Ir para conteúdo

Torres de Paine - Circuito W - fev/2012


Posts Recomendados

  • 5 meses depois...
  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Oi Affonso,

 

Fazia tempo que eu não aparecia por aqui. Desculpe a demora para respondê-lo. Não sei se ainda ajudo, mas vamos lá: Eu diria que o único ponto fraco do meu roteiro foi a falta do acampamento Italianos. Como tivemos que fazer o trecho Pehoe->Cuernos em um só dia, acabamos ficando sem tempo suficiente para conseguir chegar até o último mirante do Vale del Frances. Indo novamente, eu certamente faria um pernoite no acampamento Italianos. Já se o objetivo for economizar tempo e (muita) energia, vale a pena suprimir o pernoite no acampamento Grey. É bem cansativo subir e descer o trecho do Grey com equipamento completo. Neste caso, o ideal seria pernoitar no Pehoe e fazer um bate-e-volta no Grey, deixando o trecho Grey->Paso para outra viagem.

 

Abraços,

Ângelo

 

Obrigado ae pelo relato!

 

Muito proveitoso seu mapa....como não disponho dos 10dias pra fazer o "O" mas também queria explorar algo mais, acho que vou seguir seu mapa....

Tiraria algo ou faria o mesmo trajeto?

 

Abras.

 

Affonso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ângelo, muito bom o relato.

Vou para o torres del paine no fim de novembro.

Os planos são de completar o circuito O ( na dependência de que este esteja aberto e o degelo já tenha avançado).

Caso não seja possível farei algo próximo do seu percurso.

Algumas dúvidas:

1- quanto de água é preciso carregar? há onde reabastecer durante as caminhadas ou é preciso carregar bebida para o dia todo?

2 - você relatou dificuldade em pregar os specs da barraca. Há algum lugar onde isso não seja possível? Há bastante pedra para amarrar os cordeletes? Pergunto isso pois pretendo acampar sempre que possível mas minha barraca é uma nepal 2 da aztec, com apenas uma vareta de sustentação, ela não permanece em pé a menos que bem preza ao solo.

3- qual tipo fogareiro voce levou? teve problema com o frio e altitude ou só com o vento?

4 - há possibilidade de comprar mais alimentos nos abrigos?

 

abraços

 

Pedro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ângelo, muito bom o relato.

Vou para o torres del paine no fim de novembro.

Os planos são de completar o circuito O ( na dependência de que este esteja aberto e o degelo já tenha avançado).

Caso não seja possível farei algo próximo do seu percurso.

Algumas dúvidas:

1- quanto de água é preciso carregar? há onde reabastecer durante as caminhadas ou é preciso carregar bebida para o dia todo?

2 - você relatou dificuldade em pregar os specs da barraca. Há algum lugar onde isso não seja possível? Há bastante pedra para amarrar os cordeletes? Pergunto isso pois pretendo acampar sempre que possível mas minha barraca é uma nepal 2 da aztec, com apenas uma vareta de sustentação, ela não permanece em pé a menos que bem preza ao solo.

3- qual tipo fogareiro voce levou? teve problema com o frio e altitude ou só com o vento?

4 - há possibilidade de comprar mais alimentos nos abrigos?

 

abraços

 

Pedro

 

Olá, Pedro!

 

Obrigado. Respondendo suas perguntas:

 

1 - A água é abundante e de boa qualidade em todo o parque. Durante as trilhas frequentemente surgem rios e pequenos cursos d'água onde se pode abastecer o cantil. Fiz todo o percurso carregando comigo apenas uma garrafa de 500 ml. Como as temperaturas costumam ser baixas, o consumo também não é tão grande quanto numa "trilha tropical".

2 - Tivemos problemas com os specs apenas nos Cuernos, pois o camping estava lotado e restaram apenas lugares muito ruins, com solo duro e entremeado pedras. Como não conseguimos fincar todos os specs, com um pouco de paciência, conseguimos coletar no entorno algumas pedras soltas para amarrar os cordeletes. Mas isso foi uma exceção. Nos demais campings não tivemos problemas e certamente no Cuernos as coisas seriam mais fáceis se ele não estivesse tão cheio.

3 - Levei um fogareiro pequeno, convencional ("tekgas"), de propano + butano. Funcionou sem problemas quanto ao frio e altitude. O vento atrapalhou um pouco em alguns momentos, mas nada que não fosse contornado com algumas pedras em volta do fogareiro ou buscando um lugar mais abrigado. No acampamento Grey, por exemplo, pudemos cozinhar dentro do abrigo.

4 - Acho que é possível comprar alimentos sim. Entretanto, levamos tudo o que consumimos, por isso, não sei dar mais detalhes sobre o assunto. Eu não recomendaria fazer uma excursão como essa contando apenas com a compra de comida nos abrigos. Acho que levar uma quantidade mínima para se manter é importante.

 

Boa viagem e qualquer coisa é só perguntar!!

 

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

avimeney, obrigado pelo relato e informações!

 

Estou indo agora em dez/jan para TDP, e levarei meu fogareiro tekgas também. Estava um pouco preocupado com o vento, mas como você disse que usou, vou arriscar também!

Pergunta:

- Você comprou os cartuchos de gás lá em Puerto Natales mesmo? Encontro cartucho compatível lá? Porque provavelmente não se pode transportar gás no avião..

- Vamos em 2 pessoas, acampar 6 noites sempre fazendo comida. Acho que 2 cartuchos dá e sobra né?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros
avimeney, obrigado pelo relato e informações!

 

Estou indo agora em dez/jan para TDP, e levarei meu fogareiro tekgas também. Estava um pouco preocupado com o vento, mas como você disse que usou, vou arriscar também!

Pergunta:

- Você comprou os cartuchos de gás lá em Puerto Natales mesmo? Encontro cartucho compatível lá? Porque provavelmente não se pode transportar gás no avião..

- Vamos em 2 pessoas, acampar 6 noites sempre fazendo comida. Acho que 2 cartuchos dá e sobra né?

 

Obrigado!

 

Oi Gabriel!

 

Você certamente já foi e voltou do TDP e eu não tinha visto sua pergunta... Desculpe pela demora e espero que tenha aproveitado por lá. Vou responder de qualquer forma para ficar registrado aqui, caso seja útil para mais alguém.

 

- Nós não viajamos com gás no avião. Compramos cartuchos compatíveis em Punta Arenas. Em Puerto Natales também é possível comprar.

- Usamos 2 cartuchos de 230g para 4 pessoas em 6 dias e sobrou bastante. Acredito que 1 cartucho destes renda cerca de 10 refeições.

 

Abraços,

Ângelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • Membros

Muito bom seu relato, Ângelo!

 

Planejo ir pra lá agora em fevereiro de 2015, e farei o circuito W. Farei o percurso sozinho e não tenho lá muita experiência com um trajeto desse porte incluindo camping. Fiz a trilha inca em 2011, mas sabe como é, o staff contratado para nos guiar acaba se encarregando de tudo, o que não nos dá uma boa "base" pra saber o que podemos precisar e tal. Sendo assim, tenho algumas dúvidas:

 

1- quando se referem a "área para cozinhar", o que encontramos? Só o local coberto mesmo, sendo necessário fogareiro próprio?

2- barraca, isolante, saco de dormir e bastões podem ser facilmente encontrados para aluguel?

 

Se puder me responder essas questões a tempo de partir pro rolê, ficarei grato! De qualquer forma fica a resposta de registro pra ajudar pessoas que assim como eu no momento, andam pesquisando sobre o rolê que estão pra iniciar...

 

Um abraço,

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi André!

 

Já tem três anos que estive lá, então algumas coisas já estão escapando da memória. Quanto às "áreas para cozinhar", me lembro que no Grey havia realmente um local fechado, com mesas, bancos e pia, mas não lembro se havia um fogão de uso coletivo. Relendo o meu relato, vi que no Cuernos também existia um local fechado, mas não conseguimos usar por estar super lotado. No camping das Torres, relatei que não havia local fechado. De qualquer forma, o fato é que você deve sim, levar seu fogareiro e gás. Usamos o nosso próprio equipamento em todas as refeições, seja porque não havia fogão coletivo, seja porque a cozinha estava lotada.

 

Os equipamentos de montanha que você listou podem ser alugados em Puerto Natales. Nos próprios hostels você deve encontrar este serviço. Não tente fazer isso no parque, procure na cidade, com antecedência. Qualquer outra dúvida é só falar! Boa viagem!

 

Abraços,

Ângelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Boa tarde, Ângelo!

 

Agradeço o esclarecimento das dúvidas, fico mais tranquilo pra partir pro rolê!

Mais uma coisa: já li todo tipo de relato que poderia por aqui, inclusive as postagens mais antigas, e não vi nada com relação a reserva das entradas para o parque TDP, não há necessidade, certo? Tenho essa dúvida pois na Trilha Inca há a necessidade de reserva antecipada para garantir a entrada no santuário no dia determinado (há aquele limite de 500 visitantes por dia)...

 

Desde já agradeço!

 

Abraço,

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...