Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Demoro Marcão, vamos pra serra que te pago uma gelada na volta por conta dos direitos pelo uso da sua imagem! ::lol4:: ::lol4:: ::lol4:: ::lol4::

 

 

Pessoal,

Quanto ao uso de cordas e cadeirinhas é bom tomar um certo cuidado. Se você não tem conhecimento NENHUM em rapel, não utilize! Uma ancoragem mal feita nesse trecho não seria nada bom! O lugar não tem boas arvores, talvez usaria um grampo mais próximo, mas mesmo assim... muito cuidado com isso!

 

Minha dica é:

VÁ! Mas se você tem medo desse trecho não vá com mochila. Acampe no A1 e faça um ataque até as escadas (leva +/- 1 hora para ir), veja como é o trecho, suba e desça com calma, sem intuito de ir ao cume. Volte para sua barraca e tenha uma ótima noite de sono. Acorde bem cedo e siga num ataque ao cume. Você vai chegar nas escadas totalmente descansado, com tempo de sobra para ir e voltar.

 

Não achou seguro as escadas? Volte! Siga para outros cumes. O início da trilha para o Itapiroca é "logo ali" e voltando um pouco mais você pode galgar o Caratuva, que é apenas 17 metros mais baixo que o Paraná (1860m contra 1877m). A vista do Caratuva é espetacular!!!

 

Curitiba

20100513083027.jpg

 

Majestoso Pico Paraná

20100513083051.jpg

 

Acampamento

20100513083125.jpg

 

Braço do mar

20100513083235.jpg

 

 

Cris,

Você já fez várias trips e acredito ser competente para fazer o Paraná. Assim com o Adam, que fez Torres e agora ta com frescurinha! HUioahuAhoAUhauhua, brincadeira! ::lol3::

Eu acho que vocês devem ir, aproveita carona com alguem que já foi ou pelo menos pegue o máximo de informação que puder. O Ogum disse anteriormente, as trilhas são RIDÍCULAS, são quase avenidas. Existem 2 ou 3 bifurcações que vocês devem saber para onde seguir para não correr o risco de irem para no Caratuva ou no Itapiroca, o que lhes atrasariam bastante.

 

Na hora de descer as escadas, peça para alguem com um pouco mais de facilidade descer na frente e ir guiando seus pés na descida. Isso ai sempre ajuda! ::otemo::

 

 

Para quem está pensando em fazer um ataque Fazenda -> P. Paraná é bom saber o que está enfrentando. Nas vezes que fiz isso levei entre 8 e 10 horas de caminhada. Então esteja preparado com lanternas porque de alguma maneira você irá pegar "sombra". ::cool:::'>

 

 

Eu quero ir logo pra lá, ainda mais agora que o tempo está perfeito! Frio e céu limpo. ::love::

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
.........O lugar não é um bicho de sete cabeças, mas demanda uma boa atenção. Em dias de céu claro e sem vento a coisa fica um pouco mais fácil, com boas agarras tanto para as mãos quanto para os pés.

Agora, quando o tempo não ajuda.............

Cris, o Danilo já respondeu sua pergunta.

O que o Tiago falou é que sem um bom preparo físico não dá pra fazer um bate e volta no mesmo dia pro PP, e isso eu concordo. Certa vez fiz um bate e volta com um colega que não era do ramo (e sem preparo físico e psicológico) e paramos logo abaixo do A2, o cabra arriou. Se quiserem ir e voltar no mesmo dia cheguem no Dilson cedo!!!

Edit: o Danilo foi mais rápido e respondeu antes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pelo q estou vendo a maior dificuldade é física e técnica (a navegação é fácil).... acho q indo com tempo, para q possa subir mais devagar (reservando uns tres dias, para eventuais eventualidades - desculpe o eufemismo!), não tem problema... no livro do guilherme, ele mapeou a trilha em Out/09, junto com o complexo do Marumbi, e diz q dá pra fazer a trilha tranquilo...

 

estou indo no feriado (aqui em SP) de 9 de julho, são tres dias, para poder fazer a trilha sem maiores problemas... oq eu mais tomo cuidado é na descida, pois eu tenho um camarada q sempre fala: "cuidado! pq na descida o capeta empurra".... :evil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
......estou indo no feriado (aqui em SP) de 9 de julho, são tres dias, para poder fazer a trilha sem maiores problemas.......:

Capis, três dias dá pra conhecer quase tudo pro lá. Um roteirinho básico:

1 dia - Dilson A1 ou A2 (ou PP, se for do saco roxo!) Vamos no conservador, A1

2 dia - Ataque ao PP

3 dia - Na volta ataque ao Itapiroca ou Caratuva (ou os dois).

 

.............oq eu mais tomo cuidado é na descida, pois eu tenho um camarada q sempre fala: "cuidado! pq na descida o capeta empurra"....

No problems, "Segura na mão de Deus e vai", pois "As alturas dos montes pertencem a Deus". Salmo95:4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

É isso mesmo Capis! As trilhas deixaram de existir há tempos, agora são "autobahns"! ::lol4::

 

As bifurcações que você deve tomar cuidado:

- Após cruzar o Getúlio você ficará de frente com o Caratuva (no topo há uma antena de rádio, de fácil visualização em dia limpos) e começará a aproximação em descida. Quando chegar no "pé", encontrará uma bifurcação num leito de um riacho seco. A esquerda, pulando um tronco podre, seguirá rumo ao Caratuva. A direita, Itapiroca/Paraná.

 

- Depois de um tempo costeando o Caratuva você irá observar o Itapiroca ao lado. Você irá cruzar o vale entre os dois. Certo ponto você começará a ver uma terra/lama amarelada. A partir dai você deve prestar atenção na vegetação. Você irá começar a ver samambaias e, acredito eu, cicas.

Cica%20circinalis.jpg

Uma arvore parecida com essa "faz" a bifurcação, esquerda Paraná, direita Itapiroca. Antigamente nessa arvore havia placas indicativas, mas nas últimas vezes que fui não havia mais nada.

 

Na verdade, antigamente toda a trilha era sinalizada por fitas:

- Amarela = Caratuva

- Branca = Paraná/Itapiroca

- Vermelha = Itapiroca

- Zebrada = Trilha fechada / Caminho errado

 

Mas houve a "limpeza" da trilha e foi embora grampos, fitas, etc...

 

 

Esse roteiro do Otávio é uma boa dica! Existe a possibilidade de cruzar o Caratuva pelo cume, mas a trilha não é muito conhecida e eu não aconselharia a ir sem conhecimento e/ou "guiado".

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Como o pessoal postou ai preparo fisico e psicológico é fundamental na trilha do PP, não é necessário dominar tecnicas de escalada, gps, ser um crocodilo dundee em navegação.

 

Danilo to louco pra voltyar pras trilhas, mas antes de ir pro PP preciso recuperar todos os movimentos do pé, meu preparo fisico, meu peso etc... pq faz 4 mesesque to parado depois do acidente e devo demoar mais uns 2 ate ficar zero bala e ai ir entrando em forma, pq com tres digitos no peso fica osso ::lol4::::lol4::::hahaha::

 

Mas vou cobrar essa gelada!

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Quanto ao uso de cordas e cadeirinhas é bom tomar um certo cuidado. Se você não tem conhecimento NENHUM em rapel, não utilize! Uma ancoragem mal feita nesse trecho não seria nada bom! O lugar não tem boas arvores, talvez usaria um grampo mais próximo, mas mesmo assim... muito cuidado com isso!

 

Perfeito, Danilo. Cordas e cadeirinhas ali, para quem não sabe exatamente o que está fazendo, mais atrapalham do que ajudam. Gurizada, uns 5 metros de retinida pra rebocar a mochila tá mais do que bom. Na dúvida, acampe no A1 e faça o cume de ataque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Quanto ao uso de cordas e cadeirinhas é bom tomar um certo cuidado. Se você não tem conhecimento NENHUM em rapel, não utilize! Uma ancoragem mal feita nesse trecho não seria nada bom! O lugar não tem boas arvores, talvez usaria um grampo mais próximo, mas mesmo assim... muito cuidado com isso!

 

Perfeito, Danilo. Cordas e cadeirinhas ali, para quem não sabe exatamente o que está fazendo, mais atrapalham do que ajudam. Gurizada, uns 5 metros de retinida pra rebocar a mochila tá mais do que bom. Na dúvida, acampe no A1 e faça o cume de ataque.

 

reforço o que falaram aí em cima, o danilo e o cacius. não é pra corda e cadeirinha a não ser pra quem escale. dar uma rebocada na mochila até vale, cordim de 6 mm é pr aisso. e mais até do que pra subir,mas pra descer a mochila. recomendo mochila não-desmontável, pois conforme o cacius pode atestar, mochila desmontável gosta de desmontar nesse lugar mesmo! bem no meio das escadarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...