Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
É possivel fazer bate e volta no PP sem problemas. Claro que vc tem que avaliar sua condição fisica. Fazer bate em volta 8 hs é o tempo normal. Para ir curtindo e descançando bastante, até dormindo, 12 hs é muito tranquilo.

 

já fiz tb.

 

tô caçando infos sobre o ciririca, que tô querendo fazer já algum tempo, mas estava sem tempo pra ficar zanzando por lá, afinal, não sou do paraná e levo um dia de viagem só pra chegar na fazenda...

 

mas as infos são escassas. parece que há uma tentativa de se evitar que mais gente vá. se realmente é difícil, a própria dificuldade barra, não é preciso fechar num véu de silêncio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ogum, o Ciririca também é minha meta, quero ver se este ano assino mais um livro de cume.

Veja no site do CPM (http://www.cpmorg.com.br) tem alguns relatos. No site altamontanha.com também.

Esta travessia que você se referiu deve ser a que passa pelo Ciririca e termina na Estrada da Graciosa. Procure pelo Élcio, ele recentemente colocou um relato no Altamontanha da descida que ele fez da face leste do Ibitirati. Esse cara já fez a travessia Ibitiraquire-Graciosa, inclusive ele comenta que já fez a travessia Bairro Alto (Antonina)-Trilha da Conceição-Ibitiraquire-Graciosa... ::ahhhh:: . Também tente contato com o pessoal do CPM.

Basicamente a trilha começa na fazenda da Bolinha (que era a cachorra que tinha lá, não vá chamar a proprietária de Dona Bolinha!) em Terra Boa. Indo de Ctba p/ a fazenda do Dilson esta estrada fica um pouco antes, ao lado de um posto de combustível. Esta trilha dá acesso ao Tucum, Camapuã, Serro Verde, Ciririca, etc... Ela segue bordejando estes morros até o Ciririca.

Segundo os relatos, a trilha não tem perdida. E tem as fitas indicando o caminho. Como o pessoal do CPM passou a pouco tempo por lá devem ter dado uma reforçada nas fitas (suponho).

Também dá pra ir pelo Dilson-Itapiroca-Tucum, mas a pernada é maior.

Mas espere. Tá chovendo DEMAIS!!! Acho que só lá pra maio vai começar a temporada de montanha.

Eu consegui achar a estradinha e a chácara da Bolinha no Google Earth, dá pra ver bem o caminho depois que você identifica o Tucum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Eu preciso "bater perna" antes de ir para Torres, então provavelmente irei para a fazenda em breve.

Será que o Pedrão vai dar uma trégua no carnaval?! Quem sabe não armamos uma trip "Mochileiros Rumo ao Ciririca" ::otemo::

 

Abraços

 

avisa que posso estar dentro!

 

Ogum, o Ciririca também é minha meta, quero ver se este ano assino mais um livro de cume.

Veja no site do CPM (http://www.cpmorg.com.br) tem alguns relatos. No site altamontanha.com também.

Esta travessia que você se referiu deve ser a que passa pelo Ciririca e termina na Estrada da Graciosa. Procure pelo Élcio, ele recentemente colocou um relato no Altamontanha da descida que ele fez da face leste do Ibitirati. Esse cara já fez a travessia Ibitiraquire-Graciosa, inclusive ele comenta que já fez a travessia Bairro Alto (Antonina)-Trilha da Conceição-Ibitiraquire-Graciosa... ::ahhhh:: . Também tente contato com o pessoal do CPM.

Basicamente a trilha começa na fazenda da Bolinha (que era a cachorra que tinha lá, não vá chamar a proprietária de Dona Bolinha!) em Terra Boa. Indo de Ctba p/ a fazenda do Dilson esta estrada fica um pouco antes, ao lado de um posto de combustível. Esta trilha dá acesso ao Tucum, Camapuã, Serro Verde, Ciririca, etc... Ela segue bordejando estes morros até o Ciririca.

Segundo os relatos, a trilha não tem perdida. E tem as fitas indicando o caminho. Como o pessoal do CPM passou a pouco tempo por lá devem ter dado uma reforçada nas fitas (suponho).

Também dá pra ir pelo Dilson-Itapiroca-Tucum, mas a pernada é maior.

Mas espere. Tá chovendo DEMAIS!!! Acho que só lá pra maio vai começar a temporada de montanha.

Eu consegui achar a estradinha e a chácara da Bolinha no Google Earth, dá pra ver bem o caminho depois que você identifica o Tucum.

 

vou caçar. a última vez que procurei essa turma pra ter infos, me deram uma paulada. mas ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O Ciririca está na mira faz tempo.

Recentemente começaram a pipocar relatos de várias pessoas que lá estiveram.

Então o caminho já é sabido. Se você pegar o Google earth e achar a BR116, depois a ponte e a estrada pra fazenda do Dilson é só seguir a BR116 sentido Curitiba e no primeiro posto do lado direito (na pista sentido SP) verá a estradinha.

Ela vai até bem próximo ao Camapuã e Tucum, lá deve ser o Bolinha. Tenho um colega que já foi pro Tucum e confirmou este caminho.

Se você for pelo Dilson vai ter que atravessar o Itapiroca e chegar no Tucum. Lá pode fazer o caminho p/ o Ciririca pelos cumes (Cerro Verde, Luar e outros que não lembro o nome) ou descer até o vale e bordejar até o rio Última Chance. Segundo relatos a trilha dos cumes se encontra com a do vale neste local, e começa a subida do danado.

Água só no Última Chance, ou passando o Ciririca sentido Agudos, mas você não vai querer descer o morro depois de tê-lo subido.

AH! Pelas fotos que vi do cume armar rede só nas placas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

hehehehe, eu tenho barraca tb, uma manaslu. se bem que no cicirica ainda tem as placas pra rede, no PP nao tem mas eu arranjei um cafofo pra pendurar uma rede lá uma vez.

 

com arede dá pra armar acampamento em outro ponto, e o sistema tb permite dormir no chão, se necessário. não é rede de exército e não se fica dependente das clareirinhas nem de local plano.

 

aê danilo, bora dar uma zanzada por lá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

já fiz tb.

 

tô caçando infos sobre o ciririca, que tô querendo fazer já algum tempo, mas estava sem tempo pra ficar zanzando por lá, afinal, não sou do paraná e levo um dia de viagem só pra chegar na fazenda...

 

mas as infos são escassas. parece que há uma tentativa de se evitar que mais gente vá. se realmente é difícil, a própria dificuldade barra, não é preciso fechar num véu de silêncio.

 

Ogum, existe mesmo um sentimento de salvaguardar o Ciririca do fluxo grande de pessoas, mas não que se tenha que "esconder" a montanha...

Na Serra do Mar ela é tida como uma etapa mais avançada dos montanhistas. Depois que vc já subiu o Itapiroca, Caratuva, PP, Tucum, Araçatuba, Olimpo etc.. Aí a evolução natural é que vc tente ir para o Ciririca.

 

Só para completar, a ascensão desta montanha não é dificil, é somente um pouco mais longa que as outras. O Ciririca é a montanha de trilha mais longa do Paraná.

 

Só fui uma vez pra lá, eu estava junto com Julio Fiori, que é montanhista há mais de 25 anos e conhece bem a trilha, fomos bem devagar, parando pra descançar e conversar o tempo todo, e demoramos apenas 6 horas.

 

Claro que se vc não for com alguém que conheça a trilha, vc irá levar mais tempo, pois mesmo a trilha existindo, em muitos trechos ela é confusa e fácil de se perder.

 

Como é uma montanha que faz parte de um processo de aprendizagem e evolução das pessoas, a gente não fica dando muita colher de chá. Mas relatos tem aos montes na internet.

 

Vou colocar o link para o meu relato, quando fiz O Ciririca e a travessia até a Serra da Graciosa.

 

Agora vou falar pra vc's, fazer a travessia é o bicho.... não existe trilha e se o cara se perde, tá fudido, pois não pega celular e vc fica o tempo todo embaixo das árvores, sem nem poder ver o céu, de forma que nem de helicoptero te resgatam, e vc tb não sabe ao certo aonde tá indo e fica rumando perdido. Mas aí é outra história...

 

http://www.gentedemontanha.com/gdm/noticia.asp?cdNot=99

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

 

já fiz tb.

 

tô caçando infos sobre o ciririca, que tô querendo fazer já algum tempo, mas estava sem tempo pra ficar zanzando por lá, afinal, não sou do paraná e levo um dia de viagem só pra chegar na fazenda...

 

mas as infos são escassas. parece que há uma tentativa de se evitar que mais gente vá. se realmente é difícil, a própria dificuldade barra, não é preciso fechar num véu de silêncio.

 

Ogum, existe mesmo um sentimento de salvaguardar o Ciririca do fluxo grande de pessoas, mas não que se tenha que "esconder" a montanha...

Na Serra do Mar ela é tida como uma etapa mais avançada dos montanhistas. Depois que vc já subiu o Itapiroca, Caratuva, PP, Tucum, Araçatuba, Olimpo etc.. Aí a evolução natural é que vc tente ir para o Ciririca.

 

Só para completar, a ascensão desta montanha não é dificil, é somente um pouco mais longa que as outras. O Ciririca é a montanha de trilha mais longa do Paraná.

 

Só fui uma vez pra lá, eu estava junto com Julio Fiori, que é montanhista há mais de 25 anos e conhece bem a trilha, fomos bem devagar, parando pra descançar e conversar o tempo todo, e demoramos apenas 6 horas.

 

Claro que se vc não for com alguém que conheça a trilha, vc irá levar mais tempo, pois mesmo a trilha existindo, em muitos trechos ela é confusa e fácil de se perder.

 

Como é uma montanha que faz parte de um processo de aprendizagem e evolução das pessoas, a gente não fica dando muita colher de chá. Mas relatos tem aos montes na internet.

 

Vou colocar o link para o meu relato, quando fiz O Ciririca e a travessia até a Serra da Graciosa.

 

Agora vou falar pra vc's, fazer a travessia é o bicho.... não existe trilha e se o cara se perde, tá fudido, pois não pega celular e vc fica o tempo todo embaixo das árvores, sem nem poder ver o céu, de forma que nem de helicoptero te resgatam, e vc tb não sabe ao certo aonde tá indo e fica rumando perdido. Mas aí é outra história...

 

http://www.gentedemontanha.com/gdm/noticia.asp?cdNot=99

 

pedro, eu entendo a intenção de salvaguardar.

 

mas do jeito que estão cercando as infos, já tem gente vendendo pacotinho guiando gente até la. aqui eu já andei postando e o cidadão, que é do paraná, andou em ofendendo.

 

periga acontecer com a serra do ibitiraquire não o que acontece com o PP, mas o que acontece com petrô-terê. como foram apagados os marcos, desviados, pintadas setas falsas, feita um monte de coisapra confundir quem vai, se criou um mercado de guias.

 

quadno vc cria o mercado de guias, vai qq um que tenha dinheiro, e não quem tem experiência. moral da história: tem trenchos na petrô-terê que ninguém se perde pq basta seguir a trilha de papel higiênico.

 

liberar a informação de modo que torne-se inviável a venda de pacotinhos vai criar alfuxo de quem é da área, e não dos cvc de sempre, com seus gritos, sua devastação e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...