Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros

Fala Oteb,

Já levei o empadão na travessia que fiz em dois dias, agüentou legal, acho que se você fizer em três acho que dá tb, mas depende muito da temperatura, e dos ingredientes, se o empadão for muito molhado ou levar algum ingrediente meio instável como Maionese, acho meio arriscado, o que eu levo é um empadão de peito de frango.

Abraço

Hugo de Castro

www.clubedosaventureiros.com

• Respostas 270
  • Visualizações 72.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Ronaldo Paixão
    Ronaldo Paixão

Hostel 148.   Bom, bem localizado e barato. Além de limpo.   Se quiser um almoço legal, tem o "restaurante" do Tourinho, bem perto da portaria do parque. Não se engane pelo aspecto "sujo" ou rústi

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros
Hostel 148.

Bom, bem localizado e barato. Além de limpo.

Se quiser um almoço legal, tem o "restaurante" do Tourinho, bem perto da portaria do parque. Não se engane pelo aspecto "sujo" ou rústico do lugar. A comida é caseira e deliciosa, além de barata.

agradeço a dica, Ronaldo!

escolhi ficar no abrigo de montanha do Dani, que fica próximo a entrada do Parque.

lá rola de bivacar e o preço é bem em conta.

se tiver algum interessado de última hora,

amanhã estou chegando a petrô. inicio a travessia no domingo de manhã e finalizo na terça. tudo de forma autônoma, sem guias (ou seja, é só comprar o ingresso do PARNASO e ser feliz)

Postado
  • Membros

Fiz a travessia em agosto de 2017 e venho com algumas informações.

SOBRE A TRILHA:

pessoas com experiência em trilhas, que tenham uma boa leitura de terreno e saibam navegar visualmente: não é necessário guia (DESDE QUE COM TEMPO BOM, É CLARO). Fiz a trilha sozinho, minha única companhia era o GPS. Só precisei utilizá-lo para verificar o ponto de saída para os Portais de Hércules, no mais usei para marcar as distâncias percorridas. Não precisei utilizar para verificar se estava ou não no caminho certo, a trilha entre a mata é batida e o trecho pelos lajes rochosas possuem totens e algumas setas indicativas, sem falar que é possível perceber o desgaste na rocha, onde as pessoas costumam passar.

Elevador super tranquilo, via quase toda grampeada. Na parte que os grampos faltam a inclinação da rocha é menor, então não faz diferença.

Mergulho com rocha seca é tranquilo, no mais é só se utilizar dos troncos, raízes e o que tiver pela frente como apoio na descida.

Nova subida para o Cavalinho: desde a saída do Mergulho é possível contemplar o Cavalinho. Parte da subida é por curvas de nível, então está mais suave. Já o trecho pela canaleta da Pedra do Sino (onde está o famoso Cavalinho e a passagem conhecida como Coice - logo acima) continuam a mesma coisa. Conversando com um funcionário, parece que estão pensando em melhorar o trecho, facilitando a transposição. Mais ou menos uma pena, pois é um dos trechos mais interessantes do 2º dia).

Dá pra fazer a travessia em dois dias tranquilamente. No sentido tradicional, faça a pernoite no Açu e o restante no dia seguinte. Dá pra incluir os Portais de Hércules no roteiro de dois dias também. Se não quiser terminar a trilha a noite, é preciso ter alguma disciplina nas paradas. Estimo que Açu x Terê possa ser feito em 8h, caminhada normal, sem correria.

PRECISA DE CORDA? Precisar, não precisa. Mas é bom ter alguma coisa (nem que seja um cadarço) para facilitar a descida do mergulho e a ascenção ao cavalinho, principalmente quando se está sozinho.

TEM QUE LEVAR MUITA ÁGUA?

Não, vários pontos de água pelo caminho. Uma garrafa de 1L por pessoa basta.

Vai fazer em 3 dias? Aproveita e saia do "básico". Pra quem tem experiência, recomendo uma ida ao Pico do Garrafão, ao mirante do Vale do Inferno, ao Morro da Papuda/Papudo. Dá pra dar uma incrementada no 2º ou 3º dia visitando esses lugares.

Tá com preguiça de subir o Sino pra ver o sol nascendo? A 5 minutos de caminhada do Abrigo 4 tem a Pedra da Baleia, com vista pra baía de Guanabara, Três Picos, etc. Dá pra ver o Sol nascendo de lá.

No Açu e na Pedra da Baleia tem lan house pra dar aquela conferida no zap (rs) ou pedir socorro.

LOGÍSTICA:

Deixei minha moto na barragem, a cerca de 3km da portaria de Teresópolis, evitando aquela descidinha chata pelo calçamento. Tomei o ônibus Terê x Petrô (saída em horas ímpares, último carro 19h).

NÃO PRECISA seguir até o terminal Bingen. Desça em Itaipava (no terminal de ônibus), pegue a linha 700 até o terminal de Correias e de lá a linha 611 (Pinheiral-Bonfim) até próximo a entrada do Parque. O trajeto rodoviária de Teresópolis x portaria do PARNASO em Petrópolis, de ônibus, demora pelo menos 2h.

Quem costuma enjoar em viagem de ônibus: VAI ENJOAR. Toma remédio ou vai perto do banheiro. rs. Terê x Petrô tem milhares de curvas, passei um mal danado.

Outra opção é seguir de carro até a portaria do PARNASO em Petrópolis e combinar com algum funcionário do parque para deixar o veículo lá em Teresópolis. Quando estava começando a travessia peguei uma conversa no meio e depois me certifiquei com um funcionário do Parque. Eles fazem isso. Pra quem tem enjoo ou vai com o carro cheio compensa demais. O preço pode variar, mas um deles me disse que cobra 150$ (+ taxa de estacionamento do PARNASO) para fazer o serviço.

• Silnei changed the title to Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Postado
  • Membros

Fala pessoal,

Alguém sabe com que antecedência que abrem as reservas no site de comprar ingressos do parnaso? 

Estou esperando o mês de maio abrir pra ir no feriado de corpus christi e como abre um mês inteiro de uma vez achei que fosse ser hoje, dia 1o, mas não está disponível ainda o mês de maio.

Alguém tem ideia? 

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Falaa galera,

Alguem tem o contato de alguma pessoa que faz o serviço de levar o carro de Petropolis para Teresopolis?

Abraço!

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros
Em 19/03/2018 em 10:13, jgnitsch disse:

Falaa galera,

Alguem tem o contato de alguma pessoa que faz o serviço de levar o carro de Petropolis para Teresopolis?

Abraço!

@jgnitsch liga na portaria do PARNASO, o pessoal lá tem o contato

• 8 meses depois...
Postado
  • Membros

Galera esta provavelmente vai ser minha primeira travessia em montanha, já fiz outras sozinho mas sem escalaminhada. Como sou solo não compensa contratar um guia, é comum ser encaixado em outro grupo? 

De qualquer forma, já subi o Pico dos Marins carregado e sem guia, sem muita dificuldade técnica apenas cansaço. Para quem já realizou os dois, em termos técnicos a travessia da serra dos orgãos apresenta muito mais dificuldade?

Postado
  • Membros

Goulartinho eu já fiz a travessia da Serra dos Órgãos por 2 vezes (3 dias e 2 noites)e a travessia do Marins x Itaguaré (um fim de semana) uma vez fazendo o ataque aos 2 cumes.

São percursos bem diferentes. A travessia da Serra dos Órgãos é mais técnica, se sobe/desce muitas lajes de pedra onde não há trilha e somos orientados pelos toténs, caso a pessoa não tenha GPS. Alguns locais a travessia é mais delicada e alguns grupos até fazem uso de cordas, exemplo: Cavalinho no Vale da Morte.

Nas vezes que fiz o guia não era obrigatório e não vejo problemas em realizar a travessia solo. Se você vir algum grupo ou pessoa fazendo o percurso, junte-se a eles e aí só sucesso. A travessia da Serra Fina eu fiz solo, mas no segundo dia encontrei com 2 montanhistas do Rio. Então fizemos um trio e foi sucesso.

O que é recomendável é que você deixe uns 50% da sua coragem em casa, para evitar o excesso de confiança, ser mais paciente nos pontos críticos, realizar a transposição dos obstáculos com atenção e controlar o psicológico se der alguma situação adversa.

Qualquer dúvida, estamos aí....

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Pessoal, penso em fazer a travessia de 3 dias em abril, mas tenho dúvida sobre o grau de dificuldade da trilha, nem tanto pela distância e pelas subidas, mas mais pelas partes mais técnicas...

Não sou trilheira de carteirinha, mas já fiz algumas caminhadas de até 20 Km/dia, como Trilha Inca, Vale do Pati, Patagônia (El Chaltén e Torres del Paine - trilha até a base). Ando bem e faço exercícios regularmente, mas nunca caminhei com cargueira e nunca fiz uma trilha mais 'técnica'. Vocês acham que dá pra encarar de boa?

Obrigada e boas viagens a todos!

Postado
  • Membros

Boa tarde @VAL1910.

Eu não acho que lá tem trechos tão técnicos mas trechos que exigem maior atenção e orientação. Acho que dá para encarar de boa, só tentar reduzir o peso da sua cargueira e levar o necessário para a travessia + situações de emergência.

Em Abril vou estar de férias e estou pensando em encarar essa travessia. Caso seja do seu interesse podemos agendar a mesma data e encarar a empreitada. Qualquer coisa mande msg no privado.

Abraços.

Postado
  • Membros

Oi, @thiagobdi!

Agradeço a resposta. Acho que vou mesmo encarar, só que vou deixar para o feriado de junho. 

Abraços e boa travessia pra você!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.