Ir para conteúdo

7844 KM DE CARRO PELA ARGENTINA - 19 DIAS, 15 PROVÍNCIAS


Posts Recomendados

  • Colaboradores

6 DE SETEMBRO DE 2023 (QUARTA): LONDRINA > GUARAPUAVA

Eram 4 da tarde em ponto quando eu entrei no estacionamento da empresa que meu marido trabalha para levá-lo pro seu salvo conduto de duas semanas + feriado prolongado, haha! Nosso trecho foi curtinho por isso, ele trabalhou até as 16h, eu já estava de férias!

Guarapuava não estava exatamente no nosso caminho, mas a gente gosta da cidade e já adiantava 350km de estrada. No entanto, o principal motivo de termos ido até lá foi pra conhecer pessoalmente uma amiga virtual de anos que acabara de se mudar pro Paraná, e foi muuuuito legal!

Jantamos com a Mary e o Danilo, dormimos por lá e no outro dia cedinho partimos, tínhamos muito chão pela frente! Agradecimentos mais que especiais pros nossos amigos!

 

7 DE SETEMBRO DE 2023 (QUINTA): GUARAPUAVA > POSADAS

(A partir de agora, pra efeitos de compreensão, adote que 1000 pesos vale 8 reais.)

Saímos perto das 8h da manhã se não me engano, de Guarapuava, com destino a Posadas. Foram 12h de estrada (pra percorrer pouco mais de 600km) pq fizemos muitas paradas e tinha uma fronteira com fila no nosso caminho!

Ainda antes de sair do Brasil fizemos algumas paradinhas aleatórias, até que apareceu uma placa de “cratera de impacto do meteoro”  hahauaha, a gente foi ver, claro. Pegamos um desvio de uns 5km de estrada de terra (ida e volta) e fomo lá ver qual era dessa cratera!

O mirante foi recém inaugurado, fica na cidade de Coronel Vivida, e é bem ajeitadinho. Nada imperdível já que tem pasto dentro da cratera, mas uma paisagem bonita, explicações sobre o impacto que ali ocorreu e aqueles balanços infinitos instagramáveis HAHAUAHA

1.thumb.jpeg.d2e657f8bd8c100ae336fa9c90ee264a.jpeg

Valeu a parada!

Uma coisa importante a se destacar: abasteça antes de cruzar a fronteira! Sim, mesmo pagando o triplo do preço! Na Argentina a gasolina está muito barata para nós, aí nas regiões até não tão próximas assim da fronteira há limitação de abastecimento para carro brasileiro (geralmente no máximo 20L por carro) e longuíssimas filas. Não vale a pena!

Mas continuando! Acho que chegamos em Barracão/Dionísio Cerqueira, que cruza pra Argentina por Bernardo de Irigoyen, era hora do almoço, e ficamos cerca de 1h na fila pra entrar. Escolhemos entrar por aqui e não por Foz pq tivemos informações de que lá tava muito pior de fila!

Quando o policial da fronteira nos perguntou onde íamos disse que ia a Mendoza e Salta, então ele disse pra encostar o carro e ir até uma sala pra fazer a imigração. Quem só vai ali na cidade não registra nada, só entra.

Entregamos nossos documentos para o oficial (meu RG e passaporte do Gui) e acho que o documento do carro e carta verde. O cara botou lá as informações no sistema e disse que em até 48h ia chegar no meu email (que ele me pediu pra escrever) os comprovantes de entrada, e que estes deviam ser apresentados na saída. Ele tb disse que caso não chegasse, que eu tinha que entrar num site lá (eu anotei mas agora não acho) pra emitir esse comprovante. Ok!

SPOILER: não chegou nada. Uns 3 dias depois entramos no site, informamos o dia e o local de entrada e o registro do Gui tava lá, o meu não! Além de ter provavelmente anotado meu email errado, o cara tb deve ter digitado algum número do meu RG errado. E agora? Vai dar BO pra sair?

Consultei o pessoal de um grupo de wpp que o Marcelo (não consegui puxar o nome aqui, rs) indicou e eles falaram que eu poderia procurar um oficial de imigração onde eu estava pra atualizar o email e ver o que tinha rolado com meu cadastro, mas que eu só deveria fazer isso se eu estivesse muito curiosa pq não ia acontecer nada na hora de sair, hahauahauaha, e não aconteceu mesmo. Não procurei ninguém e absolutamente nada aconteceu, ninguém pediu o papel.

Perdemos um tempinho na cidade tb pra trocar uns dinheirinhos (cotação horrorosa, 1usd x 640 pesos, mas eu precisava pra eventuais pedágios) e comprar um chip de celular. Aqui vem outro ALERTA!

Compramos o chip de uma empresa chamada PERSONAL por 400 pesos (tinha gente vendendo por 2000 affe) numa lojinha qualquer, pois não localizamos nesta cidade nenhuma loja oficial de alguma empresa mais conhecida. Desta forma, a pessoa te dá o chip e vc se vira.

Colocamos o chip no celular do Gui, aí tinha que cadastrar e depois colocar “créditos”. Pois bem, pra cadastrar é OBRIGATÓRIO informar um documento de identificação... argentino! Voltei na loja e falei “moça, eu não sou argentina, como faz” e ela fez cara de “eita, verdade... vc não tem nenhum amigo aqui que possa te emprestar um documento” HAHAUAHA

Eu só não pedi pra ela registrar com o documento dela ou devolver meu dinheiro pq eu tinha esse amigo! Kkkk, obrigada Eze, nos comportamos bem com seus dados. Mas fiquem espertos com isso na hora de comprar a porra do chip!

Fizemos então o cadastro e uma recarga de 1000 pesos no celular, com esse crédito compramos um pacote de dados com ligações por uma merreca, coisa de 300 pesos tb, que duraria até 7 dias. A gente acabou consumindo mais dados que isso, por isso fomos “comprando” mais pacotes, e antes da viagem terminar tivemos que fazer mais uma recarga insignificante.

No total gastamos menos de 20 reais com a compra do chip e de vários planinhos de dados, e ainda sobrou dinheiro no chip.

Seguimos enfim pela Ruta 14 e atravessamos quase toda a Província de Missiones até Posadas, sua capital. A estrada era bem boa e quase sem movimento. Pegamos bastante chuva, e apenas um pedágio de 200 pesos.

Chegamos bem tarde no nosso “alojamento” e comemos alguma coisa comprada na estrada. Preferimos não sair pq estávamos cansados!

Nosso alojamento aqui foi o mais podre da viagem e não recomendo muito... mas foi o que achei de mais barato dentro de um padrão mínimo de exigência, rs! Não tava sujo, mas os colchões eram péssimos e a aparência do lugar tb era meio bagaçada demais!

https://www.airbnb.com.br/rooms/783113019990674202?source_impression_id=p3_1696025998_ZDXYCuji0MtC7pFo

A cidade me pareceu simpática (o pouco que vimos), ela faz fronteira com o Paraguai onde tem uma redução jesuítica das mais legais, mas não tivemos tempo de visitar.

Até agora nem parados por policiais fomos... mas nossa sorte ia mudar!

(CONTINUA)

Editado por Juliana Champi
  • Gostei! 3
  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
13 horas atrás, D FABIANO disse:

Santa Fé está sem bandidos atualmente?A cidade,e principalmente Rosário,eram consideradas as mais perigosas do país em 2020.

Que fez em Córdoba? Nada?Não me diga que perdeu a Manzana Jesuítica!

Então, sobre Santa Fé, andei numa pequena parte dela no fim das contas, e até editei meu comentário de que a cidade era tranquila pq fiquei muito pouco. Eu li sobre essa fama de ser perigosa, mas quando fui avaliar números, a cidade que moro (que considero meio tranquila pros padrões que temos) é igual... então achei que que tem um pouco daquela coisa de brasileiro achar as coisas dozotro perigoso sendo que mora no caos, rs!
A minha host me disse que ali onde estávamos era bem tranquilo e seguro, que eu podia caminhar a noite sem maiores problemas, e de fato achei a vizinhança tranquila.

Sobre Córdoba e a Manzana, passamos por ali até mas não programamos visitar. Primeiro pq não é um assunto pelo qual eu tenha muito interesse, sem contar que eu não tinha tempo suficiente pra visitar todo o complexo, preferimos andar pela cidade, pelas feiras e curtir sem compromisso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
7 minutos atrás, D FABIANO disse:

   @Juliana Champi Seu interesse eu nao sei qual é. O meu é política e história. 

Como não sabe? hahauaha eu sempre digo quando vc vem com essas histórias de cidades grandes que temos interesses opostos.

Na verdade quase tudo neste mundo me interessa, o que inclui demais política e história! Mas eu escolho bem o que quero priorizar em cada viagem... nessa não fiquei afim de nada de jesuíta, Pachamama tava me chamando! 😉

Editado por Juliana Champi
  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...