Ir para conteúdo

Monte Roraima


Posts Recomendados

  • Colaboradores
Olá a todos,

 

Sei que a pergunta pode ser um pouco "besta" ( :D ).... me desculpem desde já, ok.

 

Mas queria saber se durante a subida até o topo do Monte vamos rentes ao "abismo". Ou seja, a trilha que sobe vai rente ao "paredão"?? Se olhamos pra baixo já vemos o "pé do morro", ou a berada do abismo fica um pouco distante da trilha?

 

Quero há muito tempo ir até o Monte Roraima, e gostaria de ir agora em janeiro ou fevereiro de 2011. Mas tenho uma probleminha de acrofobia (= medo de altura :D ). Se a trilha não ficar bem ao lado do penhasco, então pra mim não há qualquer problema. Mas se olho pra baixo e logo do meu lado já vejo aquele visual até lá embaixo, ai o bixo pega, fico até paralisado...hehe.

 

Pois é, a pergunta é idiota, me desculpem, mas dependendo da resposta vejo que talvez nunca conhecerei esse lugar que tantos tanto falam......

 

Grato e abraços,

 

Adriano

 

Meu caro, se o seu caso for grave então acho melhor deixar pra lá esse negócio de Monte Roraima, rs. A subida propriamente dita não é em fila indiana por um caminho de poucos centímetros. Porém, vc vai subir por um bom trecho de pedras pequenas que deslizam muito e as vezes dão alguns sustos e o tempo todo vc tem a exata noção da altura em que está. Lá em cima vc também vai andar o tempo todo pelas beiradas do Monte e ver o penhasco (aliás, uma das paisagens mais bonitas de lá). Eu tenho medo de altura e não tive grandes problemas, mas se vc tem fobia braba então talvez não seja o passeio mais indicado porque mesmo que não trave vai se sentir desconfortável o tempo todo.

 

Nas fotos abaixo dá pra ter uma noção do pior trecho do caminho e também da vista de lá de cima:

 

3253521097_d82d748b6d.jpg

 

3254348118_86efe4aff8.jpg

 

Abs

Lojudice

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores
Mas tipo, alguém já foi no meio do ano, em Julho , só para se ter idéia do volume das chuvas?

 

cara, o pessoal que conheço foram entre os meses de novembro a abril.... mês de julho já fui a Boa Vista-RR e era água todo dia...

 

mas pelas agência, montam grupos sem problemas...

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Mas tipo, alguém já foi no meio do ano, em Julho , só para se ter idéia do volume das chuvas?

 

Eu fui em janeio, época considerada "seca" e o volume da chuvas daria pra ser classificado como "dilúvio bíblico", com pancadas de chuva que duravam horas e transformavam qualquer área mais baixa em pântanos e rios quase intransponíveis. Daí vc imagina o que é a época das chuvas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Colaboradores
Olá pessoal,

1) Dá para a gente chegar em Santa Elena e contratar algum guia na hora ou se juntar a algum grupo?

2) Como é o lance de água e banheiro durante a caminhada? É melhor já sair com o estoque de água para todos os dias da viagem?

3) Estamos pesquisando alguma barraco boa e em preços camaradas para usarmos lá. você têm alguma sugestão?

Abraços, Evelyn

 

Evelyn:

 

1) Sim, dá pra vocês chegarem em Santa Elena e lá buscarem uma agência pra fazer o trekking. Há uma caminhada mais curta e outra mais longa, que prevê ida até o Ponto Tríplice (Brasil, Venezuela e Guiana).

Aqui no Mochileiros há muitas dicas de agências. Eu utilizei a Backpackers e gostei. Eles também oferecem pousada em Santa Elena.

2) Esta agência levava as barracas, as tralhas de comidas e um banheiro químico portátil. É proibido deixar fezes no caminho até o Monte Roraima, inclusive não se pode simplesmente enterrá-las.

Ao utilizar este sanitário portátil, em seguida você joga cal. O guia/carregadores montam e desmontam este banheiro nas paradas.

Água para beber tem em vários pontos do trekking, mas variam de acordo com a época do ano.

Levar Clorin (pastilha de cloro) ou aquelas bisnaguinhas com cloro é fundamental.

3) Como te disse anteriormente, a agência que eu contratei pra fazer o trekking se responsabilizou pelo transporte da barraca e também providenciava todas as refeições (café da manhã, almoço, lanches e jantar). Eu só carregava as minhas roupas e os objetos de uso particular. Minha mochila pesava uns 15kg.

 

Este trekking é maravilhoso!!!

Abraços!

 

Luis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

André, como o lojudice disse, o Roraima é um lugar muito molhado mesmo, chuva, rios, poças, enxurrada. Uma bota impermeável é sempre um bom investimento, para qualquer trilha, e as nacionais (como Nômade/Vento) têm boa qualidade e preço melhor que as gringas. Agora, embaixo de chuva, não tem jeito, vai entrar água pelo cano da bota e umedecer os pés. Você pode minimizar esse problema usando polainas impermeáveis, porém esse é um acessório bem caro no Brasil.

 

Outro item importante é a meia. Em situações assim, só meias 0% de algodão e de preferência com Coolmax para secagem mais rápida. Meias com algodão demoram muito para secar. Alguns usam uma meia mais fina (liner) com Coolmax por baixo da meia de trekking com 0% de algodão. Recomendo você ler o tópico de meias daqui do site (meias-t11589.html) para não sofrer com bolhas e ferimentos nos pés durante uma caminhada longa como essa.

 

No meu relato (monte-roraima-relato-e-pequeno-guia-mar-09-t34512.html) coloquei uma lista de itens essenciais, o que não pode faltar de jeito nenhum na mochila para o Roraima.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Alguem sabe me dizer se tem limite de peso pra carregar la no Roraima? Ouvi falar que ha um limite de 15 KG, caso ultrapasse deve-se contratar um carregador.

É verdade ou lenda?

Abraço!

 

É lenda. Minha mochila com certeza tinha mais que isso. Mas também não recomendo passar muito desse peso pq senão haja coluna!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Verner, quando eu fui o documento da Mystic dizia o seguinte:

"Las autoridades de Inparques pesarán el equipaje o carga de los turistas y porteadores (cargadores), que no debe superar los 15 kilos por persona".

Não houve pesagem nenhuma, mas talvez os carregadores não levem mais do que 15kg mesmo. Nós tivemos três carregadores nos primeiros dias, depois permaneceram dois, quando o peso diminuiu.

Se você for contratar pacote com carregador, a agência é que deve se preocupar com isso. Acho que essa preocupação deve ser sua se você for contratar um carregador por fora. Se for contratar só o guia, sem carregador nenhum, relaxe.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Verner, quando eu fui o documento da Mystic dizia o seguinte:

"Las autoridades de Inparques pesarán el equipaje o carga de los turistas y porteadores (cargadores), que no debe superar los 15 kilos por persona".

Não houve pesagem nenhuma, mas talvez os carregadores não levem mais do que 15kg mesmo. Nós tivemos três carregadores nos primeiros dias, depois permaneceram dois, quando o peso diminuiu.

Se você for contratar pacote com carregador, a agência é que deve se preocupar com isso. Acho que essa preocupação deve ser sua se você for contratar um carregador por fora. Se for contratar só o guia, sem carregador nenhum, relaxe.

Abs

 

Pois é eu vou só com guia.. ele só vai mesmo pq é obrigatório la ahsuahsuas.. vamos levar comida e material de camp.

Então, eu vi a Mystic falando sobre isso, de 15 kg, e acabei confuso. Mas obrigado pelo esclarecimento!

 

cara posso dizer que estive lá em 2010 e carreguei toda minha tralha,comida,barraca, minha mochila tinha 21 kilos na ida,e ninguem pesou mochila na aldeia,caso eu fosse hoje ao Monte Roraima eu contrataria um guia somente na aldeia,isso acrescentaria uma caminhada de 22 kms até a aldeia,mais certamente seria mais em conta sem falar na liberdade que teria na viagem.

 

Ótimo! Devo levar por volta desse peso também, alem da comida. Planejo passar 40 dias viajando, sendo 8 no MR.

Vai ser demais!! Parto dia 28 pra Manaus e dia 07 inicio a trilha no Roraima!

 

Valeru gente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...