Ir para conteúdo

Dúvida passeio nas passarelas Perito Moreno - El Calafate


Posts Recomendados

  • Membros

@Alan Rafael Kinder, muito obrigada pelas suas dicas, elas estão me ajudando muito. Gostaria de te pedir umas dicas. Estou indo para El Chatén no dia 15 de janeiro. Saio de El Calafate no primeiro ônibus e devo chegar em El Chatén por volta das 11:00 da manhã. Ficarei no dia 15 a partir das 11:00, dia 16 inteiro, 17 inteiro e no dia 18 tenho voo de el calafate às 20:00 da noite, então terei praticamente o dia todo para aproveitar. Nesse contextos quais principais trilhas e passeios, você indicaria nesses quatro dias? Se puder já passaro o contato das empresas que fazem o transfer e passeios, eu agradeço. Muito muito obrigada e parabéns pela paternidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
3 horas atrás, Andressa Ribeiro disse:

@Alan Rafael, muito obrigada pelas suas dicas, elas estão me ajudando muito. Gostaria de te pedir umas dicas. Estou indo para El Chatén no dia 15 de janeiro. Saio de El Calafate no primeiro ônibus e devo chegar em El Chatén por volta das 11:00 da manhã. Ficarei no dia 15 a partir das 11:00, dia 16 inteiro, 17 inteiro e no dia 18 tenho voo de el calafate às 20:00 da noite, então terei praticamente o dia todo para aproveitar. Nesse contextos quais principais trilhas e passeios, você indicaria nesses quatro dias? Se puder já passaro o contato das empresas que fazem o transfer e passeios, eu agradeço. Muito muito obrigada e parabéns pela paternidade.

Vc terá que chegar no aeroporto pelo menos as 18h, pense que são quase 3 horas de Chaltén para Calafate, então no dia 18 acho q vc teria só a manhã disponível...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 29/12/2023 em 09:40, igorilas disse:

Essas Jaquetas Puffer são ideias pra levar pra Patagônia no verão?

para fazer as trilhas é indicado levar garrafa termica de inox ou comprar na horas  de plástico mesmo?

 

 

jaqueta.jpg

garrafa termica.jpg

Ideal é levar corta-vento, pois costuma ventar forte, porém se não tem, vai com essa mesmo.

garrafa d’água leva a que lhe for mais cômodo pra ti, tanto faz

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
13 minutos atrás, Davi Leichsenring disse:

Ideal é levar corta-vento, pois costuma ventar forte, porém se não tem, vai com essa mesmo.

garrafa d’água leva a que lhe for mais cômodo pra ti, tanto faz

Corta vento eu tenho uma ja com fleece, 3 em 1, mas vou levar 2 casaco, então pensei nesse ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 29/12/2023 em 13:15, Andressa Ribeiro disse:

@Alan Rafael, muito obrigada pelas suas dicas, elas estão me ajudando muito. Gostaria de te pedir umas dicas. Estou indo para El Chatén no dia 15 de janeiro. Saio de El Calafate no primeiro ônibus e devo chegar em El Chatén por volta das 11:00 da manhã. Ficarei no dia 15 a partir das 11:00, dia 16 inteiro, 17 inteiro e no dia 18 tenho voo de el calafate às 20:00 da noite, então terei praticamente o dia todo para aproveitar. Nesse contextos quais principais trilhas e passeios, você indicaria nesses quatro dias? Se puder já passaro o contato das empresas que fazem o transfer e passeios, eu agradeço. Muito muito obrigada e parabéns pela paternidade.

Olá Andressa, bom dia!

Perdoe-me pela demora, estive afastado de computadores nos últimos dias.

Fico feliz em poder ajudar, esse fórum já me auxiliou muito, tento sempre retribuir.

Então, você ficará do dia 15/01 até 18/01 (sendo efetivamente dois dias líquidos, e outros dois dias parcialmente engessados).

Como você está indo para El Chaltén, estarei assumindo que você gosta de fazer trilhas (pois é essencialmente a proposta daquele lugar), desta forma sugiro o seguinte roteiro:

1º Dia (15/01) - Chegando no primeiro horário em El Chaltén (11:00), vá até sua hospedagem para deixar suas malas (possivelmente ainda não poderás fazer o check-in, pois é muito cedo).
Lhe digo que é possível fazer qualquer trilha 'grande' em até 07:00 horas, logo, se começares a caminhar ao meio dia, conseguirias concluir qualquer trilha que sai da cidade nesse tempo. Todavia esse cenário implicaria em teres que abdicar de um almoço calmo, exigindo que comeces a trilha quase logo que chegares na cidade. Por isso, não acho que vale a pena se apressar tanto.
Desta forma, sugiro fazer o excelente Sendero de Las Águilas e Los Condores, que começa no início da cidade, ao lado do Centro de Visitantes. É uma trilha leve, que permitirá você curtir uma boa dose do que virá pela frente. Ele pode ser facilmente feito em cerca de 03:00 horas (até menos dependendo do teu ritmo).
Após isso, volte para tua hospedagem, faça o check-in, e aproveite as diversas opções gastronômicas que a cidade oferece (quase todos os estabelecimentos atendem até tarde, use o Google para verificar o atendimento).

2º Dia (16/01) - Como tua estadia será relativamente curta, sugiro fazer o Sendero a Laguna de Los Tres neste dia (que é a mais famosa da cidade). Para isso, o indicado é tomar um transfer até a ponte sobre o Rio Electrico e começar pelo Sendero Pillar.
O transfer precisará ser reservado antecipadamente (ao menos um dia antes), para isso você pode solicitar apoio por sua hospedagem, ou agendar sozinha (já fiz ambos, deram certo).
Caso queiras fazer sozinha, indico a empresa Frontera Sur (+54 9 2966 44-5210), qual tem sede na avenida principal (uma salinha comercial). Aceitam pagamento em cartão (apenas na sede), se não deve-se pagar em espécie. Gostei muito do atendimento e do serviço.
Voltando ao roteiro, o transfer lhe levará até a ponte, e de lá é fácil seguir o caminho até o Campamento Poincenot, depois a subida íngreme até a Laguna de Los Tres, e aí começará o retorno até a cidade (indico passar pela Laguna Capri).
De volta na cidade, noite livre.

3º Dia (17/01) - É triste ter que limitar as opções devido ao curto período de estadia, mas nesse caso eu sugiro contratares um transfer até o Lago del Desierto (podes fazer com a Frontera Sur novamente), e chegando lá fazer a Laguna Huemul (entrada paga a parte, em espécie, o pessoal da Frontera Sur pode lhe dizer o valor na hora). Vale muito a pena conhecer esse lugar, eu diria que é a melhor atração 'esforço x paisagem' de El Chaltén.
Quando estiveres na Laguna Huemul, não deixe de subir a direita (há caminhos demarcados) para ter uma visão panorâmica do Lago del Desierto. Se quiseres (e tiveres disposição), há como subir pela crista até chegar no gelo do Glaciar Vespignani.
Após ver a Laguna Huemul, caso tenhas tempo, podes ir até o mirante do Lago de Desierto.
Atente-se apenas para os horários de retorno.
Na volta, você pode pedir para o motorista do transfer te deixar na entrada do Sendero Chorrillo del Salto - e então caminhar até ele, e depois de volta para a cidade (é bem tranquilo).

4º Dia (18/01) - Como teu vôo ocorre apenas no final do dia (às 20:00 horas), e considerando que é ALTAMENTE INDICADO chegar antes, pois é comum ter muitas filas com a Aerolineas Argentinas, e ainda considerando que o deslocamento rodoviário de El Chaltén até o aeroporto toma em média 03:00 horas - você teria que estar saindo de El Chaltén no máximo as 15:00 horas! Todavia não existem ônibus nesse horário.
Logo, você terá que pegar o ônibus das 13:00 horas (existem uns que saem um pouco mais cedo ou mais tarde, mas é nesse horário que deverias focar).
Com isso, este será um dia qual terás apenas a manhã livre.
Sinceramente não há muito o que fazer em apenas uma manhã, ainda considerando que terás que fazer o checkout (e dependendo de onde estiveres, esse processo pode demorar um tanto).
Talvez repetir o Sendero de Las Águilas e Los Condores.

Como alternativa para os dias 02 e 03 do roteiro acima, eu também indico:
- Loma del Piegle Tumbado (a minha preferida), não precisa de transfer, logo é mais fácil pra se organizar, mas é uma trilha exigente.
- Laguna Torre, é muito agradável e bonita, também não precisa de transfer, e é bem tranquila de ser feita.
- Estancia Los Huemules (Laguna de Diablo, Laguna Azul, Laguna Verde), precisa de transfer e também paga-se entrada, mas vale muito a pena. Deve-se reversar com antecedência pois há limite diário de atendimento.

Existem outras opções, mas não convém ficar apontando tudo. Tentei filtrar pelo o que eu acho que seria melhor.

Não indiquei passeios fechados pois não achei tão sensacionais (considerando 'custo x benefício') - não que não sejam interessantes, mas tem tanta coisa pra se fazer sem gastar que não vale a pena ir atrás de pacotes fechados.

Obrigado, e boa viagem! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal já estou passagem comprada, agora estou montando o roteiro.

Minha programação será:

29/03 e 20/03 Buenos Aires

31/03 Buenos Aires - El Calafate (chegada às 08 da manhã) pretendo já pegar um ônibus no aeroporto e ir para El Chatén 

31/03 Chegada por volta das 13:00h - Trilha Miradores Los Cóndores e Las Águilas

01/04 - Laguna Torre

02/04 - Laguna de Los Três e base Fitz Roy

03/04 - Laguna Capri

04/04- Trekking Glaciar Cagliero ( alguém já foi e pode me passar uma base de preço?) Ou alguma outra indicação de trilha?

05/04 Ônibus as 18:00 para El Calafate ( tem alguma trilha que dê para fazer até as 16:00?)

06/04 El Calafate ( Safari Azul) se o dinheiro permitir ,senão farei somente as passarelas.

07/04 Retorno à Buenos Aires (as 10:00h)

08/04 Buenos Aires

09/04 Buenos Aires - Iguazu  08:00h ( achei essa porta de saída barata,pois os voos diretos para SP estavam caríssimos) 

10/04 Foz do Iguaçu- SP

 

***** Laguna Capri dá para conciliar com alguma citada acima?

Obrigada  

 

 

Editado por JulianaLimaPereira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Juliana, boa tarde!

Você passará pela Laguna Capri quando fizeres a Laguna de Los Tres, dê uma olhadinha nos mapas disponíveis na internet, perceberás que no retorno (e também na ida, caso decidas fazer a trilha saindo da cidade - o que te impedirá de fazer o Sendero Pillar e ver o Glaciar Piedras Blancas) terás a opção de passar por lá (que é o que todos fazem).

A respeito do Trekking Glaciar Cagliero, eu fiz e foi uma experiência razoável.
Os guias eram gentis, apesar que o ritmo do grupo era insano (e olha que eu sou acostumado a fazer trilhas), o que foi meio chato considerando que minha esposa não conseguia manter o ritmo.
Em relação ao Perito Moreno essa aventura tem alguns pontos diferentes: usamos equipamento de escaladas para atravessar uma ponte e percorrer a parte final do caminho.
A experiência sobre o gelo é muito mais simplória que o Minitrekking (é um glacial menor, e mais sujo).

O ponto mais revoltante para mim foi que a empresa responsável aplicou um golpe.
Havíamos negociado antecipadamente por Whatsapp o preço, que seria de 1.200 USD (para quatro pessoas) convertido para ARS no ato da compra.
Na época que fiz a compra (novembro/2023), o valor de conversão de USD para ARS chegava a aproximadamente 420.000,00 ARS - todavia a empresa, cobrou (sem eu saber, através do sistema passando o cartão) mais de 950.000,00 ARS!

Entrei em contato com a empresa, qual nada fez.
Então acionei o suporte do meu cartão e estou ainda aguardando a análise da minha contestação - pode ser que minha solicitação seja aceita, pode ser que não, e aí eu estarei perdendo aproximadamente R$ 3.000,00 nesse golpe.

Por isso, eu não indico contratar serviços da FITZ ROY EXPEDICIONES, que até onde sei, foi a única empresa que oferecia esse serviço quando pesquisei.

E sobre o dia que voltarás para El Calafate - sim, quase todas as trilhas são possíveis de serem feitas até as 18:00 horas!
Em média, as trilhas maiores que saem da cidade costumam tomar cerca de 07:00 horas em um ritmo adequado, logo, se saíres as 08:00 horas, estarás de volta até as 15:00 horas (restando tempo para se ajeitar com calma).
Porém, se fores fazer alguma trilha que envolva o retorno por transfer, aí é melhor evitar, pois todos os retornos costumam sair do local as 17:00 horas (tomando até uma hora o deslocamento - pois é a saída do Lago del Desierto, e sempre saem de lá, podendo ainda haver atrasos).
Um detalhe que tens que ver é o horário de checkout da tua hospedagem, e consultar se permitem deixar tuas coisas lá - pois fica inviável de leva-las na trilha.

Eu indicaria conhecer a Laguna Huemul + Lago del Desierto + Chorrillo del Salto no dia que farias o Trekking Glaciar Cagliero (caso queiras ter a experiência de andar no gelo, faça o Minitrekking, é melhor, ponto).
E também sugiro fazeres a Loma del Piegle Tumbado, vale muito a pena.

Abraços!

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Alan Rafael Kinder obrigada pelas dicas ,vou seguir seu conselho e se me sobra dinheiro farei o mini trekking.

Hospedagem já fechei com a Folk.

Da Laguna Capri eu vi no mapa mas é em outra direção por isso perguntei se dava tempo de fazer em único dia com outra. Depois de suas dicas deixei o roteiro dessa forma

29/03 e 20/03 Buenos Aires

31/03 Buenos Aires - El Calafate (chegada às 08 da manhã) pretendo já pegar um ônibus no aeroporto e ir para El Chatén 

31/03 Chegada por volta das 13:00h - Trilha Miradores Los Cóndores e Las Águilas

01/04 - Laguna Torre

02/04 - Laguna de Los Três e base Fitz Roy

03/04 - Laguna Huemul + Lago del Desierto + Chorrillo del Salto 

04/04- Loma del Piegle Tumbado

05/04 Laguna Capri ( 18:00h ida a El Calafate)

06/04 El Calafate ( Safari Azul ou Mini Trekking)se o dinheiro permitir ,senão farei somente as passarelas.

07/04 Retorno à Buenos Aires (as 10:00h)

08/04 Buenos Aires

09/04 Buenos Aires - Iguazu  08:00h ( achei essa porta de saída barata,pois os voos diretos para SP estavam caríssimos) 

10/04 Foz do Iguaçu- São Paulo

Obrigada  

 

Editado por JulianaLimaPereira
  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...