Ir para conteúdo

Cusco e Valle Sagrado


Yakult

Posts Recomendados

  • Membros

Prezados,

 

Estou voltando de minha viagem Peru-Bolívia. Estou inclusive escrevendo da Starbucks do Aeroporto de Lima. Vi em vários guias (inclusive do Viajante Independente, na minha opinião, o melhor) que valia a pena comprar o boleto turístico de Cusco.

Na minha modesta opinião, o boleto não vale de nada. A não ser que haja interesse em museus e obras de arte sobre a história do Peru, o boleto só inclui atrações toscas. As melhores atrações - as ruínas, principalmente Ollantaytambo podem ser vistas pelo lado de fora.

Uma dica: as 4 ruínas ao redor de Cusco (a mais distante 11 km), que são percorridas pelo City Tour (USD 10) podem ser percorridas com um táxi, te deixando na mais longe, ou de bike (alugar em Cusco). Caso haja interesse em entrar nas ruínas, pode-se ficar de butuca e entrar pela saída ou mesmo pelos lados, já que são abertas. Aí é só filar um guia.

Para ir a Ollantaytambo, o melhor jeito é de taxi (50 soles e 1 hora). Só ir pela manhã e entrar pela saída das ruínas - também fazem parte do BOLETO. Caso não haja interesse em dar o balão, do lado de fora também pode-se tirar boas fotos e a própria cidade é interessante e há umas ruínas na entrada. Dá pra perder umas 2 a 3 horinhas lá fácil. De Ollantaytambo, saiem dois trens à noite para Aguas Calientes (um quase 19h e outro às 20:30) e aí não tem jeito porque não tem estrada.

Estou escrevendo isso porque achei este boleto um enganação, já que ainda é necessário pagar para as principais atrações de Cusco, como a Catedral (25 soles) e Qoricancha (10 soles). Pelo preço do boleto (130 soles), vale mais a pena entrar dois dias em Machu Picchu (122 soles), que tem o que fazer.

Entrei em MP às 6:30 da manhã e saí as 16h e ainda tinha muito o que andar e acabei não voltando no dia seguinte porque o ingresso era caro. Lembrando que com carteirinha da ISIC, os preços caem pela metade.

A referência dos preços é outubro/08.

Quem quiser saber mais algo, estou a disposição. Meu roteiro foi Rio-Lima(Aéreo), Lima-2 dias, Lima-Cusco (Aéreo), Cusco-Ollantaytambo(Tour), Ollantaytambo-Aguas Calientes (Trem),Machu Picchu (ônibus),Machu Picchu-Ollantaytambo (trem), Ollantaytambo-Cusco(táxi), Cusco-La Paz-Cusco (Aéreo), Cusco-Lima(Aéreo), Lima-Rio(Aéreo). Preferi fugir do caminho tradicioinal por falta de tempo e também porque comprar os vôos de ida e volta sai o mesmo preço de comprar somente uma perna.

 

Abraços

 

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Bruno

Aproveitando que você esteve recentemente em Cusco gostaria de enviar-lhe o meu roteiro e pedir sugestão já que faz pouco tempo que você foi lá

1º dia - chegada em Cuzco às 7:40 h da manhã aclimatação e visita a Praça das Armas, Catedral, Igreja e Convento e Companhia de Jesus

2º dia - pensei em ir em Pisac e Vale Sagrado

3º dia - Visita as ruinas : Qenqo, Puca Pucara, Tambomachay e a Fortaleza de Sacsayhuaman

4º dia - ida a taxi a Ollamta visita as ruinas e pegar um trem para Aguas Calientes ás 16:30h (chegando cedo em Ollamta dá tempo para conhecer as ruinas e pegar o trem às 16:30h? teremos tempo suficiente para conhecer?

5º dia - Machu Picchu e volta a Cusco no trem das 17:00h

6º dia - Cuzco (aceito sugestões)

7º dia - viagem para Lima às 7:30h

8º dia - Lima

9º dia - Lima-Recife

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Fiquei na dúvida...

 

Pra que vai fazer o valle sagrado e no máximo um city tour vale a pena comprar esse boleto? vc consegue comprar as entradas do vale sagrado individual? sai por volta de qnt? Muito museo e tal não é muito a minha praia.

 

130 soles realmente é puxado...ainda mais pra dois...pra quem vai ficar só uns 3 a 4 dias em cuzco...apesar q eu tenho a carterinha isic.

 

VLW!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Acho que cuzco tem muita coisa alem do passeio pela cidade. Se alguem estiver interessado em outras opcoes poderam ver videos de um programa peruano, que mostra lugares interessantes do Peru inteiro (tem um programa feito em machu picchu onde o guia disse ao reporter q' machu picchu nao estava isolada, ja que tem otras cidades ligadas a ela e que esta proibido ao turista)

O programa se chama:

 

TIEMPO DE VIAJE - El otro Cuzco.

Machu Picchu.

Proyectos en el Valle sagrado.

 

Em vez de querer conhecer todas as cidades correndo (nazca, cuzco, puno, arequilla etc a maior parte viajando, nao seria melhor ficar em um lugar so e descubrir com calma e tempo pra disfrutar tudo que o lugar tem pra oferecer? A internet e muito util e pode se ter muta informacao.

 

Tem um srevico de tour em bicicleta pelos lugares turisticos do PERU, esta e a melhor agencia:

http://www.perubike.com/portuguese

(no video TIEMPO DE VIAJE proyectos en el valle sagrado aparece a rota de bike)

Espero que les sirva.

 

Os vídeos estão no Youtube

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Liliana

 

Dei uma olhada nos vídeos. Muito legal !!

 

Mas ainda acho que seriam complementos de locais que se deve conhecer em Cusco. As ruínas do City Tour são ótimas e o Valle Sagrado é indispensável.

 

Principalmente Pisac, que ao meu ver, é muito mais legal que Machu Picchu. A não ser pela localização. E nesse quesito, Machu Picchu é lindo.

 

A maioria dos locais que são mostrados no vídeo eu conheço, pois de moto da pra conhecer mesmo Cusco de maneira bem diferente do que é mostrado a turistas.

 

Ótima dica !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Leo

Que bom que gostou dos videos, nao to excluindo o city tour mais o passeio em bike achei o maximo, por que e mais pra apreciar a paisagem (tamben tem a cavalo).

 

As pessoas nem imaginan tudo que cuzco tem a oferecer.

A primeira vez que fui pra Cuzo, lembro que nos levaram a um lugar muito lindo. Nunca mais ouvi falar alguem ter ido ate la.

Pegamos o omnibus, saimos da cidade e era so subida. Era uma montanha na frente da cordilheira branca e tinha bastante burros salvagens pastando, a gente desceu do omnibus (nunca senti tanto em frio em Cuzco) e andamos em direcao aos burros com on nevados na nossa frente e ao rededor. Teve um momento que nao deu pra avancar ja que entre a nossa montanha e a cordilheira, embaixo tinha um valle enorme coberto por nubens (parecia o mar!!!), nao tinha ninguem so nois, e o sol tava se pondo. Juro que nunca vi nada igual.

pena que nao me lembro do lugar, foi ha muiiiiiiiiiiito tempo.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

É... Cusco tem muito mais do que parece mesmo.

 

Esse local que vc foi podem ser vários...

Se passou pelo Valle Sagrado: Abra Málaga, Valle de Lares ou Patacancha.

Se não: Paucartambo, San Pedro ou Pilcopata.

 

Todos tem descrições parecidas.

 

Mas não entendi uma coisa... Foi na Cordillera Blanca mesmo ?? Cusco são três cordilleras: Cordillera Vilcanota, Vilcabamba e Urubamba.

 

Cordillera Blanca é na região de Ancash, onde Huaraz fica bem no centro.

 

Cusco é o maior barato. Vou todo ano pra lá e agora em junho devo ficar morando um tempo lá.

 

Cada vez mais, eu vejo mochileiros procurando coisas alternativas por lá. Esses passeios tradicionais já estão sendo trocados por aventuras autônomas, que ao me ver, são muito melhores.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...