Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Fabio e pessoal, vou relatar aqui a minha experiência com a Finisterre Nanox no circuito O do Torres del Paine na semana passada, a qual infelizmente não foi nada boa.

 

Sou usuário e fã da Vento Finisterre há muitos anos, até já fiz elogios a ela nos meus relatos de aventura publicados aqui mesmo no Mochileiros. Já tive (e destruí) vários pares e sempre achei-as muito confortáveis e com um solado imbatível em termos de aderência.

 

Porém a mudança de couro natural para Nanox causou uma mudança na performance da Finisterre e eu senti na pele as consequências. No sexto dia do circuito O os dedos dos meus pés estavam cheios de pequenos ferimentos, o que me obrigou a usar bastante esparadrapo para poder continuar o trekking. Bendito esparadrapo, pois sem ele eu não conseguiria terminar o circuito, já que os ferimentos aumentavam a cada dia, causando dor a cada passo ao caminhar pelas pedras (e os caminhos do Paine são todos de pedra, de todos os tamanhos).

 

Essa situação só acontecia antes, na época da Finisterre de couro natural, quando eu era obrigado a caminhar vários dias com a bota molhada, e mesmo assim os ferimentos não apareciam em tão grande quantidade. Mas desta vez não houve isso, caminhei os nove dias com a bota sequinha, não peguei nenhuma chuva, não meti o pé no rio por acidente.

 

Não posso dizer ao certo o que houve, mas tenho a idéia de que o Nanox não respira tão bem quanto o couro natural. O pequeno suor acumulado nos pés a cada dia foi ferindo os dedos (e depois a sola do pé também, junto aos dedos) e causando todo esse incômodo.

 

Como disse, a Finisterre sempre foi a minha bota favorita, mesmo tendo acesso a botas importadas, porém infelizmente não posso mais confiar nela para um trekking de mais de 4 ou 5 dias.

 

Importante dizer que não mudei o tipo de meia. Sempre uso meias de lã de merino light ou mid.

Link para o comentário
  • Membros

A meia pode influenciar muito. Uso a Scarpa Kailash com um liner e uma meia sintética por cima e já aconteceu várias vezes o que vc tá relatando, mesmo a bota sendo bastante respirável...

 

Outra coisa que pode influenciar é a calça que vc tá usando. Se a calça não for respirável, há grande chance do seu suor das pernas escorrer para os pés.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Gostaria de saber o motivo da Vento ter parado de fabricar a X-Pro III. É pelo alto custo de fabricação? Ela é uma das melhores opções em relação ao conforto e durabilidade. Fiz diversas trilhas com ela na Chapada dos Veadeiros-GO, Floresta da Tijuca-RJ, e ainda passei um mês viajando pela Colômbia e Equador, e ela nunca me deixou na mão.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros
Fabio e pessoal, vou relatar aqui a minha experiência com a Finisterre Nanox no circuito O do Torres del Paine na semana passada, a qual infelizmente não foi nada boa.

 

Sou usuário e fã da Vento Finisterre há muitos anos, até já fiz elogios a ela nos meus relatos de aventura publicados aqui mesmo no Mochileiros. Já tive (e destruí) vários pares e sempre achei-as muito confortáveis e com um solado imbatível em termos de aderência.

 

Porém a mudança de couro natural para Nanox causou uma mudança na performance da Finisterre e eu senti na pele as consequências. No sexto dia do circuito O os dedos dos meus pés estavam cheios de pequenos ferimentos, o que me obrigou a usar bastante esparadrapo para poder continuar o trekking. Bendito esparadrapo, pois sem ele eu não conseguiria terminar o circuito, já que os ferimentos aumentavam a cada dia, causando dor a cada passo ao caminhar pelas pedras (e os caminhos do Paine são todos de pedra, de todos os tamanhos).

 

Essa situação só acontecia antes, na época da Finisterre de couro natural, quando eu era obrigado a caminhar vários dias com a bota molhada, e mesmo assim os ferimentos não apareciam em tão grande quantidade. Mas desta vez não houve isso, caminhei os nove dias com a bota sequinha, não peguei nenhuma chuva, não meti o pé no rio por acidente.

 

Não posso dizer ao certo o que houve, mas tenho a idéia de que o Nanox não respira tão bem quanto o couro natural. O pequeno suor acumulado nos pés a cada dia foi ferindo os dedos (e depois a sola do pé também, junto aos dedos) e causando todo esse incômodo.

 

Como disse, a Finisterre sempre foi a minha bota favorita, mesmo tendo acesso a botas importadas, porém infelizmente não posso mais confiar nela para um trekking de mais de 4 ou 5 dias.

 

Importante dizer que não mudei o tipo de meia. Sempre uso meias de lã de merino light ou mid.

 

Boa tarde Rafael e pessoal do forum.

Estou pensando em comprar um par da Finisterre e depois deste relato estou com medo de comprar a Nanox e me arrepender, pois sofro com sudorese...

Gostaria de saber se me aconselham em comprar o modelo de couro, que acredito não seja mais fabricado, pois estou com medo de ter problemas com a garantia ou se devo me arriscar com o Nanox. Procurei bastante na internet e o relato do amigo Rafael foi o único que encontrei sobre o novo modelo da Finisterer feito de Nanox.

Então, alguém poderia me dar uma luz, pois sinceramente não sei se procuro outra marca/modelo ou o que faço.

 

Abraço pessoal.

Link para o comentário
  • Membros

Erick_TK, poderias postar fotos de como se encontra sua finisterre nanox atualmente? Fiquei curioso com essas dobrinhas :D Então esse novo solado é realmente bom então, né? Possuo a Pilot Dakar e Tryton, ambas da Vento e o cabon x (na época diferente) que veio nelas, embora seja um solado que em conjunto com o resto do calçado seja realmente muito confortável, em superfície lisa e molhado deve-se andar com bastante atenção.

 

Acredito, assim como eu, muitos ficaram curiosos pra saber como essa nova bota em nanox e não em couro nobuck ficaria depois de alguns meses, anos de uso urbano e uma trilha ocasional. A exemplo, o estado do couro dessas minhas após alguns anos, sendo a pilot dakar a mais batida:

http://s15.postimg.org/c108e620q/WP_000838.jpg

http://s15.postimg.org/fys3hbe7u/WP_000851.jpg

http://s15.postimg.org/h9v9c1kfu/WP_000856.jpg

 

 

E Fabio, se pudesse, há alguma foto mostrando a bota por dentro? Ta praticamente igual essa foto porém o material é diferente, é isso?

20111018151904.jpg

Link para o comentário
  • Membros

Com relação à questão levantada sobre o prazo de validade das botas.

 

Fui recentemente para Torres del Paine. Circuito completo.

Era hora de comprar um novo par de botas. As minhas já estavam bem surradas. Estava decidido pela Finisterre Nanox. Tenho uma de couro e é minha preferida. Só que a Vento estava com a fabricação paralisada. Problemas com matéria prima demorando para ser liberada no porto, segundo me informaram. E minha numeração (39) estava difícil de encontrar.

 

Minhas outras opções eram uma Snake Zodiac, que tinha experimentado e gostado e uma La Sportiva Garnet GTX, a ser comprada pela internet, sem experimentar.

A Snake com um histórico de reclamações me deixou meio com receio. A La sportiva bem mais famosa, mas era um modelo de anos anteriores e havia o receio quanto às condições da bota (o tal prazo de validade).

Troquei alguma idéia com gente aqui do forum, cujas opiniões sempre me foram úteis, e decidi optar pela La Sportiva. Esperei até o último momento para ver se voltava a fabricação da Finisterre e como não voltou, comprei a La Sportiva, na Loja Nerea on line.

 

O atendimento da loja, na venda foi excelente, enviando email informando a situação da entrega, etc.

A bota chegou e como eu tinha pouco tempo para amaciar, já comecei usando a bota todo dia para trabalhar. Primeiras impressões muito boas. Bota confortável e bonita.

 

Já estava usando a bota a cerca de uma semana, quando num sábado, quando voltava para casa, começou a chover bastante. Era a oportunidade de testar a impermeabilidade da bota, que eu ainda não tinha testado. Comecei a andar pela sarjeta, onde tinha uma enxurrada limpa, de uns 5 a 8 cm de altura.

Senti a impressão de que o pé esquerdo estava úmido. Ao chegar em casa e tirar a bota, achei que tivesse sido só impressão. Decidi fazer o teste do balde. Coloquei água até uns 8 cm de altura e deixei os pés imersos por cerca de 5 minutos. Voltei a sentir a impressão de que os pés estavam úmidos.

Tirei as botas e depois de um tempo percebi o que estava acontecendo. Tanto a parte de tecido, quanto a parte de camurça da bota ficavam encharcadas e depois a umidade passava para dentro da bota. No pé esquerdo isso era mais acentuado. E o pior, demorava prá caramba para secar.

O que fazer? Faltavam menos de 10 dias para minha viagem.

 

A loja Nerea havia me enviado um email pedindo uma avaliação do atendimento e do produto adquirido.

Respondi o email, relatando o problema encontrado com a bota e pedindo uma orientação sobre como proceder.

Até hoje não me responderam.

 

Como me restava póuco tempo, adquirir uma outra bota era inviável. Decidi então comprar um impermeabilizante scotch gard e tentar a sorte. Fiz uma aplicação do Scotch Garde e alguns dias depois fui para a patagõnia.

 

Conclusão: não testei a impermeabilização da bota, pois peguei tempo bom em Torres del Paine. No restante a bota me satisfez. Confortável. Firme. Boa aderência e tração em terrenos pedregosos. Não tão boa assim, mas satisfatória, em pedras úmidas (como todos os solados Vibram).

As vezes sentia um pequeno incômodo na parte posterior do solado do pé esquerdo. Pensei ser alguma deformação, mas acho que não era.

 

Tirando a questão da impermeabilização, acho que no geral é uma boa bota. A questão da impermeabilização, como o Fábio já disse, deve-se ao fato de a camada de Goretex perder a sua "força" com o tempo de armazenamento. Acho que é uma bota no mesmo nível da Salomon que eu tenho. Talvez um pouco mais confortável. Parece ser bem durável. Apesar disso, ainda acho a minha Nômade Finisterre de couro, a primeira, melhor que ela.

 

 

PS; alguns dias depois que já estava usando a bota, recebi um email da Vento, dizendo que tinham voltado com a fabricação. Mais aí já era tarde.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Grande parte de quem faz trilha considera La Sportiva a melhor marca de calçados para trekking e hiking.

 

Nenhum produto é imune a falhas, no entanto o que acontece nos casos de La Spotiva vendidos no Brasil, é que são produtos antigos há muito tempo parados em estoque, que já até saíram de linha.

 

Abraço!!!

 

Rodrigo Cavalcante

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Realizei a compra de uma bota Nomade Pillot Dakar a 38 dias, e neste último sábado usei PELA PRIMEIRA VEZ num passeio à Intervales/SP.

Na entrada de uma das cavernas onde o piso era escorregadio e inclinado, a bota estranhamente soltou totalmente o solado, ficando preso somente pelo bico frontal. A bota da direita, depois do incidente, verifiquei que está descolando no meio também. Reforçando que o produto foi comprado a quase 1 mês atrás e usado uma única vez.

Em consequência deste incidente, eu escorreguei no local vindo a sofrer escoriações (graças a Deus leves) e fiquei sem poder continuar meu passeio pelo resto do dia e no dia seguinte.

 

Estou vendo diversas reclamações sobre as botas Vento. Será que é mais uma marca de entrada com preço elevado que não podemos confiar ?

 

13015675_10153594327308997_29301358483542807_n.jpg?oh=35aea57ab38cc6d3ccef9f1d6fa7c3e6&oe=577899A1&__gda__=1467150617_ca59dacd29a324f078a0bb73f5d2d160

 

12998474_10153594327473997_155999110668762158_n.jpg?oh=ddc430c15af721f0f231c190239ab71c&oe=57BE765A&__gda__=1467863355_4ec9705a2c339eedadbf69757bdaf06e

 

13007208_10153594327613997_6772957124351370604_n.jpg?oh=2ace87b954807652ae09fc7554a07b4e&oe=57B2F85B&__gda__=1467265252_797f0ce7c5a9280247aab1078787534c

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...