Ir para conteúdo

PN da Serra da Canastra e região


Posts Recomendados

  • Membros
rgimenez, tudo bem?

voce ta vindo de onde pra Serra da Canastra? quantos dias voce tem pra visitar a serra? to perguntando isso pra te dar uma dica de local mais adequada.

As cidades base para se visitar a serra, são: São Roque de Minas, Delfinópolis e São João Batista do Glória. dependendo de onde voce vem, escolha uma delas pra nao ficar rodando muito a toa e poder aproveitar mais o seu tempo. bom, todas as cidades sao super receptivas, tranquilas e com boa gastronomia. além de baratas. Em Junho / Julho é bom pra se visitar sim, um pouco frio, mas as noites sao muito estreladas.

o ideal é voce vir de carro mesmo, pois as atraçoes costumam ser longes umas das outras.

 

recomendo a voce dar uma lida nesse tópico inteiro que tem várias dicas de locais pra visitar, hospedagem, telefones, alguns preços, etc.

se ainda tiver alguma dúvida, é só perguntar.

Abraços e bom passeio!

 

Tudo certo por aqui, e aí?

Estarei partindo da região noroeste do Estado de São Paulo, mais precisamente da cidade de São José do Rio Preto.

Qual cidade me recomenda?

 

Eu já tinha dado uma lida superficial pelo tópico, mas vou seguir a sua recomendação, vou vasculhar comentário por comentário desse tópico.

 

Se tiver alguma dica a mais para me dar, fico agradecido.

 

Aquele abraço!

Link para o comentário
  • Colaboradores

rgimenez, vindo de São José do Rio Preto, aconselho a voce se hospedar em Delfinópolis e curtir aquela região.

lá tem mais de 150 cachoeiras pra voce se divertir.. aqui no site ja coloquei dicas sobre algumas.

dá uma olhada nesse link também

http://www.mochileiros.com/parque-nacional-da-serra-da-canastra-e-arredores-t31823.html

tem mapas, hospedagem, dicas, etc.

Link para o comentário
  • Membros
rgimenez, vindo de São José do Rio Preto, aconselho a voce se hospedar em Delfinópolis e curtir aquela região.

lá tem mais de 150 cachoeiras pra voce se divertir.. aqui no site ja coloquei dicas sobre algumas.

dá uma olhada nesse link também

http://www.mochileiros.com/parque-nacional-da-serra-da-canastra-e-arredores-t31823.html

tem mapas, hospedagem, dicas, etc.

 

 

Vaaaaleu, brother!!!!

Link para o comentário
  • Membros

Olá Pessoal,

 

vou p/ região mês q vem de carro passar exatos 4 dias, saindo de BH. Não conheço nada.

 

Li as mensagens anteriores e selecionei alguns lugares:

 

- Captólio(2 dias): Na Pousada do Rio Turvo.

Mar de Minas - Passeio de chalana*

Paraíso Perdido*

Lagoa Azul*

Pôr do Sol no Mirante de Furnas

Cachoeira da Filó

Cachoeira da Diquadinha

Escarpas do Lago (onde fica?)

Morro VHF

 

- São Roque de Minas(2 dias): ainda não tenho um pousada!

Cachoeira Casca d'Anta*

Cachoeira do Fundão (ou Gameleira)*

Cachoeira da Parida (onde fica essa cachoeira?)

 

Alguem poderia me ajudar a montar um roteiro, vou com meus pais, não dá p fazer nada muito radical, no entanto queria tirar umas fotos bacanas da região.

Os locais escolhidos são legais? Dá p/ fazer em 4 dias?

Ah, escolhi São Roque pela proximidade da cachoeira Casca d'anta. Vcs me indicam essa cidade ou Delfinópolis?

 

Abraço.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Daniel, seu roteiro está bom, a consideração é a seguinte:

 

sobre a regiao de Furnas...

a Lagoa Azul voce pode visitar juntamente com o passeio de chalana. a chalana faz uma parada la. voce paga um adicional de R$ 5,00 e visita a lagoa azul por uns 20 minutos... na minha opinião é o suficiente..

sobre o por do sol, dê prioridade para vê-lo do morro VHF, é bem melhor.. fica ha uns 5 km do mirante de Furnas.. fácil, fácil..

a Escarpas do Lago fica a 4 km de Capitólio, é um balneário dos milionários .. vale a pena dar um passeio rápido por la pra conhecer...

é praticamente um bairro luxuoso de Capitólio.

bom, em 2 dias dá pra visitar o que voce listou com facilidade e calma.

 

sobre a Canastra...

a Cachoeira da Parida fica longe pra caralho... fica na regiao da portaria de Sacramento. Voce vai precisar de um dia inteirinho só pra visita-la... nao compensa ir dessa vez...

reserve 1 dia pra Casca Danta e 1 dia pra Nascente do Sao Francisco e Cachoeira do Fundão, mas saia cedo... no meio do caminho voce pode ver o curral de pedras e a garagem de pedras.

para essa região, fique hospedado em São Roque, é melhor pra voce.

 

Boa viagem, abraços...

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá

 

Pretendo ir até a Serra da Canastra, porém gostaria de visitar BH, Ouro Preto, Congonhas, Macacos, Lapinha, São Tome das Letras, tererei disponibilidade de 10 dias, saiu de Salvador/BA, pretendo ir de avião até BH e os demais roteiros de ônibus. Se alguém poder ajudar com dicas de hospegadens e roteiros para que posso aproveitar o máximo, irei sozinha.

 

abraços

msn: mary-salves@hotmail.com

Link para o comentário
  • Colaboradores

Mary, realmente conhecer tudo que voce pretende aqui em MG em 10 dias não vai ser uma tarefa fácil.

se voce tiver um carro pra se locomover, talvez consiga ver grande parte, mas sem um carro, nao vai dar certo ver tudo isso.

 

Aqui na região da Canastra voce terá que percorrer grandes distancias pra visitar as atraçoes, entao um carro é imprescindível. voce pode comprar um tour em alguma agencia nas cidades de São Roque de Minas ou Delfinópolis. Recomendo ir pra São Roque (320 km de BH).

Imagina voce na Chapada Diamantina sem carro e querendo visitar tudo em poucos dias.. não dá né!... na Canastra a situação é a mesma.

 

Sobre conhecer, BH, Ouro Preto, Congonhas, Macacos e Lapinha, é fácil e tem várias linhas de ônibus e horários pra todos esses locais.

 

Quanto a São Tomé das Letras (340 km de BH), ja fica meio fora de mão também.. o onibus de BH até la leva umas 6 horas e só tem um horário direto por semana. nos outros horários, voce necessariamente terá que trocar de bus em Tres Corações. da Serra da Canastra pra São Tomé, voce terá que pegar uns 4 onibus.. é o maior trampo...

 

Resumindo: se voce alugar ou tiver um carro disponível por aqui, dá pra conhecer quase tudo, bem rápido...

sem carro, eu recomento voce a gastar seu tempo em BH, Ouro Preto, Congonhas, Macacos, e Lapinha... que é tudo perto.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Marcelo

 

A Perla (colaboradora uruguaia) quer conhecer a nascente do SF, Casca D'Anta etc, mas se locomovendo a pé! A intenção dela é caminhar, caminhar, caminhar, fazer alguma travessia, acampar e conhecer os locais.

 

Tô achando meio furada por causa das distâncias, mas faz tanto tempo que fui (preciso voltar) que não lembro mais e não sei o que sugerir pra ela.

 

Me dá um help por favor?

 

Intééé

Link para o comentário
  • Colaboradores

E ai Lico!! beleza? daqui ha uns dias devo ir em SJRP. te mando uma mp quando eu for, pra gente tomar umas...

 

sobre a caminhada na Canastra, realmente as distancias sao longas, mas dá pra arrumar um roteirino legal pra Perla, se ela tiver tempo.

 

Na nascente do São Francisco da pra ir e voltar a pé, a partir de São Roque de Minas em 1 dia. sao 12 km de ida, e uma subida de 500m de desnível. no km 6 tem uma cachoeira (Capão Forro) legal.

 

La da Nascente do Rio São Francisco dá pra ir pra Casca Danta (parte Alta), são mais 22 km pela estrada ou 13 km por uma trilha no meio do cerrado.Seria fantástico se o Ibama deixasse descer a trilha para a parte baixa. mas para isso é necessário um guia e da ultima vez que me informei, os guias estavam cobrando cerca de R$ 100 pra isso. ::ahhhh::

 

outra coisa, nao se pode (oficialmente) acampar dentro do parque, entao nao sei se rola ir andando da nascente até a parte alta da Casca Danta. tudo vai depender o papo que ela jogar no agente e no guarda do Ibama para que ele pense que ela vai entrar e sair do parque no mesmo dia a pé.

 

pra ir caminhando para a parte baixa, a partir de São Roque são uns 35 km, de trilhas e estradas, o caminho nao é difícil... dá pra ir.. pena que não tenho esse trecho mapeado, mas o pessoal la informa isso facil.

la na Casca Danta tem camping e restaurante.

 

da Casca Danta, eu indicaria a ela ir pra Delfinopolis andando, são 50 km.. ela pode pegar as estradas e trilhas rumo ao vão da Serra da Gurita. Fiz essa travessia no ano passado em 2 dias e foi legal.. no vão da gurita tem algumas cachoeiras legais pra ela ir curtindo. Cachoeira do Taboão, Zé Carlinho, Maria Concebida, Ouro, Complexo do Claro, Ézio , etc..

 

chegando em Delfinópolis ela pode pegar um bus pra Cássia e de lá pra Passos ou Franca dependendo do destino final pra onde ela deseje retornar...

 

qualquer dúvida peça a ela pra me enviar um e-mail ou postar as dúvidas aqui mesmo..

Link para o comentário
  • Membros de Honra

kkkkkkkkkkkkk é muita caminhada cara!

 

Eu fiquei num camping em São Roque de Minas, mas eu não lembrava se era longe ou perto da nascente e da Casca d'Anta.

 

Quero programar um rolezinho por lá novamente, mas agora só quando o tempo esquentar.

 

Vou enviar esse post pra ela e qqer coisa ela posta aqui as dúvidas.

 

Quando vier me avisa uns dias antes pra eu agilizar algo pra gente fazer.

 

Intééé

Editado por Visitante
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...