Ir para conteúdo

Estrada real - Caminho Velho de Paraty a Ouro Preto - 4x4


Posts Recomendados

Muriel, vai lá que não vai se arrepender... Dependendo do horário, tenta visitar as vilas que passei direto devido a ser muito tarde não visitei mas, deve valer a pena.

 

Se for fazer Sabarabuçu me fala que essa já tenho todas as infos aqui e vou a qualquer momento kkkk

 

Se joga, flor!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme/Gustavo rs

 

Você consegue tudo que precisa no site do Instituto da Estrada Real, se bem que em qualquer vila/cidade dessas vocês será muito bem recebido e Cafézinho e prosa é fácil de conseguir, dicas então, não faltam... Você só precisa da data da ida, o resto a viagem em si faz para você ::otemo::

 

Sabarabuçu logo logo estarei percorrendo, só não sei se o joelho vai aguentar a pedalada kkkkk :?:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 anos depois...
  • Membros
Em 06/03/2015 em 22:55, Visitante disse:

Entre Rios de Minas

 

Cidade grande, logo que você chega a cidade vê uma grande placa indicando duas cachoeiras. E foi seguindo essas placas que eu fui diretamente a Cachoeira do Gordo. O caminho é estrada de terra bem batida, fácil de achar e de percorrê-la. Só saiba que é longe e conforme a foto, a cachoeira é mais um riacho com um grande lago para nadar. Serão mais ou menos 15km até a cachoeira.

Local limpo e gostoso de passar o dia, não tem sombra. Havia um senhor pescando por lá, só não sei dizer o que, o tempo que fiquei por lá, pois aproveitei para fazer uma comidinha, não o vi pescar nadinha. ::hãã2::

 

IMG_9340.JPG.c4d80b7832007735db45fcb5a11aef73.JPG

 

IMG_9351.JPG.df3cbe89488699622dd254296bafc853.JPG

 

IMG_9360.JPG.a4b5336681b0ca60fe191bc6dbd5d99b.JPG

 

Congonhas

 

Cheguei a tardinha e logo na entrada da cidade tem um centro de informações. Peguei o mapinha e fui conhecer um pouco da cidade e também jantar.

A primeira parada foi a Basílica do senhor Bom Jesus de Matosinhos. Patrimônio Mundial declarado pela Unesco em 1985, é um dos maiores tesouros da arte barroca, construído entre 1757 e 1790. As seis Capelas dos Passos (1819/1875), na área externa do santuário, foram restauradas por completo e passaram a exibir as cenas da Paixão de Cristo de acordo com o projeto original de Aleijadinho. O clima na cidade é agradável, embora a cidade seja grande, dá para sentir que essa foi uma das cidades que senti mais devoção entre os moradores.

Na lateral da Igreja existem ladeiras de chão de pedras que vale uma caminhada, mas prepare os joelhos que as subidas são íngremes.

 

IMG_9374.JPG.764840a39aa72aa6102119a4cacef440.JPG

 

IMG_9375.JPG.43a843be87bccdf8b0bed86664e5574f.JPG

 

IMG_9377.jpg.09ea364349808d69978a6fdf8f7205d9.jpg

 

Para chegar a Ouro Preto, é necessário voltar a Rodovia e seguir sentido Belo Horizonte / Ouro Branco.

O Trecho da Serra de Ouro Branco foi um dos percursos mais lindos, embora eu tenha me perdido quando passei a placa de Ouro Branco, achei que a entrada era mais para frente e fui parar na Usina rsrs... Então, quando ver a placa Ouro Branco, é ali que deve entrar e depois seguir beirando a Serra e aproveitar a vista.

 

 

Ouro Preto

 

Na cidade de Ouro Preto o jeito é caminhar mesmo, é proibido estacionar em grande parte da cidade, em especial, na Praça Tiradentes por ser Centro Histórico... Mas os carros trafegam livremente, só não podem parar (vai entender).

Mas confesso que parei um tempinho com o pisca alerta no centro de informações para retirar o certificado e saber onde dormir aquela noite. O atendente arranjou uma Pousada muito boa, que super recomendo. É a Pousada São Francisco de Paula do camarada Vinicius. Fácil de achar e muito agradável de ficar, com muito verde, pássaros e clima bem descontraído, sem contar que ele fez um preço camarada e fiquei na parte debaixo da pousada, que ficou só para mim.

Saiba que Ouro Preto em dia comum, vai dormir cedo e quando sai as 21:00hs para curtir a cidade a noite, tudo já estava fechado kkkkkkkkkk.... Quem conhece a cidade no Carnaval, com certeza vai estranhar em um dia comum. Mas não podia faltar uma boa Cerveja nessa linda cidade, não é mesmo?... E ainda achei de Trigo, que adoro!!

 

Pousada São Francisco de Paula – R$ 50,00

Rua Pe. José Marcos Pena, 201 – Centro – Ouro Preto

 

IMG_9389.JPG.4990a1f6834402c43592481aeedcb1ea.JPG

 

IMG_9402.jpg.d95ef1e23269f82f47642630d30ef339.jpg

 

backer.jpg.657dd1a3811d068a3276c31eea6d4fd2.jpg

 

E esse foi o final da viagem, e no final do dia parti rumo a São Paulo novamente, parando em alguns pontos para comer, refrescar e esticar as pernas. ::otemo::

 

Dicas:

- Congonhas foi a cidade que encontrei a gasolina mais em conta, em postos BR.

- Todas as cidades possuem histórias maravilhosas e o caminho da Estrada Real é exatamente saber o que aconteceu nessas cidades e ter uma idéia de sua importância. Eu tinha uma planilha com as informações de cada cidade no celular, e antes de chegar em cada uma, eu lia sobre e adentrava a cidade sabendo um pouco sobre sua história. Não mencionei aqui para não ficar maçante mas, os nomes das cidades estão aí, no site do Instituto da Estrada Real você vai encontrar informações detalhadas, recomendo!

- Não deixe de pedir informações a moradores, algumas dúvidas e lugares interessantes eles são a melhor fonte de informação.

- Lembre-se que alguns lugares no mapa são vilas pequenas e outras apenas Fazendas, dependendo o horário vai precisar passar direto ou parar uma cidade antes.

- O maior trecho foi realmente SP a Paraty, o restante é perto com distâncias percorridas sem dificuldades.

- Tentei dividir o percurso entre estrada de terra e rodovias, pois somente uma opção acaba sendo cansativo. Nas estradas de terra, existem diversos Totems que facilitam muito a vida de quem está percorrendo o caminho.

- Meu KM total do percurso foram exatos 1790km.

 

IMG_9414.jpg.a9a9405aee13e639f0e2903f2f7c1d78.jpg

Poxa que massa seu roteiro, vou agora em novembro, caminho velho, sai de BH sentido Ouro Preto, passando por Nova Lima, Itabirito e outros, percebi que vc não fez reservas de hospedagem, isso é meio imprevisível né...se quiser mando a planilha da minha..mas tem algumas coisas a serem definidas..show sua viagem..bj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...