Ir para conteúdo

Passagem Aérea Internacional - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Respostas 444
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá pessoal, tudo bem?

 

Queria ajuda de vocês pelo seguinte: eu comprei vários trechos de uma só vez (passagem multi-trechos) pelas Aerolíneas Argentinas e eles fizeram algumas alterações nos horários dos vôos após a minha compra ter sido efetivada, o que me prejudicou substancialmente. Tanto pelo meu roteiro quanto pelo fato dos meus horários terem ficado muito discrepantes com o meu companheiro de viagem, que terá de ir com outra companhia aérea mas que quando as passagens foram compradas nós tomamos os devidos cuidados para "casar" os horários dos nossos vôos. Tenho entrado em contato com a companhia aérea pra ver alguma solução que me seja mais favorável mais eles não têm se esforçado muito pra me ajudar. Gostaria da opinião de vocês, sugestões para o que eu posso fazer (e se posso) nesse caso.

 

Eu comprei essa passagem multi-trechos com vários trajetos, nacionais (dentro da Argentina) e internacionais, inclui-se aí Guarulhos-Buenos Aires, Santiago-Mendoza, Salta-Buenos Aires dentre outros. As passagens possuem datas marcadas a partir do início de julho desse ano. Essa noite (01/03) fui informado por e-mail que os vôos de Guarulhos-Baires e Santiago-Mendoza tinha sofrido alterações. As alternativas que eles me deram espontaneamente (sem consulta prévia) são as seguintes:

 

- Guarulhos para Buenos Aires, o vôo que ia chegar às 11h30 em Buenos Aires chegará, depois da alteração, às 13h40;

 

- Santiago do Chile para Mendoza, que era um vôo direto e que chegaria em Mendoza às 11h30, agora será um vôo com conexão (em Buenos Aires! [Aeroparque]) e que chegará agora às 19h10;

 

Quando entrei em contato eles me deram, para o primeiro vôo, além da opção de chegar no meu destino às 13h40 (que foi a alteração automática), a opção de estar embarcando no vôo das 06h, também das Aerolíneas, o que faria com que eu chegasse lá as 09h, fui informado inclusive que tal modificação não haveria custo. O atendente, ao telefone, alega que essa primeira alteração, antecipação de 2h30m no vôo está prevista na lei. Pelo que eu entendi, da fala dele, eles não estariam na lei se fosse alterado uma diferença de mais de 4h na chegada ao destino. Bom, evidentemente que pra mim esse horário ficou péssimo. Eu chegarei do interior do estado e não existe Airport Service (traslado) entre a rodoviária e o aeroporto internacional nesse horário o que me obrigará a tomar um taxi, encarar bandeira 2 e sem falar na grande distância entre a rodoviária de São Paulo e o Aeroporto de Guarulhos, o que encarecerá sobremaneira a corrida. Por convenção ou não, um vôo internacional que sai às 06h me obriga a estar no aeroporto às 04h da madrugada, mesmo que eu pudesse chegar um pouco mais tarde, 04h30, 05h (tem aqueles que se arrisca mais rs), é muito cedo! E inviável, claro... Cheguei a pedir um hotel em Guarulhos na noite que antecede esse trecho mas eles não quiseram oferecer pois alegam que já me deram a opção de ir às 06h da manhã.

 

Já em relação ao segundo vôo, que compreende uma diferença de 07h40m de diferença entre o vôo que eu ía e que me foi sugerido, ou seja, que teoricamente está fora da lei pois supera as 4h, a única opção que eles me dão é a de cancelar todo o bilhete (o bilhete multi-trechos) com reembolso total e sem multa. Já que as outras opções de vôo são ainda piores do que essa. Mas não é esse meu interesse, afinal a essa altura do campeonato as outras companhias aéreas já não estão com tarifas mais competitivas e seria dar um tiro no próprio pé fazer isso.

 

Quer dizer, eu comprei uma passagem pensando, além do preço, nas datas e horários especificadas; eles alteraram todo o trajeto por livre e espontânea vontade e a unica opção que me dão é: ir duas horas antes (no primeiro voo), o que me obriga a dormir em Guarulhos, e a chegar quase 8 horas depois daquilo que eu tinha comprado (no segundo vôo). Ou eu aceitaria essas condições ou então poderia pedir reembolso total e sem multa. Eu não sei, eu estou achando muito radical, não me parece uma atitude correta. Eles deveriam, ao meu ver, tentar oferecer acomodação, ou procurar vôo de outra companhia, não sei. Sinceramente gostaria da opinião de vocês... As vezes alguem passou por algo parecido...

 

Muito obrigado pela ajuda,

 

Um abraço,

 

Gabriel.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Gabriel

A Empresa aérea tem o direito em alterar o horário de partida de vôo em até 4 horas sem qualquer ônus para ela, ou acima disto com ônus, ou seja , deverá acomodar ou passageiro em outra empresa com horário similar ao inicial caso a alteração seja antecipada ou acomodar o passageiro em outra empresa e/ou oferecer hospedagem e alimentação na falta do vôo se a alteração foi de última hora.

 

No caso do segundo vôo vc não pode reclamar pois teoricamente não haverá atraso , portanto não enquadra na regra acima que estabelece a partida do vôo.

 

Vc pode solicitar o reembolso sim , alegando que os novos horários não encaixam em sua programação , mas saiba que mesmo assim poderão cobrar uma taxa de reembolso.

 

Alterações de vôos são previstas por lei e não há que enquadrar a empresa se o passageiro foi atendido.É provável que de março até julho ainda tenham mais alterações.

Link para o comentário
  • Membros

Gente, tava lendo aqui o tutorial de como 'decifrar uma passagem aérea' e me deparei com esta dúvida. Como é a minha primeira viagem e me acostumei muito ver em filmes como o bllhete de passagem aèrea era igual a um talão de cheque, eu fui logo me assombrando qndo comprei a minha passagem e a mulher me deu somente duas páginas A4, todo em inglês - graças a Deus, domino a língua no nível intermediário- no qual ela tinha me afirmado que seria o meu bilhete. Eu parei e pensei: "É só isso o bilhete?"daí ,peguei e comecei a ler e pude entender algumas coisas, as dicas e observações que eles deixam claro no 'bilhete esquisito'. Conferi a questão do pronome de tratamento "Mrs" assim como meu nome certinho- o nome e o último sobrenome-, a minha data certinha de ida e volta, o tal PC, e ovalor da passagem em dólares logo acima. Então tive atenção na parte do código de reserva. No meu primeiro vôo tem M, e no segundo - pois farei conexão- tem o V. Esse será o código que eu terei que ver nos assentos para saber que é o meu? E outra, como Joyce explicou, se não tiver o tal 'HK' de confirmação, a pessoa não consegue embarcar, mas, esse HK é lá na hora do check in ou antes? A mulher que comprei as passagens foi curta e grossa e nem me senti a vontade de perguntar nada a ela ¬¬'. Pois em minha passagem aqui, tanto no canhoto que ela me enviou via email tanto quanto o que tenho em mãos, tem todas essas codificações, tirando esse tal HK.

 

Poderiam me explicar melhor?Agradeço :*

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi Evelim

 

acho que já te respondi isso ::essa::::essa::::essa::

HK ou confirmed é a mesma coisa, varia de empresa para empresa.

 

Sim a sua passagem agora é uma folha A4 , ou duas, ou três dependendo da cia tambem,

Mas o que é válido para o cartão de embarque é a primeira o resto é informação a respeito de direitos e deveres.

 

Vem o sobrenome / nome ou o inverso tem que vir o nome do passageiro de alguma forma

e os numeros de voos datas e horarios , tipo de tarifa aplicada , tempo de viagem ( +1), bagagem e a situação do vôo ( confirmado ou HK ).

se nao souber ler , dá um printscreen nela e manda aí pra eu dar uma olhada, mas se comprou em agencia a chance é pequena de não estar confirmada.

 

Reconfirme sua viagem com72 horas de antecedência ao vôo.

:wink:

Link para o comentário
  • Membros

Oi, Evelim,

 

Em relação ao HK, às vezes dependendo da companhia, vem escrito ST: OK. Assim é que vem escrito nas minhas passagens da TAP. Significa que a situação da reserva está confirmada. Pela TAP nunca veio o HK, mas sempre o Ok e sempre as reservas estavam confirmadas logo após o pagamento e a emissão do e-ticket.

Link para o comentário
  • Membros

Olá novamente Joyce e Criskeune :)

 

Então, eu olhei a minha passagem e tem assim logo no início da folha: " Booking Confirmation" com meu nome Mrs.Jesus/Evelim. Logo abaixo tem o valor da minha passagem juntamente com as tarifas, todas em dólar. E logo abaixo disso tem o "Service" e a data do meu vôo ida e volta, com horário tudo certinho, o PC, e o tão comum " Economy Class". Como Joyce disse, nas demais paáginas tem mesmo as informações sobre direitos e deveres do passageiro. Agora, só não entendi uma coisa Joyce, a moça da agência que comprei as passagens disse que era para eu ligar pra lá com 72hs de antecedência caso acontecesse algum imprevisto, como cancelamento- no caso de eu querer cancelar o vôo, e não de um imprevisto da parte deles, pelo o que pude entender- mas, não que eu ligasse para confirmar! o.O Devo ligar mesmo assim né?

 

Obrigada meninas!! :)

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Evelim

Sim deve igar com 72 horas de antecedência, para reconfirmar sua viagem, assim como no retorno deve também ligar.

 

O que acontece é pode haver alguma alteração por parte da empresa aérea , ou não.

Se não alterarem nada só reconfrime que vc vai messsssmo,se alteraram alguma coisa vc fica sabendo em tempo hábil para se reprogramar.

:wink:

 

Vou te dar um exemplo que aconteceu com meu fiho

 

Foi pela TAP ao Brasil, td bem td tranquilo.

Antes de retornar ligou na TAP para reconfirmar a volta pra cá disseram que a passagem dele estava cancelada porque ele havia dado noshow( não compareceu ao embarque) no trecho de ida.

Afff foi a maior confusão, eles não queriam de jeito nenhum aceitar que ele havia viajado , porque o vôo estava lotado. :wink:

Só que não contavam com a nossa astúcia, :mrgreen: , ele havia guardado o ticket de bagagem .tcha nan ! tiveram que acomodá-lo no vôo , que estava lotado. E deu a maior sorte porque voltou pra cá de classe executiva. ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Portanto , reconfirme ida e volta e guarde o ticket de bagagem, just in case! :wink:

Link para o comentário
  • Membros

Hahaha, Joyce, eu sempre estou pensando em mil maneiras de conseguir um "upgrade" para a executiva!!! Mas acho que a forma que teu filho conseguiu é meio arriscada, não vou tentar, não!! ::lol4::

 

Faz 4 dias que voltei de Paris. Descobri que na econômica estar sentada ao lado e atrás de pessoas educadas faz toda a diferença também! Tipo, pessoas que te pedem licença para reclinar a cadeira!

 

Um dia desses eu vou fazer um tutorial sobre as coisas que devemos e que não devemos fazer num vôo de longo curso! ::tchann::

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...