Ir para conteúdo

Bogotá


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Bogotá é uma cidade ótima, apesar de ser capital e uma cidade grande (tem uns 7 milhões de habitantes) é relativamente organizada e dá pra se virar bem sozinho. O tranporte público lá funciona bem, o principal tranporte publico lá é o Transmilenio, uma linha expressa de ônibus que funciona basicamente como um metrô (a cidade não tem metrô): tem várias linhas com paradas pré determinadas, estações fechadas que vc compra o bilhete antes de passar na roleta, faz baldeação, etc. Olhando os mapas das linhas na estação é super tranquilo de se mover pela cidade, e o melhor é que é barato. pra cobrir rotas que o Transmilenio não faz tem minionibus que andam pela cidade, mas nao andei neles entao nao sei preço e nem como funciona.

Táxi em Bogotá é uma das únicas cidades no país que usa taxímetro (que eu saiba é só lá e em Medellin), então cuidado com o horario de rush pq tem engarrafamentos enormes na cidade e nesses horarios fica bem caro. Na rodoviária é um dos poucos lugares que o preço do taxi é fixo. Ao chegar la, antes de sair do saguão tem uma cabinezinha de taxi, vc diz seu endereço de destino e o cara emite um boleto com o numero da placa do carro que vc vai pegar e quanto vai custar. Não é caro não, da rodoviária até o albergue eu paguei menos de 10.000 pesos. Mas vc não vai usar mto taxi na cidade, da pra se virar bem com o Transmilenio.

O Platypus é o albergue mais famoso de Bogotá, eu acabei ficando lá também. A localização é boa, na Candelaria, bem perto de uma estação do Transmilenio, supermecado, banco, e dá pra ir caminhando por todo o centro historico.

Gostei do lugar, tem uns 3 ou 4 quartos de casal (mas nenhum tem banheiro privativo) e o resto é dormitório, os banheiros são medíocres mas dá pra usar sem problema, tem uma cozinha razoável que a gente pode usar, uma area pra comer e socializar tipo uma copa, alguns computadores com internet (tem q pagar), caixa forte pequena (só pra documentos, dinheiro e ipod - leve seu proprio cadeado), café e chá de graça à vontade o dia todo, e uma geladeira cheia de cerva que vc pega e paga quando fechar a conta. Ah e vc ganha uma cerva gratis de boas vindas no dia que chega.

Mas o que é mais legal lá é o dono, o Germán, ele é um super mochileiro e conhece tudo da Colômbia e de quase qualquer país, e fala umas 6 línguas. ele é super bem disposto e dá dicas valiosas de viagem. Se ficar hospedado lá, não deixe de trocar uma idéia com o cara e pedir opinião e dicas sobre o seu roteiro. As vezes ele fica empolgado em ficar trocando idéia e oferece cerveja por conta da casa=) Mas tem que fazer reserva antes, pq lá quase sempre tá lotado.

Mas se não der pra ficar lá tem mais uns 3 ou 4 albergues na mesma rua, também parecem bem legais.

Ficando em La Candelaria dá pra conhecer a pé todo o centro histórico da cidade, que é lindo. Quando eu fui o museu do ouro estava fechado pra restauração, iria reabrir só em setembro, então provavelmente vc já vai pegar aberto!

Leve casaco, lá faz frio. A temperatura é em torno de 9, 10 graus o ano todo.

As pessoas são simpáticas e super hospitaleiras e, apesar de os colombianos do resto do país dizerem que eles são frios e esnobes, isso não é verdade.

Bogotá é uma cidade grande como outra qualquer, então tome os mesmos cuidados que vc tomaria ao andar no Rio ou em São Paulo. Não carregue muito dinheiro na rua, não fique expondo sua super maquina fotografica na rua, ande sempre com cara de quem sabe onde vai, cuidado com sua bolsa especialmente em onibus lotados, cuidado com "falsos policiais" que podem pedir seus documentos (sempre peça pra ele mostrar o distintivo primeiro), não ande sozinha à noite, essas coisas que brasileiro já sabe de cor =))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Respostas 307
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Estive em outro tópico perguntando sobre albergues em Bogotá e agora que retornei da viagem, gostaria de passar as minhas impressões, em virtude de as informações turísticas sobre a Colômbia serem extremamente escassas ( uma GRANDE pena, eu diria.)

Primeiro: antes de viajar esqueça todos os esteriótipos que você já ouviu sobre a Colômbia.Apesar de ter tentado aplicar essa idéia, estive muito insegura perto da viagem ( principalmente pelo fato de eu ter ido sozinha e por dois dias antes de eu viajar, um carro bomba ter explodido em Calí). Mas quando peguei o taxi do aeroporto para o albergue, posso dizer que relaxei. Bogotá é uma cidade linda, segura e muito limpa. Você vai encontrar poucos turistas e em grande parte eles serão israelenses( sim, isarelenses) e europeus. Brasileiros são pouquíssimos, (os que vão pra lá geralmente viajam à trabalho.). O transporte público é razoável ( os ônibus são velhos, com exceção do transmilenio, que são ônibus com articulações, porém com um itinerário muito peculiar e um pouco dificil de entender.)porém com um preço em conta. Me hospedei no La casona del Patio Amarillo, um albergue muito aconchegante localizado em Chapinero, um bairro que fica entre La Candelária e a Zona Rosa. O albergue é ótimo,o staff é super atencioso, mas ele custa um pouco acima da média dos outros albergues e porisso os hóspedes são entre mochileiros gringos de idade avançada e pessoas que vão à trabalho. A região de Chapinero é ótima, segura e fica algo como 6, 7 quadras da Zona Rosa. Porém, se retornasse à Bogotá, me hospedaria no Hostel Internacional, que fica em La Candelaria. O albergue é simplérrimo, barato, e é um meeting point de mochileiros do mundo inteiro, com um staff super prestativo. A localização é ótima, em frente a um supermercado, do lado de uma pizzaria e umas 2 quadras de um ponto do Transmilenio.

 

Passeios obrigatórios: La candelária e arredores, Centro internacional ( ênfase para o Museu Nacional de arte e principalmente para o MAMBO ( museu de arte moderna), Zona Rosa ( tanto de dia como de noite, Bogotá vibra e pulsa nessa região!), O furicular ( o ponto mais alto da cidade). Também estive na catedral do sal em Zipaquirá. Honestamente, fiquei um pouco frustrada já que Zipaquira é um pouco longe de Bogotá, a estrada é ruim e o motorista de ônibus de sanidade mental duvidosa( os locais pediam por favor para ele moderar na velocidade.). Mas como é uma das " maravilhas do mundo " da Colombia, vale uma visita.

 

Segurança: honestamente, não tive nenhum problema e não me senti intimidada em nenhum momento. Quando andei sozinha à noite e pela madrugada, sempre estive acompanhada. Acho que a grande sacada é: não evidenciar que você é turista.Como sou de fisionomia latina e falo um espanhol razoável, ´para mim foi fácil. Em relação às pessoas, posso dizer que o colombiano é o que faz a Colômbia melhor. As pessoas são super atenciosas, simpáticas, prestativas e ficam super felizes quando sabem que você está lá a turismo! Uma coisa: se você pedir informação às pessoas na rua, certamente elas irão lhe ajudar, mas saiba que EM BOGOTÁ AS PESSOAS NÃO SABEM DAR INFORMAÇÕES. Isso me irritou profundamente, já que demorei quase 3 horas pra encontrar o museu de arte moderna, sendo que ele estava na minha frente. Eles serão super prestativos mas na maioria das vezes a informação estará errada. Em relação a atentados: quando você caminhar por Bogotá, vai perceber o quão fanáticos eles são por segurança ( e com a devida razão). O exército está nas ruas, em cada esquina tem um policial com um cachorro, e toda a vez que você for entrar em um lugar público ou em um Shopping, VOCE SERA REVISTADO.

 

Taxi: taxi em Bogotá é muito barato! O máximo que você irá pagar é 20.000, e é até o aeroporto. Porém, se prepare: os motoristas de taxi são LOUCOS. Dirigem de maneira selveagem, e a 100 por hora, portanto prepare-se para fortes emoções. Uma recomendação unânime que recebi foi: nunca pegue taxi na rua, sempre ligue para um do radiotaxi. E eu a obedeci com afinco, até o dia que eu chamei um taxi e quando eu entrei no carro , o motorista estava chapado e bebendo cerveja( sim, depois daquele dia, acho que não morro nunca mais.) e dirigia a 200 por hora, furando todos os sinais. A partir dai, resolvi começar a pegar taxi na rua e não tive nenhum problema.

 

Mulheres sozinhas: honestamente, não tive nenhum incômodo, lá é mais ou menos como o Brasil, o máximo que os homens fazem é dar uma olhada e falar alguma coisa, é só não dar bola. Não abordam de maneira agressiva e tampouco intimidadora.

 

Dicas: fale pelo menos O MÌNIMO de espanhol, já que em Bogotá você não encontrará brasileiros ( em 7 dias encontrei 1) e a cidade não é muito turística, ou seja, NINGUEM fala inglês.

 

Custos: os preços são equivalentes ou inferiores ao Brasil. Eletroeletrônicos e calças da Diesel( sim, haha) tem um preço bem em conta.

 

Impressões: posso dizer que não vejo a hora de retornar! Cidade vibrante, linda, com pessoas fantásticas! Não deixe de tomar um café no Juan valdez e comer a quesadilla de queijo com champignon no El Carnal . O Cafe para los dos em La candelária é uma delicia também!

 

Bogotá es una fista! Desfrute-la!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Se você quiser alguma informação antes de viajar, o único guia disponível no Brasil é o da Lonely Planet. Vale pra ter uma idéia MAS EM HIPÓTESE NENHUMA CONFIE NAQUELES MAPINHAS pois eles são pura enganação. E os preços que constam estão um pouco ( bastante) desatualizados. Ao chegar em Bogotá, compre o guia da cidade do jornal El tiempo, pois ele está muito atualizado e dispõe de mapas confiáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoal,

estou indo para Bogotá no final do mês e estou com algumas dúvidas para serem esclerecidas.

Irie chegar lá por volta das 1 da manha de terça feira, portanto, gostaria de saber se existem casas de cambio a esa hora? se é melhor deixar para cambiar no outro dia? e os taxis? irei ficar no hotel platinum, que fica próximo a candelária (me disseram que o valor da corrida é 17000 pesos), pegando qualquer taxi eu pagarei esse preço? mesmo nesse horário? como que funciona?

e po r último gostaria de saber como é vida noturna de Bogotá? tem boates? rumbas?

 

Ab

 

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Silnei,

 

Tive dando uma olhada nos preços das passagens aéreas entre Bogotá e Cartagena e estão muito caras, mais de mil dólares o casal. Em razão disso, acho que vou ficar apenas em Bogotá e numa próxima oportunidade ir para Cartagena.

 

O que vc acha? Vale a pena queimar minhas milhas para conhecer apenas Bogotá ou é melhor esperar e qdo tiver mais tempo ir para as duas cidades, mas fazer o trajeto de busão?

 

Em Bogotá, qual hotel vc ficou?

 

 

Um abraço,

 

 

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

BOGOTÁ

Bogotá até lembra a cidade de Santiago do Chile. Fica entre as cordilheiras, fundada em 1538 em local onde habitavam os indígenas muiscas, esta a 2.620mts do nível do mar, mostra uma cidade antiga refletindo com o novo, com as edificações coloniais junto com arranha-céus. A temperatura média é de 13graus. com uma população de 6.800hab o tráfego em horário de pico é caótico. A moeda é peso colombiano, basicamente tirando os três zeros da moeda fica em real, 1.000 pesos um real

Chegamos via Varig, e já na saída fomos abordados por motoristas free lance, o preço básico é de 20.000pesos, cambiamos no Aeroporto no Banco popular sem taxa de comissão, base 1.910 US, na cidade fica em torno de 1.900p. Dica não trocar na rua com cambistas, geralmente na troca eles tiram parte do troco, muitos caem no troco mocho.

Negociamos o taxi por 15.000, mas o valor real na cidade fica em torno de 12.000 sem intermediários.

Eu e meu amigo estávamos-mos preparados para ir ao Hotel El Virrey, o motorista indicou Hotel Quinta de Bolívar, estes motoristas free lance, ganham propinas ao levar no hotel, por isto procuram mudar hotel evitando a tua reserva, na realidade foi bom, fui verificar o El Virrey e o Bolívar é muito melhor. Preço 68.000 pesos, aceitam cartão de crédito, íamos ficar no Platypus preço básico 17.000 a 45.000 conforme o tipo do quarto, mas como eles não fazem reserva resolvemos ficar num hotel melhor para não arriscar perda de tempo.

A viagem entre Guarulhos a Bogotá dura 5.30h, nossa chegada foi as 15:00h local fuso duas horas menos. Entre alfândega, câmbio etc.; chegamos ao hotel ás 17:00h, saímos direto para conhecer o setor histórico, mesmo por que no outro dia pela manhã seguimos para Cartagena. Negociamos o taxi por 18.000 pesos, o motorista na chegada cobrou 20.000p alegando que o terminal da aerorepúblic éra em outro lugar, ele pensava que era no terminal da Avianca que é mais perto. Por isto tem que negociar e esclarecer tudo, onde quer ir, local preço final incluso a propina. Não é pela diferença tão pequena, mas eles não são honestos, já que não tem velocímetro nos taxis.

Bem na realidade deixamos para conhecer Bogotá no retorno de Cartagena, com um tempo reservado de um dia e meio.

Chegamos a Bogotá de Cartagena ás 11:00h, fomos direto para Hotel Quinta de Bolívar, estou priorizando mais as dicas de custos, por que cada um tem um gosto e modo de passeio.

Saímos direto para conhecer o Museo do Oro, infelizmente está em reforma e abre somente em novembro.

O setor histórico está concentrado e da para andar a pé, entre subidas e descidas. O ideal é pegar um mapa nos ponto s de informação turísticas, aeroporto etc.

Tem bastante coisa para ver, a Plaza de Bolívar, onde está o Palácio da Justiça, Capitólio Nacional, Teatro Colón, Nacional o que chama atenção é o sistema de transporte, muito parecido com Curitiba. O Transmilênio, com via exclusiva. Como o trânsito é caótico, e os carros conforme o final da placa não pode transitar em um dia da semana entre ás 06:00h ás 09:00h e das 16:00h ás 19:00h, por isto é um problema alugar carro.

Para quem gosta de museu, é o que não falta, Casa Botero, Arte Moderna, Nacional de Colômbia, Militar, Capela do Sagrario, Catedral Primada, Museu de Santa Clara entre outros.

Uma grande pedida é ir ao cerro Monserra, conhecer o santuário, com altura de 3.190mts, da para avistar toda a cidade, fui a pé do centro até a base, é uma puxada devido à subida, economia besta, o custo de taxi é de 5.000p e de bus 1.100p. A subida do teleférico custa 13.400 ida e volta, da para descer a pé para economizar 50%%, lá esta a Igreja de Monserra, entre a visita e uma via de vendas de recuerdos e lanchonetes, La se vai quase meio dia.

Tem que tomar cuidado para não entrar em fria, tem dezenas de joalherias vendendo esmeraldas, achei caríssimas, mas volta e meio você é abordado por vendedores de esmeralda. Meu amigo foi abordado por um deles e comprou duas pedras por $ 20 US mais 10.000p, a oferta inicial era 60.000. No outro dia fui abordado e me ofertaram por 60.000 eu ofereci 10.000, o cara me acompanhou dando desconto e após longa caminhada concordou pelos 10.000p, não comprei.

Já na ida para o Aeroporto negociamos a 13.000p e vi ainda o motorista dar 1.000p ao porteiro do hotel que fez questão de chamar o taxi.

A comida em restaurantes populares fica em torno de 6.000 pesos, uma cerveja 1.500p.

Como ia embarcar a noite dei uma passada na Casa da Moeda e outros pontos turísticos, para quem vem de Cartagena, Bogotá não chama atenção, muita pobreza.

Pegar um mapa da cidade é essencial.

 

PLATYPUS platypushotel@yahoo.com www.platypusbogota.com

www.hotelquintadebolivar.com

www.hotelelvirrey.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Membros

Acabamos de chegar de Bogotá. Saímos de São Paulo e quando chegamos em Bogotá, tivemos o primeiro entrave: deparamos com uma máfia dos taxis que mantém convênio com os hoteis (deles). Eles agem da seguinte forma: 3 pessoa te abordam na saída do aeroporto alegando que o transfer de seu hotel não apareceu para te buscar. Diante desse argumento te empurram para um dos hotéis que recebem "propina". CUIDADO, ao sair do aeroporto pegue um taxi na saída e vá para o seu hotel. A corrida custa em média 25.000 pesos colombianos ou R$20,00. Cuidado também com golpes aplicados por ladrões na Carrera 10 e imediações (centro). Eles agem assim: você está indo para o Monteserrat ou outro ponto turístico, à pé, conversando com seus amigos e de repente uma pessoa te aborda perguntando onde fica tal lugar alegando ser turista de outro país. Nesse momento chega uma pessoa bem vestida, de paletó e gravata. com boa aparência e bastante comunicativo e vai puxando papo. Em determinado momento pára e se apresenta como Policial da Imigração Colombiana (para nós Policia Federal) com identidade profissional e depois de conversar um pouco e adquirir confiança, pede para copiarem em um papel o seus nomes e nºs do passaporte. Depois insiste em saber quantos dólares e pesos você tem na sua carteira pegando todo o dinheiro sob alegação que irá registrar na Imigração, um prédio que fica em frente onde o golpe é aplicado. Nesse interím, o seu companheiro lhe entrega sua carteira com todo o dinheiro (dólares e pesos) se dirige para o prédio da Imigração. Após alguns minutos retorna e devolve todo o dinheiro para o companheiro e este alega ir ao seu Hotel buscar o passaporte que não portava no momento. Nesse momento você já confiou no suposto policial. Ele entra no prédio da imigração e não retorna. Aí você vai perguntar sobre a referida pessoa quando é informado que você foi roubado, pois no local existe uma saída no fundos que dá para uma praça.

Bogotá é uma cidade bonita com lugares que merecem ser visitados como a La Candelária, A Zona T e Zona Rosa, diversos museus. Não estranhe se você for, a qualquer momento e lugar, revistado, pois a cidade é bem policiada. Para receber informação é só dirigir-se a qualquer policial que sempre será bem atendido, ele são muito solícitos. NÃO DEIXE DE CONHECER A CATEDRAL DO SAL que fica na cidade de Zequipará, distante 1 hora de Bogotá. Entrada custa 14.000 pesos.

Um abraço e curtam BOGOTÀ.

Natal/RN - paulopavan@supercabo.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Admin

Velho,

 

Os "taxis oficiais" da rodoviária de Bogotá são bem organizados. Os preços são cobrados por zonas da cidade e você já entra sabendo quanto vai pagar. Creio que no aeroporto deve ser parecido, mas não tenho certeza pois cheguei e sai da cidade de Busão. Se fosse você iria de taxi mesmo pois não é tão caro assim. Mas veja o que é melhor na hora lá e depois conta pra gente aqui. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Fiquei em Bogotá do dia 07 ao dia 12/jan/2010, no Hostel Destino Nomada, no bairro de La Candelária.

O Hostel é bom e pertinho de tudo (recomendo!), mas longe das baladinhas da Zona Rosa (o táxi pra lá fica em torno de 15.000 pesos).

Nao achei a cidade mais perigosa do que Rio e SP - tem que tomar os cuidados normais de uma cidade grande... a sacada é nao ficar andando a pé depois das 9 da noite... pegue um taxi que é bem barato, se compararmos com o Brasil.

A temperatura está variando de 4º a 22ºC, tem que levar roupa de frio!!

Lugares imperdíveis: Montesserate, Andres Carne de Res, Musel del Oro, Museu Botero e Catedral do Sal.

Em Montesserate vá à tardezinha e espere escurecer, fica lindo! (e leve mais blusa pq é muito frio lá!)- preco 17.000 pesos para subir de teleférico.

O câmbio aki está US$ 1,00 para 1.900 pesos - quase igual ao real...

o Taxi do aeroporto para La Candelária sai por 18.000 pesos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Tambem achei Bogota muito segura. Nao vejo nem como comparar a SP, Rio, etc. Obviamente, as recomendacoes de sempre - atencao e cuidado com os pertences - valem, mas em nenhum momento me senti ameacado, nem a noite. Fiquei no albergue Cranky Croc. É bem arrumadinho, tem internet barata, restaurante... 20,000 a cama e 50,000 o quarto privado.

Sobre o transporte. Apesar do servico oficial do aeroporto (que indicou a tarifa de 18,700), o taxista me cobrou 22,000. Acabei pagando, para nao me estressar pelos 3,000, mas depois reclamei com o servico, que prometeu tomar "medidas disciplinares" e se dispos a me devolver a diferenca paga! Do aeroporto para o terminal terrestre e meio complicado. Tive de pegar dois colectivos... certamente vale mais a pena pegar o taxi, principalmente se for mais de uma pessoa.

Achei Bogota bem bacana. O Museu del Oro é fantastico. Sugiro pegar uma visita com guia (de graca). A vista do Montserrate tambem vale a pena. A dica eh nao deixar de ir na parte de tras, depois que acabam os quiosques de comida.

Abracos a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...