Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
opa,

 

eu estou planejando subir o PP daqui duas semanas. Eu gostaria de saber se para dormir eu preciso de um saco de dormir ou so um lenço... nao sei se a temperatura cai bastante a noite nesse lugar ::Cold::

 

benoît

 

Não li o tópico + pra frente então não li se vc chgou a tilhar por lá.

Mas adianto que temps de 30 graus nos topos são artigo de luxo, embora existam dias quentes, onde vc clama por uma sombra msm estando a mais de 1700m de altitude.

Mas na média, o verão nos cumes do Ibitiraquire fica pau-a-pau com o inverno da área urbana de Sampa. Ou seja, o lance é olhar a previsão pra Curita (no Simepar, no Mbar 25km do Inmet e no Eta 20 do Cptec) e descontar 5 graus da previsão q estiver mais fria. Temps abaixo de 10 são raras nos cumes no verão, mas o vento pode jogar a sensaçao nos 5. ::Cold::

Se vc for acampar, aconselho levar um goró pra esquentar. Uma vez eu, meu brow e a cunhada acampamos no Caratuva em jan/09,levei uma lata de Amsterdam de 0,5l e 11% de álcool e tomei antes de mimir, foi a garantia de um sono sem pausas das 4 as 10 da matina. Mas goró durante a caminhada não acho aconselhável, ainda mais no PP, q está longe de ser um passeio no parque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Sei de histórias de pessoas que se quebraram COM OS GRAMPOS, não quero nem pensa como vai ser sem. Logo logo alguém se arrebentará por lá, dai a coisa vai realmente esquentar...........

 

Otávio,

O que acha de fazer um relato ou um tópico com dicas sobre o Ciririca? Como a maioria, também não consegui informações sobre o local.

Qualquer coisa conversamos por MP.

 

 

Abraços

 

Bom, um colega de trabalho subiu pro PP de cargueira com uns amigos, na era pós-retirada dos grampos.

E ele relatou q por 2 momentos daquele trecho, colegas de trilha chegaram a quase bater um téte-a-téte com o Pedroca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Demoro Marcão, vamos pra serra que te pago uma gelada na volta por conta dos direitos pelo uso da sua imagem! ::lol4:: ::lol4:: ::lol4:: ::lol4::

 

 

Pessoal,

Quanto ao uso de cordas e cadeirinhas é bom tomar um certo cuidado. Se você não tem conhecimento NENHUM em rapel, não utilize! Uma ancoragem mal feita nesse trecho não seria nada bom! O lugar não tem boas arvores, talvez usaria um grampo mais próximo, mas mesmo assim... muito cuidado com isso!

 

Minha dica é:

VÁ! Mas se você tem medo desse trecho não vá com mochila. Acampe no A1 e faça um ataque até as escadas (leva +/- 1 hora para ir), veja como é o trecho, suba e desça com calma, sem intuito de ir ao cume. Volte para sua barraca e tenha uma ótima noite de sono. Acorde bem cedo e siga num ataque ao cume. Você vai chegar nas escadas totalmente descansado, com tempo de sobra para ir e voltar.

 

Ah! No vale entre A1 e A2, tem uma quebrada pra direita, não sei se dá pro litoral ou pra sabe-Deus-onde. É outro ponto onde já vi gente da msm ekip q eu entrando, tive q chamar os cars pq eles tavam indo pro mau caminho! ::carai::

 

Não achou seguro as escadas? Volte! Siga para outros cumes. O início da trilha para o Itapiroca é "logo ali" e voltando um pouco mais você pode galgar o Caratuva, que é apenas 17 metros mais baixo que o Paraná (1860m contra 1877m). A vista do Caratuva é espetacular!!!

 

Curitiba

20100513083027.jpg

 

Majestoso Pico Paraná

20100513083051.jpg

 

Acampamento

20100513083125.jpg

 

Braço do mar

20100513083235.jpg

 

 

Cris,

Você já fez várias trips e acredito ser competente para fazer o Paraná. Assim com o Adam, que fez Torres e agora ta com frescurinha! HUioahuAhoAUhauhua, brincadeira! ::lol3::

Eu acho que vocês devem ir, aproveita carona com alguem que já foi ou pelo menos pegue o máximo de informação que puder. O Ogum disse anteriormente, as trilhas são RIDÍCULAS, são quase avenidas. Existem 2 ou 3 bifurcações que vocês devem saber para onde seguir para não correr o risco de irem para no Caratuva ou no Itapiroca, o que lhes atrasariam bastante.

 

Na hora de descer as escadas, peça para alguem com um pouco mais de facilidade descer na frente e ir guiando seus pés na descida. Isso ai sempre ajuda! ::otemo::

 

 

Para quem está pensando em fazer um ataque Fazenda -> P. Paraná é bom saber o que está enfrentando. Nas vezes que fiz isso levei entre 8 e 10 horas de caminhada. Então esteja preparado com lanternas porque de alguma maneira você irá pegar "sombra". ::cool:::'>

 

 

Eu quero ir logo pra lá, ainda mais agora que o tempo está perfeito! Frio e céu limpo. ::love::

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
É isso mesmo Capis! As trilhas deixaram de existir há tempos, agora são "autobahns"! ::lol4::

 

As bifurcações que você deve tomar cuidado:

- Após cruzar o Getúlio você ficará de frente com o Caratuva (no topo há uma antena de rádio, de fácil visualização em dia limpos) e começará a aproximação em descida. Quando chegar no "pé", encontrará uma bifurcação num leito de um riacho seco. A esquerda, pulando um tronco podre, seguirá rumo ao Caratuva. A direita, Itapiroca/Paraná.

 

- Depois de um tempo costeando o Caratuva você irá observar o Itapiroca ao lado. Você irá cruzar o vale entre os dois. Certo ponto você começará a ver uma terra/lama amarelada. A partir dai você deve prestar atenção na vegetação. Você irá começar a ver samambaias e, acredito eu, cicas.

Cica%20circinalis.jpg

Uma arvore parecida com essa "faz" a bifurcação, esquerda Paraná, direita Itapiroca. Antigamente nessa arvore havia placas indicativas, mas nas últimas vezes que fui não havia mais nada.

 

Na verdade, antigamente toda a trilha era sinalizada por fitas:

 

- Amarela = Caratuva

- Branca = Paraná/Itapiroca

- Vermelha = Itapiroca

- Zebrada = Trilha fechada / Caminho errado

 

Mas houve a "limpeza" da trilha e foi embora grampos, fitas, etc...

 

 

Esse roteiro do Otávio é uma boa dica! Existe a possibilidade de cruzar o Caratuva pelo cume, mas a trilha não é muito conhecida e eu não aconselharia a ir sem conhecimento e/ou "guiado".

 

Abraços

 

Ah, o nome deste vegetal é xaxim!

Uma peq correção (ou 2?): o cume do Caratuva tá a 1850m, e no Itapiroca tem "2 cumes": o do livro de cume a 1805 e o verdadeiro, numa área de bosque (uau!) a 1820.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
...................................Se vc for acampar, aconselho levar um goró pra esquentar....................

Opa, cuidado com certas informações, esta que bebida alcolica "esquenta" é lenda. Ao contrário, ela ajuda a pessoa a perder calor!!!

Numa hipotermia nosso corpo retem o sangue nos órgãos vitais (coração, pulmão, cérebro) através da vasoconstrição, ou seja, o corpo manda menos sangue p/ as estremidades (pernas e braços) e concentra no tronco.

A bebida é vasodilatadora, ao ser ingerida ela vai fazer o sangue circular pelas estremidades, dando a sensação de calor. Acontece que as pernas e braços vão servir como um "radiador", esfriando ainda mais o sangue e aumentando a hipotermia. Geralmente as pessoas que morrem por hipotermia nas cidades (andarilhos e sem-teto) estão alcoolizadas.

Na boa, birita só na volta, no Tio Doca, e se não for dirigir... ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
...................................Se vc for acampar, aconselho levar um goró pra esquentar....................

Opa, cuidado com certas informações, esta que bebida alcolica "esquenta" é lenda. Ao contrário, ela ajuda a pessoa a perder calor!!!

Numa hipotermia nosso corpo retem o sangue nos órgãos vitais (coração, pulmão, cérebro) através da vasoconstrição, ou seja, o corpo manda menos sangue p/ as estremidades (pernas e braços) e concentra no tronco.

A bebida é vasodilatadora, ao ser ingerida ela vai fazer o sangue circular pelas estremidades, dando a sensação de calor. Acontece que as pernas e braços vão servir como um "radiador", esfriando ainda mais o sangue e aumentando a hipotermia. Geralmente as pessoas que morrem por hipotermia nas cidades (andarilhos e sem-teto) estão alcoolizadas.

Na boa, birita só na volta, no Tio Doca, e se não for dirigir... ::otemo::

 

Por esse lado q vc falou, bem colocado. Mas quando vc já está dentro da barraca, bem abrigado e tal, um goró ajuda a dar a sensação de calor, justamente por isto q vc falou. Teve um acamp no alto do Caratuva q tomei umas lata de cerveja Amsterdam, 500 ml e 11 de álcool, dormi como um anjinho das 4 ãs 10 da matina, sem pausas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Pessoal, no Orkut tem uma comu chamada Fazenda PP ou Fazend Pico Paraná. Lá tem o fone do Dílson, e antes de ir pra lá sugiro que contatem o homi pra ver se está sendo cobrado ou se existe perspectiva de ser cobrado algum valor a título de pernoite no alto da montanha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Cobrar pernoite na montanha?!?!? Que história é essa????

 

Até onde sei o Dilson cobrava um valor pelo "pacote" de estacionamento, banheiro, área de camping, manutenção do começo da trilha, pernoites em casas, etc, mas nunca a respeito das montanhas. Os valores eram fixo e não variava pela quantidade de dias/noites, apenas quanto ao horário de chegada do visitante (madrugada era mais caro).

 

 

Segue tabela retirada do site da fazenda (http://fazendapicoparana.altamontanha.com):

Entrada das 7:00 às 20:00 = R$ 10,00 / pessoa

Entrada entre 20:00 às 7:00 = Sob consulta

Pernoite / Casa de Apoio = R$ 1,00 / pessoa

Pernoite / Casa Principal = R$ 5,00 / pessoa

 

 

Serviços da Fazenda

Passeio à cavalo: (Somente com reserva) = R$ 20,00 / hora

Guia Pico Paraná, Caratuva ou Itapiroca = Consulte

Guia outras Aventuras e Montanhas da Região = Consulte

 

 

Bebidas

Cerveja = R$ 2,00

Refrigerante = R$ 2,00

Chá Mate (garrafinha 500 ml) = R$ 2,00

Água Mineral (garrafinha 500 ml) = R$ 1,00

 

Se alguém tiver outras informações, se possível, informem aqui pra todos.

 

 

Ah! Lembrando que existem outros acessos para o Pico Paraná, não só a Fazenda Pico Paraná (Dilson).

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...