Ir para conteúdo

Dúvida passeio nas passarelas Perito Moreno - El Calafate


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Correto.

Você sempre deve reservar com um dia de antecedência - podes fazer isso solicitando para a recepção da tua hospedagem (quase todas fazem esse serviço), ou indo diretamente na sede da empresa (no endereço informado).

Caso faça com tua hospedagem, possivelmente exigirão o pagamento em espécie.
Já na sede é possível pagar com cartão (foi o que fiz).

Se optares por esse formato, escolha pelo primeiro horário (08:00), o transfer passará recolhendo as pessoas e chegará na ponte sobre o Rio Eléctrico cerca de 40 minutos depois (embarque e deslocamento). De lá você segue a trilha (bem demarcada) até o início do Sendero Pillar (que tem cerca de 5km), passando pelo mirante do Glaciar Piedras Blancas até a interseção entre o Sendero Pillar e o Sendero Capri. Lá você avança pelo Campamento Poincenot e sobe até a Laguna de Los Três (cerca de 2km pra ir, e mais 2km para voltar). De volta a interseção, retorne pelo Sendero Capri por cerca de 8km, optando por passar (preferencialmente) pela Laguna Capri. No fim você estará na cidade.

São cerca de 18km ao total dessa forma, tomando aproximadamente 07:00 horas em um ritmo normal de caminhada.

Não precisa levar muita água, pois tem vários pontos de abastecimento.

Sugiro usar ao menos um bastão de caminhada, que lhe auxiliará durante a subida até a Laguna de Los Tres.

Editado por Alan Rafael Kinder
  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
8 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Correto.

Você sempre deve reservar com um dia de antecedência - podes fazer isso solicitando para a recepção da tua hospedagem (quase todas fazem esse serviço), ou indo diretamente na sede da empresa (no endereço informado).

Caso faça com tua hospedagem, possivelmente exigirão o pagamento em espécie.
Já na sede é possível pagar com cartão (foi o que fiz).

Alan, se eu não me engano, você tinha comentado tempos atrás que ficaria no Folk hostel em El Calafate. Se você se hospedou nele como foi a experiência, o hostel é bom? E como fez o pagamento, cartão, dinheiro? Tenho uma reserva para ele em fevereiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
9 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Correto.

Você sempre deve reservar com um dia de antecedência - podes fazer isso solicitando para a recepção da tua hospedagem (quase todas fazem esse serviço), ou indo diretamente na sede da empresa (no endereço informado).

Caso faça com tua hospedagem, possivelmente exigirão o pagamento em espécie.
Já na sede é possível pagar com cartão (foi o que fiz).

Se optares por esse formato, escolha pelo primeiro horário (08:00), o transfer passará recolhendo as pessoas e chegará na ponte sobre o Rio Eléctrico cerca de 40 minutos depois (embarque e deslocamento). De lá você segue a trilha (bem demarcada) até o início do Sendero Pillar (que tem cerca de 5km), passando pelo mirante do Glaciar Piedras Blancas até a interseção entre o Sendero Pillar e o Sendero Capri. Lá você avança pelo Campamento Poincenot e sobe até a Laguna de Los Três (cerca de 2km pra ir, e mais 2km para voltar). De volta a interseção, retorne pelo Sendero Capri por cerca de 8km, optando por passar (preferencialmente) pela Laguna Capri. No fim você estará na cidade.

São cerca de 18km ao total dessa forma, tomando aproximadamente 07:00 horas em um ritmo normal de caminhada.

Não precisa levar muita água, pois tem vários pontos de abastecimento.

Sugiro usar ao menos um bastão de caminhada, que lhe auxiliará durante a subida até a Laguna de Los Tres.

legal, já fiz várias trilhas, mas nunca usei um bastão!

No trajero eu passarei automaticamente no Mirador del Fitz Roy (uma placa bonita que muitos tiram fotos) ? Vi pelo google maps que fica ali perto, tenho que fazer algum desvio para encontrá-la?

Pratico esporte, jogo futebol 1 vez por semana e caminho 5 km no parque umas 3 x por semana,... 18 km, muita coisa hem, vamos ver se aguentarei kkkk

 

Quanto as vestimentas, vc acha imprescindível a Bota impermeável?

Editado por igorilas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
8 horas atrás, Paulo M disse:

Alan, se eu não me engano, você tinha comentado tempos atrás que ficaria no Folk hostel em El Calafate. Se você se hospedou nele como foi a experiência, o hostel é bom? E como fez o pagamento, cartão, dinheiro? Tenho uma reserva para ele em fevereiro.

Olá Paulo, me hospedei sim (é a segunda vez que fico por lá).

O hostel é excelente, a estrutura é nova, bem mantida, banheiros sempre limpos, tem cozinha organizada, e a recepção tem uma atenção especial.

O café da manhã é extremamente simples, dependendo da tua preferência, pode ser que seja mais viável fazer a própria comida (tem um mercado La Anonima bem perto - cerca de 4 minutos andando) ou tomar o café da manhã por aí (lembrando que a grande maioria dos estabelecimentos costuma abrir apenas as 09:00 horas).

Além disso, a localização dele é muito boa. Fica perto do início da avenida principal (onde você vai encontrar quase tudo) e também quase do lado da rodoviária.

Eles alugam bicicletas caso queiras fazer um passeio pela cidade (e eu achei barato).

Eu paguei com cartão (Mastercard) no check-in. Antes de viajar, entrei em contato com eles, efetuei a reserva através do site indicado (não é o Booking), e confirmei os detalhes. No momento que fiz a reserva, o preço congelou. Lembro de ter pago 10.000 ARS pela diária em uma cama em bunkbed com café da manhã incluso (isso em Novembro era equivalente a R$ 54,11 - com IOF incluso). Pra nós foi viável, pois estávamos em um grupo de quatro pessoas, e havia um quarto com duas bunkbeds, fechando certinho.

Eles também me auxiliaram a fazer a reserva do passeio nas passarelas do Perito Moreno, por um preço bem acessível.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
8 horas atrás, igorilas disse:

No trajero eu passarei automaticamente no Mirador del Fitz Roy (uma placa bonita que muitos tiram fotos) ? Vi pelo google maps que fica ali perto, tenho que fazer algum desvio para encontrá-la?

Então, não sei se você já andou procurando por mapas das trilhas (existem vários na internet) - mas se fores observar o Sendero Capri (que é o que sai do estacionamento no final da cidade e leva em direção ao Campamento Poincenot, km 08, onde começa a subida para a Laguna de Los Tres), verás que em determinado momento a trilha se separa e depois se une novamente. É nesse momento que você escolhe entre subir até o Mirador Fitz Roy OU seguir até a Laguna Capri (você não consegue fazer ambos sem ter que voltar no caminho).

Na primeira vez que fui para El Chaltén, em um dia fiz a Laguna de Los Tres e voltei pela Laguna Capri. Noutro dia eu fiz a conexão Madre y Hija e voltei pelo Mirador Fitz Roy.

Na viagem desse ano fizemos antes a conexão Madre y Hija, voltando pela Laguna Capri. E no dia que fizemos a Laguna de Los Tres, voltamos novamente pela Laguna Capri.

Se notares, nossa preferência foi sempre por passar pela Laguna Capri - que eu acho mais bonita e menos cansativa.

Mas, caso queiras ir pelo caminho que passa pelo Mirador Fitz Roy, certifique-se que o dia está BEM ABERTO, caso contrário, quando chegares lá não conseguirás ver um palmo na tua frente (muito menos o Fitz Roy na distância).

Detalhe, estou falando do Mirador Fitz Roy que existe nas trilhas (que é o oficial e consta nos mapas do Centro de Visitantes) - talvez tenhas visto outro mirante que aponte para o Fitz Roy (o que não é incomum, visto que você consegue ver ele praticamente de qualquer lugar daquela região, devido ao seu tamanho).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
4 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Então, não sei se você já andou procurando por mapas das trilhas (existem vários na internet) - mas se fores observar o Sendero Capri (que é o que sai do estacionamento no final da cidade e leva em direção ao Campamento Poincenot, km 08, onde começa a subida para a Laguna de Los Tres), verás que em determinado momento a trilha se separa e depois se une novamente. É nesse momento que você escolhe entre subir até o Mirador Fitz Roy OU seguir até a Laguna Capri (você não consegue fazer ambos sem ter que voltar no caminho).

Na primeira vez que fui para El Chaltén, em um dia fiz a Laguna de Los Tres e voltei pela Laguna Capri. Noutro dia eu fiz a conexão Madre y Hija e voltei pelo Mirador Fitz Roy.

Na viagem desse ano fizemos antes a conexão Madre y Hija, voltando pela Laguna Capri. E no dia que fizemos a Laguna de Los Tres, voltamos novamente pela Laguna Capri.

Se notares, nossa preferência foi sempre por passar pela Laguna Capri - que eu acho mais bonita e menos cansativa.

Mas, caso queiras ir pelo caminho que passa pelo Mirador Fitz Roy, certifique-se que o dia está BEM ABERTO, caso contrário, quando chegares lá não conseguirás ver um palmo na tua frente (muito menos o Fitz Roy na distância).

Detalhe, estou falando do Mirador Fitz Roy que existe nas trilhas (que é o oficial e consta nos mapas do Centro de Visitantes) - talvez tenhas visto outro mirante que aponte para o Fitz Roy (o que não é incomum, visto que você consegue ver ele praticamente de qualquer lugar daquela região, devido ao seu tamanho).

Eu achei no mapa e entendi onde se separa, eu vou pela laguna Capri mesmo, que é mais bonito,na descida eu tenho que pegar a bifurcação da direita então.

 

Queria entender uma coisa... são 15 km para voltar, então se eu iniciar lá de cima da ponte do Rio Elétrico, vai ser mais tranquilo do que iniciar em El Chalten, ou seja vou pegar só descida? na ponte do Rio Eletrico eu passo pelo Senda El pilar? E depois Mirador de Glaciar pedras Blancas (como é o trekking até aqui?), depois de Piedras Blancas ao Campamiento Poincenote e Laguna de los 3 é só descida também, diferentemente se eu pegasse a subida dificil se eu tivesse iniciado por El Chalten?)

 

A Agencia que faz o translado por 20 dolares (Zon Austral) acabou de me falar aqui, são 20 km no total a trilha  e tem subida para chegar na Laguna de los 3, depois é só descida, cara na real não sei se vou aguentar muita coisa 20 km, jogo futebol , mas se for muita subida vai ser cansativo demais, e 20 km deve ser cansativo demais, eu costumo dar uma corridinha mesclada com caminhada num parque por somente 5 km.

 

Editado por igorilas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
5 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Olá Paulo, me hospedei sim (é a segunda vez que fico por lá).

O hostel é excelente, a estrutura é nova, bem mantida, banheiros sempre limpos, tem cozinha organizada, e a recepção tem uma atenção especial.

O café da manhã é extremamente simples, dependendo da tua preferência, pode ser que seja mais viável fazer a própria comida (tem um mercado La Anonima bem perto - cerca de 4 minutos andando) ou tomar o café da manhã por aí (lembrando que a grande maioria dos estabelecimentos costuma abrir apenas as 09:00 horas).

Além disso, a localização dele é muito boa. Fica perto do início da avenida principal (onde você vai encontrar quase tudo) e também quase do lado da rodoviária.

Eles alugam bicicletas caso queiras fazer um passeio pela cidade (e eu achei barato).

Eu paguei com cartão (Mastercard) no check-in. Antes de viajar, entrei em contato com eles, efetuei a reserva através do site indicado (não é o Booking), e confirmei os detalhes. No momento que fiz a reserva, o preço congelou. Lembro de ter pago 10.000 ARS pela diária em uma cama em bunkbed com café da manhã incluso (isso em Novembro era equivalente a R$ 54,11 - com IOF incluso). Pra nós foi viável, pois estávamos em um grupo de quatro pessoas, e havia um quarto com duas bunkbeds, fechando certinho.

Eles também me auxiliaram a fazer a reserva do passeio nas passarelas do Perito Moreno, por um preço bem acessível.

Obrigado pela resposta. 

Eu reservei pelo Booking e parece que lá fala que o pagamento é só em dinheiro. Depois vou entrar em contato o hostel para verificar isso direitinho, prefiro pagar com cartão.

Outra dúvida, será que nesse hostel eles preparam lanches para quem vai ficar um dia inteiro fora poder levar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 14/12/2023 em 07:53, Alan Rafael Kinder disse:

Eu usei o site https://www.plataforma10.com.ar/ nas duas vezes que viajei para lá.

Já viajei com a Caltur e a TAQSA, ambas são boas.

Na viagem de ida o ônibus costuma parar na Estancia La Leona (para uma breve pausa).

Na viagem de volta alguns ônibus param no aeroporto (basta verificar o itinerário).

O site aceita pagamento em cartão, e desde que você compre em ARS, você se beneficiará do câmbio MEP.
O site cobra uma pequena taxa de operação que é demonstrada no final do processo de pagamento.

Essa é a trilha mais famosa de El Chaltén, a maioria das pessoas que vai para lá costuma faze-la.
É possível torna-la menos extensa contratando um transfer até a ponte sobre o Rio Electrico, e fazendo o Sendero El Pillar (passando pelo Glaciar Piedras Blancas) - basicamente todos fazem dessa forma.

Para aproveita-la ao máximo, o ideal é ir em um dia que a previsão aponte níveis de nebulosidade quase nulos em todas as três camadas (alta, média, e baixa). Caso contrário o famoso Fitz Roy pode ficar bem escondido nas nuvens.

Fui em fevereiro/2020 e a lagoa estava descongelada, já nessa viagem de novembro/2023 ela estava totalmente congelada.

indica algum site para verificar os 3 niveis de nebulosidades diárias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Passando pela ponte do rio eletroco é a mesma senda da El Pilar. Antes vc passava em frente à El Pilar, mas agora eles proibiram, por ser área particular. Vc vai reto até o poicenot, passa pelo mirador piedras brancas (também sem desnível significativo), depois mais 1 km até um ponte onde tem um banheiro. Depois vc começa a subida, mais ou menos 2 km, até a laguna,. Aqui é puxado, mas dá para fazer de boa,na minha opinião. Quando eu fiz com  minha esposa, ambom tínhamos mais de 45 anos, e foi tranquilo. É só ir devagar, no seu ritmo. Depois é praticamente só descida até El Chalten. Esta mesmo descida, se vc resolver começar em El Chalten e não passar pela senda El Pilar, vc pega subindo.

Tem muito lugar em El Chaltém que não aceita cartão. Então leva dinheiro para lá, pois também não tem (ou tinha) casa de câmbio.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...