Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Buenas galera!

Agora me animei em escrever relatos hehe e nada melhor que ensinar a turistar na minha cidade querida... Então não é necessariamente um relato de viagem já que moro lá (digo lá porque agora to longe, aqui na Bolívia), mas sim relatos dispersos de passeios por espaços naturais urbanos e também unidades de conservação do meu Portinho. Vamos passar por duas praias e dois morros: Lami, Ponta Grossa, Morro do Osso, Morro Tapera, e como extra por Itapuã (fica em Viamão, a cidade do lado).

Começando pelo Lami. Assim como os demais lugares, fica na Zona Sul da cidade. Do centro histórico, ali no Mercado Público, se pega o bus 267 ou R47 Lami e pede pra descer na praia. Sim, Porto Alegre tem praia e se pode tomar banho! é uma linha de costa no Guaíba, nosso rio/lago, com uma faixa de areia e atrás a vegetação de restinga. Infelizmente, assim como por todos os lugares, tão querendo conceder pra iniciativa privada estragar com a conservação da natureza que os ambientalistas tanto querem proteger. Enfim, ali se pode caminhar pela orla, tomar um banho, comer um pastel, tem gente que acampa, nunca passei a noite ali mas adoraria. 

Aí tem o morro da Ponta Grossa. Pra chegar lá se pega o 171 Ponta Grossa até o lugar onde era o antigo retiro dos funcionários da Varig. Ali tem uma casa com um portão onde a entrada é gratuita pra trilha no morro, a não ser que tu esteja de carro, aí tem que pagar 10 reais de estacionamento. O morro tem algumas trilhas diferentes, dá pra subir até o topo do morro (não cheguei a ir ali) e também chegar na beira da praia. No início da trilha tem uma antiga pedreira. É tudo lindo o caminho no meio do mato, as pedras, do nada chegar na prainha da pg.

O Morro do Osso é uma Unidade de Conservação, um Parque Natural Municipal. Se não me engano, a entrada é gratuita e tem alguns ônibus que chegam lá perto, melhor pesquisar melo app Moovit pra ver qual o melhor de acordo com o lugar onde tu tá. Dá pra agendar trilhas guiadas ou fazer elas por si mesmo. Nesse morro tu pode conhecer o que é a formação dos morros graníticos de Porto Alegre, que são o último vestígio norte do escudo rio-grandense chamado também de Serra do Sudeste. Essa formação é composta por morros graníticos com mata nas encostas e campos nativos no topo, cheios de rochas e gramas maravilhosas. Assim dá pra sentar lá no topo e ficar mirando o Guaíba de cima. 

Já o Morro Tapera é mais roots, esse tem que se virar sozinho. Tem várias entradas diferentes, só fui com amigos que sabiam o caminho e fomos de carro, então não sei explicar como chegar. Fica pertinho de Ipanema, então não é muito difícil. Tem um app de trilhas que é o Wikiloc onde vocês podem encontrar o caminho. É um pico seguro, tem gente da comunidade que sobe lá pra tomar um chima no fim de tarde dos fins de semana, mas por alguns dos lados o acesso é meio difícil por causa da degradação do solo. Igual rola, só tem que tomar cuidado, ir com o calçado adequado e tal, e as trilhas são fáceis de seguir, são claras, então rola não se perder e passear tranquilo. Nesse também se consegue ter uma vista panorâmica da cidade.

O Morro do Osso tem uns 190m de altitude, enquanto o Tapera tem uns 250. Lugares mais altos são o Morro São Pedro, com 280, e o Morro Santana, ponto mais alto da cidade com 310m. Os dois são acessíveis mas o São Pedro tem que entrar em contato como Econsciência, que faz as trilhas, e o Santana dá pra ir sozinho mas dizem que é perigoso, então se entra em contato com o grupo Preserve Morro Santana que faz trilhas por lá.

Como já disse, todos esses lugares são na Zona Sul, com exceção do Santana que é na Zona Leste. Morro do Osso e Morro Tapera são pertinho de Ipanema, que é tipo o início da ZS, enquanto a Ponta Grossa e o Lami estão mais pro extremo sul, se afastando cada vez mais do centro, inclusive por isso que é possível tomar banho no Guaíba. 

Agora o extra, saindo um pouco de Porto Alegre e chegando em Viamão, a cidade do lado. O pico é Itapuã. Partindo do centro, de pega o bus Viamão (um azulzinho) Itapuã Colônia ou Itapuã Praia das Pombas, custando cerca de 10 reais. Tem dois destinos possíveis (ou três caso tu tenha carro), um deles é gratuito e na comunidade e o outro é pago dentro do Parque Estadual de Itapuã. Na vila o destino pode ser a Praia de Itapuã ou a Praia dos Passarinhos, que eu nunca fui então não tenho muito o que comentar. Para o parque, que a entrada é cerca de 20 reais mas vale cada centavinho pela maravilhosidade. Tem a sede com um museuzinho e uma apresentação que conta a história do parque, que é muito interessante como um episódio importantíssimo da luta ambientalista na cidade. Aí tu pode escolher entre as praias, a última vez que fui tinha só duas abertas ao público, a Praia das Pombas e a Praia da Pedreira. Só fui na das pombas também porque é a mais perto pra quem tá a pé, mas dizem que a da pedreira é maravilhosa também.  Além das praias, no parque se pode combinar com um guia comunitário pra fazer a Trilha da Visão, com custo extra de 10 reais. 

Até agora falei só das praias do Guaíba, mas em Itapuã também se pode ir além e chegar na Laguna dos Patos indo na Praia da Varzinha. Aí precisa ir de carro porque é mais longe e lá tem um camping que cobra 30 reais a entrada, mas logo ao lado do camping tem um portão que dá pra comunidade e é só pular que tu chega no mesmo lugar de graça e sem ninguém te incomodar, bem tranquilo. Outro pico maravilhoso que vale muito a pena, mas essa é uma praia pequenininha e costuma estar cheia de gente. Imagino que as duas praias da vila também tenham bastante gente, então pra quem curte sossego melhor ir nas que são dentro do parque ou no Lami, que tem uma costa bem grande e se quiser pode se afastar do pessoal. Já sobre os morros, são passeios mais tranquilos e com pouca gente. 

Nas fotos, em ordem: 3 no Lami, 3 na Ponta Grossa, 3 no Tapera, 1 na Varzinha e 1 na Visão.

Espero que curtam os cantinhos naturais da Porto Alegre que gosto tanto! Qualquer coisa podem pedir, coisas específicas desses lugares ou rolês pelo centro também :)

20221109_144803.jpg

20221109_145130.jpg

20221109_150540.jpg

20220918_170515.jpg

20220918_162950.jpg

20220918_164728.jpg

20221106_110903.jpg

20221106_121119.jpg

20221106_104311.jpg

20230202_165625.jpg

visao.png

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@miranlauberf Não conhece o Farol de Itapua da música, então?

Eu fui lá 2 vezes há muitos anos e recomendo.Só não sei como está o passeio de barco e os horários de ônibus. Informações foram passadas pelo centro de informações do turismo localizado na Rodoviária que não sei se com a direita no poder continua funcionando, 

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O farol que fica no parque, certo? Ele tá fechado à visitação já faz uns anos, só em 2018 o parque reabriu pra visitação pública e tão aos pouquinhos abrindo as praias e trilhas. Não sei como vai ficar a situação do farol, se vão abrir ou se entrou nas áreas intangíveis do plano de manejo do parque... vou tentar descobrir isso, queria muito conhecer. Mas o que rola é ver o farol de longe pelos dois lados haha porque tem as praias do Guaíba e a da Varzinha que já fica na Lagoa dos Patos. A direita no poder tá uma merda pro meio ambiente, como o que tá rolando agora lá com o Parque Harmonia.. mas enfim, daí já é outra história. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não era parque na época em que fui e que morava em Porto Alegre, mas isso foi em 2006.

Sou totalmente contra as ideias ambientalistas, sou desenvolvimentista e marxista.Claro que contra fazendeiro destruindo a Amazônia, porque isso é ganância,diferente de desenvolvimento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Boas dicas! Apesar da cidade possuir diversas praças e parques, costumam falar que ela é muito "urbana". Roteiros assim sempre são bons. Uma forma diferente de curtir o pôr do sol do guaíba com o amargo na mão =D

Vi que vc falou que por exemplo o morro tapera é seguro. Mas assim, esses lugares são de boa mesmo para ir? Costumam haver reclamações de assaltos ou coisa do tipo não? Ou o perigo é natural? (se perder, cobras, etc)?

Editado por StanlleySantos
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@StanlleySantos Você está enganado.Poa tem grande area rural, por ser um município muito grande. O núcleo e urbano, mas nem por isso é o município. Para se ter uma ideia, de Porto a Zona Sul,esse ônibus citado acima de Ponta Grossa ou o Serraria-Rodoviária fazem um longo trajeto até os confins da zona sul. Praia de Itapua bem como a laguna dos Patos já é o município vizinho, de Viamao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
7 horas atrás, D FABIANO disse:

@StanlleySantos Você está enganado.Poa tem grande area rural, por ser um município muito grande. O núcleo e urbano, mas nem por isso é o município. Para se ter uma ideia, de Porto a Zona Sul,esse ônibus citado acima de Ponta Grossa ou o Serraria-Rodoviária fazem um longo trajeto até os confins da zona sul. Praia de Itapua bem como a laguna dos Patos já é o município vizinho, de Viamao.

Então, quando refiro-me ao fato de a cidade ser considerada "urbana", quero dizer no sentido turístico, uma vez que a grande maioria das atrações de POA se concentram no perímetro urbano (experiência pessoal e de colegas que visitaram a cidade). Um google básico evidencia isso, também.

Vc está certo no panorama "macro" da cidade em si, pois ela não é exatamente uma selva de pedra, mas o próprio post da moça enfatiza o contraste com o "urbano", pois não se fala tanto desses lugares citados quanto se fala do mercadão, do Mário Quintana, dos estádios dos grandes rivais gaúchos ou do parque farroupilha, por exemplo. Por isso acho o post interessante, é bom mostrar esses destinos mais naturais. Eu lembro que do Partenon (onde fiquei hospedado) tinha vista para um morro bem bacana, não sei se é o Santana ao qual a moça se referiu....ficava me perguntando se tinha algo interessante ali 

Editado por StanlleySantos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@StanlleySantos Não sei se você foi no tempo ou soube que havia 2 linhas turismo. Uma rodava só por esse circuito tradicional, inclusive o estádio Olímpico,que ainda funcionava. A outra levava a esses lugares 1 vez por dia e demorava 3h.O ônibus ia cheio.Eu fui nele e conheci tudo. Foi o 2 ônibus turismo que peguei na vida, antes conhecia o de Curitiba e depois fui ao de Campo GCampo.Era muito barato. 5 reais.Mesmo naquela época era barato, pois a prefeitura incentivava muito o turismo. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 11/10/2023 em 09:06, StanlleySantos disse:

Boas dicas! Apesar da cidade possuir diversas praças e parques, costumam falar que ela é muito "urbana". Roteiros assim sempre são bons. Uma forma diferente de curtir o pôr do sol do guaíba com o amargo na mão =D

Vi que vc falou que por exemplo o morro tapera é seguro. Mas assim, esses lugares são de boa mesmo para ir? Costumam haver reclamações de assaltos ou coisa do tipo não? Ou o perigo é natural? (se perder, cobras, etc)?

Pois é, a Redenção é tri, mas não é o único lugar pra se tomar o matecito haha

Então, sobre o Tapera, no pé dele tem umas vilas, o que poderia tornar perigoso, mas digo que é seguro porque é um morro utilizado pela população. As duas vezes que fui lá encontrei gente no trajeto, galera de boa tomando um mate, uma vez tinha um grupo de gente mais velha fazendo uma trilha. Sempre tem alguém, aí aquela coisa de que os lugares que são utilizados acabam sendo seguros. Já o Santana é outra história, tem a comunidade em um dos lados e eles frequentam o morro, tem comunidade indígena também, mas já ouvi histórias de assaltos e tal, inclusive nós da universidade fazemos subidas com os novos alunos da biologia e só nos deixam ir com um segurança pq já rolaram coisas. 

E bom, o perigo natural sempre existe também. No Tapera tem um dos lados que é bem difícil subir e descer o início pra quem não é acostumado com esse tipo de coisa, ou pra quem não tem um calçado adequado... mas tem outras subidas que são mais tranquilas, tem as trilhas no wikilok. De bicho também sempre é possível, afinal é um espaço natural, mas no geral eles querem manter distância da gente hehe 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...