Santa Cruz de la Sierra - Perguntas e Respostas

Guias e troca de Informações sobre destinos na Bolívia

Re: Guayaramerin até Santa Cruz de La Sierra

Mensagem não lidapor Pekenaa » 06 Nov 2008, 14:49

Olááá obrigada pelos posts... Fiz essa viagem gente, nossa é MUITA aventura mesmooo :o peguei um ônibus de guyaramerin até trinidad no dia 12/10/08 as 08hs da manha. Cheguei em trinidad 13/10 as 4 da tarde de lá peguei um outro ônibus as 8 da noite, cheguei em santa cruz 5 da manha 14/10. Até trinidad é só terra mesmo e 3 balsas com condições precárias, fui sozinha, passei 4 dias em Santa Cruz... Cidade linda e cheia de brasileiros, não pude passear como queria mas o pouco q andei foi o suficiente pra ter vontade de voltar novamente só q de avião hehehe. Conheci a praça 24 de setembro onde fica a Catedral, recomendo quem for em santa cruz conhecer a praça.. Linda d+++ a noite. Bom a minha volta foi de ônibus tbm... só q foi horrível, saí de santa cruz as 9 da noite 17/10, em trinidad cheguei as 7 da manha sábado 18/10, esperei até as 10 da manha pra pegar outro ônibus até Guayaramerin... A previsão pra chegar em guayaramerim era domingo 19/10 as 3 da tarde.. mas o ônibus quebrou 3x, chorei muito de medo.. (a ida foi tão tranqüila) nossa tive muito medo não sei ainda o motivo acho q era a solidão e estar num país q não falava nem o idioma deles... nem sei como me virei por lá hauhauhauhauhauhuahua.. Ahhh sabe q horas cheguei em guayara?? 1 da madrugada da segunda 20/10 :shock: agradeci tanto a Deus por ter chegado, rezei muito pra passar rápido o tempo. E em guayara fiquei de 1:30 até 5 hrs da manha esperando pessoas pra lotar uma voadeira pra atravessa até guarajá-mirm-Rondônia... Passei um frio no porto deitada na voadeira com mais 3 brasileiros, precisava de + 7 pessoas pra atravessar, um sufoco.. Nossa. Mas tirando a volta e a espera no porto, digo q não me arrependo de nada, amei minha aventura história desse país eu tenho, a cultura deles credooo, mil vezes a nossa hauhauhauhuahu mas respeito né.
Um dia volto!!!!
Pekenaa

Vôo Cuiabá - Santa Cruz de La Sierra começa em 90 dias

Mensagem não lidapor MariaEmilia » 12 Nov 2008, 18:16

Publicado no site do Governo do Estado do Mato Grosso

Vôo Cuiabá - Santa Cruz de La Sierra começa em 90 dias
ELAINE PERASSOLI
Assessoria-Sicme-MT

Santa Cruz de La Sierra, Bolívia - O vice-presidente da Companhia Aérea da Bolívia, Aerosur, Miguel Angel Roca confirmou o início da operação do vôo Cuiabá – Santa Cruz de La Sierra para os próximos 90 dias. Ele disse que o mercado mato-grossense é importante para a companhia e que o vôo só não foi implantado ainda em função de tramites legais necessário para a operação da rota. “Uma ação bem planejada gera muito mais vantagens”, pondera Miguel. Ele aproveitou para anunciar que as passagens serão pelo menos 25% menor que o preço praticado no mercado.

Durante a reunião, que aconteceu na sede da Aerosur, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, também garantiu 100% de desconto no ICMS do combustível para a Aerosur. “Além de incrementar o turismo, este vôo será muito importante para os empresários do Mato Grosso que colocarão seus produtos na Bolívia em menos de 24 horas e também poderão receber o que compram com mais rapidez”, avalia.

O empresário Oirã Gutierrez acrescenta que a implantação deste vôo reduzirá consideravelmente o tempo das viagens. Segundo ele, o trecho Cuiabá – Santa Cruz de La Sierra é apenas uma das vantagens. “As conexões para Madri (Espanha), Miami (EUA) e vários outros países também serão muito vantajosas. Porque além do tempo de viagem ser menor, os passageiros também terão preços bem mais em conta”, salienta.

Para o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), José Guilherme, o vôo da Aerosur será um avanço no tempo. “A Bolívia é um mercado excelente para os nossos micro e pequenos empresários”, avalia. “Isso sem falar no incremento do turismo. Imagine os turistas bolivianos e de vários outros países chegando no Nordeste brasileiro sem ter que enfrentar o tumulto dos aeroportos de São Paulo”, complementa.

A expectativa tanto do Governo do Estado de Mato Grosso, como dos parceiros que lutam para a implantação deste vôo é grande. O empresário Oirã já anunciou uma mobilização dos empresários do setor aéreo para que juntos pensem numa estratégia para garantir a ocupação do vôo durante todo o ano. “Eles começarão num bom momento que é a alta temporada, mas já temos que pensar no período posterior”, sugere.

A Aerosur é uma empresa boliviana com 16 anos e uma frota de 16 aviões. Miguel destaca que está negociando mais algumas aeronaves e que a pretensão é que uma aeronave 737 com capacidade para 108 passageiros e pelo menos 13 toneladas de carga opere a rota Cuiabá – Santa Cruz de La Sierra.

É a Bolivia ficando muito mais pertoooooooo.

Maria Emilia

http://www.secom.mt.gov.br/ng/conteudo. ... 8&parent=0
MariaEmilia
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Re: De Santa Cruz pra La Paz é melhor ir de ônibus ou avião?

Mensagem não lidapor LeoRJ » 12 Nov 2008, 22:53

De Santa Cruz pra La Paz é bem melhor de bus, pois é bem confortável (bus cama de 3 filas), muito mais barato, vc tem uma boa noite de sono e chega em La Paz pela manhã. Bem cedinho.

Economizando a grana que ia gastar no avião e a grana que ia gastar dormindo uma noite no hotel, pois passou ela dormindo no bus.

mari.vecchia

Sim. É fácil conseguir tudo na Bolívia e Peru.

Não caia no golpe de nenhuma agencia que disser pra vc que tem que reservar. Compra sempre direto no terminal !!!

Agencia cobra até o dobro.

Agora... Um exemplo: Está hospedado em Cusco, sabe que vai embora no final de semana, não precisa deixar pra comprar a passagem em cima da hora de ir embora.

Dá uma passada no terminal e compra um dia antes, pois vai conseguir os melhores lugares no bus.

OBS: Em bus de dois andares, o 1º piso é sempre melhor, pois é mais reservado e as cadeiras são mais largas.
LeoRJ
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor patriciaalm » 17 Nov 2008, 14:05

Oi
Fiz esta rota La Paz - Santa Cruz de La Sierra, foram Bls 120.00 por pessoa em ônibus leito da empresa Transcopacabana. O ônibus não era novinho, mas o leito era bom, bem espaçoso, tinha banheiro no bus e cobertor. Nosso bus saiu as 18h00 de La paz e chegou +/- as 10h00 em Sta Cruz.
Não recomendo a empresa Translitoral, pois compramos o bilhete de Cuzco a La Paz por s/ 80.00 em ônibus semi-leito e banheiro e quando o ônibus chegou não era nada daquilo. Não havia espaço nenhum entre as poltronas e você não conseguia reclinar um pouco sua poltrona sem quebra a perna do passageiro de trás. Descemos e reclamamos. A empresa nos explicou que o ônibus que compramos estava parado num bloqueio no caminho e que trocaríamos de ônibus logo em seguida, durante o percurso. Tive a leve impressão que estavam nos enganando, mas tinha que pegar aquele ônibus para passar pela fronteira entre Peru-Bolívia pela manhã (ela só abre pela manha)
As 21h00 subimos no ônibus, vários gringos e muita gente local também. Não dá pra descrever o desconforto. Tive dó de um japonês, nunca vi um cara sofrer tanto na vida. Ele foi ao lado de uma boliviana gigante, que trazia nas costas uma trouxa cheia de cobertores. Ela tirou um monte de cobertor e colocou na poltrona, se enrolou em todos eles e sentou, esmagando o pobre japonês na janela. Viagem longa e o frio dentro do ônibus era terrível. Perto de desaguadero subiu uma senhora (guia) no ônibus que nos acompanharia na troca de ônibus na fronteira. Chegamos em Desaguadero (fronteira entre Peru e Bolívia) as 7h00 da manhã. Entramos na Bolívia, mas tivemos que aguardar duas americanas que estavam no nosso grupo para pegar o bus até la Paz. A burocracia é maior para americanos e tivemos que aguardar aproximadamente 1 hora. Bem, todo grupo estava junto quando a guia nos avisou que teríamos que pagar para ir a La Paz...como assim pagar? Nossa passagem foi comprada em Cuzco até La Paz....teríamos que pagar de novo? Revolta geral, os brasileiros quase mataram a mulher...uma peruana do grupo irritadissima ligou para a empresa de ônibus...ao final das contas não tivemos que pagar nada, mas fomos transportados em um ônibus de carga...junto com vários carregadores de mercadorias. Em cima do ônibus havia uns 15 sacos grandes de tempero, pano e tudo mais, o motorista demorou mais uma hora para sair com o ônibus. Colocaram a mala do japa em cima do ônibus, quando o coitado foi verificar, o motorista deu a partida e ele comeu um poeirão, entrou no ônibus tossindo. Chegamos na barreira sanitária e todos tiveram que descer, eles fazem o famoso cara-crachá e beleza, volta para o ônibus. Não sei o porquê, mas o japa foi barrado. O motorista do ônibus queria deixá-lo lá, gritamos para parar o ônibus e esperar o japa, que chegou depois de um tempo. Ao final de 4 horas chegamos a La Paz...uma viagem que dura de 1h30 a 2h00. Fomos a translitoral no outro dia com alguns brasileiros que tb estavam no bus para discutir o problema e a mulher jurou que chegamos lá de bus-cama, que estavamos equivocados. Chamamos policia turistica e ai as coisas começaram a melhorar. No dia seguinte eles nos devolveram a metade do dinheiro que pagamos.
Putz, que sufoco!
patriciaalm

Mensagem não lidapor LeoRJ » 19 Nov 2008, 17:58

Patricia

O vendedor da Nuevo Continente já tinha me falado que a Translitoral era golpista.

E olha que paguei 40 boliviano de Cusco direto pra Copacabana em bus cama pela Nuevo Continente. De Cusco a La Paz custava 50 ou 60 o bus cama, não lembro ao certo.

Em 2007 passei um grande sufoco parecido com esse seu. Um Horror !!!
LeoRJ
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor reis100 » 19 Nov 2008, 21:06

Estive recentemente fazendo este trajeto e fui de ônibus pela empesa Flota Copacabana, bus cama, 3 filas, paguei bol. 150,00. Sai de Sta Cruz às 19:00 e chega a La Paz às 11:00. Muito confortavel, com ar condicionado e calefação.
so não esqueça de levar àgua e algo p/ comer, porque o ônibus só para às 05:00, em Cochabamba p/ ir ao banheiro (que é um muro) e depois às 9:30. No mais a viagem é muito tranquila. Dê preferência à poltrona do lado direito, vc viaja só, e quando chegar em La Paz a visão que terá é maravilhosa. Chore muito no preço da passagem.
E boa viagem.
reis100

Re: Tempo de Viagem

Mensagem não lidapor leo m » 04 Dez 2008, 01:03

Me desculpe mas a viagem entre Cochabamba La paz dura em torno de 7 á 10 horas, tenho alguns relatos e roteiros da galera que viaja para lá e acabei postando do primeiro que li.
Estas informaçoes variam muito, pode ser um pouco mais se a empresa de onibus faz muita parada, se houver protestos, manutenção no onibus velho... teem empresas entopem o busão, alguns amigos me informaram que chega a dormir gente no corredor, rs
A distancia entre as cidades fica em torno de 380km, mas é uma só subida, por isso a viagem dura mais do que imaginamos. Como a viagem é dura procure viajar a noite e escolha uma boa empresa de onibus, há opçoes de semi-leito na empresa chamada Copacabana. mas dizem que a paisagem é maravilhosa

Pretendo chegar em Santa Cruz daqui uns 2 ou 3 dias. Vou descer para Sucre e depois Potosí, vou para o Salar.

Pergunte o que quiser, se eu não souber apareçe alguém que sabe e ajuda
Abraço
leo m
Colaborador
Colaborador

Re: Passagens Bolívia/Peru

Mensagem não lidapor LeoRJ » 22 Dez 2008, 16:35

Polly

Bela foto :roll: :mrgreen: :mrgreen:

É super tranquilo dormir no aeroporto de Santa Cruz. Já fiz isso em 2007. Agora tá até melhor, pois o aeroporto esta reformado.
De estar pronto, pois em Junho de 2008 estava em obras e ficando bem bonito.

Viajar sozinha pela Bolívia e Peru não tem muito risco, pois é bem mais seguro que o Brasil.

A companhia aérea mais barata da Bolívia é a TAM (Transporte Aéreo Militar).

Pela Aerosur custa U$ 121.83 , mas muitas vezes, tem promoções de até a metade do preço pela TAM.

Fora isso, só de bus. A dica do Rafael é ótima, pois a Tran Copacabana (a melhor) e a M.E.N Copacabana são ótimas empresas.

Bus cama (leito) 3 filas de cadeiras (mais conforto) direto pra La Paz, custa em média U$ 20.00 e a viagem dura umas 14 horas.

O ruim é que esses buses saem somente a partir das 16:00hrs. O último sai às 22:30hrs.

Se precisar de alguma informação só falar, pois vou todo ano pra lá.

Abraço,
Leo
LeoRJ
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Re: Dicas: Como chegar a Santa Cruz de la Sierra

Mensagem não lidapor Carlos Cossio » 05 Mai 2009, 17:18

Olá,
Estive lendo, e vejo muitas alternativas. To indo pra Bolívia no final do ano que vem. Gostaria de saber qual o trajeto mais perto e barato, saindo de São Paulo até Santa Cruz?
Sei que tem o Trem da Morte, acho que pegarei este trajeto...
Como chego de Corumbá até Puerto Suarez? Quanto é o custo do trem até Santa Cruz? Tempo da viagem? como posso fazer para reservar passagens?
Carlos Cossio
Si quieres cambiar el mundo, deja que elmundo te cambie...
Carlos Cossio

Mensagem não lidapor Fred. » 05 Mai 2009, 20:27

Compre passagem de onibus, São paulo Corumbá (Fronteira)... pela viação andorinha, o onibus deixa voce no posto de fiscalização da policia bolivia. entre no site da andorinhas ... tem um topico aqui no site onde deixaram os horarios e o preço.
Saia de Sao Paulo com a carteira de vacina Internacional, ai vc pode passar direto e somente carimbar o passaporte, pegue um taxi da fronteira até Pto quijaro (5 bolivianos) q é onde se vende a passagem e sai o trem.
Para o ano que vem não será mais necessario se preocupar com passagens para o Trem pois até o Final do Ano a estrada que liga Fronteira até Santa Cruz ja estara pronta. Ai existira a opção de onibus, que fara a viagem em 8 horas, enquanto o trem faz em 15 a 18 horas.
abraço
Fred.
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor LeoRJ » 05 Mai 2009, 21:56

Parece que não estará pronta para o final do ano mais não.

As obras atrasaram muito, pois houve um grande aumento nos preços dos materiais de construção.

A previsão de entrega, desse trecho completo, passou pra final de 2010.

Notícias Bolivianas Oficiais:

En 2007 se entregó la ruta San José-Taperas-Roboré (138 km) con una inversión de 82 millones de dólares, financiados por la Corporación Andina de Fomento (CAF). El año pasado se entregaron Roboré-El Carmen (140 km) y El Carmen-Arroyo Concepción (108 km). En ambas obras se destinaron 97 millones de dólares y 78 millones de dólares respectivamente.

O total são: 703 Km, destes, somente 386 km estão asfaltados.

Dados de la Cámara Boliviana de la Construcción - Domingo, 08 de Marzo de 2009
LeoRJ
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor PrysDuarte » 30 Mai 2009, 20:30

Oi amigos
Queria tirar uma dúvida!
Vou sair do Rio/Corumbá dia 25/06 - 10h
Chegar lá na fronteira por volta de 15h
Será q vai ser dificil eu conseguir passagem de trem para Santa Cruz nesse horário?
Pois na verdade Chegando em Santa Cruz tenho q pegar outro ônibus até Yacuiba.

Muitos bjos amigos
Prys
PrysDuarte

Mensagem não lidapor tonelato » 02 Jun 2009, 18:29

Sai trem por volta das 18:30... Talvez você não consiga a tempo comprar a passagem.
Um abraço.

The answer my friend is blowing in the wind...
tonelato
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Fred. » 03 Jun 2009, 12:42

Carlos,
desculpa o sumisso ai...
meu blog é o mochiladventure.blogspot.com.br
esquema da estrada é essse q o Leo falo mesmo...
no sentido PTo Suares - Sta. Cruz. ta da senguinte maneira.

saindo de Pto Suarez a estrada esta asfaltada até San José de Chiquitos! mais da metado caminho... tipo 65% só que até la ainda existes alguns desvios de pontes, e algumas regio~es em q 30km de terra por obras mais complicadas.
de San Jose a Santa cruz no meio do trajeto tem muita areia. Mais qualquer carro passa... to indo em julho de Corsa 1.0

ja pesquisei bastante e aguenta o tranco. O pior é o trajeto Sta. Cruz - Sucre.

também tenho dupla nacionalidade Brasil Bolivia. Nunca usei, sempre vou como extrangeiro... porem avise seus amigos que é melhor o Passaporte, quem tiver que vá com ele.

abraços
www.mochiladventure.blogspot.com
Fred Marchini Callau - Turismologo (Bacharel de Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba)
Fred.
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Fred. » 03 Jun 2009, 12:46

ahh
esqueci disto: quem quiser acompanhar o estado das estradas bolivianas tem esse site do governo que é atulizado diariamente.
é interessante para todo tipo de viajero, com auto proprio ou de onibus, pois eles atulizam os setores que se encontram bloqueados por força da natureza e por forças do SINDICALISMO (bloqueo de campesinos)... ai ninguem corre risco de ficar no meio do nada!

www.abc.gov.bo

http://www.abc.gov.bo/vialidad/index.ph ... 7a43e96153

abraços
www.mochiladventure.blogspot.com
Fred Marchini Callau - Turismologo (Bacharel de Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba)
Fred.
Colaborador
Colaborador

AnteriorPróximo

Voltar para Bolívia