Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Peter vc ja fez ou conhece algo sobre o trekking de apolobamba na Bolívia?

 

Poderia comparar com Huayhuash?

 

Apolobamba e tido como um dos top ten mas suas fotos e os relatos além do seu me deixaram quase com certeza que este e mais interessante.

 

Primeiro pq o Peru apesar de ser mais caro e mais sério, seguro e mais colaboracionista em relação a Bolívia. Segundo que me pareceu um trek melhor de se fazer sem guia. Além de ter achado mais bonito óbvio...

 

Qual sua opinião?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bullseye:

 

Não tenho como opinar porque não conheço este trekking. Primeira vez que ouço falar! Será que ele não é conhecido por outro nome?

 

Em todo o caso vc despertou a minha curiosidade, afinal estaria entre os top 10. Vou pesquisar!!

 

Fazer Huayhuash sozinho é possível, ainda mais na alta estação. Vc sempre encontrará um grupo no caminho. Em caso de emergência e mediante uma gorjeta creio que o staff dos trekkings organizados poderia ajudar vc, mesmo no caso de uma evacuação. Como o Peru tem crescido muito devido a mineração, diminuiu a pobreza e o nº de casos de roubos.

 

O problema de ir sozinho é mais de logística. Vc vai ter de pegar 2 ônibus para chegar a Popca a partir de Huaraz, e o segundo ônibus de linha vai só até Popca. Creio que não vai adiante. O primeiro acampamento fica cerca de uns 20 a 30 km acima de Popca e vc teria de ir a pé (o roteiro original do Lonely Planet, de Huayhuash 12 dias, começava em Popca). As agências colocam uma van para te levar direto ao local do 1º acampamento. Na volta eles compram a passagem antecipadamente de Popca para Huaraz. Vi habitantes locais sem encontrar passagem porque a agência já tinha comprado a maioria dos assentos! É algo que pode forçar vc a ficar uns dias a mais num lugarejo perdido dos Andes.

 

Relatei que vi um trekker subindo sozinho o passo Siula, no sentido contrário. Mas ele deveria estar muito bem preparado fisicamente pelo tamanho da mochila, pois não tinha mulas. Se vc tiver um bom mapa e for bom de navegação, acho que dispensa guia. O segredo para ter segurança a noite é acampar nos locais onde já tem um grupo acampado. O pessoal as vezes rouba o que está fora da barraca. Outra coisa mais importante ainda, se vai solo, é a aclimatação, para vc não sofrer do MAM sozinho.

 

Bolívia não posso afirmar nada categoricamente porque fui em 1999 e ainda não fiz trekking lá. Mas como é o País mais pobre da américa do Sul (e realmente a pobreza chama a atenção mesmo dos brasileiros) acho que a segurança fica a dever se vc não estiver num trekking organizado.

 

Se souber mais de Apolobamba te falo, mas creio que não acrescentarei nada, pois apelarei ao Santo Google, coisa que vc já deve ter feito. Tenho dois livros em casa sobre trekkings nos Andes e vou consultar, mas não me recordo deste nome.

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Peter pode pesquisar também pelos termos curva-Pelechuco que são os dois pontos da travessia.

 

Ela e relativamente desconhecida por ser na Bolívia um dos treks mais (ou o mais) "selvagem" não existem saídas regulares e as agências que tem só saem fechando grupos.

 

Meio rápido peguei umas urls so para ter idéia de onde fica. Alguns são do roteiro menor.

 

http://www.backpacker.com/march_2009_worlds_best_unknown_treks_cordillera_apolobamba_bolivia/destinations/12822

 

http://www.thehikinglife.com/2010/09/cordillera-apolobamba-bolivia-1996/

 

http://www.andeansummits.com/?q=content/bears%E2%80%99-trail-ttmadidi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Nada Anderson. Boa sorte no trekking.

 

Bullseye:

 

Achei o Apolobamba no livro “Trekking y Alpinismo en los Andes (Pitkethly, Harper e Saunders, Ed. Blume). O livro é de 2002. Os dados são os seguintes:

 

Duração 10 a 11 dias, 100 km. Início em Charazani ou em Curva (a 4 hrs de Charazani em veículo 4x4) e final em Suches, na margem da laguna de mesmo nome. Pode terminar também em Pelechuco, mais ou menos na metade do roteiro sugerido.

 

A maior parte do trajeto está acima dos 4.000 metros. Se optar seguir além de Pelechuco (até Suches) entra no Peru através do Paso Lusan. Depois faz uma curva e volta para a Bolívia em Suches.

 

A altura máxima é o Paso Sunchuli, 5.100 metros.

 

Um atrativo extra é que passa por Curva, local dos curandeiros Kollowayas.

 

Se vc vai fazer este trekking e quiser chamar alguém, me fale. Mas penso que o ideal é contratar ao menos um arriero com 2 mulas.

 

Abs, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Peter eu vou fazer algo esse ano neste estilo... Sempre pensei em fazer apolobamba pelas características de ser menos conhecido, mais selvagem e ser peculiarmente alto, não me lembro muito de trekkings com passos de 5100-5200 metros.

 

Duas coisas me desanimam um pouco de lá. Ser Bolívia e os problemas inerentes que existem lá, necessitar de uma autonomia completa pois não existem pontos de reabastecimento ou pontos onde se consegue alimentação confiável, uma salmonelose lá no meio e adeus trekking... E também achei o Huayhuash mais bonito...

 

Como provavelmente iria sozinho achei o Huayhuash mais interessante inicialmente pelos pontos que gostaria de confirmar contigo:

 

Pontos de alimentação mais segura ja acostumados a receberem trekkers.

Possibilidade de se conseguir agências que levem e façam o resgate.

Poder fazer sem necessidade de mulas.

Maior estrutura no Peru.

Possibilidade de ser feito solo, maior segurança de bivac.

 

Vantagens da Bolívia:

 

Um trekking mais exclusivo.

Regiao mais intocada dos andes.

Queria ter a experiência acima de 5000 metros.

Bem mais barato, acho que ficaria entre metade a 2/3 do custo do peru.

Uma aclimatação mais interessante, Lá Paz tem mais oportunidades de aclimatação acima de 4.000 e a ida para a trilha tem vários pontos interessantes de visitar e ir se aclimatando.

 

Se você tiver interesse na Bolívia podemos pensar em ir sim, acho que em dois ja ajuda muito e a 3 seria também interessante.

 

Teria vontade de fazer o roteiro de 5 dias ou o completo ate suches? Esse completo não vi quase nada sobre ele.

 

Estou vendo se acho mais informações e fotos ou alguém que tenha ido pará-la para ter mais dados para decidir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Huayhuash solo é possível, mas apenas recordo de um vilarejo com mercado para abastecer (não recordo o nome, veja no relato) no trajeto. Talvez pequenos fazendeiros no caminho possam vender algo (queijo, pão) mas é incerto.

 

Talvez vc possa fazer um acordo com agência de só ter o transfer, sem direito a mulas, guia e alimentação. Se tiver lugar sobrando nas vans, acho que concordam.

 

Dormir num bivaque só com um bom saco de dormir - 10º C mas creio que não é aconselhavel. Mesmo no Peru vc eventualmente pode acordar e descobrir que sua mochila e demais coisas não estão mais lhe fazendo companhia! Parece que eles respeitam mais as coisas que estão dentro de uma tenda.

 

Quanto a Apolobamba, Bolívia, parece que de ônibus de La Paz até Pelechuco são 14 a 24 hrs (info. do livro, pode estar defasado). La Paz-Charazani são 10 horas. Assim ao menos um dia inteiro para ir, outro para voltar. Penso que assim compensa mais o trekking mais longo, pois 2 dias para ir-voltar com apenas 4 acampados não é bom custo/benefício. No gráfico de altimetria mostra um total de 58 horas caminhando até Suches. Ou seja, aproximadamente 6 horas/dia se durar 10 dias, o que é uma boa média considerando os pasos e o ar rarefeito.

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...