Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

INTRODUÇÃO  

Pode até parecer que esse relato foi feito para você, mas não foi. Esse projeto de relato é apenas uma tentativa de organizar minhas ideias, mas se você quiser acompanhar já que ele é público, pode ficar à vontade. Bem... após 2 anos e meio de pandemia resolvi voltar a fazer mochilão. Daí como ainda estou temerosa das incertezas que a pandemia trouxe no sentido das restrições de acesso, permanência e retorno das viagens internacionais, resolvi fazer um mochilão pelo Brasil. Acabei de comprar as passagens, segue os trechos:   

1- Salvador x Cuiabá   

2- Cuiabá x Brasília   

3- Brasília x São Paulo   

4- São Paulo x Belo Horizonte   

5- Belo Horizonte x Vitória (trem)   

6- Vitória x Teresina   

7- Teresina x Salvador   

Não coloquei as datas porque não quero nenhum maluco na minha cola, sei o que você deve estar pensando e a resposta é não, eu não tenho mania de perseguição.😏   

Não sei se é interessante pra vocês saberem os preços que paguei nas passagens, elas andam variando tanto que talvez esse dado não tenha a menor importância, mas só pra matar a curiosidade, gastei um total de 2325 reais nos 6 trechos, excluindo o 5, que será feito de trem, era até um trecho barato pra fazer de avião, mas eu descobri que tem um trem partindo de Belo Horizonte até Vitória, acho que com duração de 14 horas e que a vista é bem bonita, curto experiências e essa me cativou.    

Após essa viagem ficará faltando 3 estados brasileiros pra que eu possa concluir os 26 estados do nosso Brasil. Quem sabe o próximo mochilão será Acre, Amapá e Rondônia? Coisa pra se pensar depois.   

Certo... meu estilo de viagem é estilo canguinha, não um canguinha doentio tipo os Muquiranas lá do Discovery, mas uma canguinha que não paga mala despachada, dorme em hostel a maior parte do tempo, usa transporte público quando se sente relativamente segura, não frequenta restaurantes caros, etc e tal.   

Tenho uma experiência até que grande na arte de mochilar mas me sinto um pouco enferrujada. Mochilar pra mim era uma atividade nata, tinha uma facilidade boa para desenrolar uma viagem. Hoje, não sei se esses dois anos e meio de pandemia me fizeram perder a prática ou se as mudanças na internet estão me causando um pouco de dificuldade no planejamento. Deixe-me explicar melhor o que quero dizer com "mudanças na internet"🤔 me refiro a migração massiva dos dados escritos informativos para dados audiovisuais expositivos, os relatos passam a ser mais para impressionar do que pra informar, é tipo... "Vejam, estou aqui!" e não, "Vejam como chegar aqui!". Daí você acaba perdendo grande tempo consumindo esses conteúdos por vídeo que quando o objetivo não é se exibir é focado em te vender algo, seja a fórmula mágica para viajar barato ou seguro ou hospedagem...  

Tá, mas chega de filosofar, vamos para o que interessa.   

Serão no total 32 dias de viagem e abaixo indico quantos dias serão em cada estado. Confesso que decidi a quantidade de dias de permanência em cada estado sem muito embasamento, daí caso eu tenha cometido algum erro, no sentido de não ter tempo hábil para fazer tudo que desejo em cada local, ficará uma lição para vocês e o livramento de cometer o mesmo erro que eu. De nada!   

1- Mato Grosso 6   

2- Brasília 4   

3- São Paulo 4   

4- Minas Gerais 6   

5- Espírito Santo 5   

6- Piauí 6   

Se você somou pra ver se dá 32 dias, você precisa se tratar, afinal anda muito desconfiado, fica a dica.   

Se você não somou precisa se tratar também, porque as pessoas estão te enganando e você nem nota.   

Conclusão: se tratem!   

    

A partir daqui vai começar um monte de "nãos seis". Alimentarei o relato com os dados e dicas obtidas nas buscas de hospedagem, agências de turismo, passeios, deslocamento rodoviário, orçamentos, possíveis percalços, exigência física para as atividades, possíveis perrengues, golpes, cuidados a serem tomados...   

 

MATO GROSSO  

image.png.8142140caadfbf8cc0724e25ba5784e2.pngimage.png.9fb03fcb9c481ecd7d420abb83cef9fa.png

 

Distâncias:

Cuiabá - Pantanal (1h30min / 104Km)

Pantanal - Chapada dos Guimarães (2h30min / 169Km)

Chapada dos Guimarães - Cuiabá (1h / 66Km)

Cuiabá - Nobres (1h50min / 120Km)

 

Dia

Local

Passeios

R$

Dia 1

Pantanal

Deslocamento até lá  o Pantanal e Focagem noturna

 

Dia 2

Pantanal

 

 

Dia 3

Pantanal

 

 

Dia 4

Nobres

Aquário Encantado, Cachoeira da serra azul, Lagoa das araras, boia cross

 

Dia 5

Chapada dos Guimarães

Circuito das Cachoeiras

 

Dia 6

Chapada dos Guimarães

Cidade de Pedras, Véu de Noiva, Vale do Rio Claro, Crista de Galo

 

Dia 7

Cuiabá

 

 

 

Amadurecendo as ideias, nada fará sentido, será editado posteriormente.  

Chegada em Cuiabá as 7:20 de uma terça-feira. Partida de Cuiabá segunda-feira as 10h.   

Não alugarei carro, farei os deslocamentos de ônibus e contratarei passeios na região.

 

1. PANTANAL

Principais cidades do Pantanal do Norte: Barão de Melgaço, Cáceres e Poconé

image.png.5b759a77a8383636b435925f47744235.png

1.1. Hospedagem

Estou tendo dificuldades de encontrar hostel na região do Pantanal, as pousadas não possuem preços atraentes já que o público alvo da região parece ser a "gringalhada" e por isso existem muitas opções de hotel fazenda que oferecem um serviço completo que inclui hospedagem, passeios, boa estrutura, alimentação. 

Encontrei o relato do Eder Fortunato e creio que seguirei o conselho dele de ficar hospedada no Hotel Canoas em Poconé, ele fica localizado no início da transpantaneira. Entrei em contato com o hotel, preço atraente, mas senti falta de um site para verificar como de fato é o local, além de preferir reservar pelo booking, coisa que não é possível.

Importante reservar um quarto com ar condicionado. Enquanto as pessoas normais tem medo das cobras e jacarés da região eu estou mesmo é com medo do calor extremo.

1.2. Passeios

hotel ficou de verificar alguns passeios para mim. Ainda não sei exatamente o que quero ver ou fazer. Mas pelo que entendi os passeios são focados em 6 atividades: cavalgada, pesca, passeio de barco, visita a Porto Jofre para ver onças, trilhas nos hotéis fazenda e focagem noturna.

De início já estou descartando o avistamento de onças por se tratar de uma atividade onerosa. 

Abaixo o relato mais completo que encontrei de lá.

 

2. CHAPADA DOS GUIMARÃES

 

2.1. Hospedagem

Se hospedar em Cuiabá ou na Chapada do Guimarães. Onde?? não sei

1.2. Passeios

Entrei em contato com alguns guias da região para me inserir em algum grupo já que o preço cai muito dessa forma. Uma guia me apresentou um folder bem detalhado das atividades que tem por lá com fotos, valores e dicas. Por enquanto penso em fazer essas 5 atividades listadas abaixo:

1. Cidade de Pedra - Entrada até as 11h com condutor autorizado pelo ICMBio, limite de 120 pessoas. 2km de ida e 2km de volta, uso de perneira

2. Cachoeira Véu de Noiva - Esse parece ser o cartão postal da Chapada dos Guimarães, aberto diariamente das 09h às 16h.

3. Boia Cross - Consiste num passeio sobre uma boia (🙄 ora ora ora temos uma cherloque rolmes) de 5km pelas corredeiras do Rio Claro até o Rio Paciência. Dura cerca de 3,5h.
4. Mirante Geodésico

5. Circuito Águas do Cerrado (será que é o mesmo Circuito das Cachoeiras?) e a tarde Mirante Morro dos Ventos

 

3. CUIABÁ

Hostel Dom Bosco

4. NOBRES

Bom Jardim

Links importantes:

https://www.mochileiros.com/topic/88730-pantanal-norte-mt-relato-com-valores-e-fotos/ - Melhor relato encontrado

https://www.icmbio.gov.br/parnaguimaraes/guia-do-visitante/43-atrativos.html#oqfazer 

 

 

folder-guimaraes-19-02.pdf

Editado por Adren-Aline
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Já viu aonde está a saída do trem da Vale em BH?Não sei hoje, porém no final de abril a saída estava em outra cidade devido às chuvas do começo do ano.Vi o site agora, informa que a partir do dia 25 estará normalizado. Será? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 24/07/2022 em 01:13, D FABIANO disse:

Já viu aonde está a saída do trem da Vale em BH?Não sei hoje, porém no final de abril a saída estava em outra cidade devido às chuvas do começo do ano.Vi o site agora, informa que a partir do dia 25 estará normalizado. Será? 

Oi @D FABIANO não sabia desse detalhe, obrigada por avisar, vou verificar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Adren-Aline changed the title to Em construção - MATO GROSSO
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá! Morei no Mato Grosso por alguns anos, poderia te dar como dicas:

Em Cuiabá visite a região do São Gonçalo Beira Rio, tem vários restaurantes simples e gostosos na beirada do rio (rs), local ótimo pra conhecer a comida típica (peixe) sem a superfaturação aplicada aos turistas. Não deixe de experimentar também o prato Maria Isabel com farofa de banana.

Em Chapada dos Guimarães, hospedagem no Hostel Chapada, é muito bem localizado, ao lado da praça principal da cidade, e o preço justo (R$ 50 a diária uns 3 anos atras). Se tiver oportunidade veja o pôr do sol no Mirante Alto do Céu, é lindo demais. O Mirante Morro dos Ventos também é lindo, fica dentro da área de um restaurante muito bom (mas carinho, pra turista), mas dá pra visitar o mirante sem consumir. No Parque Nacional da Chapada dos Guimarães tem três cachoeiras sem precisar de guia e sem pagar: Véu da Noiva (só contemplação, mirante), dos Namorados e Cachoeirinha. Caverna Aroe-Jari é um passeio muito interessante também, mas precisa de guia/transporte.
Em Nobres: passeios Aquário Encantado, flutuação no Rio Triste ou Salobra, tem que almoçar o restaurante do Chapolin (é uma experiência à parte, a comida deliciosa e com preço justo), Cachoeira Serra Azul (SESC-MT) sensacional (não deixe de ir e descer pela tirolesa), e por do sol na Lagoa das Araras.

Se tiver mais dúvidas ficarei feliz em ajudar.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros
Agora, Joice Garbin disse:

Estou planejando um mochilão pelo MT e também estou encontrando muita dificuldade em encontrar hostel. Você tem dica de hospedagem em Nobres?

Oi Joice, a recomendação que me foi dado é de não se hospedar em Nobres e sim em Bom Jardim, não há nada pra fazer por lá fora os passeios. Mas como não consegui ir por conta do alto custo, não posso falar com propriedade. A dona do hostel lá da chapada dos Guimarões me indicou a Pousada Sonho Meu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
5 horas atrás, Joice Garbin disse:

Estou planejando um mochilão pelo MT e também estou encontrando muita dificuldade em encontrar hostel. Você tem dica de hospedagem em Nobres?

A gente fala Nobres mas na verdade as pessoas se hospedam e passeiam em Bom Jardim. Indico a Pousada Kabanas (na verdade são alguns chalés), fiquei hospedada lá com minha família e o atendimento foi ótimo, o dono Kléber foi super solícito, tem piscina e fizemos até churrasco com ele rs. Eles também oferecem passeios de caiaque, parece ser legal, mas não fiz. Whatsapp: (65) 99944-6584 / Instagram: @kabanas.turismonobres

Outro local que amigos já se hospedaram é Pousada Serra Azul, whatsapp: (65) 99602-8981 / instagram: @serraazulagenciaepousada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...