Mochilinha 27 dias (Bruxelas, Gante, Brugges, Paris, Amsterdã, Berlim, Londres e Cambridge) - janeiro 2016 - Finalizado!

Venho aqui compartilhar o meu mochilinha de 27 dias pela Europa. Essa foi a 1ª experiência no continente. Com certeza, voltarei muitas outras vezes.

Bom, iniciarei pelo planejamento.

Comprei passagens de ida e volta por Bruxelas, pois tenho uma amiga que mora numa cidadezinha não muito longe de lá: Boortmeerbeek.

Comprei com muita antecedência, no mês de maio, mas consegui um bom negócio: 2400 reais pela cia Air Europa. Os voos tinham escala em Madri, pois não há, por nenhuma cia, voos diretos até Bruxelas.

No mês de setembro reservei os hostels em Paris, Amsterdã, Berlim e Londres. E comecei a pensar como faria os trechos internos. Bom, na maioria dos casos utilizei o trem, todos tíquetes comprados com 3 meses de antecedência para pagar um menor valor. Os trechos Bruxelas>Paris e Paris>Amsterdã foram realizados com o Thalys. No primeiro paguei 22 euros e no segundo 29 euros. Já de Amsterdã a Berlim, preferi fazer aéreo, pois o trem demorava 6 horas e além de tudo o preço não era atraente. Acabei comprando a passagem pela Easyjet (60 euros, com direito a despachar uma mala); no trecho Berlim>Londres comprei pela Easyjet também, com o mesmo preço e as mesmas condições. Em Londres queria fazer um bate-volta a alguma cidade do interior, e acabei escolhendo Cambridge pelo preço das passagens de trem (12 libras ida e volta!). Para finalizar, fiz o trecho Londres>Bruxelas de Eurostar, uma facadinha: 60 euros! =(

Tíquetes de atrações, só comprei 2 de forma antecipada: visita à casa da Anne Frank em Amsterdã (10 euros) e London Eye (24 libras).

Com tudo certo, só restava viajar!

E numa data inusitada: 31 de dezembro! Como não ligo muito para Ano Novo, decidi ir nessa data: um dos motivos para as passagens estarem baratas! hehehe

Fiz o voo de São Paulo a Madri em uma saída de emergência, pois o atendente ao ver a minha altura (1,91m), ficou com pena de mim! O voo foi ótimo! =) A aeronave era um pouco antiga, mas não foi um problema. A comida servida era muito boa! E tinha água e refrigerante no fundo da aeronave à vontade, era só pedir. Uma vez em Madri, esperei cerca de 3h pela conexão, nada que atrapalhasse, mas o aeroporto estava com as lojas fechadas e meio vazio. O segundo voo também foi em aeronave antiga, mas foi tão tranquilo quanto ao outro. Ao chegar em Bruxelas, andei, andei, andei, andei até chegar à área onde estavam as esteiras, peguei a minha mala (ufa, ela chegou!) e esperei a minha amiga chegar para me buscar.

A casa dela não era muito distante do aeroporto, em cerca de 40 minutos, já estava lá, local que ficaria 4 dias no início da viagem e mais 1 no final.

Nesse primeiro dia, praticamente descansei, almocei e depois à noite fui até Bruxelas encontrar uma amiga que estava lá por coincidência! =) Para ir até lá, fui de trem. Na Bélgica os trens regionais funcionam bem e quase sem atrasos. As compras podem ser realizadas pelo site da Belgium Rail, ou em máquinas nas estações. As máquinas aceitam cartão e moedas, esqueçam dinheiro!

Passagem de ida e volta comprada, era só embarcar. De Boortmeerbeek até Bruxelas era mais ou menos 1 hora, com uma troca de trem em Mechelen, uma cidade maior e com mais conexões. Há trens muito antigos, mas também há aqueles modernos, porém vários deles são pichados na parte externa, achei estranho ::hein: Bom, chegando na estação Brussels Centraal/Bruxelles Central (tudo em Bruxelas é bilingue, inclusive o nomes das cidades!) fui até a Grand Place/Grote Markt de lá, que é um espetáculo à parte. Ainda estava rolando a feira de Natal, além de a cada hora um lindo show de luzes. Quando cheguei encontrei a praça assim:

Linda, não? É o lugar mais bonito de Bruxelas, sem dúvida! =)

Encontrando a minha amiga, fomos até ao Bar Little Delirium (não fomos ao grande, por ser muito lotado). Lá pudemos provar vários tipos de cerveja belga (as melhores da viagem) por preços razoáveis. Também aproveitei a ocasião para provar uma daquelas delícias culinárias belgas: o waffle. Esse tinha nutella e morangos! Muita vida! hehehe

Depois de mais um rolê pela cidade, me despedi dela, pois era tarde e tinha que pegar o trem até Mechelen (ou Malines, em francês), onde a minha amiga e o seu noivo me esperavam, pois não haveria mais trens para Boortmeerbeek. =(

Eles aproveitaram para me mostrar, de carro, como era a cidade. O lugar mais interessante é a Catedral Metropolitana, que possuía na idade média, uma das torres mais altas da Europa, pois a cidade era um entreposto comercial importante.

Bom, escrevi bastante. No próximo post continuo o relato. (Obs: pode ser que demore um pouco, tanto pelos detalhes, quanto falta de tempo mesmo! hehehe)

Até a próxima! ;)

Continuando o relato...

dia 2

No meu segundo dia na Bélgica, eu, minha amiga e seu noivo fomos a Gante, uma grata surpresa. A cidade é razoavelmente grande e estava bem agitada, pois moradores de toda a Bélgica aproveitaram o dia (2 de Janeiro) para visitar as atrações turísticas da cidade e fazer compras, já que lá estão grandes lojas de departamento europeias (H&M, Primark, C&A, entre outras). Fomos de trem, foram 2 de Boortmeerbeek até lá. Pegamos um até Leuven, e de lá fomos até a estação Sint-Pieters, que é a mais central da cidade. A estação fica um pouco distante do centro, portanto compramos um passe de ida e volta e fomos de tram até o centro da cidade, acredito que pagamos 5 euros.

Uma vez no centro é possível circular pelas ruas e as principais atrações da cidade, como o Castelo de Gravensteen.

IMG_20160102_130928652_HDR.jpg.2f8f9ea0389a353e9ed09cf215a2dfc6.jpg

Vale bastante a visita. A entrada custa 10 euros, e de lá se tem uma bela vista da cidade, além de haver alguns artefatos da Idade Média. Há também canais, mas os barcos não estavam funcionando por causa do inverno. Entramos em duas belas igrejas, a Saint Nicholas e a Sint-Michielskerk. Também aproveitamos para fazer algumas compras na Primark, que possui ótimos preços. Também passamos pela rua do Grafitti. Tinha até coisa em português brasileiro! =)

Retornamos à Leuven por volta das 19h. Lá jantamos em um restaurante típico belga e provei umas das cervejas mais famosas de lá: Duvel, muito boa por sinal!

dia 3

Como quem viaja não descansa, domingo de manhã acordei supercedo e fui só até Brugges, outro daqueles lugares especiais. Foram 2 trens até lá, com uma parada na estação de Mechelen. Em Brugges, é possível andar por toda a cidade sem utilizar transporte público, acho que foram uns 20 minutos até aparecerem os primeiros canais. Lá não entrei em igrejas, preferi andar pela cidade e fazer um dos passeios mais interessantes: subir as escadas da Belfry de Brugges!

IMG_20160103_115919248_HDR.jpg.e4acd0bbe898009c9b7a5964c85052fe.jpg

Foram muitos degraus e uma espera grande na fila, mas todo sacrifício foi recompensado pela linda vista da cidade (particularmente sempre procuro lugares altos para ver as cidades que visito!), depois andei pela Grote Markt de lá e por pequenas ruas e seus segredos. Pensei que os passeios de barco de lá também não funcionassem no inverno, eis que vejo um barco pelos canais. E estava bem perto da empresa que vendia os tíquetes! Muita sorte! O azar foi começar a chover bem na hora... tudo bem, só chove na Bélgica mesmo! Acho que choveu todos os dias que estava por lá! rsrs

IMG_20160103_143902414_HDR.jpg.c9f8e5fec6eddb3a5649ea587d685960.jpg

Bom, depois do passeio de barco, voltei para Leuven onde jantei com meus amigos.

dia 4

Dia de voltar para Bruxelas, agora para fazer o walking tour da Sandman's que sai às 11h da Grand Place de lá, bem em frente à prefeitura, o prédio mais bonito de todos! =) passamos por alguns lugares como murais do Tin Tin, o Maneken Pis, um menininho urinando o tempo todo hahaha e também pelo Palácio e Parque Reais e outros prédios administrativos do País.

IMG_20160104_094414152_HDR.jpg.fcf588bd13395d45fc6ea7c357e0913b.jpg

IMG_20160104_102624989_HDR.jpg.5e3581e3893126bd783419cd002f8a9a.jpg

Particularmente, preferi mais Gante e Brugges, mas a Grand Place é um local de tirar o fôlego. Depois do walking tour fui de metrô até a região do Atomium, que foi construído para a Expo de 1958, assim se tornando a Torre Eiffel de Bruxelas... rsrs É uma obra interessante, mas não tem o glamour da sua irmã parisiense. Ao lado fica a Mini Europa, mas não me interessei em entrar.

IMG_20160104_134057558_HDR.jpg.bff63bc5fbb0824f727798a0c63c3acd.jpg

Bom, logo mais continuo o relato, ainda há muitos dias e locais a serem contados e descobertos! =)

dia 5

Comecei o dia mudando de país! Com o Thalys, em 1h20 estava em Paris! =) A cidade luz estava a minha espera. Uma dica: não chegue com muita antecedência para pegar os trens europeus, pois eles só informam a plataforma com 20 minutos de antecedência e você precisa achar um lugar seguro para ficar. Em Bruxelas, fiquei em um café por um longo tempo, até se aproximar a hora de finalmente embarcar!

Uma vez em Paris, utilizei a máquina de bilhetes para comprar 10, acho que custaram 14 Euros, se você compra o unitário paga 1,70. Portanto 3 Euros de economia. Peguei 2 metrôs e levei 15 minutos para chegar no Generator Hostel, que não é muito longe da Gare du Nord. Cheguei por volta das 12h no hostel, então não era hora de check in. Utilizei o locker (pago) para deixar as minhas coisas e fazer o walking tour da Sandman's que partia da Place Saint Michel às 13h. Ao descer na estação Saint Michel, já foi possível sentir como é Paris, muita beleza para todos os lados e nos menores detalhes. Já na Place Saint Michel é possível observar a Fontaine que leva o mesmo nome da praça. Muito bela! Como cheguei com certa antecedência, dei uma volta a pé na região para explorar e também almoçar. Saí da praça em direção ao Sena e o que vejo? A igreja Notre-Damme não muito distante! É uma daquelas sensações de deslumbramento que não acontecem sempre. Ver um monumento famoso mundialmente bem diante dos seus olhos! =)

IMG_20160105_122058454_HDR.jpg.44d0f29592a381bcd093474fc9b916a4.jpg

Depois destes pequenos momentos fui atrás de almoço e optei pelo Subway, pelo preço estar bom e também por não ter tanto tempo para almoçar, pois daqui a pouco começava o walking tour.

Uma vez o grupo reunido, partimos em direção à pequenas ruas do Qartier Latin, um dos bairros mais bacanas de Paris, lá ficam o Pantheon e também boa parte da prestigiada Université Sorbonne. Também é possível comprar livros nos milhares de sebos do bairro e também os souvenirs, que lá são encontrados por bons preços. Na realidade, as compras e uma visita mais detalhada ao bairro eu fiz em outro momento.

Outro lugar imperdível do bairro foi entrar na Shakespeare & Co, uma das mais prestigiadas livrarias especializadas no dramaturgo inglês. Mas não é só Shakespeare que se encontra lá. Mesmo que não compre nada (meu caso) entre para conhecer!

Dali da frente da livraria é possível ver a Notre-Damme bem de perto. Atravessamos a rua e estávamos em frente à uma das igrejas mais famosas do mundo! A praça em frente é bem movimentada, com muitos turistas e moradores passando em frente. Não entramos, pois o walking tour tinha que cobrir uns 4 km da cidade. Depois de lá, andamos um pouco pela Île de la Cité, que além da igreja abriga o Palácio da Justiça e o Concierge, prédio que foi residência real francesa até o século XIV.

Ao sair da Île, bordeamos o Sena até entrar próximo à entrada principal do Louvre. Quando se fala da entrada principal, fala-se da Pirâmide, que lá está desde 1989. Foi controversa no início, mas hoje todo mundo gosta dela. Ela representa a mistura do clássico (museu e suas obras) e modernidade. Lá dá pra brincar bastante com a pirâmide, com segurá-la com a ponta das mãos, saltar e tirar fotos. Foi bem divertido! =) Ali da pirâmide, também podemos perceber que o Louvre é montruoso! Qual o diferencial dele? É claro, a Monalisa está lá, mas antes de ser museu era um Palácio, que a primeira construção data de 1190! E ele foi ganhando puxadinhos até a pirâmide em 1989.

Depois atravessamos a Place du Carroussel e entramos no Jardim das Tulleries, um dos parques mais importantes de Paris. Aliás lá nos despedimos da nossa guia, que foi uma fofa e fomos ao Starbucks usar a internet para decidir o que fazer. Conversando com uma americana, descobri que ela queria fazer a mesma coisa que eu: ir até a torre Eiffel. A princípio pensamos em ir de metrô, mas nos perdemos em um momento e fomos a pé! Passamos pela Place de la Concorde e entramos na Champs-Élyseés. As barracas da feira de Natal ainda estavam lá! Foi legal ver como funcionavam. A caminhada foi muito longa, depois meio que voltamos para o caminho do Sena, e fomos vendo que a Torre ia se aproximando... muito emocionante!

IMG_20160105_165238196_HDR.jpg.8f51cf06c2d526b7b666de2d83e1815f.jpg

Quando finalmente chegamos à base da Torre a vimos iluminada, pois já era noite! Ficamos por lá um pouco para conhecermos os detalhes da estrutura e tomamos direção do metrô. Já perto da estação, de repente, a torre começa o seu show de luzes piscantes! Lindo demais! Nos despedimos e voltei ao hostel.

Cabe informar que ao passar muitos dos pontos turísticos, pode ser observado que os policiais estavam armados até os dentes, assim como soldados do exército francês. Parece que estavam prontos para atirar.

dia 6

O dia começou chuvoso, mas tinha um local perfeito para ir com essas condições climáticas: o magnífico Museu do Louvre! Descobri que uma amiga estava na cidade e fomos juntos. A entrada custou 15 euros e pegamos guias em francês (na tentativa de praticar um pouquinho) e português. Não havia muita fila! Cuidado se você for ao museu com mala grande, não consegue entrar! Se estiver apenas de passagem pela cidade procure deixar a sua mala em um locker de qualquer estação de trem! ;)

Decidimos ir primeiro em direção à obra mais famosa do mundo, a Mona (hahahaha já ficou até íntima). É claro que pelo caminho também fomos observando a grandeza e beleza do museu e suas obras. Só para constar é muito fácil se perder pelos corredores, pois o museu é gigante! =) Bom, logo chegamos na sala da nossa amiga! hahaha Ela nos encarava sempre, pois isso que há tanta euforia. Justificável! Não havia muitas pessoas por perto, então a famosa selfie foi feita sem intrusos por perto! rá!

Depois de andar mais um pouquinho achamos um dos quadros mais famosos do museu "A liberdade guiando o povo", de Eugine Delacroix, aquele quadro símbolo da revolução francesa. Dentro do museu, lembrando que era um palácio, também há vários comôdos montados com a mais fina e requintada mobília dos reis que por lá viveram, algo parecido com Versalhes.

Outra estrela do Louvre é a Vênus de Milo que é uma relíquia grega e data de II a.c.! Incrível! São muitas obras para dar detalhes, sei que ficamos por volta de 3 horas dentro do museu e não foi suficiente! Acredito que é um lugar, assim como no Metropolitan (Nova York) e no British (Londres) para fazer várias pequenas visitas para aproveitar tudo que estes museus magníficos têm.

Ao sair do museu procuramos algum restaurante para almoçar. Não foi achar um local bom e com preço razoável, se não me engano ficava próximo a rua Rivoli, mas em uma travessa. Depois de alimentados caminhamos em direção ao Arco do Triunfo, portanto passamos pelo Jardim da Tulleries e paramos na roda gigante (La roue de Paris). Foi uma ótima opção pois de lá pudemos ver todos os pontos de interesse da cidade: Notre-Damme, Sacre-Couer, Louvre, Arco do Triunfo e Torre Eiffel. A entrada custou 12 euros e demos 2 voltas!

Depois de lá começamos a caminhada pela Champs-Élysées e a feirinha de Natal. Lá provamos um Gaufre de Bruxelas, que é um waffle! Maravilhoso! Aliás tudo que era comida boa era vendido naquela feira. Passamos rápido, pois iríamos comer de tudo! hahahaha

Logo entramos na rua comércio mais chique da cidade! O ponto negativo cabe a vista que não tivemos do Arco ao caminhar, privilégio dos carros! =( Chegando próximos vimos que o monumento é maior do que se pensa! Há visitas para subir no topo do Arco, acredito que por 15 euros. Optamos por não subir pois já estava ficando tarde!

IMG_20160106_165918896_HDR.jpg.213803424adcb53b6664c5483bf8325a.jpg

A continuação do relato fica para um próximo post! Até lá! ;)

Continuando o relato! =)

dia 7

O dia iniciou com a visita a outro importantíssimo museu da capital francesa o D'Orsay. Cabe ressaltar que o D'Orsay é uma antiga estação de trem e foi inaugurado como museu em 1986. Lá encontramos obras de artes que são dos períodos impressionistas e expressionistas (1848 a 1915). A maioria dos artistas são franceses: Cézanne, Monet, Renoir, Degas, Gauguin, além do grande mestre holandês Van Gogh. A entrada foi 12 euros, e também dava direito a entrar nas exposições das mulheres fotógrafas e também sobre prostituição e pornografia. Só de entrar pelo salão principal é possível ver quão belo é o local. Não há palavras para descrever. =) Fui passando pelas principais obras, e posso dizer que sou sortudo, pois algumas eu vi por duas vezes! Sim, alguns anos atrás veio a SP uma exposição de impressionista e expressionistas do CCBB, exposição a qual foi realizada com o Museé D'Orsay. O elemento que mostra que o local foi a Gare D'Orsay é o relógio, que fica localizado nos andares mais altos de lá.

IMG_20160107_102903156_HDR.jpg.5db7d8261fce2a7a70c6e0910377c3b9.jpg

Depois dessa visita de tirar o fôlego, decidi ir ao Qartier Latin a pé. Não era muito longe e aproveitei para andar lado a lado ao Sena! Um passeio, inesquecível, na certa! =)

IMG_20160107_122813219_HDR.jpg.0e28cc1f74373c1582f4e99ec3b37782.jpg

Chegando na Place Saint Michel, fui adentrando o bairro em busca de quatro lugares: a Sorbonne, o Pantheon, uma creperia chamada Petit Grèc e também o Jardim e Palácio de Luxemburgo. A Sorbonne foi o primeiro lugar a ser visto. Ela fica espalhada por Paris, mas os principais prédios se concentram na região.

IMG_20160107_125756107_HDR.jpg.189486df269b1c8d126ef8e36ef0b609.jpg

O Pantheon é um monumento do final do século XVIII, e abriga os restos mortais e grandes personalidades francesas. Não entrei, mas por fora dá pra perceber a grandiosidade do local.

Mais adiante, e com muita dificuldade encontrei a creperia Petit Grèc, que é bem tradicional na cidade (inclusive o poeta Ernest Hemmingway frequentava o local). Optei por um crèpe com chèvre (queijo de cabra) e salada. Acho que com o refri ficou 7 euros. Muito bom! Depois, foi hora de ser perder pelas ruas do Qartier Latin para achar o Jardim de Luxemburgo. Deu trabalho achar, quase fui parar em Montparnasse, mas me achei! hahaha

O lugar é incrivel, acredito que na primavera seja ainda mais belo! O palácio também é fantástico!

O dia ainda não acabou! Fui até o cemitério Père Lachaise, onde estão enterradas grandes personalidades, como: Oscar Wilde, Edith Piaf e Jim Morisson! O local é imenso! E não havia mapa impresso! -=( tirei foto do mapa com os túmulos dos famosos e parti! O local é lindo! Mas me senti muito mal em ficar tirando fotos, como sepultamentos ocorrendo... rsrs Me perdi de novo! hahahaha Mas aos poucos fui entendendo o mapa e achei as lápides das 3 personalidades que citei acima! Bom, estava escurecendo e os corvos estavam com aquele canto assustador... decidi ir embora antes de anoitecer! hahahaha

IMG_20160107_160158278_HDR.jpg.cbc3a3f9175900774bbddf03fd428e49.jpg

Mais tarde aquele dia, saí com a minha amiga e fomos ao Marais, procurar algum lugar para tomar umas brejas por preços mais em conta. Achamos um bar gay (muito engraçado por sinal... hahahaha) e tomamos pints na happy hour por 4 Euros! Para Paris é muito barato! rsrs... Depois andamos um pouco pelo bairro até nos depararmos com o Centre Pompidou, com a sua estrutura ultramoderna. Paramos em uma braserie para tomar uma taça de vinho. No dia seguinte combinamos de acompanhar o sol nascer do Trocadero, o melhor lugar pra se ver a Torre Eiffel! <3

dia 8

Acordamos bem cedo e partimos para o Trocadero. Realmente a vista é incrível, ainda mais com o sol se misturando com as nuvens e a torre. Sem palavras! =)

IMG_20160108_093647636_HDR.jpg.e3397a0f699bc8cf404379cd8dcc5774.jpg

Fomos andando e se aproximando da torre! Foi muito legal!

Ao chegar no Champs de Mars, achamos que iríamos curtir bem a torre, mas... mas... um monte de meninas nos abordavam com a seguinte pergunta: "Speak English?". Na primeira, dissemos que sim, mas as meninas queriam que assinássemos uma espécie de abaixo-assinado e pediam uma colaboração. Como dar dinheiro em euro não dá dissemos não na primeira vez. Bom, muitas outras meninas nos paravam, mas começamos a responder que não falávamos inglês... aí apelavam para o espanhol, também falávamos no... hahahaha

Mas na real, fiquem espertos com essas pessoas por toda Europa. Dizem que ao tirar o dinheiro para a doação, alguém passa e bate a sua carteira, ou o dinheiro não vai pra doação coisa nenhuma! rs

Depois desse pequeno estresse fomos até o Museu d'Orangerie. A entrada custou 12 euros e é possível ver as ninfas de Monet, grandes painéis do pintor. São lindos! =)

Despedi-me de minha amiga e parti para outra aventura: conhecer um dos bairros mais legais de Paris: Montmartre! É lá que mora a personagem Amélie do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, um dos clássicos recentes do cinema francês.

Lá ficam localizados a Igreja Sacre-Couer e o Moulin Rouge! Como era hora de almoço parei em um pequeno bistrô e recarreguei as energias para andar pelo bairro. A subida até a Sacre-Couer é longa e chata! Por que chata? Muitos homens origem africana ficam insistindo para que você coloque fitinhas no seu braço. Eles falam que é presente! Mas quem é que vai te dar presente? rsrsrs andei desviando deles, pois não podia gastar nenhum tostão com o valor do euro, né? Chegando ao topo das escadarias podemos ver a bela Paris do alto! =) E olhando para o outro lado, a igreja! =)

IMG_20160108_141509421_HDR.jpg.bc2dafe977b1a5f457cb82c4433f143d.jpg

A visita a torre estava interditada! Só de lá é possível ver a Torre! =( A igreja é maravilhosa por dentro! Ao sair da igreja comecei a minha caminhada em direção ao Deux Moulin (café em que a Amélie trabalha) e o Moulin Rouge para aquela foto básica! hehehe Mas descobri muito mais! Um bairro cheio de ladeiras e muitas surpresas! A cada esquina era possível ver pequenas casas lindas! Além do charme das ruas de paralelepípedos!

IMG_20160108_150437597_HDR.jpg.5f8194060e8b9c0253a3cdaa7d2d7957.jpg

Descendo o morro encontrei os meus objetivos e fui para o hostel muito feliz! =)

dia 9

Último dia completo na França e acabei fazendo uma opção de última hora: ir a Versalhes. Uma colega de quarto de Hong Kong também queria ir e decidimos ir juntos. Não é difícil chegar lá. Compra-se os tíquetes em qualquer estação, por 7,10 Euros ida e volta! Para chegar lá, basta chegar a RER C sentido Versailles Chantier e descer em Versailles Château – Rive-Gauche. Acredito que a viagem durou 1 hora. Chegando na estação de Versailles, basta seguir as placas que chegará facilmente ao Palácio. A entrada básica, sem áudio e sem a entrada nos outros palácios menores do complexo custou 16 euros. Ao entrar no palácio, pode-se observar a sua grandiosidade e luxo.

Praticamente tudo é adornado com ouro, e os detalhes são minuciosos. São muitos os quartos, salas e salões. É muito fácil se perder lá!

Depois de andar bastante pelo palácio, chegou talvez a melhor hora: conhecer os jardins. Realmente são fantásticos! Além de se ver a beleza da arquitetura do palácio, os jardins imensos te fazem pensar o quanto foi gasto para se construir e também para manter todo aquele local de forma impecável.

IMG_20160109_125554270_HDR.jpg.08bb4be4df913529cd2cbc21e86cbb50.jpg

Fizemos uma boa caminhada pelos jardins e pelo lago, boa mesmo, de aproximadamente por 2 horas! E não deu pra ver tudo! Depois fomos em direção ao centro da pequena cidade e comemos um doce! Hehehehe

Ao retornar para Paris, fizemos roteiros diferentes: ela foi em direção à torre e eu fui em direção à Notre-Damme, para finalmente entrar nela. Realmente, sem palavras para descrever a beleza da igreja também!

Depois andei um pouco lado a lado ao Rio Sena e acabei em frente ao Centre Pompidou, mas não entrei... =(

Voltei ao hostel um tanto triste, pois aquele seria o meu último dia na cidade. Mas à noite tinha festa! A minha amiga me chamou para um show em um pequeno bar perto do Père Lachaise e foi muito legal! Ela estava com uma amiga, e acabamos conhecendo um brasileiro lá também! Realmente o mundo é bem pequeno. Depois paramos para jantar num restaurante vegetariano turco, bem próximo de lá! O dono era uma simpatia e a comida fantástica! Com ótimas lembranças me despedi de umas das minhas cidades favoritas! =)

Dia 10

Era dia de conhecer algo novo! Amsterdã =) Acordei cedo, pois meu trem partia às 8h25. Para ganhar tempo tomei café em um Starbucks na Gare du Nord. O trem não partiu no horário exato. Uma explicação: todas pessoas passaram pelo raio-X, como em aeroportos. Ok, concordo que isso deve ser feito, mas não apenas em Paris. Em Bruxelas, não houve checagem alguma, e olha que de lá que os extremistas do Estado Islâmico vêm. Embarque realizado, a viagem demorou cerca de 3 horas. O Thalys desembarca na Amsterdam Centraal, de lá é possível pegar trams para qualquer região da cidade.

Como me senti um pouco perdido, fui até o serviço de atendimento ao turista e adquiri o passe para 3 dias. Podia usar trams e ônibus à vontade. Paguei 17 euros. Bom, embarquei no tram que passava mais próximo ao Vodelpark, pois o Flying Pig Uptown localizava-se bem em frente. Uma vez no hostel deixei a minha mala, e parti para a Dam Square, já que tinha marcado um Walking Tour da Sandman’s que iniciava às 13h30. Esse foi o Walking Tour mais fraco dos que fiz. O guia dava as informações sobre os locais de forma superficial e atropelada e sequer dava tempo de tirar fotos. Mas de qualquer maneira foi uma interessante conhecer alguns pontos de interesse da cidade: Dam Square, Red Light District (sim, elas ficam de topless nas vitrines! Hahaha), vários canais, e vimos bem de longe a Casa da Anne Frank.

IMG_20160110_154952311_HDR.jpg.25f16a9c4dcd5ec0fcc2c2feb8e89183.jpg

Depois do Walking Tour, retornei ao hostel. Para ser sincero não gostei 100% do local. É bem limpo, tem bar, área para fumantes (sim, pode-se fumar até a maconha lá!), mas os banheiros são minúsculos! Tanto o toalete, quanto a área de banho. Não sei se outros lugares são assim ou não, mas...

Como todos sabem é permitida a compra de maconha e outras drogas (haxixe, cogumelos alucinógenos) em toda Holanda nos chamados coffee shops. Talvez esse seja um problema para trocar ideia com outros mochileiros. A galera vai pra lá apenas para fumar todas e se esquece que a cidade vai muito além disso! Então recomendação: quem for pra lá aproveite também os museus e também os belos locais! ;)

Dia 11

Acordei bem cedo para poder fazer uma coisa que a maioria dos visitantes de Amsterdã fazem: não era ir ao coffee shop, mas sim visitar a casa da Anne Frank! Comprei o ingresso pela internet e paguei cerca 10 euros. Aliás, compre pela internet! Você entra na frente de todo mundo da fila e manda um “beijinho no ombro pros recalcados” hahahhaha... Brincadeiras à parte, a casa traduz toda aquela visão que você tem do anexo secreto ao ler o diário. Muito emocionante. Não é permitido tirar fotos no local, talvez para as pessoas se concentrarem mais nas histórias e nos sofrimentos das famílias Frank e Van Pels. Um local triste, mas necessário.

Depois de realizar a visita, que durou cerca de 1h20 minutos, decidi andar a esmo pela cidade. Seria muito bom se não estivesse chovendo! Rsrs Em vários momentos não sabia onde estava. A ideia era, depois da andança ir até a Leidsplein para almoçar, pois lá que se localizavam vários restaurantes. Depois que me achei, fui até lá e assim que desci do tram achei um restaurante japonês que servia rodízio a 19 euros! Era um pouco caro, mas como estava com vontade topei a aventura. Era um pouco diferente dos rodízios daqui do Brasil, mas a comida era muito boa! Saí rolando de lá até o Museu Van Gogh. A Museumsplein não ficava muito longe, uns 15 minutos a pé. Outro local emocionante! Tá certo que Van Gogh é um dos meus pintores favoritos, mas não tem como ficar inerte a tantas obras fantásticas. O ingresso foi 15 euros. Não lembro se eram permitidas fotos ou não, só sei que nem peguei na câmera para poder entrar de corpo e alma na exposição. A melhor das opções! ;)

Depois voltei para o hostel muito mais feliz, pois fui a locais únicos! =) Aproveite para descansar bastante, já que são raros os momentos de descanso em viagens como essa!

Dia 12

O dia começou com uma novidade nos Países Baixos: chuva! Mas não conseguiu estragar a minha visita ao Vodelpark. Estava hospedado em frente. Mesmo com a chuva, o céu estava com cores que oscilavam entre vermelho, laranja e azul. Um espetáculo sem igual!

IMG_20160112_090147878_HDR.jpg.75dc25052fadf56f1348b644cb633241.jpg

Depois de dar um rolê no parque fui a pé até a Museumsplein para tirar uma foto com o letreiro I Am Amsterdam e entrar no Rijksmuseum (pronuncia-se “raiksmuseum”). O local é enorme e possui várias obras importantes da história holandesa, inclusive a “Vigia Noturna” Rembrandt. A entrada custou 13 euros, mais um museu memorável!

IMG_20160112_113842906_HDR.jpg.19fe74a69e2ca477c5f91155586d6fca.jpg

Depois da visita fui de tram até a Leidsplein atrás de um restaurante. Acabei almoçando salada e pasta por 10 euros. Achei em conta.

A ideia para depois do almoço era ir até a Heineken Experience, o museu da cerveja de mesmo nome. Mas não foi fácil achar, acabei me perdendo, entrei no canal errado e dei uma volta homérica, inclusive passei por um local com meninas na vitrine. Além disso vi dois arco-íris de uma vez, porém não deu tempo para registrar raro momento.

Uma hora e meia depois cheguei na Heineken Experience, que ainda é local de fabricação da cerveja. A entrada foi 18 euros, com direito a tomar 3 copos de uma das cervejas mais famosas do mundo na fábrica. Só para constar: é bem melhor que as vendidas no Brasil. A visita é bem legal e interativa, também aprendemos passos sobre a fabricação de cervejas e da história da fábrica. Ao final, há jogos e brincadeiras!

Depois de lá, decidi fazer algo não muito turístico: assistir ao filme “Os 8 odiados” do Tarantino no cinema! O ingresso foi 12 euros! Comprei antecipadamente, passei no hostel para tomar banho e assisti ao filme! Como de costume, tudo muito louco e muito sangue... hahaha Depois, passei na Leidsplein, que estava ao lado e jantei uma pizza de azeitonas com uma taça de vinho. A conta foi 9 euros! Última noite em Amsterdã e não fiz nenhuma loucura. Organizei as minhas coisas, pois no outro dia tinha que acordar bem cedo para ir ao meu próximo destino: Berlim! =)

Dia 13

Seis da manhã estava de pé para partir para Berlim. O voo era apenas às 9h, mas não sabia quanto tempo demorava para chegar no aeroporto e se o ônibus demorava muito. O ônibus em direção ao aeroporto Schiphol passa em frente ao Rijksmuseum, portanto perto do hostel. Logo passou, a passagem custou 3 euros e em 40 minutos estava no aeroporto. Schiphol é imenso, mas bem sinalizado. Logo achei a área de embarque da Easyjet e realizei o check-in. Como saí rápido do hostel, optei por tomar meu café da manhã no aeroporto.

Logo embarquei, o voo é relativamente curto, apenas 1 hora separam as 2 cidades. Chegando no aeroporto Schönefeld, fui até o balcão de informações turísticas e comprei o passe de 7 dias para as zonas ABC por 37 euros. Com esse passe já podia sair do aeroporto e chegar no Wombats City Hostel, localizado perto da Alexanderplatz.

Peguei o trem mais um metrô e cheguei no hostel. Ainda não podia fazer o check-in, então deixei a minha mala no locker e decidi ir a pé até o portão de Brandemburgo. Foi uma caminhada longa, porém foi interessante fazê-la, já que se passa por vários pontos de interesse da cidade, além de ter feito esse trajeto várias vezes, é bem legal! =)

IMG_20160113_131725116_HDR.jpg.7c101ffb00b458215ad53c3f83138046.jpg

Tinha um walking tour da Sandeman’s às 14h, cheguei com 20 minutos de antecedência e fui procurar algo para comer, optei por um croissant. Logo iniciamos o walking tour, como já estamos em frente ao portão a guia nos contou algumas curiosidades da região, inclusive de que um hotel bem perto de lá foi palco de uma situação um tanto bizarra do rei do pop Michael Jackson, ele balançou seu filho mais jovem e chocou o mundo... hehehe depois das curiosidades fomos em direção ao Memorial do Holocausto, que são aqueles gigantes blocos de cimento que representam os 6 milhões de mortos pelo nazismo nos campos de concentração.

IMG_20160113_134201523_HDR.jpg.ae3dbe1fae24db9b4c231ab3865cbabb.jpg

O espaço abriga também uma espécie de museu (gratuito) que homenageia os mortos. Logo após passamos pela região em que estava o bunker de Hitler, onde ele e sua espora Eva Brown se mataram logo após a chegada do exército soviético à cidade. Logo a seguir chegamos a Berlim Ocidental! Ou seja, passamos por uma seção do murou de Berlim. Essa seção foi preservada com era na época, inclusive ela está envolta em cercas para que não se possa realizar qualquer intervenção artística.

Logo a seguir, chegamos até o Checkpoint Charlie, que nada mais é o local (mais ou menos) se verificavam os documentos para se cruzar o muro. Só lembrando que poucas pessoas tinham autorização para realizar tal travessia. Continuamos andando e chegamos até a praça onde se localizam as catedrais alemã e francesa. Uma é imitação da outra... hehehe

Ao final chegamos a um dos prédios da Universidade Humbolt, onde ocorreram vários fatos históricos: lá que Hitler mandou queimar todos os livros de humanidades e foi lá que o primeiro-ministro da Alemanha Oriental fez um discurso equivocado no qual disse que não havia mais restrições para cruzar para o lado ocidental. Ou seja, foi declara ali, praticamente o fim da Alemanha dividida.

Depois deste incrível banho de história, eu e mais uma brasileira (aliás a única do Walking Tour) decidimos passar o museu DDR (que é um retrato fiel de como era a vida na Alemanha Oriental). Chega até a ser bizarra algumas coisas, como as músicas que cantavam e o tipo de informação que o governo socialista veiculava. A entrada foi 7 euros. E o local é interativo. Altamente recomendo!

Depois, seguimos até a Alexanderplatz, onde achamos um shopping e jantamos uma comida oriental, nem sei informar da onde é... hehehe Custou 7 euros, mais a coca. Era frango com um ensopado de curry. Muito bom!

O dia se encerrou me despedindo da nova amiga. Combinamos de no dia seguinte irmos ao Campo de Concentração de Sachenhausen juntos.

O dia seguinte fica para um próximo relato! Espero atualizar o relato mais rapidamente!

Até mais ! ;)

Parabéns pelo relato cara, sensacional o seu passeio, estou curtindo demais. Também vou fazer minha primeira Eurotrip. A nossa viagem é bem parecida com a sua, entretanto não iremos para Alemanha.

Roteiro: 09/09 a 27/09. Amsterdam > Antuérpia (de passagem) > Gant > Bruges (bate e volta) > Gant > Bruxelas(de passagem) > Paris > Londres > Recife.

Inclusive, em Amsterdam, também ficaremos no Flying Pig uptown.

Qualquer dúvida vou pedir um socorro a você. ::lol4:: Valeu!