Ir para conteúdo

Dúvida passeio nas passarelas Perito Moreno - El Calafate


Posts Recomendados

  • Colaboradores
Em 15/12/2023 em 09:33, igorilas disse:

Queria entender uma coisa... são 15 km para voltar, então se eu iniciar lá de cima da ponte do Rio Elétrico, vai ser mais tranquilo do que iniciar em El Chalten, ou seja vou pegar só descida? na ponte do Rio Eletrico eu passo pelo Senda El pilar? E depois Mirador de Glaciar pedras Blancas (como é o trekking até aqui?), depois de Piedras Blancas ao Campamiento Poincenote e Laguna de los 3 é só descida também, diferentemente se eu pegasse a subida dificil se eu tivesse iniciado por El Chalten?)

Começando pelo ponte do Rio Electrico, você caminhará em nível plano até o início do Sendero El Pillar.

Do Sendero El Pillar até a interseção desta trilha com o Sendero Capri são cerca de 5km - na maior parte do tempo subindo em grau médio (apenas bem no final que fica plano). Você passará pelo Mirador Piedras Blancas, onde poderá ver (bem de longe) o Glaciar Piedras Blancas (se o dia estiver nublado, talvez não veja muita coisa).

Essa interseção entre as duas trilhas ocorre no final do Sendero Pillar e no km 08 do Sendero Capri.

Da interseção até a Laguna de Los Tres são apenas 02 kms, todavia o trecho inicial que passa pelo Campamento Poincenot é bem tranquilo e plano - a dificuldade se concentra no trecho final, que é em uma subida extrema (700m de altimetria).

Chegando no topo, estarás na Laguna de Los Tres, de frente para o Fitz Roy, e conseguindo ver a Laguna Sucia logo ao lado (abaixo).

Agora você começa a retornar, voltando pelo mesmo caminho até a interseção.

Da interseção, agora ao invés de ir pelo Sendero Pillar, você seguirá para o Sendero Capri, sendo aproximadamente 08km até o estacionamento (e começo da trilha) - esse trecho todo concentra terreno variável, sendo que no trecho inicial (até a interseção com o Sendero Madre y Hija) é basicamente plano, e depois formando lombas (subidas e descidas leves) até a divisa da trilha entre a opção Laguna Capri e Mirador Fitz Roy.

Nesse ponto ambos os caminhos vão subir, porém a opção do Mirador Fitz Roy subirá muito mais.

Quando os dois caminhos se unem novamente, você já estará em uma descida constante até a cidade.

O trecho final é de bastante descida.

Se você iniciar por El Chaltén, irás pegar muito mais subida - e lembrando que o transfer só leva para a ponte do Rio Electrico, nunca vi buscar, logo terás que voltar pelo caminho que viestes.

Em 15/12/2023 em 09:33, igorilas disse:

A Agencia que faz o translado por 20 dolares (Zon Austral) acabou de me falar aqui, são 20 km no total a trilha  e tem subida para chegar na Laguna de los 3, depois é só descida, cara na real não sei se vou aguentar muita coisa 20 km, jogo futebol , mas se for muita subida vai ser cansativo demais, e 20 km deve ser cansativo demais, eu costumo dar uma corridinha mesclada com caminhada num parque por somente 5 km.

Está absurdamente caro!

Eu paguei 4.000 ARS para me levarem até a ponte sobre o Rio Electrico as 08:00 (havia opção as 09:30 também) - isto é, em Novembro/2023 (quando fui), o equivalente a R$ 22,00!

Sugiro conversares com a empresa Frontera Sur - eles tem whatsapp e sede em El Chaltén (aceitam cartão). Os preços são divulgados na fachada da empresa para não enganar as pessoas.

Se você pratica algum esporte, acredito que conseguirás facilmente!
Sério, é muito mais fácil do que tu imagina.

Eu fui agora depois de três meses parado por causa de uma lesão no ligamento do tornozelo em uma partida de vôlei.
Minha amiga estava com uma lesão razoável em um dos joelhos, toda manhã mancava, mas depois que aquecia dava boa.
Minha esposa (descobri apenas quando voltei) estava grávida.

Se nós, nessas condições conseguimos fazer, você consegue haha!

Em 15/12/2023 em 13:52, Paulo M disse:

Outra dúvida, será que nesse hostel eles preparam lanches para quem vai ficar um dia inteiro fora poder levar?

Tenho quase certeza que não!

Sinceramente eu não procurei por viandas em El Calafate, pois só estaria fazendo trilhas em El Chaltén (lá existem diversas padarias/restaurantes que fazem esse serviço).

Tente perguntar, caso eles não façam, peça para que lhe indiquem alguém.

21 horas atrás, igorilas disse:

indica algum site para verificar os 3 niveis de nebulosidades diárias?

WindGuru - para ter acesso as funcionalidades, você precisará se cadastrar (não é preciso comprar a versão PRO).

Sugiro baixar o aplicativo no celular.

Quando estiveres acessando, adicione o local 'El Chaltén' para monitorar.
No começo o site é meio confuso, mas basta usa-lo um pouco para entender as informações.

Sobre os níveis de nebulosidade, haverão três linhas que apresentarão os níveis em percentual (sendo 0% totalmente aberto, e 100% totalmente fechado).
Na linha abaixo você pode verificar a precipitação (lembrando que até 0.5mm em um período de 02 horas é considerado garoa).

15 horas atrás, schitini disse:

Tem muito lugar em El Chaltém que não aceita cartão. Então leva dinheiro para lá, pois também não tem (ou tinha) casa de câmbio.

Olá schitini, não sei quando fostes, mas agora em Novembro/2023 todos os restaurantes que fomos aceitavam cartão, lojas em geral também (salvo uma lojinha de presentes).

Ficamos nove dias só em El Chaltén, e praticamente comemos em lugares diferentes todos os dias.

Na minha experiência, El Chaltén tem uma aceitação por cartão quase que total, vá sem medo de usa-lo.

Quanto a casa de câmbio, de fato não há. Tem um Banco de La Nacion agora, mas não entrei nele.
Mas quase todos os estabelecimentos tem um aviso em suas portas apresentando o câmbio que praticam.
Em Novembro/2023, usavam um valor muito próximo do anunciado no site El Cronista (por exemplo, o Blue era anunciado no El Cronista por 970 ARS, nas lojas faziam por 950 ARS).
E por último, minha hospedagem fazia câmbio. Eu usei duas vezes. Acredito que outras também façam.

Ainda assim, faço coro a sua sugestão de levar dinheiro - não faz mal algum ter alguns dólares de segurança (eu mesmo levei 200 USD em espécie).

A cidade cresceu muito, e está bem preparada para o turismo. Tem wifi em todo canto, qualquer lugar oferece gratuitamente, tornando o uso de chip desnecessário (visto que se a idéia é fazer trilha, não vejo porque ter acesso a internet nesses momentos).

Abraços a todos!

Editado por Alan Rafael Kinder
  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
22 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Está absurdamente caro!

Eu paguei 4.000 ARS para me levarem até a ponte sobre o Rio Electrico as 08:00 (havia opção as 09:30 também) - isto é, em Novembro/2023 (quando fui), o equivalente a R$ 22,00!

Sugiro conversares com a empresa Frontera Sur - eles tem whatsapp e sede em El Chaltén (aceitam cartão). Os preços são divulgados na fachada da empresa para não enganar as pessoas.

 

A agencia Frontera Sur tem sede no Complexo de cabañas e não faz este serviço. Tem certeza que o nome da empresa é este?

Porém achei outra empresa Receptivo Chalten que faz os Trajetos mais em conta:

https://www.receptivochalten.com/traslados.html

Rio Eletrico (ida)- 5 mil pesos

Lago del Desierto (ida e volta com 6 horas de espera) - 12 mil pesos.

Acho que vale a pena e esta empresa parece confiável.

 

_____________________________

 

Quanto a trilha deu pra entender agora o que vc quis dizer olhando no mapa. Olhando no mapa assim parece fácil, mas eu te pergunto: É facil se perder saindo da trilha ou os caminhos são únicos e a trilha é bem demarcada?

 

E parabéns ao futuro pai.

 

Editado por igorilas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
3 horas atrás, igorilas disse:

A agencia Frontera Sur tem sede no Complexo de cabañas e não faz este serviço. Tem certeza que o nome da empresa é este?

Tenho sim - segue o contato de Whatsapp deles: +54 9 2966 44-5210
Adicione e solicite (em espanhol) os preços atualizados dos transfers, eles vão enviar um arquivo relacionando todas as rotas e os respectivos valores.
A sede deles fica na Avenida Principal, perto da rodoviária, em um prédio com várias salinhas.
É muito provável que o preço que eu passei esteja desatualizado, visto que cada semana a moeda desvaloriza.

3 horas atrás, igorilas disse:

Porém achei outra empresa Receptivo Chalten que faz os Trajetos mais em conta:

https://www.receptivochalten.com/traslados.html

Rio Eletrico (ida)- 5 mil pesos

Lago del Desierto (ida e volta com 6 horas de espera) - 12 mil pesos.

Acho que vale a pena e esta empresa parece confiável.

Esses preços estão bons!

MEP agora está em 1.000,73 ARS por USD, logo 5.000 ARS é aproximadamente 25 BRL (dependendo do cartão que usares, devido ao IOF).

50 minutos atrás, José Reginaldo Soares disse:

Parabéns ao futuro papai Alan Rafael.

Sempre que posso leio tuas postagens. 

Fico feliz que tu gosta dos meus textos.
Agradeço, José, boa semana!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
23 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

 

Esses preços estão bons!

 

 

Finalmente comprei o aéreo, cosnegui um bom valor saindo a R$2600 ida e volt. Agora só falta reservar os Hoteis no Bookin que já selecionei Ushuaia Hostería Hostal Malvinas , Calafate Hostel e Hosteria Alma de Patagonia (El Chalten).

To só com umas dúvidas em vermelho sobre os passeios se puder dar sugestão...

 

16/03 - mega tour + trem do fim do mundo - R$840,00 brasileiros em ushuaia (não vi nenhuma outra agencia da Argentina que faça este passei completo assim, a maioria não vai no Glaciar Martial)

17/03 - Trekking laguna esmeralda -  Combinar com um taxi, mpédia de preço: 2500 pesos ida + 2500 pesos volta = R$140,00

18/03 - Trekking na laguna los tempranos + glaciar Vinciguerra 13km - Tierra del Fuego Aventura. 2700,00 – 150 dls (R$760,00) (vale a pena essa agencia nessa trilha? Essa acho que vou com agencia, pois parece dificil)

https://www.tierradelfuegoaventura.com/pt/verao/c-22-trekking/32/trekking-lagoa-dos-tempanos-e-geleira-vinciguerra/

 

19/03 - Navegação Pinguineira ou Canal Beagle - tolkeyenpatagonia – 60000 pesos - R$322,00 - 09:00-15:00 – https://tolkeyenpatagonia.com/producto/navegacion-por-el-mitico-canal-beagle-hasta-la-pinguinera/

 

Transfer Hotel Ushuaia a Aeroporto (tolkeyenpatagonia)

 

20/03 - mini trekking perito moreno (inclui 1 h nas passarelas) - Hyelo y aventura 250000 pesos = R$1320,00 –https://hieloyaventura.com/excursiones/minitrekking

21/03 - Todo Glaciares - Solo patagonia 149000 pesos R$800,00 - 07:00hs - 17:00hs

https://www.solopatagonia.com/navegacion-todo-glaciares

 

22/03 - ônibus tolkeyenpatagonia - El Calafate a El Chalten 07:30-10:30 – 20000 pesos

https://tolkeyenpatagonia.com/producto/traslado-el-calafate-a-el-chalten/

A tarde: Mirador los condores + Mirador de las Áquilas + Cascata chorillo del salto - (ir a pé trilha autoguiada com placas – Esta trilha tem apenas 3 km?)

 

23/03 - Receptivo Chalten - Transfer de ida ao Pilar Elétrico – trilha de 18km

24/03 - Trilha lago del desierto + laguna e glaciar huemul - 1h30min de trilha – Receptivo Chalten – Transfer ida e volta ao lago del Desierto - 10hs-16hs - 12000 pesos

https://www.receptivochalten.com/traslados.html

 

25;03 - Transfer Chalten a Aeroporto Calafate – Tolkenpatagonia ou Zona Austral

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@igorilasEssa empresa Tolkenpatagonia entrei no site pois não conhecia e tomei um susto. Isso é uma agência para uma vila que tem de asfalto uma rua,ou seja,não deve entrar na vila de Chalten,mas o preço deve ser muito maior que os ônibus da rodoviária que fica na entrada. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
49 minutos atrás, D FABIANO disse:

@igorilasEssa empresa Tolkenpatagonia entrei no site pois não conhecia e tomei um susto. Isso é uma agência para uma vila que tem de asfalto uma rua,ou seja,não deve entrar na vila de Chalten,mas o preço deve ser muito maior que os ônibus da rodoviária que fica na entrada. 

Ela faz o transfer de El Calafate para El Chalten por 20 mil pesos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@igorilas eu nunca fui para Ushuaia (apenas conexão), então não saberia lhe dizer sobre agências e programas de lá.

12 horas atrás, igorilas disse:

A tarde: Mirador los condores + Mirador de las Áquilas + Cascata chorillo del salto - (ir a pé trilha autoguiada com placas – Esta trilha tem apenas 3 km?)

São duas trilhas.

Sendero Mirador de Los Condores e Las Águilas fica no início da cidade (começando no Centro de Visitantes), envolve uma subida razoável no começo, mas depois alivia.
Você faz um circuito (dá uma volta) e por fim retorna ao ponto de partida.
É uma trilha muito legal e relativamente curta (se fizeres ela completa, pode chegar a 6km - o que toma cerca de 02:00 horas em um ritmo tranquilo). Não há como abastecer água nesse caminho.

Sendero Cascata Chorrillo del Salto fica no lado oposto da cidade (começando no estacionamento que também dá início ao Sendero Capri - que leva ao Fitz Roy). A trilha consiste em uma caminhada ao longo da Ruta 23 (mas não por ela, você andará ao lado), e em alguns trechos precisará atravessar a estrada. A parte final dela é bonita, com um cenário cinematográfico (um caminho com flores ao redor - ao menos em novembro). Bem no fim você chega na cachoeira, que é bonita. Depois você volta pelo mesmo caminho. O percurso total é de aproximadamente 7km, que podem ser feitos em até 03:00 horas tranquilamente. Você pode pegar água na cachoeira.

A distância entre o início das duas trilhas é de quase 2.5km (de uma ponta da cidade até a outra), qual você consegue fazer em menos de uma hora sem qualquer problema.

Se você começar as trilhas bem no início da tarde (máximo 13:00 horas), conseguirás fazer tudo até as 19:00 horas (nessa época é 'dia' até as 21:30 horas, aí começa a escurecer bastante).

Então sim, você consegue fazer tudo em uma tarde, contanto que vá no mínimo em um ritmo normal.

12 horas atrás, igorilas disse:

25;03 - Transfer Chalten a Aeroporto Calafate – Tolkenpatagonia ou Zona Austral

Eu não conheço essas empresas que você está citando.

Nas duas vezes que fui para lá, usei os serviços 'normais' de ônibus disponíveis (que atendem na rodoviária, não sendo de turismo).

Link de uma consulta de linhas de ônibus normais (trajeto El Chaltén até El Calafate, parando no aeroporto), no valor de 18.000 ARS: https://www.plataforma10.com.ar/servicios/buscar-pasajes/El-Chalten/Calafate/3702/2728/28-12-2023/_

Abraços!

Editado por Alan Rafael Kinder
  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@igorilas Nunca usei esse tipo de transporte,só em Cuba,por ser obrigatório para ir ao aeroporto na época em que fui,hoje tem ônibus, segundo um amigo que lá esteve recentemente. É muito mais caro e corre risco de não chegar no horário e perdê-lo.En Calafate só a TACSA ou para Chile. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 11/12/2023 em 21:21, yuri_s. disse:

o mini treking se vc comprar pela hieloyaventura com cartao visa, sai bem mais enconta, usando o cambio mep faixa de 1500 reais
a laguna esmeralda da para fazer sozinho gastando somente com transfer lá
el chalten da para vc ir e voltar de onibus, comprei passagem faz uns 2 dias pelo site da chalten travel, ida e volta saiu total de uns 150 reais

Uma observação importante, notei que com a Hieloyaventura o mini trekking não inclui a visita das passarelas de 1h, e com a Brasileiros em Ushuaia inclui, mas a diferença de valor é muito alta. Mesmo assim vc acha que compensa mais com a agencia da Argentina?  teria outra da Argentina que inclui as Passarelas?

 

Vou ter 2 dias, sendo que um dia pretendo fazer o minitrekking (de preferencia com as passarelas) e outro dia o passeio Todo Glaciares.

Editado por igorilas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...