Ir para conteúdo
Yakult

Cusco e Valle Sagrado - Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

Prezados,

 

Estou voltando de minha viagem Peru-Bolívia. Estou inclusive escrevendo da Starbucks do Aeroporto de Lima. Vi em vários guias (inclusive do Viajante Independente, na minha opinião, o melhor) que valia a pena comprar o boleto turístico de Cusco.

Na minha modesta opinião, o boleto não vale de nada. A não ser que haja interesse em museus e obras de arte sobre a história do Peru, o boleto só inclui atrações toscas. As melhores atrações - as ruínas, principalmente Ollantaytambo podem ser vistas pelo lado de fora.

Uma dica: as 4 ruínas ao redor de Cusco (a mais distante 11 km), que são percorridas pelo City Tour (USD 10) podem ser percorridas com um táxi, te deixando na mais longe, ou de bike (alugar em Cusco). Caso haja interesse em entrar nas ruínas, pode-se ficar de butuca e entrar pela saída ou mesmo pelos lados, já que são abertas. Aí é só filar um guia.

Para ir a Ollantaytambo, o melhor jeito é de taxi (50 soles e 1 hora). Só ir pela manhã e entrar pela saída das ruínas - também fazem parte do BOLETO. Caso não haja interesse em dar o balão, do lado de fora também pode-se tirar boas fotos e a própria cidade é interessante e há umas ruínas na entrada. Dá pra perder umas 2 a 3 horinhas lá fácil. De Ollantaytambo, saiem dois trens à noite para Aguas Calientes (um quase 19h e outro às 20:30) e aí não tem jeito porque não tem estrada.

Estou escrevendo isso porque achei este boleto um enganação, já que ainda é necessário pagar para as principais atrações de Cusco, como a Catedral (25 soles) e Qoricancha (10 soles). Pelo preço do boleto (130 soles), vale mais a pena entrar dois dias em Machu Picchu (122 soles), que tem o que fazer.

Entrei em MP às 6:30 da manhã e saí as 16h e ainda tinha muito o que andar e acabei não voltando no dia seguinte porque o ingresso era caro. Lembrando que com carteirinha da ISIC, os preços caem pela metade.

A referência dos preços é outubro/08.

Quem quiser saber mais algo, estou a disposição. Meu roteiro foi Rio-Lima(Aéreo), Lima-2 dias, Lima-Cusco (Aéreo), Cusco-Ollantaytambo(Tour), Ollantaytambo-Aguas Calientes (Trem),Machu Picchu (ônibus),Machu Picchu-Ollantaytambo (trem), Ollantaytambo-Cusco(táxi), Cusco-La Paz-Cusco (Aéreo), Cusco-Lima(Aéreo), Lima-Rio(Aéreo). Preferi fugir do caminho tradicioinal por falta de tempo e também porque comprar os vôos de ida e volta sai o mesmo preço de comprar somente uma perna.

 

Abraços

 

Bruno

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno

Aproveitando que você esteve recentemente em Cusco gostaria de enviar-lhe o meu roteiro e pedir sugestão já que faz pouco tempo que você foi lá

1º dia - chegada em Cuzco às 7:40 h da manhã aclimatação e visita a Praça das Armas, Catedral, Igreja e Convento e Companhia de Jesus

2º dia - pensei em ir em Pisac e Vale Sagrado

3º dia - Visita as ruinas : Qenqo, Puca Pucara, Tambomachay e a Fortaleza de Sacsayhuaman

4º dia - ida a taxi a Ollamta visita as ruinas e pegar um trem para Aguas Calientes ás 16:30h (chegando cedo em Ollamta dá tempo para conhecer as ruinas e pegar o trem às 16:30h? teremos tempo suficiente para conhecer?

5º dia - Machu Picchu e volta a Cusco no trem das 17:00h

6º dia - Cuzco (aceito sugestões)

7º dia - viagem para Lima às 7:30h

8º dia - Lima

9º dia - Lima-Recife

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno

 

O boleto turístico valia muito a pena sim, mas quando custava 70 soles (até 2007).

 

Em 2008, houve uma mudança e ele passou a custar 130 soles o completo.

 

Mas ainda acho muito legal conhecer no mínimo Pisac e Ollantaytambo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiquei na dúvida...

 

Pra que vai fazer o valle sagrado e no máximo um city tour vale a pena comprar esse boleto? vc consegue comprar as entradas do vale sagrado individual? sai por volta de qnt? Muito museo e tal não é muito a minha praia.

 

130 soles realmente é puxado...ainda mais pra dois...pra quem vai ficar só uns 3 a 4 dias em cuzco...apesar q eu tenho a carterinha isic.

 

VLW!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vale muito a pena sim.

 

Vai fazer todas as ruínas do City Tour e todo Valle Sagrado.

 

Também não gosto muito de visitar museus viajando e mesmo assim o boleto me serviu muito bem.

 

Site Oficial do Boleto Turístico de Cusco:

 

http://www.boletoturisticocusco.com/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que cuzco tem muita coisa alem do passeio pela cidade. Se alguem estiver interessado em outras opcoes poderam ver videos de um programa peruano, que mostra lugares interessantes do Peru inteiro (tem um programa feito em machu picchu onde o guia disse ao reporter q' machu picchu nao estava isolada, ja que tem otras cidades ligadas a ela e que esta proibido ao turista)

O programa se chama:

 

TIEMPO DE VIAJE - El otro Cuzco.

Machu Picchu.

Proyectos en el Valle sagrado.

 

Em vez de querer conhecer todas as cidades correndo (nazca, cuzco, puno, arequilla etc a maior parte viajando, nao seria melhor ficar em um lugar so e descubrir com calma e tempo pra disfrutar tudo que o lugar tem pra oferecer? A internet e muito util e pode se ter muta informacao.

 

Tem um srevico de tour em bicicleta pelos lugares turisticos do PERU, esta e a melhor agencia:

http://www.perubike.com/portuguese

(no video TIEMPO DE VIAJE proyectos en el valle sagrado aparece a rota de bike)

Espero que les sirva.

 

Os vídeos estão no Youtube

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Liliana

 

Dei uma olhada nos vídeos. Muito legal !!

 

Mas ainda acho que seriam complementos de locais que se deve conhecer em Cusco. As ruínas do City Tour são ótimas e o Valle Sagrado é indispensável.

 

Principalmente Pisac, que ao meu ver, é muito mais legal que Machu Picchu. A não ser pela localização. E nesse quesito, Machu Picchu é lindo.

 

A maioria dos locais que são mostrados no vídeo eu conheço, pois de moto da pra conhecer mesmo Cusco de maneira bem diferente do que é mostrado a turistas.

 

Ótima dica !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Leo

Que bom que gostou dos videos, nao to excluindo o city tour mais o passeio em bike achei o maximo, por que e mais pra apreciar a paisagem (tamben tem a cavalo).

 

As pessoas nem imaginan tudo que cuzco tem a oferecer.

A primeira vez que fui pra Cuzo, lembro que nos levaram a um lugar muito lindo. Nunca mais ouvi falar alguem ter ido ate la.

Pegamos o omnibus, saimos da cidade e era so subida. Era uma montanha na frente da cordilheira branca e tinha bastante burros salvagens pastando, a gente desceu do omnibus (nunca senti tanto em frio em Cuzco) e andamos em direcao aos burros com on nevados na nossa frente e ao rededor. Teve um momento que nao deu pra avancar ja que entre a nossa montanha e a cordilheira, embaixo tinha um valle enorme coberto por nubens (parecia o mar!!!), nao tinha ninguem so nois, e o sol tava se pondo. Juro que nunca vi nada igual.

pena que nao me lembro do lugar, foi ha muiiiiiiiiiiito tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É... Cusco tem muito mais do que parece mesmo.

 

Esse local que vc foi podem ser vários...

Se passou pelo Valle Sagrado: Abra Málaga, Valle de Lares ou Patacancha.

Se não: Paucartambo, San Pedro ou Pilcopata.

 

Todos tem descrições parecidas.

 

Mas não entendi uma coisa... Foi na Cordillera Blanca mesmo ?? Cusco são três cordilleras: Cordillera Vilcanota, Vilcabamba e Urubamba.

 

Cordillera Blanca é na região de Ancash, onde Huaraz fica bem no centro.

 

Cusco é o maior barato. Vou todo ano pra lá e agora em junho devo ficar morando um tempo lá.

 

Cada vez mais, eu vejo mochileiros procurando coisas alternativas por lá. Esses passeios tradicionais já estão sendo trocados por aventuras autônomas, que ao me ver, são muito melhores.

 

Abraço,

Leo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Leo

Brigada pela imformacao e esta certo mesmo, nao e a cordilheira sao os nevados.

Vc ja foi? sabe se ainda tem tour levando ate la?

Vc conhece yauyos? se nao conhecer nao deixe de ir por que dizem que e uns dos lugares mais bonitos na regiao de Lima (mas nao fica muito perto).

 

abrazos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou nas montanhas sempre, pois pratico iceclimber.

 

Existe tour, mas vou sempre por conta própria. De moto ou fretando algum veículo. Por tour é mais barato !! Vale mais pra quem quer conhecer e voltar.

 

Lima ainda não conheço. Quem sabe esse ano ainda...

 

Dei uma olhada em Yauyos no google e é mesmo lindo !!

 

Vou tentar conhecer !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

youtube tiempo de viaje "reserva nor yauyos cochas"

acho este programa otimo aqui tamben tem um video do lugar

espero q de tudo certo na tua viagem

 

abrazos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

EStou indo a cuzco fevereiro de 2009 , chego numa segunda as 15:00 horas no aeroporto de cuzco , tenho terça livre e a quarta hotel reservado em aguas calientes , na quinta tenho hotel em cuzco de novo ...

Estava pensando em alugar um carro e fazer o vale sagrado na terça e quarta pegar um trem a machu picchu logo cedo e na quinta retornar a tarde ...

O que me diz de tudo isso , o trem é façil de pegar , vale a pena alugar um carro ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa... Pra que todas essas reservas ? Que stresse :mrgreen::mrgreen:

 

Pode ser legal, mas vamos lá.

 

Aluguel de carro é uns 80 dólares. De moto uns 30. De moto é bem legal e não precisa ter habilitação :wink: .

 

Não entendi. Pretende alugar o carro pra fazer o Valle Sagrado e voltar pra Cusco no mesmo dia. E no dia seguinte pegar o trem de Cusco pra Águas Calientes.

 

Se quiser economizar... Pode fechar um passeio ao Valle Sagrado por alguma agencia (30 soles) e ao invés de voltar a Cusco, pode pegar o trem da noite e dormir em Águas Calientes. O legal é que vc acorda lá e vai bem cedinho pra Machu Picchu. Além do trem sair bem mais barato do que saindo de Cusco.

 

Pode também dormir em Ollantaytambo (final do Valle Sagrado e onde tem uma estação do trem) e pegar o trem lá.

 

Não vou te enganar. A viagem de trem é bem sacal. O melhor seria ir logo de carro via Abra Málaga até Santa Teresa. Muito mais bonito e barato !!

 

Quanto as reservas, o pessoal é bem flexível no Peru. Só contactar e alterar.

 

Aqui tem as dicas de como chegar lá: http://www.mochileiros.com/rumo-a-machu-picchu-com-moto-alugada-em-cuzco-t30718.html

 

Espero não ter te confundido mais !! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

 

Abraço,

Leo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dia 9 de Maio chegaremos eu e minha esposa em cuzco. Alguém já fez os passeios do City tour e Valle sagrado de taxi. Sairia mais barato, ou seria o mesmo preço que na agência de turismo, levando-se em conta que são dois pagantes?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já ouvi relatos de gente que fez esse passeio de táxi, mas você terá que negociar bem com o taxista. Não sei dizer se vale a pena.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Leo

 

Estou indo para cusco no dia 20 de julho desse ano, e estarei de volta no dia 28/07. dentro desses 9 dias penso em ir ate machu pichu de trem e se sobrar um tempo ir ao lago titicaca...

Entrei em um dos fóruns vi algumas dicas legais: city tour, boleto turístico (mas rola muito museu, segundo o fórum...)

mas estou meio perdido pq é minha primeira vez em cusco, gostaria de uma ajuda o que vc me sugere?

Obs: que carteirinha é essa ISIC

 

Abraço ::sos::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, Mineirense e esposa.

Sim, nós não só fzemos este passeio de táxi, como te passo o telefone do Jaime, o taxista que nos atendeu em todos os trajetos em Cusco e arredores.

Ele dirige bem, é educado e foi corretíssimo conosco.

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_66615_Resize_of_taxi_COonibus_010.jpg

JAIME (pronuncia Ráime) em Cusco 98494-2083. Isso mesmo, é grande assim.

Nós viajamos em 4 pessoas e fizemos um dia todo pelo vale sagrado por USD 50, dando USD 12,50 por pessoa.

Quase o mesmo que na empresa de turismo, mas com a vantagem de te dar o tempo que você quiser em cada sítio arqueológico, parar nos mirantes para fotos, tudo sempre de bom humor.

 

Como você não falou se vai desacer o vale sagrado e de Ollanta vai direto a Aguas Calientes, permita-me sugerir: compre as passagens de trem Ollanta/Aguas Calientes para as 8 da noite assim que chegar em Cusco economizando muito na passagem de trem (paga o táxi com folga), e passagem de volta também Aguas Calientes/Ollantaytambo porque há um mundo de vans que te cobrarão S10 pela volta até Cusco (depois de negociar porque lá tudo se negocia, ok?).

Comece o passeio bem cedo. A fortaleza de Sacsayuamán é linda.

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_66615_Resize_of_12_valesagr_037.jpg

 

Quenqo é pequena,o detalhe é que nela se faziam sacrifícios.

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_66615_Resize_of_13_vale_04_QENQO.jpg

 

Puca Pucará era uma espécie de escola, nela há uma maquete de Machu Picchu.

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_66615_Resize_of_14_vale_07_PUCARA.jpg

E Tambo Machay, que tem mais um cisquinho além do que te mostro na foto.

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_66615_Resize_of_15_vale_03_TAMBO.jpg

Tudo bem pertinho. Anda-se um tanto até o próximo sítio, que é Pisac.

 

Pisac é um susto, muito grande, com ruinas até o alto da montanha e vale umas boas horas de caminhada.

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_66615_Resize_of_16_vale_05_PISAQ_1241290206_738564.jpg

 

Sempre tendo atenção ao horário, pois leva-se perto de uma hora até Ollanta e a entrada do parque fecha ás seis.

E é uma pena perder este parque, pois ao contrário dos outros, fica dentro da cidade e sobe morro acima.

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_66615_Resize_of_17_vale_06_OLLANTA_1241290297_268529.jpg

 

Olha, nós fizemos nossa lição de casa e sabíamos o que iríamos ver na ruinas e igrejas dispensando guias.

Nas poucas vezes que tivemos guia foi só para ficarmos irritados, pois eles fazem tudo rapidinho para pegarem logo um outro grupo pagando USD 10 por cabeça...

Neste aspecto o Jaime mais do que valeu a pena!

E se não tiver passagem barata (porque a cara sempre tem....) para o dia seguinte Ollanta/Aguas Calientes, basta inverter, comprar as passagens de trem para dali uns 2 dias e fazer o roteiro histórico em Cusco primeiro.

 

Nós fizemos também Lima, Puno, Titicaca, Tiwanaku...

Postarei relato de viagem neste final de semana.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dê, Valeu as dicas.....Caso encontremos alguém para dividir o taxi, com certeza será o melhor.....para 2, ficaria um pouco puxado.....Marcos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×