Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Respeito sua opinião, mas eu já penso bem diferente.

 

Um Abrigo pode sim ser cuidado pelos montanhistas que fazem uso dele. No Itatiaia isso já acontece com o Rebouças a dezenas de anos e nunca teve problemas. Recentemente foi inaugurado um outro Abrigo - o Agua Branca - que tá bem longe da portaria, na Travessia Rui Braga.

Não acho que os montanhistas que irão fazer uso dele vão danificá-lo.

Sempre meti o pau na Admn do PN Itatiaia, mas depois que eles liberaram todas as travessias possíveis no Parque, reformando abrigos e construindo outros, só tenho elogios a eles e o tipo de Abrigo que existe lá, pode ser copiado pelos outros. Por que não?

 

No Caparaó, a infraestrutura é de dar inveja: pias, sanitários, churrasqueiras, chuveiros na maioria dos campings. Existia até um chuveiro de água quente, mas que não durou muito. Os canos estouravam devido às constantes temperaturas negativas no lugar.

Existe sim um Abrigo, mas que é "histórico". É pequeno, mas serve muito bem p/ quem quer bivacar.

E o próprio parque que cuida disso.

Claro que é bom ter um peso a menos na mochila, não levando a barraca, fogareiro, etc...

Mas cerca de uns 2 Kg a menos, não faz tanta diferença p/ quem está levando uma mochila de uns 15 Kg.

 

A minha principal critica é em cima do retorno desse dinheiro ao Parque. O que tá havendo é uma privatização, isso sim.

Eu sei que o valor pago é bem pouco, mas eu duvido muito que esse dinheiro é depositado direto na conta corrente do Parque p/ trazer melhorias a ele.

Com certeza o dinheiro vai p/ o Governo Federal que depois devolve uma parte p/ essa ONG.

Qqer entidade ou parque público recebe dinheiro através de um orçamento, então pode-se dizer que a maioria dos parques recebe do Governo Federal o mesmo valor.

Sempre tem aquele parque que tem um projeto de melhoria nisso ou naquilo e pede um pouco mais de dinheiro p/ implementá-lo.

Mas a admn de abrigos por ONGs só acontece no Parnaso.

Eu acho difícil que a ONG que administra esses Abrigos investiu na construção deles.

Eles só cuidam do lugar e recebem dinheiro por isso, que na minha opinião não precisava.

 

Eu procurei em todo site da ONG e não encontrei o contrato que o Parque fez com eles. Por que então não disponibilizar e tornar as coisas mais transparentes não é?

Em um site de UCs encontrei esse texto abaixo:

O link é esse: http://uc.socioambiental.org/uc/596043

 

"INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE.

AVISOS DE LICITAÇÃO.

CONCORRÊNCIA N 1/2010.

Objeto: Concessão para a operação dos sistemas de cobrança e controle de ingressos, estacionamentos, campings, abrigos de montanha e transporte interno (por meio de operadores especializados nos módulos de negócios do empreendimento) das sedes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. ABERTURA: 10/05/2010, às 09:00 horas(horário de Brasília). ENDEREÇO: Avenida Rotariana s/n - Auditório - Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Soberbo - Teresópolis/RJ. O

Edital encontra-se disponível no sítio www.icmbio.gov.br. Informações: (21) 2152-1115- Marcelo Moreira Prado- Presidente da Comissão Especial de Licitação.

(DOU 29/03/2010)".

 

O trecho do texto sublinhado e em negrito fui eu que fiz.

Percebeu que o que tá havendo é a privatização do Parque Serra dos Órgãos?

Isso já ocorre lá no Iguaçú.

Se ninguém reclamar ou meter o pau, daqui a pouco todos os PNs serão administrados dessa forma.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
  • Membros

I ai pessoal.

Tbm estou muito a fim de fazer esta travessia, mas só poderei em agosto, eu e um outro amigo começaremos a nos programar em breve, gostaria de saber se há pessoas interessadas em fazer nesta época e se alguém tem os contatos de guias que fazem esta travessia, um grupo um pouco maior fica mais tranq para pagarmos o guia.

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal, bom dia.

Gostaria de dicas para realizar a travessia Petro x Tere, eu e um amigo pretendemos realizar a mesma em agosto, gostaríamos tbm de contatos de guias que possam nos levar nesta travessia.

Caso ,mais alguém esteja interessado em realizar tbm será bem vindo!! ::otemo::

 

Desde já agradeço pela ajuda.

Abracs...

Link para o comentário
  • Colaboradores
I ai pessoal.

Tbm estou muito a fim de fazer esta travessia, mas só poderei em agosto, eu e um outro amigo começaremos a nos programar em breve, gostaria de saber se há pessoas interessadas em fazer nesta época e se alguém tem os contatos de guias que fazem esta travessia, um grupo um pouco maior fica mais tranq para pagarmos o guia.

 

Eduardo, o PARNASO tem uma lista de condutores: http://www.parnaso.tur.br/montanhismo/

 

[]'s,

Camila

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá!

 

Meu primeiro post :D .

 

Gostaria de uma ajuda referente a três trilhas. Papudo, Pedra da Cruz e São Pedro. Vou no Sino mês que vem e queria fazer algumas trilhas próximo do abrigo. Vendo algumas informações, vi que essas são as mais perto.

Fui a muito tempo na Pedra da Cruz quando fiz a travessia. Lembro onde é a entrada da trilha mas não me lembro muito do percurso. Também procurando, vi que a trilha do Papudo se inicia pela trilha da Pedra da Cruz. São Pedro pelo o que vi começa atrás do abrigo.

 

As trilhas em geral são tranquilas? Precisava de dicas principalmente nas trilhas de São Pedro e Papudo.

 

Desde já, obrigado.

Link para o comentário
  • Colaboradores
Olá!

Meu primeiro post :D .

Gostaria de uma ajuda referente a três trilhas. Papudo, Pedra da Cruz e São Pedro. Vou no Sino mês que vem e queria fazer algumas trilhas próximo do abrigo. Vendo algumas informações, vi que essas são as mais perto.

Fui a muito tempo na Pedra da Cruz quando fiz a travessia. Lembro onde é a entrada da trilha mas não me lembro muito do percurso. Também procurando, vi que a trilha do Papudo se inicia pela trilha da Pedra da Cruz. São Pedro pelo o que vi começa atrás do abrigo.

As trilhas em geral são tranquilas? Precisava de dicas principalmente nas trilhas de São Pedro e Papudo.

Desde já, obrigado.

 

Olá, Felipe! Bem vindo! ::otemo::

 

Nunca fui, mas dei uma olhadinha no guia de trilhas do parnaso e os autores dizem o seguinte:

Pedra da Cruz: 2km (ida) a partir do abrigo. Fácil orientação. Dificuldade média (passa por 2 trepa-pedras e uma rampa um pouco exposta)

Papudo: 1km (ida) a partir do abrigo. Fácil orientação. Dificuldade média (precisa apoiar em raízes e pedras em alguns trechos)

São Pedro: 1km (ida) a partir do abrigo. Fácil orientação. Dificuldade baixa. Das 3 essa é a mais curta.

 

Os responsáveis pelo abrigo também podem informar sobre a entrada das trilhas. Para uma orientação mais precisa, recomendo comprar o livro Guia do Parnaso: http://guiadoparnaso.blogspot.com.br/

 

[]'s,

Camila

Link para o comentário
  • 5 semanas depois...
  • Membros

Otávio.

Eu de novo dando mais uns palpites. Não sei se você já foi fazer a Petro-Tere.

 

Fiz dia31-07, 01-08 e 02-08, agora a pouco. Se mudar de idéia e chegar em Petrópolis um dia antes, facilita as coisas. Eu fiquei num hostel muito bom no centro. 50 pilas com café da manhã. Chama-se Hostel 148. Muito limpo e um pessoal muito bacana. Próximo de tudo. Cozinha e tudo o mais.

 

Vamos lá. Se chegar em petrópolis, no Terminal Rodoviário Leonel Brizola, mais conhecido como Bingen, e for direto para o parque, você pega um coletivo para o terminal Correias e lá outro para o Bonfim Pinheiral (616). Uma só passagem, R$ 2,80. Vais levar uns 45 minutos a 1 hora e meia. Dependendo da conexão no terminal Correias. Não pense em táxi, os caras esfolam.

 

Eu comecei a subida às 08:45. Não fui no véu de noiva, porque tinha ido ano passado. Cheguei no abrigo do Açu às 13:30. Se for no véu de noiva e cachoeira das andorinhas (mais bonita que o véu de noiva) acrescente mais uma hora. Antes de ir no abrigo eu tinha passado no morro do cruzeiro e nos castelos do Açu e ainda assim deu para chegar sossegado às 13:30. Andei um pouco rápido porque queria ir aos Portais de Hércules e retornar naquele mesmo dia.

 

Montei a barraca e depois fui. Saí às 14:30 e às 17 horas estava de volta. Vale muito a pena. É o ponto mais bonito da travessia.

 

Outra coisa. Cozinha do abrigo é só para que está no abrigo. Não está mais a disposição de quem está de barraca, nem pagando. Ano passado podia.

Está muito difícil reservar o abrigo do Sino de sábado para domingo. Muita gente subindo de teresópolis somente para o pernoite no Sino. Por isso tem bastante gente que está fazendo em dois dias, saindo de Petrópolis.

 

ônibus em Petrópolis é uma beleza. Barato. Bastante ônibus. Já em Teresópolis é o contrário. Da portaria para a rodoviária não tem muitos horários, principalmente sábado e domingo. Eu fui para a rodoviária a pé. Acho que dá uns 4 a 5 KM.

Ônibus de Teresópolis para Petropólis de duas em duas horas , nas horas ímpares. 11, 13,15,17 e o último às 19 horas demora uns 40 minutos até o terminal Bingen. De Petrópolis até a rodoviária do Rio mais uns 50 minutos a uma hora. Demora mais dentro do Rio de Janeiro.

 

Passagem Rio Petropolis , 23 reais. Teresópolis Rio, 17 reais. Teresópolis -Petropolis, acho que foi 18 reais. Onibus Galeão- rodoviária novo Rio, 12 reais, tanto ida como volta.

Link para o comentário
  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...