Ir para conteúdo
john_carmack

Chapada dos Veadeiros - Goiás - Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

Fala galera mochileira!!

Este tópico foi criado para que todos possam postar dicas sobre roteiros, dicas, preços de transpote, comida, hospedagem, e outras na Chapada do Veadeiros e Região.

Alguém se habilita??

Quem não conhece e está afim ou que já foi é quer voltar, seja bem vindo e junte-se à nossa turma!!!!

Abraços,

Sergio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Galera,

Uma dica: comprar o "Guia por onde andar no nordeste Goiano" do Bismarque Villa Real, que custa R$12,00 e mostra todas as atrações do nordeste goiano, dividido em roteiros que passam pela Vila de São Jorge, Alto Paraiso e Cavalcante entre outras.

O guia 4 rodas também tem alguma coisa sobre Alto Paraíso.

 

Sobre a hospedagem, existem desde camping com diarias de R$8,00 por pessoa até pousadas com diárias de mais de R$80,00 o quarto.

 

Julho é uma das melhores épocas para se viajar por lá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carnaval na Chapada.

 

Se for ficar em Camping em São Jorge, é bom se prevenir, pois algumas pessoas se excedem, mas nada que não aconteca em outros locais.

 

Se vc quiser ter um pouco mais de paz é interessante ficar mais afastado do centrinho de São Jorge que na alta temporada fica lotado.

 

Dica: se for para o passeio no Parque Nacional, chegue cedo, pois com o movimento muito grande na cidade, logo a quantidade de guias acaba e quem fica do lado de fora só tem a oportunidade de fazer o passeio no dia seguinte. Talvez seja ate interessante procurar um guia no dia anterior e já chegar no local com ele. Esse passeio é o único da chapada que nao pode ser visto sem a presenca de um guia credenciado do parque. Normalmente é cobrado uma taxa de R$ 50,00 a 60,00 para um grupo de 10 pessoas. A caminhada é puxada e dura o dia inteiro.

 

Bom passeio !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

São Jorge é uma old-búzios. A vila é super simpatica, tem bares, restaurantes e pousadas super charmosas e para todos os bolsos. Tem muitos campings e fica na "porta" da chapada. A noite tem os forrós e o pessoal da vila entrosa sempre com os turistas. É bom d+.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O povoado de São Jorge fica a 35 km de Alto Paraiso, a maior parte já asfaltada. Lá está a entrada do parque nacional, os habitantes são ótimos anfitrioes, muito hospitaleiros, a coisa mais fácil é arrumar lugar pra ficar lá, isso nao parece problema, nem precisa de reserva, exceto em altíssima temporada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A chapada não tem segredo. É fácil achar serviços de guias e pousadinhas na cidade. A única coisa difícil é escolher entre um passeio e outro, já que são todos lindos. Mas não deixe de ir no vale da lua (fundamental), ao jardim de maitréia e à cachoeira almecegas.

 

Só uma observação: São Jorge é uma cidade minúscula, bem pequenina mesmo.

 

JJR - Postado - 06/08/2004 : 21:33:23

Realmente São Jorge é um barato ! Vale a pena ficar por lá . É simples, mas muito bom.

Algumas trilhas dá para fazer de lá, mas a maioria te que ir de carro.

Dicas para visitação : Vale da Lua, Raizama, Termas (águas quentes) e o Parque Nacional.

JJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!

 

Deixando aquela deixa.

Recomendo a Pousada do Eden. Fica 01s 14Km depois d São Jorge. Assim, é 01 lugar d água quente,piscinas naturais, sauna indiana, cháles(detaalhe, sem energia), trilhas, donos são gente boa, assim tudo muito natural. Me parece q o site é o próprio nome da pousada. Sou d Goiânia e aamo ir p ficar por lá. Ainda + se tiver com aquela gata. Daquelas q topa fazer os 14Km a pé, entendeu. rerere lembrando q vcs vão T q voltar, viu!

 

Recomendo tb: Raizama, Vale da Lua, o Parque. E agora Cavaalcante, q ñ tá tão comercial como São Jorge.

 

"01 dia agente se veee, vc vaai veee"

 

Skowa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fui pra Chapada em 2000, foi uma das melhores viagens da minha vida!! Só estou surpresa de alguém ter falado de São Jorge como "comercial"... Será que em 4 anos, aquilo mudou tanto? A gente via araras livres andando pelas ruas de terra enquanto tomávamos a cerveja pós trilha no bar do Pelé... Os passeios próximos a São Jorge são realmente imperdíveis. Eu fiquei no camping Parada Obrigatória que é muito perto da entrada do Parque. Mas eu acho que vale a pena ficar uns dois dias em Alto Paraíso, pq as cachoeiras de Almécegas e São Bento que são muito lindas são mais próximas de lá. Os lugares são distantes uns dos outros. Um carro é muito bem vindo. Eu fiquei dependendo de carona. Peguei várias caronas com desconhecidos, sem medo nenhum, e fiz até amizade um vovô que dirigia um caminhão velho que era amigo de vários donos de terra e por isso fui alguns lugares sem pagar a entrada. Me lembro que tinha um ônibus por dia, de manhã, que ia de Alto Paraíso pra São Jorge. Eu fui no Vale da Lua, mas papei mosca, depois que voltei é q soube que tinha até escorrega de pedra e eu não vi... As águas termais são uma delícia, mas os passeios mais bonitos estão dentro do parque mesmo. Não percam o pôr do sol visto do "aeroporto de disco voador". As fotos que eu tirei, não acreditaram que eram de verdade, ficaram falando, ou vc botou um filtro na lente ou vc mexeu no photoshop, e eu não fiz nada ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, deem uma olhada nas dicas e historia de Cavalcante, postados há muito tempo aqui no mochileiros pelo Bulha. Uma boa opção pra fugir dos destinos obvios de Sao jorge e Alto Paraiso:

 

Quem vai á Chapada dos Veadeiros costuma se limitar a visitar Alto Paraíso e São Jorge, às vezes indo até Colinas contornando o Parque.

No entanto, as pessoas ainda não descobriram (na verdade muitos estão descobrindo) a cidade de Cavalcante.

A partir de Alto Paraíso, chega-se à Cavalvante seguindo a estrada para Terezina de Goiás. Chegando em Terezina, após uns 70 Km, vira-se à esquerda pegando uma estrada asfaltada de uns 25 Km que termina na cidade.

A partir de São Jorge, pela estrada de terra, é só seguir em direção a Colinas e logo depois chegar em Cavalcante.

Cavalcante está localizada entre as Serras das Araras, de Santana e da Boa Vista. De dentro da cidade, para onde se olha, só se vê serra. Os moradores mais antigos da região chamam o local de "Buracão de Cavalcante", pois é um região mais baixa, entre estas três serras, a apenas 730 m de altitude (a cidade).

Cavalcante é a cidade mais perto dos povoados Kalunga, antigos qilombos. Até os anos 80 pouco se conhecia sobre eles. Hoje em dia são bem conhecidos. Os índios avá-canoeiros também ocupavam a área, mas hoje em dia só restam sete indivíduos em uma reserva em Tocantins.

Nos séculos 18 e 19, Cavalcante era uma cidade muito próspera, em virtude da extração aurífera. Exemplo disso é que em São Félix, antigo distrito de Cavalcante, hoje inundado pela lagoa da hidrelétrica de Serra da Mesa, havia uma casa de fundição. Uma casa de fundição naqueles tempos significava uma grande movimentação econômica.

A cidade, portanto, sempre teve uma riqueza material em virtude do ouro, com uma consequente riqueza cultural, com exibições teatrais e até de operetas, e uma arte barroca não tão desenvolvida como a mineira, mas nem por isso menos importante. A Coluna Prestes passou por Cavalcante.

Ainda hoje é possível encontrar muros de pedra feitos por escravos (Ex: Fazenda Novo Mundo), assim como chiqueiros, aquedutos e fornos construídos com a mesma tecnologia e mão-de-obra.

A produção mineral de Cavalcante era escoada por uma trilha cavaleira que seguia até Veadeiros (antiga Alto Paraíso), seguindo de lá para MG até Parati, onde era embarcada.

No entanto, no começo dos anos 1960, as reservas auríferas diminuíram drasticamente. Com isso, a economia da cidade ruiu. Moradores mais velhos comentam que caminhões saíam carregados de obras de arte em direção aos antiquários do Rio e São Paulo. Até a cúpula de ouro da Igreja de Sant'Anna levou sumiço na ocasião da mudança do local do templo.

Muitos garimpeiros continuaram a procurar ouro. No entanto, hoje em dia, pouco se acha. Muitos condutores de turismo (guias)da cidade eram antigos garimpeiros e podem contar boas estórias.

Há dezenas de maravilhosas cachoeiras da região, com bons locais para aprática de técnicas verticais. Um dos cânions mais radicais para se descer no Centro Oeste utilizando-se as técnicas verticais e de canionismo é o formado pelo Rio São Bartolomeu no local conhecido como Ponte de Pedra.

Hoje em dia a cidade tem uma tendência crescente para o ecoturismo e para o turismo de aventura. Tem duas pousadas, um hotel, duas pousadas campestres, alguns campings e muitos moradores alugam suas casas para os turistas. Festas populares, como a Caçada da Rainha, também estão sendo retomadas com mais força e apoio em virtude do turismo.

Cavalcante passou a ter uma economia baseada na pecuária, agricultura familiar, e extração dos minérios que sobraram. Ainda hoje é possível encontrar dragas no Rio das Almas retirando areia para a construção civil, dano ambiental já denunciado mas pouco apurado. O muro de contenção da barragem de resíduos químicos da mineradora que ainda atua na região quebrou e contaminou o Rio das Almas por algumas semanas. Entendo que o incentivo ao turismo na região poderá incentivar o abandono de tais práticas.

Na entrada da cidade há um pequeno centro de apoio ao turismo onde pode-se encontrar os guias. Eu recomendo o Pedrão, o Daniel ou seu João da Vagem (o que tem as melhores estórias de garimpo).

Quem for, eu recomendo que vá à Cachoeira de Santa Bárbara, que fica dentro do povoado kalunga Engenho II. Na volta, pode-se comer um almoço Kalunga na casa do seu Cirilo. Outros locais legais são o Vale das Araras (onde há uma pousada) e as cachoeiras da Fazenda Veredas.

A ONG Berço das Águas tem um projeto que propõe o incentivo ao ecoturismo e tursimo de aventura como estratégia para o desenvolvimento sustentável da região e está mapeando uma trilha que segue o caminho que os bandeirantes faziam quando carregavam o ouro, desde Cavalcante até Alto Paraíso, e por trilhas menos antigas de Alto Paraíso até São João d'Aliança.

 

 

VISITE CAVALCANTE!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi menina,

 

nunca fui em janeiro mas é bem provavel que chova mais até porque em no meu Goias querido essa é a época das chuvas, que são fortes mas não costumam durar muito tempo nem se prolongam por muitos dias. Sobre os valores, acredito que não deva haver grandes alterações em campings, isso é mais comum em hoteis. Um camping bem legal é o do Tatoo, no começo da cidade (acho que o nome é quarto crescente...), todo mundo conhece ele por lá. Fui em julho agora e paguei 8 reais por dia.

 

E isso, até logo

 

Thiago de Sa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala galera, beleza?

 

Estive por lá tb, e banco só em em Alto PAraíso.

Na reserva do Parque mesmo existem apenas dois roteiros liberados para visitação, as demaias atrações são fora da vila e devem ser feitas de busão ou carona, que não é tão facil qto parece para quem tem poucos dias... vcs deve conhecer o Vale da Lua com certeza, depois tem Almécegas, Raizama, Morada do Sol; para o lado de Alto Paraíso tb tem muita coisa. Mais além está Terra Ronca...

 

A vila de São Jorge é pequena, 500 habitantes e vc num vê metade deles na rua. Sobre o tempo, fiquei lá de 4 de JAneiro até 19 de janeiro, com um dia de chuva fina apenas. Mas várias trombas d´água!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem lembrado Aquaman, em Sao Jorge ainda não há um unico banco, é preciso ir ate Alto Paraiso, Colinas ou Cavalcante, por isso vá preparado! Não precisa nem dizer nada sobre cartoes de credito, né?

 

Cuidado com as trombas d'agua, principalmente no Raizama, o estrago pode ser feio e vira e mexe um perdido vai conhecer Jesus pessoalmente.

 

Thiago de Sa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Topic author: galvão

Subject: Alto Paraíso Machu Picchu do Brasl?

Posted on: 17/03/2004 18:59:13

Message:

 

 

Por que a regiaõ de Alto Paraíso é consideredo a Machu Picho do Brasil?

 

 

 

Replies:

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

 

Reply author: Talles

Replied on: 18/03/2004 14:31:49

Message:

 

Refere-se a Alto Paraíso em Goiás? Estive por lá e trata-se de questões metafísicas, espirituais, imateriais. A cidade teve um "boom" new age a alguns anos, até hoje ainda há comunidades alternativas, novas religiões, muito misticismo. Não é só sobre Machu Pichu a conversa... Pelos lados da Chapada dos Veadeiros, há quem acredite existir uma base de ovnis e um centro de operações do Quarto Reich, numa nova tentativa alemã. Relatos de contatos com ET´s, cetros mágicos, luzes inexplicáveis, toda aquela região é um poço de misticismo. Ela fica sobre uma imensa placa de quartzo, o que justificaria os enormes poderes ali concentrados. Machu Pichu também é considerado um lugar místico, sobretudo por ter sido habitada pelos misterios Incas, ainda pouco conhecidos.

Dê um pulo à Chapada e Alto Paraíso. O melhor programa é bater papo com a população e os turistas "místicos" que vivem por ali. É cada história mais surreal que a outra...

 

Abraços,

Talles.

 

AOS CALOS!!!

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

 

Reply author: medieval

Replied on: 31/03/2004 04:44:51

Message:

 

Alto Paraíso é realmente um lugar muito místico. A maioria das pousadas tem espaço para terapias alternativas e as estórias de como os respectivos donos forma parar lá são muito legais de se ouvir.

É um lugar muito bom pra relaxar, curtir natureza, alimentação saudável, e aprender com esses detalhes peculiares da cidade.

 

[]s

 

Dea

 

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

 

Reply author: Midori

Replied on: 20/04/2004 03:52:33

Message:

 

Me interesso muito por esses assuntos, porem nao conheço muito. Entao, o que vcs tem a dizer sobre Pirenopolis?

 

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

 

Reply author: Dete

Replied on: 23/04/2004 04:09:30

Message:

 

Bastante Misticismo há também em São Lourenço. Inclusive existe a construção do templo principal da Nova Era. Segundo eles é ali que descerá Saint Germaim ou Lord Maitreya.

 

Sobre a cidade de Pirinópolis propriamente dita, que foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.

 

1 - Dizem ser uma cidade muito bonita e preservada.

 

2 - Dentre as festas populares, destaca-se a Festa do Divino Espírito Santo, que acontece 45 dias após a Semana Santa. A festa, com suas cavalhadas, é considerada uma das maiores atrações folclóricas da América do Sul. Há também a Romaria à Serra dos Pireneus, na 1ª semana de julho.

 

3 - As cachoeiras, em número de mais de vinte, localizam-se num raio de 15 km da cidade.

 

4 - Duas cachoeiras são imperdíveis : a do Lázaro e a de Santa Maria (também conhecida como Cachoeira do Inferno), ambas localizadas na Reserva Ecológica Vargem Grande.

 

5 - O Santuário Vaga Fogo, a 6 km da cidade, é um local que abriga grande variedade de pássaros e animais silvestres. Vale a pena ser visitado.

 

6 - A maior queda d'água tem 80 metros

 

Há necessidade de guia turistico

 

 

 

Dete

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

 

Reply author: medieval

Replied on: 24/04/2004 04:54:54

Message:

 

Ola Midori,

 

Opinião pessoal: são cidades bem diferentes.. Alto Paraíso é intrinsecamente mística.. muito voltada para o turismo místico e de cachoeiras, trilhas... Tem a Vila de São Jorge ali perto que também tem boas opções de hospedagem e é um pouco mais rústico que Alto Paraíso.

Pirenópolis tem muito de cidadezinha histórica.. é bem aprazivel e tem tambem suas cachoeiras, como a Dete falou. O Vaga fogo é bem interessante. Tem uma trilha pequena e um restaurante com coisas que eles produzem lá mesmo. Um chutney de manga imbatível

Tem algo de místico, sim, cristais, alimentação.. mas (opinião minha) não chega nem a metade de Alto Paraiso.

 

Opinião final: Conheça os dois =) (pra quem mora em Bsb isso é praticamente mandatório )

[]s

Dea

 

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

 

Reply author: Zep´s

Replied on: 08/05/2004 05:51:03

Message:

 

Boas dicas galera! To querendo fazer um mochilao em janeiro passando por boa parte de Goias (Estado) e estas duas cidade estao no projeto (claro!).... q inclui ainda cidade de Goias e se der tempo Parque das Emas... mas no minimo as tres cidades estao dentro! Mais dicas saum sempre (mto) bem vindas para um mochileiro de primeira viagem neh!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha so, pessoal

 

nada confirmado mas a principio eu, minha namorada e um casal amigo vamos para a Chapada durante o carnaval, aproveitar as aguas maravilhosas daquele santuario. Partiremos de São Paulo. Se voce fabricio ou qualquer outra pessoa que estiver com os mesmo planos quiser nos encontrar deixe um recado ok?

 

Até logo

 

Thiago de Sá

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Topic author: schwertner

Subject: Chapada Veadeiros no Carnaval

Posted on: 10/01/2005 13:40:56

Message:

 

 

Ai galera estamos juntando uma turma de mochileiros (as) de todo o Brasil para irmos a Brasilia no carnaval para um churasco para Mochileiros. Estamos querendo imendar alguns dias para a Chapada dos Veaderios. Alguem afim de ir?

 

Mais algumas duvidas:

Quantos dias é presciso para conhecer a Chapada? Digo o principal?

Tem algum mapa na net que mostra oque visitar na Chapada e oque é imperdivel?

 

Replies:

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

 

Reply author: cguzzo

Replied on: 10/01/2005 13:56:52

Message:

 

Jonas

Devo ir para Bonito no carnaval.. e se tudo der certo ficar ate o final da semana na chapada.. se pá encontro vcs por lá :wink:

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

 

Reply author: schwertner

Replied on: 10/01/2005 14:11:46

Message:

 

ótimo, estamos reunindo um grupo grande para ir. vai ser otimo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, Jonas, vamos as perguntas:

 

Logo acima parece que o Fabricio e a Danielle estão indo para lá no Carnaval também, tente uma PM para eles. No meu caso, eu também estou indo junto com um casal amigo e minha namorada, mais pessoas são sempre bem-vindas.

Na página dois há um link interessante sobre a Chapada mas aí vão outros

www.chapada.com

www.infobrasilia.com.br/altoparaiso.htm

 

Basicamente voce pode optar por ficar em uma dessa tres cidades: Alto Paraiso, São Jorge e Cavalcante. sobre essa última, há um texto logo aí em cima com dicas sobre o lugar.

 

Alto Paraiso é mais estruturada mas fica um pouco longe das principais atrações, talvez valha a pena ficar por lá um ou dois dias e aproveitar algumas cachoeiras em fazendas proximas como ALMECEGAS, por exemplo.

 

São Jorge é o lugar ideal para ficar, a 30 Km de Alto, a vila é muito aconchegante e repleta de campings (entre 6 e 12 reais/dia). Não se esqueça de levar dinheiro e remédios, não há bancos nem farmácias ali.

 

O que é imperdivel: Os passeios dos SALTOS e dos CANYONS, dentro do parque (é necessário guia, entre 6 e 15 por pessoa) reserve um dia para cada um;

RAIZAMA, um santuario de rara beleza. Cuidado com as trombas dágua nesse periodo e fique atento, muitas atrações são fechadas em caso de chuva forte. o Raizama é uma delas;

VALE DA LUA, formações rochosas surreais, vale um dia quase todo para ele;

MORRO DA BALEIA, no caminho entre Alto e são Jorge;

MORADA DO SOL, com várias quedas e locais para serem desbravados rio acima e rio abaixo;

LAGEADO E LAGEADINHO, são poços pequenos mas divertidos, otimos para um fim de tarde;

ENCONTRO DAS AGUAS, um tanto mais longe, o encontro entre o Rio dos Couros e um afluente dão uma beleza rara ao local;

 

Para mais dicas, ligue (0xx62) 446-1159, é a Central de Atendimento ao turista do Municipio. Vale lembrar que todas as atrações são pagas e os valores variam de acordo com o proprietario da fazenda onde elas se encontram.

 

O tempo necessário para usufruir de tudo isso fica entre 5 dias e a eternidade, nada mais nada menos do que isso. E aí galera, esqueci alguma coisa???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas inf. Thiago mas tenho mais duvidas:

 

Mas se é um parque nacional como a cobrança de entrada por parte de Fazendeiros?

Como é a infra estrutura dos pontos turisticos?

E as estradas de asceso como são?

E como é o preço das pousadas?

Nesta época esta tem muitos turistas lá?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem todas as atrações ficam no Parque, Jonas, os unicos passeios possiveis dentro do parque são o dos Saltos e o dos Canyons. No primeiro, voce tem vistas animais, bom pra tirar foto! No segundo voce vai fundo nos Canyons e para em várias cachoeiras pra dar um mergulho, com destaque para as Carioquinhas. O resto dos passeios ficam em propriedades privadas.

 

A infra-estrutura dos pontos turisticos é basicamente - e graças a Deus - apenas o caminho para se chegar, muitas vezes com passarelas de madeira, alguem pra cobrar a entrada e de vez em quando um mané vendendo caldo de cana, isso no caso de São Jorge. A Cachoeira de Almecegas, proximo de Alto Paraiso, fica dentro de uma fazenda com todas as facilidades, de hotel a restaurante.

 

A estrada de acesso de Brasilia a Alto é muito boa, toda asfaltada e praticamente sem buracos embora seja bom evitar viajar ali a noite porque a marcação na pista está gasta. De Alto a Sao Jorge, está em processo de asfaltamento, por isso ela é plana, sem muitos buracos mas cheia de costelinhas quando chove, não exagere da velocidade ali, há muitas curvas traiçoeiras, daquelas que tem a inclinação contraria à tangente e tendem a jogar o carro pra fora da pista. De São Jorge a Cavalcante, piora consideravelmente mas dá pra ir também direto por Alto. Há um mapa num dos links que te dei, confira lá.

O preço das pousadas eu não sei, lá vale muito a pena ficar acampado, há uma boa estrutura pra isso e muita gente que faz o mesmo. Geralmente só casais com filhos não acampam por ali.

 

Como nunca fui lá no Carnaval também gostaria de saber se há muitos turistas nessa epoca, será que alguem poderia nos ajudar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E alguem sabe diser se tem alguma empresa de onibus de Brasilia que organiza alguma escursão para a Chapada? É que estamos juntando um bom grupo que vai no churasco para mochileiros e queremos aproveitar e conhecer mais a região. Eu pessoalmente não terei muito tempo pois tenho que trabalhar mas estarei em Brasilia e na Chapada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


  • Conteúdo Similar

    • Por DSS
      Olá pessoal,
       
      Morei em Brasília por um tempo e em alguns finais de semana fui conhecer a Chapada dos Veadeiros. Me apaixonei por aquele lugar. Natureza em estado bruto! Acordava com tucanos nas árvores do lado do meu quarto. Enfim, segue um pequeno vídeo que fiz dos momentos que passei lá...
       
       
      Juntei algumas informações e dicas dos lugares que visitei. Segue abaixo:
       
      Informações gerais
      A Chapada dos Veadeiros é formada por várias cidades e mais de 2000 cachoeiras catalogadas para a região.  A regiao fica no mesmo paralelo que Macchu Picchu e esta localizada em cima de uma imensa placa de cristal de quartzo que, reza a lenda, tornam a região brilhante se vista do espaço e atrai uma energia cósmica... Ou seja, a Chapada dos Veadeiros é considerada um dos maiores destino místicos do Brasil. As 3 cidades mais populares como ponto de acesso aos principais atrativos são Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante.
      Alto Paraíso é a maior cidade das 3. É onde se encontra maiores opções de hospedagem, restaurantes, etc.
      São Jorge é um vilarejo localizado a 35 km de Alto Paraíso e porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. São Jorge tem uma atmosfera mais hippie, com muitas lojas de artesanato e ruas apertadas (muitas delas sem asfalto).  
      Cavalcante, localizada a 91 km de Alto Paraíso, é a cidade aonde todos vão com o objetivo de conhecer Santa Bárbara, a cachoeira mais famosa da Chapada. Mas também existem outras atrações imperdíveis como Rio da Prata.
      A maior cidade mais próxima da Chapada é Brasília. São 230 km da capital até Alto Paraíso que podem ser feitos de carro (melhor opção pois te dá autonomia em relação aos passeios), ônibus (empresa Real Expresso) ou carona. Existe dois grupos no Facebook de pessoas que oferecem carona (muitas vezes vc contribui na gasolina) que funcionam muito bem! Os links:
      https://www.facebook.com/groups/240194479350012/?ref=br_rs
      https://www.facebook.com/groups/1636791463255652/?ref=br_rs
       
      Dicas Gerais
       - A primeira coisa a se fazer assim que chegar m Alto Paraiso, Cavalcante ou São Jorge: Ir ao CAT (Centro de atendimento ao turista). Lá vc vai ver todos os passeios disponíveis, pegar informações sobre o estado atual das trilhas, contratar guias, etc.
      - Tênis confortável, protetor solar e MUITA água pras trilhas.
      - Não faça fogueiras nem use sabonete ou shampoo nas cachoeiras.
      - Na rua principal de Alto Paraíso tem um mercado e uma padaria muito bons (é fácil achar). A Padaria abre as 6:30 todo dia. Vendem omeletes, bolos e salgados bons pra levar pra trilha (pão de queijo deles é mto bom tbm), só não vendem água (que vc tem que comprar no mercado do lado).
      - Todo sábado pela manha acontece uma feira onde se vende artesanato, sucos, lanches, etc. Vale muito a pena ir tomar um café da manha por lá. É só perguntar no hotel que eles sabem dizer onde fica.
      - Quer ver muitas maritacas e tucanos? Tem um terreno baldio em Alto Paraiso que parece ser o dormitório deles. Siga até a Pousada Meu Talento e de lá ande uns 10 metros vc verá um terreno abandonado. É lá! Chegue umas 17:50 e espere ate eles aparecerem. Os tucanos ficam mais nas embaúbas. Eu pulei a cerca e entrei um pouco mais para ficar mais de perto (cuidado com os cachorros! Kkkk).  
      Clique na imagem abaixo para ler melhor as informações:

       
      Dinheiro
      Leve dinheiro em espécie! Em Alto Paraíso tinha um caixa eletrônico, mas na época que fui (Agosto/2017) não tinha nenhum! Em São Jorge e Cavalcante também não existem caixas.
       
      Qual a melhor época?
      Existem 2 períodos: O da seca (maio a setembro) que é quando o nível de água das cachoeiras diminui e é possível tomar banho sem riscos. Já no período das chuvas o volume aumenta e elas ficam mais bonitas, mas o perigo de trombas d’água é maior.
       
      Onde se hospedar?
      A cidade com maior opção de hospedagem é Alto Paraíso. Das 3 vezes que fui fiquei em Alto Paraíso. Segue a avaliação das pousadas:
      - Buddy’s Hostel: Quarto limpo, staff atencioso e ambiente bacana. Tem quarto compartilhado e cozinha. Fica uns 10 minutos a pé da rua principal. Recomendo! Site: http://www.buddysalto.com/
       - Pousada Caminhos de Santiago: Ótimo ambiente e café da manhã. O único problema é que alguns quartos ficam no segundo andar em uma construção de madeira que faz mto barulho quando as pessoas passam. Principalmente a noite. Site: http://www.pousadacaminhodesantiago.com.br/
       - Pousada Meu Talento: Uma das melhores pousada que fiquei na vida! Café da manhã completo com vários tipos de queijo, frutas, sucos, etc. Staff extremamente atencioso, piscina, ambiente... Tudo perfeito! Ambiente romântico. Perfeito para casal. Mas se prepare pq é caro! Site: http://pousadameutalento.com.br/
       
       Onde comer?
      Na rua principal de Alto Paraíso tem varias opções.
      - Caverna do Crepe: Crepe realmente muito bom e barato.
      - Ateliê da Pizza (conhecida tbm como Pizzaria 2000): Pizza OK. Nada demais.
      - Vendinha 1961: Um restaurante/bar com um clima legal. Olhando de fora parece que é caro, mas é um preço justo. Musica ao vivo, mas atendimento não muito bom. Especialidade em pastéis. Muito gostosos!
      - La Vita e Bella: Restaurante de comida italiana. Experimentei um nhoque que tava bem meia boca. Pode ser que os outros pratos sejam melhores.
      - Cravo e Canela: Restaurante vegetariano muito bom! Sabores bem diferentes. Me surpreendi. Só demoram pra fazer o prato. Recomendo!
      - Santo Cerrado Risoteria: Esse restaurante fica em São Jorge. Especialidade em risotos (óbvio) e realmente são muito bons! Com musica ao vivo no segundo andar. Ótima opção em São Jorge. Em feriados fazer reserva com antecedência!!
      - Jambalaya: Restaurante caro, mas um dos melhores de Alto Paraiso. Todo a luz de velas. Clima romântico. Comida maravilhosa (Pedi um pesto com filé ao molho de limão siciliano que tava perfeito).
       
      Ir de carro ou não?
      Fui 1 vez sem caro e outras 2 com carro. Sem carro fazia o seguinte: Fazia amizade com alguém do hostel pra conseguir carona ou acordava cedo e ia pra frente do CAT (Centro de Atendimento ao Turista, abre as 8h) e tentava puxar um papo com alguém que aparecesse ali em busca de informações e desenrolava uma carona. Dá certo! Tente não pedir carona para casais... Eles geralmente são mais fechados. Procure por turmas de amigos. Existe uma cultura enorme de carona na Chapada. É super comum! O fato é que o carro te dá maior liberdade de fazer os passeios que vc quiser na hora que quiser, portanto se puder, vá de carro!!
       
      Contratar guia ou não?
      Depende do passeio. Cachoeira Santa Barbara é obrigatório ter guia. A maioria dos passeios não precisam de guia, mas se vc perguntar no CAT eles vão sempre indicar o guia. Se vc for com um orçamento maior eu acho legal valorizar o trabalho dos guias.
       Minha opinião com base em todos os passeios que fiz: Não foi necessário guia (exceto na Cachoeira Santa Barbara e na Trilha das 7 Quedas), mas se vc gosta de saber informações do local, contrate, mas o guia tira um pouco da sua liberdade tbm. Exemplo: Cheguei ao Mirante da Janela e tinha um grupo com guia. Tiraram as fotos e foram embora! Eu fiquei lá um tempão curtindo sem hora pra voltar.
       
      Passeios
      Fiz todos eles foram saindo de Alto Paraíso. Quase todos os passeios são cobradas taxas de entrada que variam de 15 a 30 reais.
      - Cachoeira Segredo: Cascata enorme! Água congelante (quase todas são...rs). Pra chegar faz uma trilha na mata que vai travessando o rio umas 7 vezes! Tente fazer pela manhã, pois na parte da tarde não bate sol. Passeio de meio dia.
      - Cachoeira dos Cristais: A pior de todas! A queda não é tão bonita e como é de fácil acesso dá muita gente. Tem um restaurante na entrada da trilha o que deixa o lugar ainda mais cheio de gente. Passeio de meio dia.
      - Poço encantado: Lugar bom para crianças (tem salva vidas) e passar o dia relaxando. Tem uma “praia” de areia branca bem legal. Passeio de meio dia.
      - Catarata dos Couros: Uma das cachus mais incríveis da Chapada. Volume de água enorme. Fica um pouco longe de Alto Paraíso. Passeio de dia inteiro. Entrada grátis.
      - Mirante da Janela: Muitos dirão que é bom fazer com guia, mas digo: Não precisa! São 8km de ida e volta. No caminho tem a Cachoeira do Abismo, mas na época que fui estava seca. Do mirante tem vista da cachoeira dos Saltos dentro do Parque. Passeio de dia inteiro, mas se vc sair cedo e for no pique, dá pra fazer em meio dia e depois ir por exemplo no Vale da lua que fica no caminho de São Jorge para Alto Paraíso. Vi algumas pessoas com dificuldades para encontrar a famosa “janela” (onde dá pra tirar aquela foto famosa da Chapada). A dica que dou é: Assim que chegar ao mirante e ver a Cachoeira dos Saltos, observar uma trilha na parte direita no meio das pedras. A Janela fica bem embaixo do Mirante. Qualquer coisa pergunte alguém que estiver por lá.
      - Almécegas I e II e São Bento: Almécegas é uma das cachoeiras mais populares da Chapada. Sempre cheia nos finais de semana. Fica muito próxima a Alto Paraíso na estada que vai para São Jorge. Chegue cedo e vá direto pra Almécegas I (a melhor). Fomos pra Almécegas II no meio do dia e tava impossível andar de tanta gente. Cachoeira São Bento é legal... Tem local pra pular das pedras.
      - Santa Barbara e Capivara: Fica em Cavalcante (Saia bem cedo se vc se hospedar em Alto Paraíso). Santa Barbara é a cachoeira mais bonita que já fui. Água cristalina e fundo de areia branca. A cachoeira fica sob responsabilidade do povo Kalunga. É obrigatório contratar guia. Só chegar no CAT de Cavalcante que terão vários a disposição. O piso dos guias é R$120. Fizemos com a guia Jane. Melhor pessoa que conhecemos nessa viagem!! Atenciosa, preocupada com nosso bem estar. Nota 10! WhatsApp dela: (62)99652-2103. É possível ficar penas 1 hora na Santa Barbara, pois evita que a cachoeira fique lotada. Depois curta a Santa Barbinha que é uma cachoeira menor, mas muito bonita também. Dica: Faça primeiro a Santa Barbara e depois vá para a Capivara que é boa pra curtir e relaxar. Outra dica: Depois das cachoeiras pare no restaurante dos Kalunga e coma a comida de fogão a lenha. R$30 e come a vontade. DELICIOSA!
      - Vale da Lua: Achei bem sem graça. É aquilo q se vê nas fotos... Formações rochosas diferentes. Só. Tem uma parte para banho, mas dependendo de quando vc for vai estar lotado.
      - Loquinhas: Pertinho de Alto Paraiso. São vários poços de água transparente. Lindo demais! Vale muito a pena.
      - Trilha das 7 Quedas: Acordei cedo e fui pro CAT ver se encontrava alguém pra me dar carona pra algum passeio. De cara encontrei um cara que estava fazendo a trilha das 7 Quedas no parque. Só que detalhe: A trilha é feita em 2 dias e ele iria fazer em apenas 1. Colei nele e dividimos o guia. Andamos 25km no total!!!! Das 8:30 as 17:30. Com 3 paradas pra banho. Sol cascando em cima! Passeio bem legal, mas é muito puxado!! Tem que ter pique. Começamos numa entrada no caminho de Alto Paraíso para São Jorge e terminamos na entrada do parque em São Jorge. Esse passeio de 1 dia tem q ser com guia. Levem lanche e muita água. Levei 3 litros e foi pouco.
       
      Fotos
      Equipamento utilizado: Camera Nikon D5100 com as lentes 55-200mm e Tokina 11-20mm f/2.8, uma  GoPro Hero 4 Silver e um iPhone 7 Plus.
       
       

       


       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       


       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       
       
    • Por cristinegranato
      Olá, vou compartilhar com vocês algumas informações.

      Eu passei uma semana na Chapada dos Veadeiros em Julho/2017. Saí de São Paulo, capital.

      - Passagem Avião - Ida e Volta = R$ 490,00 (comprei 3 semanas antes, comprando 3 meses antes você consegue encontrar por 300,00 ida e volta)
      - Hospedagem - Adubai Hostel = R$ 60,00 a diária (quarto coletivo, café da manhã, cozinha coletiva bem próximo da rodoviaria e da rua principal de Alto Paraiso)
      - Aluguel de carro - Unidas = R$ 640,00 (total de 6 diarias, dividimos esse valor entre 4 pessoas)
      - Na época a gasoline estava R$ 3,99 o litro.
      - Com alimentação gastei uma media de R$ 20,00 a R$ 30,00 por dia com almoço, mas poderia ter economizado fazendo minhas proprias refeições no hostel)

      [DICAS]

      1. A Chapada dos Veadeiros fica em Goias, o aeroporto mais próximo é o de Brasilia.
      2. Quando chegar no Aeroporto de Brasilia ainda terá mais umas 3 horas de carro ou ônibus até Alto Paraiso.
      3. As cidades no entorno do Parque Nacional da Chapada são: São Jorge, Alto Paraiso de Goias e Cavalcante.
      4. As trilhas dentro do Parque são gratuitas, porém recomenda-se chegar cedo pois a limite de visitantes.
      5. Alugar um carro ou arranjar caronas é essencial para visitar as principais cachoeiras. Se você não alugar um carro ficará limitado a conseguir carona.
      6. Se for depender de carona talvez seja melhor ficar em São Jorge onde o Parque fica a 1km e algumas cachoeiras proximas.
      7. Tem cachoeiras a 4km de distância de Alto Paraiso (ex: Loquinhas) e outras a quase 120km (ex: Santa Barbara, Capivara...) 8. Almoço entre R$ 15,00 (prato feito) até R$ 60,00 o kg do Self-service.
      9. A linha de ônibus que vem de Brasilia até Alto Paraiso é a Real Expresso.
      10. Traga dinheiro em cédulas, só tem 1 caixa eletrônico funcionando atualmente e é do Itau. O da Caixa explodiram.
      11. Se você vai na 2° quinzena de Julho todo ano tem o Encontro das Culturas em São Jorge.
      12. Ofereça ou procure caronas nos grupos de carona da Chapada.
      13. Caso venha sozinho(a) ou não tenha CNH procure pessoas que venham na mesma data nos grupos de mochileiros/viajantes e alugue um carro para dividir gastos. (Foi assim que fiz a minha trip, conheci 3 pessoas do grupo dos mochileiros e alugamos um carro em Brasilia)
      14. Um carro 1.0 consegue passar de boa em 95% das estradas pra trilhas.

      [ROTEIRO]

      ➡1° dia
      Saida do Aeroporto de São Paulo para o de Brasilia e de Brasilia vinda de carro até Alto Paraiso.

      ➡ 2° dia
      ☑ Parque Nacional - Trilha dos Canyons II e Cariocas (30km de Alto Paraiso)
      Valor: Gratuito
      Estacionamento: 15,00
      Dica: Chegue 8h/8h30 porque as 9h costuma atingir o limite de visitantes. Após 12h não entra mais ninguém. Horário de funcionamento: 8h as 18h
      ☑ Jardim Maytrea
      Valor: Gratuito
      Estacionamento: na beira da estrada mesmo
      Dica: Visite no finalzinho da tarde, tem um por-do-sol legal

      ➡ 3° dia
      ☑ Catarata dos Couros (50km de Alto Paraiso)
      Valor: Gratuito
      Estacionamento: "no final você me dá um dinheirinho, moça." Dei 10,00 e tudo certo
      Dica: Baixe o mapa para a Catarata dos Couros em offline e se prepare para uns 35km de chão de terra.
      Dica 2: Quando chegar lá, saiba que há 3 cachoeiras. A primeira que é a principal, a segunda é acessada por outra trilha e a terceira acho que só chega nadando.

      ➡ 4° dia
      ☑ Cachoeira Almécegas I, II e São Bento (não lembro a distância)
      Valor: 30,00 por pessoa.
      Estacionamento: Esta incluso nesse valor

      ➡ 5° dia
      ☑ Cachoeira de Santa Barbara + Capivara (120km de Alto Paraiso)
      Valor: 20,00 por pessoa + 70,00 (pode ser dividido por um grupo de até 8 pessoas)
      Estacionamento: Incluso no valor
      Dica: Saia cedo. São em média 1h30/2h até Cavalcante. Pegue um guia local do Quilombo Kalunga. Costumam cobrar mais barato que os da cidade. E baixe o mapa para o local em offline.

      ➡ 6° dia
      ☑ Cachoeira dos Cristais (13km de Alto Paraiso)
      Valor: R$ 20,00
      Estacionamento: incluso no valor
      Dica: EU não gostei muito dessa cachoeira, perto das outras é um pouco sem graça. Mas indicaria pra pais com crianças por ser fácil acesso.
      ☑ Cachoeira Macaquinhos
      Valor: R$ 30,00
      Estacionamento: incluso no valor
      Dica: São 7 cachoeiras, então faça a trilha até a última e na volta tome banho ou pare para fotos nela.

      [DISTÂNCIAS]

      - Cachoeira Loquinhas (4km de Alto Paraiso)
      - Cachoeira dos Cristais (8,5km de Alto Paraiso)
      - Cachoeira de São Bento (10km de Alto Paraiso)
      - Cachoeira Almécegas I e II (13km de Alto Paraiso)
      - Cachoeira dos Macaquinhos (24km de Alto Paraiso)
      - Jardim de Maytrea (22km de Alto Paraiso)
      - Vale da Lua (35km de Alto Paraiso)
      - Cataratas dos Couros (45km de Alto Paraiso)
      - Cachoeira do Segredo (50km de Alto Paraiso)
      - Cachoeira do Abismo (40km de Alto Paraiso)
      - Cachoeira de Santa Barbara (114km de Alto Paraiso)
      - Cachoeira de Capivara (106km de Alto Paraiso)
      - Cachoeira do Candaru (106km de Alto Paraiso)
      - Centrol Cultura São Jorge (40km de Alto Paraiso)
      - Entrada do Parque da Chapada dos Veadeiros (41km de Alto Paraiso)

      Meu Instagram: CristineGranato

      Grupos uteis:
      CONEXAO CHAPADA-BSB - Transporte Solidario
      Carona Solidária Chapada dos Veadeiros

      Conexão Brasília - Chapada - DAS MANAS

      Conexão - GYN/DF/CHAPADA
       

    • Por SamuelSchw
      Diz a velha Bíblia que “o coração dos homens faz os planos, mas a resposta certa vem da boca de Deus” Bem, estava eu tocando a vida em Curitiba, planejando comprar um lote em algum lugar da zona rural da região metropolitana quando por volta do final de julho recebi notícia de convocação de um concurso público prestado em 2012, e teria que me mudar pra Brasília. E assim aconteceu, um galego saiu do frio e chuva curitibana para o sol e secura intensos do planalto central.
       
      Cidade nova, começar tudo do zero, círculo social praticamente zerado. Ficava me questionando se haveria morros pra subir e acharia pessoas para fazer trilhas e me apresentar a região. Resolvi procurar no facebook com as palavras chave trekking brasília e...tinha um grupo com esse nome; arrisquei entrar e conhecer as pessoas. Galera bacana e animada, companhia de qualidade pra se enfiar no mato. E eis que alguém resolveu organizar a ida para as Sete Quedas.
       
      Fiquei sabendo da Travessia das Sete Quedas na internet quando foi inaugurada, e lembro de ter dito que um dia ainda faria, não sabendo exatamente quando. No fim das contas, devido à mudança, acabou sendo mais cedo do que imaginava. Mas vamos ao relato da expedição:
       
      26/09/14
      Sexta-feira à noite. Éramos 19 pessoas, reunimos o povo e fomos rumo a São Jorge. Tivemos um leve atraso e acabamos chegando perto das 23h, indo direto a pousada. Ficamos no Casa da Sucupira. Como éramos um grupo grande, o pessoal conseguiu fechar em 35 reais a diária, sem café, em quartos coletivos. O lugar lá é bem bacana e limpo, disponibiliza a cozinha e utensílios, fomos muito bem atendidos. Alguns saíram para um bar, esse que vos escreve foi dormir rs
       
      27/09/14
      No sábado levantamos cedo para tomar café, arrumar as coisas e esperar o transfer. O Transfer (levar até o PARNA Chapada dos Veadeiros e trazer de volta no dia seguinte) ficou em 20 reais. Todos prontos, van na porta, partimos ao PARNA.
       
      Chegamos para abrir o parque com os funcionários da segurança, creio que era entre 8:30 e 9 horas. Passaram uma lista para deixar os dados individuais, e feito isso, nos conduziram para assistir um vídeo sobre o Parque, Trilhas e regras. Protocolo cumprido, demos uma olhada no material do centro de visitantes e iniciamos a caminhada, seguinto pelas setas - e tubos eventualmente - laranja, sempre.
       
      Caminhamos um bom pedaço e chegamos no Canion 1, se não me engano por volta das 10:30, ficando lá por mais de uma hora. O lugar é realmente belo. Infelizmente eu fui explorar sem a câmera.
      De lá, continuamos. Ai foi caminhada e mais caminhada. Essa foi a minha segunda experiência de trekking no cerrado, confesso que o calor e sol intensos tornam a situação mais difícil, mas no fim o corpo sempre aguenta mais do que você pensa, e a paisagem, compensa.

       

       
      Uma coisa que me chama muito a atenção, é que as cores no cerrado são extremamente vivas, não existe meio termo. Belo é o tom de verde das folhas que rebrotam após o fogo, e o azul do céu. De vez em quando, alguma nuvem gentil passava por sobre nossas cabeças, fornecendo uma sombra para amenizar a temperatura. Infelizmente elas não nos seguiam.
       
      Depois de uma boa caminhada, chegamos ao ponto de travessia do Rio Preto. Optei por encontrar uma caminho entre as pedras que não precisasse tirar as botas, e deu certo e rápido, mas a maioria preferiu atravessar com os pés descalços. Fica a seu critério, só registro pra informar que há as duas possibilidades (dependendo do nível do rio). Lá matamos mais um bom tempo no rio sendo atacados incessantemente pelas piabinhas. Fizemos o almoço e continuamos.
       

       

       

       
      Era cerca de 15:30 quando avistamos no horizonte algo que parecia ser um rio, e no plano anterior, um tipo de cabana. Eu e um do colegas que estava ao meu lado comentamos que deveria ser lá o local do acampamento, por conta do relevo do local, como se estivessemos em fundo de vale e pelo tempo de caminhada. No fim era mesmo. Pouco tempo depois encontramos a placa da área de camping e do banheiro seco - a tal cabana mencionada. Chegamos enfim, ao ponto do merecido descanso, do refrescante e relaxante banho.
      Mochila tirada, acampamento montado, pés liberados, fomos aproveitar as Sete Quedas.
       
      Aqui entra um mistério que nenhum de nós conseguiu solucionar: uns viram quatro, outros cinco, outros seis, mas ninguém contabilizou Sete Quedas. Já conseguimos pousar uma sonda em um meteoro, e eu ainda não tenho a resposta. Se alguém aí conseguiu, por favor comente e esclareça. Mistérios numéricos a parte, o local é realmente bonito. Confesso que a altura das quedas não impressiona, nem o volume de água ou o som, mas o local como um todo é belo. Olhar o curso do rio, longe no horizonte, com uma bela combinação de laranjas, vermelhos e roxos no céu de fim de tarde ao som das corredeiras vale muito a caminhada.
       

       

       

       

       

       
      Sol posto, hora de voltar ao acampamento e iniciar os preparativos para a janta, aquele bom e velho miojo, mas na versão talharim, com um saboroso molho 100% industrial, complementando com pão, salame, frutas, chá. Verifiquei in loco que com uma espiriteira improvisada com lata de atum, abastecida completa com etanol 3 pessoas puderam preparar seus miojos e ainda sobrou fogo para outra começar a esquentar um risoto. Importante: não deixe de levar a tampa da panela, não só para otimizar o preparo dos alimentos, mas também para evitar que uma quantidade imensa de insetos caia na panela atraída pelo fogo e pela luz da headlamp, mas caso você não se importe de acrescentar um pouco mais de proteína à refeição, sinta-se à vontade.
       
      Infelizmente minha expectativa de contemplar o céu estrelado na Chapada foi frustrada. O céu estava com muitas nuvens, uma escuridão densa. Não restava muito mais o que fazer, e o corpo pedia o repouso.
      Ao deitar, o ambiente estava quente, diria até um pouco abafado, mas era cerca de 4 horas da manhã, começou a ventar forte, e a temperatura caiu bastante, obrigando-me a usar o saco de dormir. Alguns disseram que houve uma chuva leve, eu mesmo só ouvi o vento forte e senti a queda brusca de temperatura, mas nada que obrigaria alguém a colocar uma calça, blusa e meias.
       
      28/09/14
      No domingo acordei cedo para contemplar o nascer do sol. Acabei não conseguindo levantar no horário previsto, mas a tempo de ver metade do sol ainda a nascer. Após, foi tomar café, desmontar a barraca e arrumar a mochila, processo interrompido por um porivinha kamikaze que se chocou com meu olho e não saiu. Esfregar o olho, jogar água, nada. Um bicho tão pequeno, mas a sensação é increvelmente incômoda. No fim, umas das gurias do grupo colocou soro no meu olho, e depois de uns minutos, finalmente o infeliz parou no canto do olho e foi retirado e sepultado. Imagino que a sensação de uma lente de contato perdida no olho deva ser semelhante.
       

       

       

       

       
      Finalizada a operação e a arrumação da mochila, fomos às quedas, dar aquele último mergulho. Uma parte do grupo, eu incluído, saiu às 10:30, os demais, pouco depois das 11. O segundo dia possui menos kilômetros, mas há mais subidas, mas de qualquer forma, é muito mais tranquilo que o primeiro dia. Quanto ao o visual, o descampado é extremamente belo, com os morros ao fundo. Que as fotos falem.
       

       

       

       

       

       
      Depois de no máximo umas três horas caminhando, passamos pela caixa para depositar a ficha de controle do parque, o fim da trilha estava próximo. Saimos do parque, estrada vazia, não havia sombra para se refugiar até o transfer chegar. Até tentamos nos esconder embaixo de umas árvores mirradas, mas não demorou muito e a van apareceu.
       

       

       
      De volta a São Jorge, combinamos de, na volta, parar no Valdomiro para almoçar. Voltando de São Jorge rumo a Brasília, fica no lado esquerdo da estrada, numa baixada, pouco depois do Morro da Baleia, se não estou enganado. Vale muito a pena, a comida é boa, o prato é bem servido e o preço é justo!
       
      Considero que a Trilha das Sete Quedas é uma trilha muito bela. Uma aula prática perfeita pra se conhecer o Cerrado, passando por vários tipos de vegetação diferentes. A sinalização é excelente, a área de camping muito boa, com o banheiro seco. Exige certo preparo físico e o calor pode ser um fator dificultador, mas quem já tem uma certa experiência faz fácil!
       
      Termino o relato por aqui.
      Abraços
       
      PS:
      Aqui tem um vídeo produzido por um dos membros do Trekking Brasília, sobre a trilha! Quem for de Brasília e quiser entrar, só procurar lá no facebook!
       

    • Por thieny.lemes
      A Chapada dos Veadeiros é uma região de cerrado no nordeste do estado de Goiás abrangendo cinco municípios: Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul, São João D'aliança e Teresina. Seus primeiros habitantes foram os índios Avá Canoeiros, Crixas e Goyazes. Conhecida por sua beleza natural e riqueza da fauna e flora que compõem sua biodiversidade, o nome da chapada faz referência aos caçadores de veado-campeiro. Nas trilhas entre serras e veredas são inúmeros os atrativos turísticos como rios, cânions, cachoeiras, águas termais, etc.
       
      Desde 2015 estava planejando conhecer a Chapada dos Veadeiros. Convidei vários amigos, montei roteiros, assisti vídeos no youtube e li muito sobre os atrativos da região. Meus companheiros para essa viagem foram: Ana (mãe), Diego (irmão) e Rosana (amiga). Foi muito legal viajar em família e com a Rosana, ótimas companhias.
       

       
      Optamos por ficar 7 dias na região, sendo 3 dias em Alto Paraíso e 4 em São Jorge. Observe no mapa abaixo que não foi fácil escolher quais atrativos visitar, pois são inúmeros.
       

       
      A seguir relatarei como foi cada um desses dias que nos aventuramos pela Chapada dos Veadeiros.
       
      Dia 1: 19/07/2016 - Cataratas dos Couros
       
      Saímos de São José dos Campos - SP às 4h e chegamos ao estacionamento no Aeroporto de Guarulhos por volta das 5h30. Conseguimos nos perder até chegar no estacionamento ZASTRÁS. Tivemos que deixar o carro no Airport Park e pagar a tarifa de R$29,90 por dia.
       
      Chegamos ao aeroporto de Guarulhos às 6h e foi uma correria só. Enfim, decolamos às 06h50 e às 08h30 chegamos ao aeroporto de Brasília.
       
      Para conhecer os atrativos da Chapada dos Veadeiros, recomendo o aluguel de carro. Sem carro a viagem ficará muito cara, pois será necessário contratar os passeios com as agências da região. No nosso caso, alugamos um carro pela Localiza e tivemos um bom desconto, pois reservamos pelo site da Gol. Pegamos um Sandero Stepway, 0km. Valor da diária? R$73,00, sem seguro.
       
      Meu irmão, Diego, por ser mais velho se acha o sabidão e logo assumiu a direção. Com o sertanejo sofrência estalando (irmão e mãe adoram, tive que ficar quieto), seguimos rumo a Chapada dos Veadeiros. Por volta das 11h paramos em São Gabriel de Goiás e almoçamos no restaurante São Gabriel. Por R$20,00 você pode comer a vontade e apreciar uma comida caseira deliciosa. Vale a pena!
       
      Como não pretendíamos desperdiçar nenhum dia, inserimos um atrativo no primeiro dia. A escolha foi certeira: Cataratas dos Couros. São mais de 30km de estrada de terra com muita poeira para chegar até o estacionamento. Na época das chuvas acredito que só carros 4x4 cheguem nesse atrativo, pois têm alguns morros bem íngremes.
       
      A entrada para as Cataratas dos Couros fica a 18 km de Alto Paraíso, sentido Brasília. Saindo da rodovia, ande 22,5 km em estrada de terra sempre pela estrada principal. Chegando numa bifurcação, após andar os 22,5 km, vire à direita e depois ande aproximadamente 9km, sempre virando à esquerda. Assim chegará no estacionamento de carros.
       
      O rio dos Couros faz uma sequência incrível de corredeiras, cachoeiras e poços. A trilha é moderada, tem aproximadamente 4km (ida e volta) e têm muitas pedras. O lugar é incrível. Como fomos na época de seca, foi possível entrar nos poços de água cristalina. A última cachoeira é a mais bonita, mas como estava tarde, não conseguimos descer até a base para conhecê-la. Para saber mais, clique aqui.
       

       
      Recomendo usar tênis. Como estava o dia inteiro de tênis, caí na bobeira de fazer essa trilha de sandália e consegui chutar as pedras várias vezes, e numa dessas cortei um dedo. Esse corte me atrapalhou bem nos dias seguintes. Outra dica importante é levar bastante água e comida, pois o lugar não possui infraestrutura para receber os trilheiros.
       
      Saímos da Catarata dos Couros por volta das 17h e fomos direto para Alto Paraíso de Goiás.
       
      Alto Paraíso é a principal cidade da região. Têm formas arquitetônicas bem diferentes, como iglus, gotas ou pirâmides. Lugar alto astral onde pulsa a espiritualidade para quem busca se interiorizar, ou simplesmente, um lugar de paz e vivências de bem-estar para quem quer apenas descansar. O município acomoda uma charmosa rede de hotéis, pousadas e campings com capacidade de aproximadamente 3500 leitos.
       
      Escolhemos o Reges Hostel para passar 3 noites por lá. Hostel super legal. Tem 4 suítes e dois quartos coletivos. O custo-benefício é ótimo e a localização, a limpeza e o atendimento são excelentes. Recomendo! O dono é o Joka, super atencioso e sempre disposto a ajudar! Valeu Joka, abração!!!
       
      Seguem informações sobre Hostel:
      Reges Hostel
      Página no facebook: https://www.facebook.com/reges.hostel
      Contato: (62) 82364316
       
      Dia 2: 20/07/2016 - Cachoeira Loquinhas / Poço Encantado
       
      Acordamos às 8h e fomos à padaria tomar o café da manhã. Dizem que o pão de queijo de minas é show, mas comemos um nessa padaria que era fenomenal. E mais, por R$1,00 você levava 3 pães de queijo. Fiz a festa! hehehe.
       
      Nesse dia, nosso destino (período da manhã) era a Cachoeira das Loquinhas. Localizada a 3 km do centro da cidade, lá você encontra um complexo de sete poços de beleza única, caracterizado por suas águas cor de esmeralda. O valor da entrada é R$22,00 por pessoa e a trilha é extremamente fácil, com passarela de madeira em boa parte do caminho. Para saber mais, clique aqui.
       

       

       

       
      Retornamos da Cachoeira das Loquinhas às 12h e paramos em Alto Paraíso para almoçar. Depois do almoço seguimos por aproximadamente 52km, sentido Teresina de Goiás, até chegar ao Poço Encantado. A trilha para esta cachoeira é bem curta e sossegada. O lugar é ótimo para passar uma tarde inteira. O valor da entrada é R$20,00 por pessoa. Vale a pena!!! Para saber mais, clique aqui.
       

       
      Retornamos no fim do dia, descansamos e saímos a noite para comer algo e tomar uma gelada, afinal nem só de trilhas e cachoeiras vive o homem….hehehe.
       

       
      Dia 3: 21/07/2016 - Cachoeira Santa Bárbara / Cachoeira da Capivara
       
      Planejamos sair cedo em nosso terceiro dia, pois nosso objetivo era sermos os primeiros a chegar na famosa Cachoeira Santa Bárbara. Seguimos de carro até Teresina de Goiás, em uma estrada ótima. Lá você vira à esquerda, sentido Cavalcante, e dali pra frente a estrada está toda remendada, bem “meia boca”.
       
      Chegamos em Cavalcante por volta das 9h. Dica: passe no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e peça informações de como chegar até a comunidade Kalunga. Não esqueça de abastecer o carro, pois são aproximadamente 30 km de estrada de terra até chegar a comunidade Kalunga. Essa é a maior comunidade de remanescentes de quilombos do Brasil. O fato de os Kalungas terem permanecido distantes dos centros urbanos, num lugar inóspito e de difícil aproximação, acabou fazendo deles um dos poucos exemplos de remanescentes negros que quase não sofreram influências externas em seu modo de vida.
       
      No dia-a-dia, o povo kalunga dedica-se à plantação de mandioca, arroz, fumo, milho e, às vezes, feijão. Cria gado e aves, pratica a caça e a pesca. A atividade turística é organizada pela população local.
       
      Para visitar as cachoeiras de Santa Bárbara e da Capivara pagamos uma taxa de R$20,00 por pessoa, e é obrigatório o acompanhamento de guia. Caso você esteja sem, eles oferecem o serviço de guia por R$70,00 para grupos de até 5 pessoas. Nós contratamos o guia Jean. Fizemos ”n” perguntas ao jovem, que sempre nos respondia com um sorriso no rosto.
       

       
      Da comunidade Kalunga até o estacionamento percorremos 5km, atravessando dois rios com o carro. Segundo o guia, se fosse época das chuvas seria impossível atravessar de carro. Confesso que morri de medo do carro “dar pau”, afinal estava sem seguro e era um carro 0 km. Chegamos ao estacionamento e percorremos cerca de 1km de trilha até chegar na primeira cachoeira, conhecida como Barbarinha. Continuamos até chegar à Cachoeira Santa Bárbara.
       

       
      Aqui devo confessar, fiquei meses sonhando com o dia que estaria nessa cachoeira. Ao chegar, não acreditava no que estava vendo: simplesmente a cachoeira mais bonita que visitava. Tirei várias fotos enquanto estava vazia e em seguida fiquei um bom tempo observando a beleza que Deus reservou para aquela comunidade. É como se eles tivessem um tesouro. Posso escrever o que quiser aqui que não vou chegar nem perto de deixar vocês a par do quanto essa cachoeira é bonita. Confira as fotos a seguir, é de tirar o fôlego.
       

       

       

       

       
      Saímos da Cachoeira Santa Bárbara e retornamos para comunidade. De lá fomos conhecer a Cachoeira da Capivara. Outra cachoeira muito linda que tem um poço bem legal para nadar. Como gastei muita tinta com a Santa Bárbara vou deixar as fotos falarem pela Capivara. hehehe.
       

       

       

       
      Retornamos da Cachoeira da Capivara por volta das 14h e fomos almoçar. Reservamos o almoço com a mãe do guia Jean. Uma comida bem natural, simples e excelente. Pagamos R$30,00 por pessoa para comer à vontade. Valeu a pena! Esse dia foi inesquecível. Espero que gostem das fotos!
       
      Dia 4: 22/07/2016 - Cachoeira Almécegas I e II - Cachoeira São Bento
       
      Acordamos por volta das 8h, tomamos café, nos despedimos do dono do Hostel, o Joka, e partimos rumo à Fazenda São Bento.
       

       

       
      Localizada a 9km de Alto Paraíso, sentido São Jorge, na Fazenda São Bento você tem a opção de conhecer três cachoeiras: Almécegas I (trilha de 3km ida e volta), Almécegas II (trilha de 600m ida e volta) e São Bento (trilha de 400m ida e volta). Para saber mais, clique aqui.
       
      Pagamos R$30,00 por pessoa para conhecer as três cachoeiras. Preferimos conhecer primeiro a Cachoeira Almécegas I, pois a trilha era mais longa. A trilha é moderada, tem subidas íngremes, um mirante e a base da cachoeira é formada por um poço de água extremamente gelada. Vale a pena conhecer essa cachoeira, ela é sensacional.
       

       

       
      Saindo da Almécegas I, retornamos ao estacionamento e fomos conhecer a Almécegas II. Eu, particularmente, não curti muito, pois você chega pela parte de cima da cachoeira e como eu estava cansado, fiquei com preguiça...hehehe. Muitos aproveitam pra saltar das pedras.
       

       
      Ficamos apenas uns 40 minutos na Almécegas II e retornamos à Alto Paraíso de Goiás, já que o almoço no restaurante da Fazenda São Bento custava R$60,00 por pessoa. Com esse valor consigo almoçar a semana inteira em São José dos Campos….hehehehe.
       
      Após o almoço, retornamos à Fazenda São Bento e fomos conhecer a Cachoeira São Bento, que fica muito próxima do estacionamento, cerca de 200 metros. Ela tem um poço gigante, então dá para dar boas braçadas e passar a tarde toda lá. Estava lotada, deve ser porque o acesso é fácil. E acreditem, 80% das pessoas que lá estavam, nesse dia, curtiam um “tchozen”! Só com a “marola” ficamos bem relaxados, inclusive minha mãe...hehehehehe.
       

       
      Nosso plano era passar no Vale da Lua antes de seguir para São Jorge, mas o tempo deu uma virada e preferimos seguir direto para a vila. Chegamos em São Jorge por volta das 17h e logo notamos que a vila é muito “roots”. Até então não tinha conhecido um lugar tão descolado quanto lá, onde as ruas não são asfaltadas (terra batida mesmo) e têm muitos hippies. Na data em que estávamos na Vila acontecia o
      . Tudo é muito diferente naquele lugar, gostei muito! hehehe 
      Nossa hospedagem em São Jorge foi numa casa alugada. A dona da casa chama-se Edicelma. A casa fica localizada na rua 4, na vila de São Jorge. É uma casa de 2 quartos, recém construída e que nos atendeu muito bem. Se for em grupo de 4 ou 5 pessoas, recomendo entrar em contato e fazer uma cotação:
       
      Casa alugada da Edicelma
      Página no facebook: https://www.facebook.com/edicelma.costa
      Contato: (62) 9657-8225
       
      Dia 5: 23/07/2016 - Saltos do Rio Preto
       
      Sábado foi o dia de conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Localizado a 800m da Vila de São Jorge e criado em 1961, o parque possui quatro trilhas para chegar aos atrativos: Travessia das Sete Quedas, Trilha dos Saltos, Trilha dos Cânios e Trilha da Seriema. Para saber mais, clique aqui.
       
      Escolhemos conhecer a Trilha dos Saltos no sábado e a Trilha dos Cânions no domingo. Saímos às 8h15 e chegamos na recepção do parque às 8h30. Não é cobrada taxa de visitação. Lá você assiste um vídeo (5 minutos) sobre as regras do parque, assina um termo de responsabilidade e pé na trilha…
       
      A Trilha dos Saltos tem aproximadamente 9 km entre ida e volta, considerando a partir da recepção do parque. O nível de dificuldade é moderado se você escolher conhecer somente as corredeiras, e pesado se você quiser conhecer as corredeiras e os saltos. A trilha é autoguiada e sinalizada por setas amarelas na ida e setas brancas na volta.
       

       
      O percurso é feito na maior parte do tempo em terreno acidentado e bastante pedregoso. Depois de aproximadamente 4 km de caminhada, chega-se ao Salto de 120 m. Só é possível aprecia-lo de um mirante, ponto alto do percurso de onde se vê a queda d’água do Rio Preto. É de perder o fôlego. A 800 metros dali está o Salto de 80 metros, onde é possível tomar banho no rio. Fizemos o percurso de ida em aproximadamente 1h15, andando num ritmo bom. Após tirar inúmeras fotos no mirante e curtir a cachoeira do Salto de 80 metros por cerca de 3h, decidimos retornar.
       

       

       
      Ao retornar, pega-se uma subida bastante íngreme de cerca de 800 metros que requer cuidados para pessoas com problemas respiratórios, hipertensão arterial e asmáticos. Com mais 1,5 km de caminhada chega-se às Corredeiras do Rio Preto, onde também é possível tomar banho de rio nas hidromassagens formadas em suas pequenas quedas. Optamos por retornar para casa sem conhecer as corredeiras, pois ficamos muito tempo no Salto de 80 metros e estávamos com muita fome. Nesse dia minha mãe preferiu ficar em casa para descansar e preparar um almoço pra nós...hehehe.
       
      Algumas dicas importantes: chegue cedo ao parque se for em época de feriados ou alta temporada, tome um café da manhã bem reforçado, leve 2 litros de água por pessoa e um lanche bom. E no mais, força nas pernas e nos pés, pois as trilhas são cansativas. Vale o esforço!
       
      Dia 6: 24/07/2016 - Cânion - Cachoeira Cariocas - Águas Termais
       
      Domingo acordamos às 7h, tomamos um bom café da manhã e partimos rumo ao Parque. Nosso objetivo era fazer a Trilha dos Cânions. Nesse dia minha mãe optou em ir com a gente, afinal já tinha descansado no sábado e estava preparada para enfrentar os 9km de trilha.
       
      A Trilha dos Cânions também é autoguiada e é sinalizada com setas vermelhas na ida e brancas na volta. O percurso total é de cerca de 9km entre ida e volta. Mas é bem mais tranquila que a Trilha dos Saltos, pois não tem tantas subidas e descidas. Fizemos o percurso de ida em 1h15 e o retorno em 1h10 caminhando num ritmo bom. Os atrativos são os Cânions e a Cachoeira Cariocas. Ficamos muito tempo nadando na Cachoeira Carioca e depois retornamos para a Vila.
       

       

       

       
      Nesse dia aproveitamos o final de tarde para conhecer as piscinas de águas termais da Pousada Éden. Lá paga-se R$20,00 por pessoa para entrar nas piscinas e usar a sauna a lenha. Esse foi o único passeio que me arrependi de ter ido. A água estava fria, nesse dia estava ventando, o banheiro estava extremamente sujo (sem condições de uso) e a sauna a lenha nos deixou com cheiro de fumaça. Depois de ficar uns 40 minutos por lá, nossa vontade era pedir o dinheiro de volta, sentimos que compramos “gato por lebre”...kkkkkkkk. Para saber mais, clique aqui.
       
      Dia 7: 23/07/2016 - Cachoeira do Segredo
       
      Nosso último dia na Chapada dos Veadeiros foi reservado para conhecer a Cachoeira do Segredo. Para chegar a Cachoeira do Segredo você segue 10km pela estrada que vai para Colinas do Sul e vira à esquerda. Tem placas indicando o caminho.
       
      Uma informação importante: que você deve comprar o ingresso antecipadamente na vila de São Jorge (consulte: http://www.operadorasegredo.com.br/). A taxa de visitação é R$35,00.
       
      A trilha para chegar até a cachoeira do segredo é realizada pelas margens do rio Segredo e tem sombra em boa parte do percurso. São 6 km entre ida e volta e é necessário atravessar o rio algumas vezes. Mas isso não é nenhum problema, pelo menos na época que visitamos (julho-2016). A cachoeira tem 120 m e é cercada de paredões de 150 m, um verdadeiro paraíso no cerrado. A água é tão gelada que tira qualquer “encosto”….hehehehe. É ótima para pegar um resfriado também, eu provei isso...hehehe. Se você for conhecer a região, não deixe de visitar a Cachoeira do Segredo, ela é FENOMENAL.
       

       

       
      Bom, não falei sobre a noite em São Jorge que é sempre bem agitada. Saímos todas as noites, tomamos umas, curtimos algum som e retornávamos para descansar. No período que estávamos na Vila, estava acontecendo o Encontro das Culturas e, com isso, a vila estava muito movimentada. Gostamos muito do lugar e o que ficou foram boas lembranças e saudades.
       
      Espero que tenham gostado do relato, inseri apenas 5% das fotos...hehehe. No decorrer do texto citei várias sites e dicas. A planilha de gastos ficará disponível também. Qualquer dúvida entre em contato, estou à disposição.
       
      Agradeço a colaboração das amigas Edna e Rosana que dedicaram um tempo na leitura e correção do texto. Obrigado!!!!
       
      Foto 32
       
      Até a próxima!!! Abraço!
       
      Para saber mais sobre a Chapada dos Veadeiros, acesse:
      http://www.veadeirosoficial.com.br/
      http://www.chapadadosveadeiros.com/
      http://www.icmbio.gov.br/parnachapadadosveadeiros/guia-do-visitante.html





    • Por karine signorini
      Olá Mochileiros.
      Fui para Chapada dos Veadeiros em julho/17 e fiz o meu roteiro com base em relatos aqui do site e como foi tudo lindo e perfeito acho justo agradecer fazendo este relato. Apesar de ter ido com um roteiro bem legal, houve algumas mudanças que fizeram a viagem mais perfeita! Todos os dias foram aproveitados, inclusive o dia de ir e voltar...
       
      Primeiramente entrei na parte de Companhias para Viajar, achei uma garota que iria numa data que eu também poderia, começamos a trocar mensagens, mais pessoas apareceram e criamos um grupo no watts. Entre pessoas entrando e saindo, ficamos apenas 3. Aqui vai uma observação: quando se está a procura de cia para alguma viagem você tem que estar disposto e ter paciência porque muitos desistem! O meu grupo final não foi o inicial (apenas eu ).
       
      As outras duas pessoas do meu grupo chegaram em Brasília na segunda-feira a noite, e eu iria chegar apenas na quarta pela manhã, e por opção deles, decidiram me esperar. Aí eles aproveitaram pra conhecer a capital. O combinado era eu encontrar com eles em Alto Paraíso na quarta-feira. No fundo eu achei foi ótimo eles me esperaram por que ir de Brasília para Alto você tem 3 opções: ônibus convencional (10:00 e 19:00), carro fretado (cobram aproximadamente 70 reais) ou carona (cobram 35 reais). Há no facebook os grupos de carona, é so pesquisar! Mas você fica dependendo da boa vontade e dos horários dos outros, mas enfim, são as opções que tem
       
      PRIMEIRO DIA Eles alugaram o carro, me buscaram no aeroporto e as 11:30 estávamos rumo a Alto Paraíso... DICA: se for possível, aluguem carro!!! As cachoeiras são longes e ganha-se tempo com o carro.
      Chegamos em Alto Paraíso as 14:30 e já aproveitamos para conhecer ALMECEGAS I, II e Cachoeira São Bento. A entrada para as cachoeiras fica na estrada entre Alto e São Jorge e é bem sinalizada. Paga-se 30 reais e pode conhecer as 3, o carinha da portaria te explica tudo certinho e não tem erro.
      A trilha é fácil para quem está acostumado e intermediário para os novatos. Você tem a visão da Almecegas I através do mirante e continua a trilha até o poço. A queda é bem bonita e o poço grande. Eu não entrei porque não estava batendo sol e a água super gelada. O meu companheiro entrou e não ficou nem 2 minutos.. kkkkkk
      Partimos para Almecegas II, trilha super fácil. A queda é bem menor, mas estava batendo sol e por isto entrei na água. É super gostoso o lugar e a luz do sol deixa tudo mais encantador.
      Para finalizar, passamos pela Cachoeira São Bento só pra olhar mesmo, porque depois destas 2 São Bento ficou no chinelo ... o poço é grande, mas a queda muito pequena!
      DICA: Este passeio pode ser feito em 1/2 dia e se possível que seja o primeiro da viagem, porque é legal conhecer, mas depois das outras cachoeiras, Almecegas I e II podem não ter o mesmo encantamento
       
      Nossa base foi em Alto Paraíso e ficamos no Adubai Hostel (mais uma casa adaptada -60 reais a diária) e a nossa sorte é que não tinha mais ninguém hospedado lá (se tivesse cheio acho que não seria legal). A dona é super simpática e deixou uma quarto com banheiro privativo para nós.
       
      SEGUNDO DIA fomos para Cachoeira Santa Bárbara. Já sabíamos que é obrigado contratar guia.
      Saímos de Alto cedinho e fomos rumo a Cavalcante (usamos GPS). Chegamos ao CAT (centro de atendimento ao turista) para buscar informações e disseram que os guias que ficam mais perto da cachoeira estavam participando de uma festa local (não vimos nada de festa quando chegamos lá, mas enfim...) e por isso pode ser que não tivesse ninguém disponível lá: SEM GUIA NÃO ENTRA NA CACHOEIRA! Por isto tivemos que pegar um guia no CAT mesmo (valor mais caro). Por sorte encontramos um outro grupo de 5 pessoas e dividimos o valor: ficou 20 por pessoa para conhecer 3 cachoeiras.
      A trilha é de 1,5km e fácil. A Cachoeira Santa Barbara é muito bonita, a queda em sí não é espetacular, mas o poço é muito bonito, você não acredita na cor da água. O lado ruim é que o tempo lá é controlado e pode ficar apenas 1 hora, por isto chegue e já aproveita o lugar.
      Depois saímos rumo a Cachoeira Capivara. A trilha para a cachoeira é fácil para moderada, mas vale muito a pena. A queda é linda e o poço é bem gostoso! Aí que vem o chato da viagem: o nosso guia disse que não estava no pacote de preço conhecer a terceira cachoeira!!! Como assim??? Foi o que combinamos no CAT! Infelizmente não teve conversa e voltamos para o centro de Cavalcante. Mas passamos no CAT para relatar o que aconteceu e o atendente nos disse que o valor que pagamos era para o guia ter nos levado a terceira cachoeira. DICA: o guia foi o ZÉ e certifiquem de deixar tudo bem claro quando fechar quais cachoeiras está no pacote!
      O lado bom foi que o grupo que conhecemos lá nos acompanhou em outros passeios também, pessoas muito especiais!!!
      Na volta de Cavalcante para Alto aproveitamos e paramos na Cachoeira Poço Encantado (há placa sinalizando, mas a entrada é a esquerda da estrada logo depois de uma curva beeem fechada). A entrada custa 20 reais e como estava um pouco tarde e sem sol na cachoeira, resolvemos não entrar/pagar. Mas no local ha um restaurante simples, com mesinhas de onde se vê uma parte da cachoeira. Aí ficamos lá conversando, comendo e vendo a cachoeira (mesmo que longe). Voltamos para a estrada e pegamos um por do sol, foi lindo!
       
      TERCEIRO DIA: Com o grupo que conhecemos em Santa Bárbara, fomos fazer a trilha Cânions e Cachoeira Carioquinhas (mesma trilha que levam aos 2 atrativos) que ficam dentro do Parque da Chapada dos Veadeiros. O parque fica em São Jorge (35km de Alto Paraíso e a estrada é muito boa). O carro fica na entrada do parque e o estacionamento custa 15 reais. No parque assistimos ao vídeo de 3minutos que os instrutores pedem pra ver. Começamos a trilha que é fácil na ida e moderada na volta (o corpo cansado fez a volta ser mais demorada). A trilha é bem sinalizada e fomos os primeiros no Cânion. O cânion é bem legal e tem uma lagoa para banho, curtimos um pouco e fomos sentido Carioquinhas (tem que fazer a trilha para voltar a entrada do parque por apenas 1km e tem a seta indicando a trilha da carioquinha). A trilha é fácil, mas para chegar na cachoeira há uma descida ingrime e tudo que desce, sobe! kkkkk então na volta esta subida contribui para o cansaço geral!
      A cachoeira é muuuuito bonita e tinham bombeiros (chegaram depois da gente). Eles foram uma gracinha e indicavam onde podia pular, onde podia ir, etc. Um deles até foi com a gente até as quedas. Eu sou medrosa, mas com a indicação deles, pulei também. Foi bem divertido. Eles nos informaram que outros 2 bombeiros estavam a caminho dos canions também. Gente, há 2 canions no Parque, para sair de um para o outro tem que andar mais 2km. Se a gente tivesse feito os dois, com certeza a volta da trilha teria sido muito pesada!
      Chegamos na entrada do parque as 15 horas e aproveitamos para conhecer o Vale da Lua: fica na estrada sentido Alto Paraíso (há placas), depois que sai da estrada dirigimos por uns 2km até a entrada. Paga-se 20 reais e a trilha é fácil. O lugar é legal, tem um poços bem pequenos para tomar banho, a água corre entre os buracos, mas pra mim não vale os 20 reais, mas indico conhecer pelo menos uma vez! Voltamos, pegamos a estrada sentido Alto e paramos no Jardim Maytrea para ver o por do sol. Há um pequeno espaço para estacionar o carro na estrada mesmo. O visual é muito bonito, vale a pena parar lá.
       
      QUARTO DIA fomos para Cachoeira do Segredo. Lemos relatos que era muito indicado guia e por isto contratamos um (Edmar): pagamos 25 por pessoa e nos juntamos a um outro grupo. O caminho é a estrada de São Jorge, mas ao invés de entrar na cidade, você continua... infelizmente o asfalto acaba logo depois...Há sinalização até a portaria e paga-se 25 para entrar (sem guia é 35). Depois seguimos com o carro, atravessamos o riacho 4 vezes (atravessar o riacho é bem legal, mas dá um frio na barriga!) estacionamos o carro e seguimos a pé... Achei a trilha fácil (7km ida e volta), atravessamos o riacho umas 6 vezes. Quem tem noção de trilha, acho que consegue fazer sem guia. Mas o nosso guia foi muito atencioso, foi explicando as coisas (ao contrário do guia de Santa Bárbara que so respondia o que era perguntado), enfim, foi um bom investimento. A Cachoeira do Segredo é simplesmente espetacular, a queda mais bonita, você fica de boca aberta, não há foto que expresse a magnitude. Mesmo sem bater sol no poço, não há como chegar até lá e não entrar, gente... entra sem pensar! Fiquei embaixo da queda um pouco e voltei nadando de costas, eu juro que quase chorei de emoção. Foi a coisa que mais me marcou em toda a viagem! Voltamos e na metade da trilha paramos para outro banho no riacho, água menos gelada e muito transparente.
      Como ainda estava um pouco cedo, paramos em São Jorge, andamos por lá, tomamos sorvete de sabores da região, vimos artesanato, etc e fomos ver de novo o por do sol, mas agora no Mirante do Abismo (caminho para o Parque, há placa). Não achei muita graça, porque as árvores tampam um pouco a visão e aí eu sugeri da gente ir na torre do telefone (vi uma foto no instagram e salvei). Não tem placas indicando, você vai no "achômetro", mas achamos! Não é um ponto turístico e acho que é proibido subir , mas como já tinha gente lá, subimos! Eu tenho um pouco de medo de altura, mas fui.. o visual é bem legal, valeu a pena enfrentar o medo! Logo depois mais pessoas foram chegando e ficamos lá do alto vislumbrando o por do sol!
       
      QUINTO DIA Fomos para Catarata dos Couros (ouvi relatos que pode ser feito em 1/2 dia, mas decidimos que seria o dia para aproveitar bem e tiramos o dia para lá). Fomos de GPS WIKILOC (procurem no google caso não conheça, vale a pena). É sentido estrada para Brasília, depois de uns 11km de Alto vira a direita (há placas) e depois mais uns 30km de estrada de terra (super indico o aplicativo indicado acima, se não é bom ter guia).
      Deixamos o carro no estacionamento, não tem que pagar nada (mas demos uma contribuição na volta para os caras que ficam olhando os carros). Primeiro tem a Cachoeira da Muralha e depois seguimos a trilha pelo percurso do rio até as quedas da Catarata... é tranquilo, mas em alguns lugares tem bifurcação, mas todas levam para o mesmo lugar. Catarata dos Couros é fenomenal, grandioso, imponente... foi o dia que usamos muito a palavra NOOOOOOSSA! kkkkkk... Lá tem um local onde o pessoal pula, eu não tive coragem, mas o povo pula mesmo. eu desci pelas pedras e entrei no poço! Aproveitamos lá, depois voltamos e curtimos mais a Cachoeira da Muralha.
       
      SEXTO DIA... Era o dia da volta para Brasília e nosso voo era para as 19h. Acordamos cedo, fizemos check out, colocamos as malas no carro e fomos para o Parque fazer a trilha dos Saltos e Corredeiras. A trilha para os Saltos é fácil pra ir e difícil para voltar (muita subida). Antes de chegar a cachoeira, você tem a opção de ir até o mirante e ver a queda mais alta 120m (so se vê pelo mirante, não tem como descer até ela). Depois fomos até o Salto de 80m. Muito bonito, poço grande, mas não ficamos muito tempo. Seguimos a trilha para as corredeiras. Foi indicado pelo corpo de bombeiro que encontramos na Carioquinha fazer Saltos primeiro e se refrescar nas Corredeiras e foi o que fizemos e foi perfeito. Chegamos a portaria do parque 12h00 e pegamos estrada rumo a Brasília.
       
      PS: eu já faço trilhas, mas o meu grupo nunca tinha feito. Mas fizemos todos os passeios juntos e foi tranquilo, claro que os dias foram passando e o corpo ia cansando mais rápido, mas quero deixar meus parabéns a Lucélia e Janiedson pela disposição nas trilhas, vocês brilharam!!!
       
      DICAS GERAIS
      - Alugue carro;
      - Tenha aplicativo de trilha (Wikiloc) e GPS;
      - Leva 1l e meio de água (pelo menos). e leve algum líquido congelado, tipo água de coco, isotônico, chá verde... no final do dia já descongelou e fica geladinho, PERFEITO!
      - Leva lanches leves para passar o dia: biscoito, barrinhas, bolo, pão de queijo, sanduiches (fizemos de atum ou queijo com presunto);
      - Leve óculos de natação... como a água é transparente, tem um visual bem legal com os óculos;
      - Se quiser curtir bem as belezas naturais, acorde cedo!!! A gente saia do hostel as 7h, 7h30m. Nós eramos os primeiros a chegar na maioria dos passeios e aí você consegue fotos boas, além de contemplar o lugar sem muita gente e conversas paralelas...
      - Vá de bota para as trilhas e roupas confortáveis;
      - Enfrente os seus medos: eu fui sem conhecer o grupo, para um lugar desconhecido, achava que não iria das conta de fazer tudo que queria, enfrentei o medo de altura, enfim... APROVEITE!
      - Faça a trilha olhando para todos os lados, olhe para o alto... as vezes tire o óculos escuro e veja a real cor da vegetação, não use fone de ouvido (vi isso lá): escute o barulho dos pássaros, da água, converse com as pessoas, cumprimente ao cruzar com alguém... seja simpático!
       
      Pra viagem ter ficado mais perfeita era preciso mais 1 dia pra conhecer Macaquinhos e um dia para ficar tranquilo, porque o corpo já tava pedindo socorro!!! kkkkkk
       
      GASTOS:
      R$260 avião (BH - BSB/ BSB - BH)
      R$ 180 Aluguel do carro
      R$ 300 Hostel
      R$ 120,00 Gasolina e estacionamento
      R$ 65 Guia
      R$ 325 Outros (lembrancinhas, lanches, jantares, entrada nas cachoeiras...)
      Total: 1250,00
       
      Algumas fotos estão no meu instagram: @karinesignorini
×