Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 21
- Visualizações 5.8k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Juliana Champi 13 posts
-
Davi Leichsenring 2 posts
-
D FABIANO 2 posts
-
SilviaAlves 1 post
Dias com mais postagens
Most Popular Posts
-
DIA ZERO DA TRIP (06.09.22 – TERÇA): BORBOLETAS NO ESTÔMAGO Londrina > São Paulo Não importa o quanto a gente viaje (e infelizmente não é o tanto que eu gostaria, rs), sempre vai ser a pr
-
DIA 4 DA TRIP (10.09.22 – SÁBADO): EDIMBRÓ Edimburgo Edimburgo é uma cidade tão fantástica que a gente poderia ficar dias e semanas e meses falando só sobre ela! São muitos fatos interessant
-
DIA 3 DA TRIP (09.09.22 – SEXTA): ESCÓCIA BABY! Cambridge > York > Alnwick >Edimburgo Tomamos nosso café da manhã incluído na diária do hotel COM TUDO QUE TÍNHAMOS DIREITO (só falto
Hey! Como ceis tão?
Vim aqui fazer um breve #sqn relato dessa trip que finalmente rolou! Ela foi planejada lá em 2019 pra acontecer em 2020, mas né! Planos são feitos só pra serem infinitamente alterados... e nesta, o Universo quis que a viagem fosse adiada até a gente chegar na Inglaterra no mesmo dia em que a Betinha partia...
ROTEIRO
Londrina > São Paulo > Londres > Cambridge > Edimburgo > Inverness > Glasgow > Cardiff > Londres > Zurique > São Paulo > Londrina (e muitas coisas no caminho)
DESLOCAMENTOS
● Londrina <> São Paulo: ônibus cama (mais barato, confortável e confiável em se tratando de teto em Londrina)
● São Paulo <> Londres com conexão longa na Suiça na volta: aéreo (estes voos foram alterados e cancelados infinito, no fim das contas ficou ida e volta pela Swiss)
● Londres > Cambridge > Edimburgo > Inverness > Glasgow > Cardiff > Londres: carro alugado
● Em Londres e Zurique: transporte público
HOSPEDAGENS
Desta vez, Booking e airbnb!
CAMBRIDGE: 82 libras 1 diária (booking) – pago na hospedagem
EDIMBURGO: R$1.629,08 3 diárias (airbnb) – pago antes
INVERNESS: 210 libras 2 diárias (booking) – debitado no cartão próximo a data de hospedagem (R$1392,31)
GLASGOW: 150 libras 2 diárias (booking) – debitado no cartão próximo a data de hospedagem (R$R$987,70)
CARDIFF: R$1.275,42 2 diárias (airbnb) – pago antes
LONDRES: R$2.320,00 6 diárias (airbnb) – pago antes
VALORES HOSPEDAGENS: R$8.121,11 mil reais, média de 507 reais por diária (16) – 170 reais por pessoa por dia! Achei uma bizarrice de caro.
CÂMBIO E ORÇAMENTO
Nas nossas viagens pra gringa tínhamos o costume de levar apenas dinheiro in cash (já na moeda do país que visitaríamos ou em alguma que pudesse ser trocada no destino) e usávamos cartão de crédito para eventualidades, cientes das péssimas taxas. Já existiam contas multimoedas ou internacionais, mas o processo era ligeiramente burocrático e eu tinha preguiça!
Ocorre que na nossa viagem pro Chile, que rolou em abril deste ano, nos deparamos com várias situações onde somente cartões eram aceitos, dinheiro vivo não! Coisas da pandemia que não vão mais embora. Já tem até termo pra isso: “lesscash”... e muito países estão “aderindo” (inclusive o Brasil, com o PIX). Conversando com amigos que moram ou que tinham ido pouco antes de mim pro UK, eles me contaram que em Londres já tá difícil usar dinheiro por exemplo.
Acabei fazendo minha conta na WISE que pareceu mais simples, mas a NOMAD tb parece ser boa, além de outras opções. Enfim, a conta da WISE é muito prática, simples, e bem mais vantajosas no câmbio (em relação a dinheiro vivo), sem contar que não precisamos mais ir atrás de casas de câmbio, um sonho, rs! (Veja quantidades de saques permitidos em ATMs sem custo e taxas de operação).
Resumindo, levei parte do dinheiro in cash (até pq já tinha comprado em 2020) e parte no cartão WISE. Fui convertendo aos poucos e peguei múltiplas cotações, e bem próximo a data da viagem, quando faltava comprar pouco dinheiro, o câmbio despencou. Claro que dá raiva, mas ir trocando ou convertendo aos poucos é bastante indicado pra evitar variações bruscas (paguei 6,55 e 5,50 na libra ao longo do tempo que fiquei juntando). No total foram 3000 libras compradas numa média de câmbio de 1 libra pra 6,32 reais.
Esse meu orçamento é relativamente apertado para a quantidade de dias, mas deu. Somente no último dia usamos nosso cartão de crédito, mas para compras não essenciais.
DOCUMENTOS
Passaportes, carteira de motorista (Ju e Gui), PID (Gui), seguro viagem (emitido pelo cartão, gratuito), comprovante de vacinas (pra voltar ou se alguém pedir) e RG do João.
Obs.: O UK não exige seguro viagem ao pé da letra, mas acho sempre válido ter. Ademais, tínhamos planos de dar um rolê em Zurique tb, e pra lá poderiam pedir (na verdade é obrigatório, mas ninguém pediu).
DOCS no celular: criamos um grupo de zap só de nós 3 específico pra essa viagem e mandamos cópias de todos os documentos, que foram baixados em todos os celulares para acesso offline. Se um é perdido/roubado, ainda tem os demais. Além disso tudo tb salvo no drive.
INTERNET MÓVEL
Além da locomoção, tem a comunicação. Nós já viajamos muito na vida sem internet, mas sei lá, parece que agora é uma necessidade. A gente baixa mapas offlines e apps, mas a comunicação (principalmente com os diversos anfitriões) pesa, e resolvemos pedir um chip Giffgaff ainda no Brasil, com as dicas do BLOG LONDRES PARA PRINCIPIANTES.
https://www.londresparaprincipiantes.com/chip-para-celular-londres-europa/
Deu certo demais e eu mega recomendo! O chip chegou uns dias antes da trip, entrei no site, validei ele, carreguei créditos e imediatamente ele funcionou operando na VIVO. Amo a modernidade!
CLIMA
Embora, em tese, as temperaturas sejam amenas e a chuva menos intensa em setembro (melhor mês pra ir pra Londres por exemplo), na prática é que em todo o reino unido o clima é INSTÁVEL o ano todo. Pode chover, ventar, nevar, escurecer, clarear, chover canivete e fazer sol e calor dentro de poucas horas em qualquer dia de qualquer estação, especialmente quanto mais norte se vai. A Ilha de Skye olha pra previsão do tempo e ri! Quem acompanha nossas viagens e relatos a mais tempo sabe: amo outono/inverno, detesto calor com toda a minha força, então fui feliz curtir meu segundo outono do ano, esperando talvez um pouco menos de chuva do que pegamos no Chile, haha!
E posso contar? Toda a chuva do mundo ficou no Chile em absil, pegamos ZERO DIAS DE CHUVA!
COMPRADO/RESERVADO ANTES DE IR
Comprado (recomendável): Castelo de Edimburgo (foi cancelado e estornado no cartão por causa do luto da Betinha)
Comprado (obrigatório): Warner Bros. Studio Tour (Harry Potter), Liverpool Tour Stadium (este teve horário alterado e optamos por cancelar, foi estornado no cartão dias depois).
Reservado (obrigatório*): Sky Garden Entrance, Museu de História Natural, Museu Britânico
*no site dos museus fala que é obrigatório, na prática não é, rs. O Sky entra rapidinho com reserva e tem fila sem!
Eu compro e/ou reservo antecipadamente só o que considero ou obrigatoriamente é estritamente necessário, por não gostar de amarrar/engessar o rolê, então estes aí em cima foram escolhidos a dedo.
Tem várias outras atrações pagas que tem recomendação de compra antecipada, mas nós não fomos ou não compramos antecipadamente. Então fique atento às suas necessidades específicas.
Acho que é isso gente, vamos viajar? Afinal foram 3.140km de carro e 82km a pé!
(adoro as estatísticas do google)
CONTINUA