o pacote que comprou ,nós ficamos cinco dias e não vimos tudo.Não fomos até A Proa mas chegamos até o local da queda do Helicoptero da Globo .Tem muuuuuuita coisa ainda.

abraço
Nilton
Membro de Honra
Membro de Honra

Próximo

Voltar para Roraima